HORIZONTE 2020

DESTAQUE EM CT&I

CNPq EM AÇÃO

Prêmios

ATUALIDADES

 
Evento acontece de 27 de agosto a 6 de setembro
 
Estão abertas as inscrições para participar da Escola Latino-americana de Matemática (ELAM). O evento será realizado de 27 de agosto a 6 de setembro na Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André, região metropolitana de São Paulo. A iniciativa é organizada pelo Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC) da UFABC e pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

¿O objetivo do evento é oferecer, em um curto período de tempo, cursos com conteúdos que geralmente não fazem parte da grade curricular da graduação ou da pós-graduação. Além disso, haverá palestras sobre resultados atuais de pesquisa em diferentes áreas de matemática¿, diz Pablo Rodriguez, coordenador do comitê de organização local da ELAM e professor do ICMC.

O professor explica que a Escola é destinada a todos os interessados na área de exatas: ¿É importante a participação de alunos e pesquisadores, sejam eles da área de matemática, computação, estatística ou engenharia¿. As inscrições podem ser feitas até o dia do evento no site da Escola, onde estão disponíveis o valor da taxa de inscrição para graduandos, pós-graduandos e demais pesquisadores. O pagamento será recebido em dinheiro no primeiro dia de cada semana do evento.

Os participantes que desejarem um auxílio parcial para participar do evento devem fazer o pedido até dia 13 de julho. Alunos que apresentarem trabalho durante o evento terão prioridade em receber esse auxílio. Se os participantes quiserem fazer submissões de resumos para apresentação de trabalhos, podem se inscrever até 29 de julho. Ambos os pedidos podem ser realizados no site do evento, juntamente com a inscrição: http://eventos.ufabc.edu.br/elam2018.

Na Escola, haverá palestras com diversos pesquisadores nacionais e internacionais. Os cursos nas áreas de álgebra e probabilidade começam a partir de terça-feira, dia 28, e se encerram na sexta. Na segunda semana, é a vez dos cursos das área de biomatemática e teoria de grafos, que começam na segunda-feira, dia 3, e vão até quinta-feira. Confira o cronograma completo no site do evento.

Patrocinada pela Unión Matemática de América Latina y el Caribe (UMALCA), a ELAM tem o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
 
Texto: Talissa Fávero - Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
 
Mais informações 
Pedidos de auxílio para participar do evento: até 13/07/2018 
Submissão de resumos para apresentação de trabalho: até 29/07/2018 
Inscrição no evento: até o dia do evento
Contatos: (11) 4996-7950 ou elam2018.ufabc@gmail.com

 

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTIC), por meio da Coordenação de Capacitação-COCAP, torna público a abertura do edital para o processo seletivo do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências de Florestas Tropicais. Ao todo estão sendo oferecidas sete (7) vagas, das quais cinco (5) são para ingresso em agosto e duas (2) para novembro deste ano.

Os interessados em participar do processo seletivo com início para o mês de agosto têm até o dia 15 de junho para realizar a inscrição. Para as bolsas de novembro, até o dia 30 de setembro. Os candidatos deverão enviar os documentos listados no edital para selecaoppgcft@gmail.com. Caso o candidato não envie ou preencha qualquer dos documentos exigidos no ato da incrição, sua solicitação não será aceita.

Poderão candidatar-se ao curso de doutorado, mestre em Ciências Ciências Agrárias ou áreas afins e/ou correlatas; graduados, sem títulos de mestre, em Ciências Ciências Agrárias ou áreas afins e/ou correlatas com experiência profissional comprovadas por meio de Curriculum Vitae, com autoria principal em pelo menos um artigo científico (publicado ou aceito para publicação).

De acordo com edital, o processo de seleção contará com duas fases eliminatórias (análise curricular e análise do projeto) e uma classificatória (entrevista). A primeira etapa, da análise curricular, tomará como base os documentos encaminhados no momento da inscrição e avaliará a experiência profissional do candidato em pesquisa, por meio de publicações científicas e experiências acadêmicas.

A lista dos candidatos classificados será encaminhada por e-mail a todos os candidatos inscritos, e divulgada no site do Inpa. Mais informações podem ser obtidas na Coordenação de Capacitação pelo número (92) 3643-3124.


