Pular para o conteúdo

Notícias Notícias

Redes Sociais Redes Sociais

  • Soundcloud
     

    Soundcloud do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

    Veja mais
  • Twitter
     

    Twitter do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

    Veja mais
  • Youtube
     

    Youtube do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

    Veja mais

Oportunidades externas Oportunidades externas

MAST capacita professores pelo Projeto Olhai pro Céu Carioca

  1. O Projeto Olhai pro Céu Carioca, desenvolvido pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) em parceria com o Observatório Nacional (ON), já capacitou 14 professores que realizaram atividades com 1.573 estudantes.

    O Sol é a estrela mais próxima da Terra e um dos astros mais presentes em nossas vidas. Mas, o que sabemos sobre ele? Já pensou em observar o Sol, através de telescópios e filtros especiais, e aprender mais sobre suas características dentro da sua escola? Essa é a proposta do Projeto Olhai pro Céu Carioca, desenvolvido pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) em parceria com o Observatório Nacional (ON). Realizado desde março deste ano, o projeto já capacitou 14 professores que realizaram atividades com 1.573 estudantes.

    Para participar do Projeto Olhai pro Céu Carioca, é necessário que o professor faça sua inscrição no Encontro de Capacitação de Professores (ECAP) que é realizado na última terça-feira de cada mês, das 14h às 17h, pela Coordenação de Educação em Ciências do MAST. É possível inscrever até no máximo três professores por instituição. O encontro consiste no treinamento para montagem do telescópio e na apresentação do material que o acompanha. Após o curso, o AstroKit é entregue aos professores.

    O AstroKit é composto por um telescópio tipo PST com filtros especiais para a observação do Sol, que deverá ser devolvido depois de 10 dias; filtros de mão para observação solar; apostila com atividades e alguns materiais para realização de atividades extras com os alunos, dentre eles, um tapete com marcações especiais para o "Relógio de Sol Humano", onde uma criança é o ponteiro, e uma espécie de câmara escura em um tubo, capaz de projetar uma imagem proporcional do Sol para que os estudantes possam medir seu diâmetro, utilizando a básica regra de três.

    Quer participar do Projeto Olhai pro Céu Carioca? A partir do dia 1º de agosto, faça sua pré-inscrição pelo site http://www.on.br/coaa/olhai-pro-ceu/index.html. Se preferir, entre em contato com Cristiane de Oliveira Costa, pelo e-mail olhaiproceu@on.br ou telefone (21) 3514-5242.  As inscrições são gratuitas!

    Como surgiu o Projeto Olhai pro Céu Carioca

    O Projeto Olhai pro Céu Carioca é desenvolvido pelo Museu de Astronomia em parceria com o Observatório Nacional (ON). Ele faz parte do projeto Olhai pro Céu, que existe desde 2013, e tinha como objetivo primário levar a divulgação da Astronomia a escolas públicas de cidades do interior do Rio de Janeiro.

    Inicialmente, telescópios foram doados a 19 escolas. Logo depois, foram realizados cursos de capacitação para professores, oficinas e seminários em encontros com a ideia de estimular a criação de clubes de astronomia e estudar o impacto dessas atividades na evolução escolar dos alunos.

    Com o objetivo de aproximar a astronomia do público da capital do Rio de Janeiro, foi criado o projeto Olhai pro Céu Carioca que tem como coordenadora Cristiane Oliveira Costa, bolsista Programa de Capacitação Institucional (PCI) do MAST.

Abertas as inscrições para os Prêmios "Professor Samuel Benchimol" e "Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente 2015"

  1. Estão abertas as inscrições para os Prêmios “Professor Samuel Benchimol” e “Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente 2015”.

    Elas podem ser feitas pelo formulário disponível nos sítios  www.amazonia.ibict.br  ou www.amazonia.mdic.gov.br até o dia 30.08.2015.


    Trata-se de um dos maiores Prêmios em valor pecuniário da América Latina, tendo ainda a possibilidade de o agraciado ter seu projeto contratado por uma das Agências de Desenvolvimento/Fundações de Amparo à Pesquisa da Região Norte.

Jardim Botânico do Rio de Janeiro seleciona novos Diretores de Pesquisa Científica

  1. O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) iniciou o processo de seleção para os novos Diretores de Pesquisa Científica (DIPEQ) e da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT). As inscrições serão aceitas até 9 de julho de 2015.  
     
    O processo de seleção é organizado pelo JBRJ com a criação de um Comitê nomeado pela presidente da instituição, Samyra Crespo, para subsidiar a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. 
     
    Os candidatos devem comprovar competência técnico-científica, gerencial e administrativa, ter formação acadêmica com titulação de doutor e produtividade científica expressiva em quantidade e qualidade, além de comprovar experiências gerencial e administrativa, junto a organizações de fomento, governamentais e entidades da sociedade em geral e em cooperações com grupos nacionais e internacionais, dentre outras. 
     
    A seleção ocorrerá em duas etapas. A primeira constará de uma analise da documentação, currículo e plano de gestão do candidato. Os aprovados desta etapa realizarão uma apresentação publica de seu plano de gestão e de uma entrevista oral com os membros do Comitê de Busca. 
     
    As candidaturas, específicas a uma das duas diretorias, devem ser  encaminhadas ao presidente do Comitê de Busca, por email ( gabinete@jbrj.gov.br ).
     
    Para mais informações acesse a portaria JBRJ Nº52/2015.

Navegue pelo mapa do Portal Navegue pelo mapa do Portal

Outros Sites
 
De segunda a sexta das 8h30 às 18h30
0800 61 96 97
 
 
SHIS QI 1 Conjunto B - Blocos A, B, C e D
 
 Lago Sul - Brasília.DF - Cep: 71605-001
 
 Horário de funcionamento do CNPq
Segunda a sexta - 8h30 às 12h00 e 14h00 às 18h30
 
CNPq | Uma agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação