Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Agma Juci Machado Traina

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • recuperação perceptual de imagens por conteúdo e mineração de imagens com suporte de radiômica para sistemas de apoio a diagnóstico
  • Fornecer subsídios para tomada de decisões que levem o especialista médico a elaborar diagnósticos mais precisos, com maior rapidez e segurança, certamente traz benefícios para o tratamento e recuperação dos pacientes. Esse projeto de pesquisa visa atuar nessa direção, com o desenvolvimento de novos algoritmos e técnicas de recuperação de imagens por conteúdo para o processamento de consultas por similaridade, que atendam à percepção de similaridade do usuário. Por meio da integração da abordagem radiômica, que integra um volume importante de dados quantitativos, que aliados a dados qualitativos do paciente, que se processados apropriadamente, podem trazer novos impulsos positivos à área de computação em sistemas médicos. Os resultados desta pesquisa trarão impactos relevantes tanto à área de ciências de computação: por meio de algoritmos de extração de características de imagens e dados complexos de exames médicos, como algoritmos de armazenagem e recuperação eficiente desses dados em bases de dados complexos; quanto à área de medicina, permitindo a construção de sistemas de apoio ao diagnóstico (CAD – Computer Aided Diagnosis) mais precisos e eficientes. O maior beneficiário será o paciente, que receberá tratamentos mais confiáveis, seguros, e mais celeremente.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Agnaldo de Sousa Barbosa

Ciências Humanas

Sociologia
  • mobilização do direito como resposta à precarização do trabalho: análise da experiência brasileira na década de 2010
  • O projeto tem como objetivo geral investigar a ocorrência de mobilização do direito como recurso utilizado por parte de entidades da classe trabalhadora diante das estratégias empresariais de reestruturação da produção. A pesquisa pretende vislumbrar como em um contexto histórico no qual há, simultaneamente, o recrudescimento do poder econômico e político das corporações, arrefecimento da organização sindical e consolidação de garantias constitucionais a demandas sociais, o direito figura como instrumento de luta contra a precarização das condições de trabalho. O recorte temporal é a década de 2010 e a delimitação do objeto de estudo as demandas apresentadas às cortes superiores do país responsáveis pelo controle constitucional, uniformização da interpretação constitucional e da jurisprudência trabalhista – respectivamente, STF, STJ e TST. Do ponto de vista teórico-metodológico, a proposta se vale, por um lado, de abordagens que compreendem que, no contexto de instituições democráticas e de condições satisfatórias de acesso à justiça, a mobilização do direito pode vir a representar em alguma medida um recurso eficaz para propósitos de emancipação social – desde que associada a lutas políticas capazes de construir percepções ideológicas (e cognitivas) contra-hegemônicas. Por outro lado, busca fundamentar-se em interpretações que concebem o direito como parte da vida social e política e que se constitui com um recurso a mais disponível para a ação coletiva, concebendo os tribunais como atores cujas decisões modelam ao mesmo tempo em que se inter-relacionam com a ação de outros atores. As fontes para a pesquisa constituem-se da produção jurisprudencial dos tribunais mencionados e também de material informativo divulgado por veículos de comunicação de entidades sindicais. Espera-se com a proposta obter subsídios para o avanço da reflexão sobre as interações entre movimentos de classe e sistema jurídico no Brasil contemporâneo, assim como em relação ao papel representado pelo direito no resguardo de direitos sociais na última década.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022