O autor da ideia com potencial mais transformador participará da final mundial, na Alemanha, e terá a chance de apresentar sua proposta em uma conferência que reunirá lideranças globais de diversas áreas. 
 
Se você tem uma ideia inovadora e quer compartilhá-la com líderes globais da ciência, negócios, política, arte e sociedade inscreva-se no Falling Walls Lab Brazil. Sua ideia não precisa necessariamente já estar em prática. O autor do melhor projeto de pesquisa, plano de negócio ou iniciativa social ganhará uma viagem para concorrer na etapa mundial do concurso e participar da Falling Walls Conference, que acontecem em Berlim, na Alemanha, nos dias 8 e 9 de novembro, respectivamente. 
 
Na etapa final do concurso, serão julgadas 100 propostas oriundas de mais de 80 países. Os três primeiros colocados terão a oportunidade de apresentar suas ideias na conferência, ocasião em que mais de 20 cientistas líderes irão mostrar suas mais recentes descobertas para uma audiência de cerca de 700 pessoas.
 
Inscrições e classificação - As inscrições para a etapa brasileira devem ser feitas até dia 5 de agosto pelo site www.falling-walls.com/lab, na opção Brasil. Podem se inscrever estudantes de graduação, pós-graduação, jovens profissionais e empreendedores com ideias de qualquer área do conhecimento. Os selecionados serão entrevistados e depois receberão treinamento para a classificação final, que acontece no dia 2 de outubro, na capital paulista, no Centro de Inovação Ahoy! Berlin São Paulo. 
 
Cada participante terá três minutos para fazer sua apresentação, em inglês, mostrando a relevância e o poder de transformação de sua ideia para um júri composto por especialistas da academia e do empresariado ¿ formato que se repetirá na etapa mundial do concurso. Além do concurso e da conferência, o vencedor brasileiro também participará, na Alemanha, de atividades para conhecer centros de pesquisa e empreendedorismo, organizadas pela Research in Germany ¿ uma iniciativa do Ministério da Educação e Pesquisa (BMBF) que visa promover as instituições alemãs de ensino e pesquisa no mundo. 
 
O concurso e a conferência são uma iniciativa da Falling Walls Foundation, instituição alemã sem fins lucrativos que promove discussões sobre pesquisa e inovação, divulgando as descobertas científicas mais recentes para um público amplo de todas os segmentos da sociedade. No Brasil, o concurso está sendo promovido pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo), em parceria com o Centro de Inovação Ahoy! Berlin São Paulo, a Universidade de São Paulo (USP) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). 
 
Sobre a Falling Walls Foundation
 
Plataforma internacional para líderes, a Falling Walls Foundation foi criada no 20º aniversário da queda do muro de Berlim. Inspirada por este acontecimento histórico, a questão central de cada encontro promovido pela Fundação é: Quais serão os próximos muros (da ciência e tecnologia) a cair e transformar o mundo? A Fundação é apoiada pelo Ministério Alemão para Educação e Pesquisa, pela Fundação Robert Bosch, pela Associação Helmholtz, pelo Senado de Berlim e por várias instituições acadêmicas, fundações, empresas, organizações não-governamentais e personalidades proeminentes. Mais informações: www.falling-walls.com/
 
Página no Facebook Falling Walls Lab Brazil
 
Os interessados podem acompanhar novidades do evento na recém-lançada página no Facebook: www.facebook.com/FallingWallsLabBrazil/
 
Sobre o Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo
 
O Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo) foi criado em 2009 pelo Ministério das Relações Externas da Alemanha, como parte da política de internacionalização da ciência e pesquisa alemã. O objetivo é aumentar a visibilidade no Brasil da Alemanha como polo científico e tecnológico e favorecer a sinergia e o intercâmbio entre as instituições científicas alemãs e brasileiras, bem como destas com empresas ¿ em especial em São Paulo, o maior centro industrial alemão fora da Alemanha. Mais informações: www.dwih.com.br/pt-br
 
ATENDIMENTO PARA A IMPRENSA:
DWIH São Paulo
(11) 5549-1863 /5081-5237
Angela Trabbold ¿ angela@academica.jor.br