Oportunidades externas

O programa de Pós-Graduação em Geofísica do ON/MCTI (PPG-ON) está abrindo inscrições para 01 (uma) bolsa de pós-doutorado para o Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES (PNPD/CAPES) - programa institucional de financiamento a estágios pós-doutorais em Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu acadêmicos recomendados pela CAPES.

 
Os requisitos e condições para o candidato a bolsa são:
a)possuir título de doutor quando da implementação da bolsa, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este será analisado pelo Programa de Pós-Graduação;
b) dedicar-se integralmente às atividades programadas e participar ativamente nas atividades da pós-graduação em geofísica do Observatório Nacional;
c) não possuir vínculo empregatício/funcional quando da implementação da bolsa, caso a proposta seja aprovada;
d) possuir um perfil acadêmico com regularidade comprovada e alta qualidade produção científica que melhor atenda aos objetivos definidos pelo programa PNPD/CAPES (artigo no 1 da portaria CAPES 86/2013);

 
A Bolsa terá duração de 60 meses, sujeita a uma avaliação ao final de 24 meses para confirmação do período total. O valor da bolsa é de R$ 4.100,00 mensais, com verba adicional de custeio. A avaliação será realizada pela Comissão de Pós-Graduação em Geofísica (CPGG) do ON/MCTI, baseada no Curriculum Vitae documentado e na documentação requerida, através de duas etapas, de caráter classificatório e eliminatório;

 
Para esta etapa, os interessados deverão entregar os documentos à CPGG (pelo e-mail: cpgg@on.br), impreterivelmente até o dia 25 de julho de 2016, às 18:00h:

 
Saiba mais vendo o edital  www.on.br/conteudo/noticias/posdoc.html

 

 


Seguem abertas, até o dia 30 de setembro de 2016, as inscrições para o Prêmio InBev-Baillet Latour de Saúde. O prêmio, conferido pela Fundação belga Baillet Latour, foi criado para reconhecer o mérito científico e para incentivar a continuidade da pesquisa. O tema desta edição será "Doenças Infecciosas". 

Podem se inscrever cientistas de todas as nacionalidades, desde que não tenham recebido nenhum prêmio equivalente para uso pessoal. A premiação é voltada para pesquisadores e não instituições e é concedido todo o ano para realizações de destaque na área de pesquisa biomédica.

O valor do prêmio é 250.000 euros. Para mais informações, regulamento e formulário de inscrição, acesse o site da Fundação.

Coordenação de Comunicação do CNPq


Estão abertas as inscrições para o novo programa de Duplo Diploma de Doutorado na área de Ciências e Engenharia de Polímeros e Coloides ¿ uma parceria entre o Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (PEM ¿ PPG em Engenharia Mecânica) e a Case Western Reserve University ¿ Department of Macromolecular Science and Engineering (CWRU), nos EUA. Além da PUC-Rio, participam do Programa outras três universidades brasileiras. Para a próxima turma, com início em agosto, os candidatos têm até 30 de julho para efetivar suas inscrições.

 O Departamento de Ciência e Engenharia Macromolecular da CWRU é líder nos Estados Unidos e um dos líderes mundiais na área de polímeros. A parceria entre as duas universidades permitirá aos doutorandos obter dupla diplomação de excelência internacional, com possibilidade de atuação em diferentes setores da indústria e da academia, no Brasil e no exterior.

 O programa é destinado a profissionais com Mestrado nas áreas de Engenharia, Física, Química, Ciência de Materiais e Matemática. Os alunos admitidos farão as disciplinas do primeiro ano no Brasil. Já nos dois anos seguintes, as pesquisas serão desenvolvidas nos Estados Unidos. No final do programa, no último ano, o aluno retorna ao Brasil para conclusão e defesa da tese. As aulas começam no dia 29 de agosto. Vale ressaltar que o candidato deve ter domínio de língua inglesa (compreensão oral e escrita), já que as aulas serão ministradas neste idioma.

Todos os candidatos deverão enviar para o Coordenador do Programa na CWRU, através dos e-mails joao.maia@case.edu e tac77@case.edu, os seguintes documentos (em inglês): formulário de inscrição da CWRU, formulário com a indicação de PPG Brasileiros por ordem de preferência, uma carta de intenção do candidato, o Currículo Lattes e três cartas de recomendação. Será exigido também o certificado do Exame TOEFL, com grau mínimo de 90, obtido até 31 de dezembro de 2016.

 O processo de seleção será baseado na análise dos documentos apresentados. O resultado da seleção será divulgado para todos os candidatos até o dia 10 de agosto. Os alunos selecionados receberão bolsa de estudos da CAPES para o período no Brasil e no exterior.

Informações: http://engineering.case.edu/emac/macro-capes 

E-mail: joao.maia@case.edu ou naccache@puc-rio.br

Início das aulas: 29/08/2016