Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Adolfo Alberto Vanti

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • avaliação de prestação de contas públicas: predição com técnicas de mineração de dados -
  • Esta proposta se refere à avaliação de Prestação de Contas para Predição de Conhecimento, utilizando-se o enfoque de Design Science Research (DSR) e método Data Mining. Essa avaliação gerará uma aprendizagem automática de máquina com um Sistema Classificador Inteligente (SCI). O projeto se operacionaliza de maneira teórica e prática envolvendo níveis de avaliação de dados com técnicas de Árvores de Decisão (C4.5), Naive Bayes, Multi-layer Perceptron (MLP) e Lazy Learning k-NN e será aplicado em uma base de dados de Instituição Pública.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Adolfo Franco Júnior

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • estudo das propriedades elétricas e magnéticas de materiais multifuncionais à base de óxidos de zinco
  • Os materiais multiferroicos (MFs) à base de óxidos tem atraído muita atenção da comunidade científica devido ao fato de apresentarem simultaneamente várias ordens ferróicas tais como ferroeletricidade (FE) e antiferromagnetismo (AF). A coexistência de vários parâmetros de ordem gera fenômenos físicos inéditos e oferece possibilidades para novas funcionalidades de dispositivos. É de particular interesse a existência de acoplamento entre as ordens magnética e elétrica denominado de acoplamento magnetoelétrico (ME). Dispositivos MEs estão sendo usados como sensores de campo magnético e de corrente, transformadores, dispositivos de micro-ondas ajustáveis, ressonadores, filtros, etc. Um campo elétrico pode mudar sua magnetização ferromagnética (FM) e assim controlar dispositivos do tipo válvula de spin baseados em exchange bias (EB, viés de troca). Recentemente a resposta ME foi observada em compostos ME de múltiplas fases, apropriados para aplicações de sensores. Por exemplo, memória do tipo ME Random Access Memory (MERAM) é baseada no controle elétrico do EB exercido por um ME AF. Nesse projeto de pesquisa propomos um estudo aprofundado das propriedades magnéticas e elétricas de nano partículas, cerâmicas e mono cristais de materiais óxidos à base de óxido de zinco (ZnO) puros e dopados/co-dopados com íons Bi, Nb, Al e Y. As nano partículas serão obtidas pelo o método da reação de combustão e/ou de hidrólises forçada e as cerâmicas serão sinterizadas pelo convencional método da reação do estado sólido. Já os mono cristais serão crescidos pelo método de floating zone utilizando um forno de lâmpadas halogênicas. As propriedades estruturais, elétricas e magnéticas dos materiais serão exploradas por técnicas que permitem avaliar a existência simultânea de ordens ferróicas tais como ferroeletricidade (FE) e antiferromagnetismo (AF), e em especial o acoplamento entre as ordens magnética e elétrica denominado de acoplamento magnetoelétrico (ME) que constituem os materiais. Com este projeto, pretende-se aumentar a produtividade dos pesquisadores envolvidos de forma a fortalecer os grupos de pesquisas e programa de pós-graduação envolvidos e promover a fixação de jovens doutores na região centro-oeste. Também contribuirá para a formação de recursos humanos na área de preparação e caracterização de materiais multifuncionais, em destaque a classe dos multiferroicos.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Adolfo Horn Junior

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • uma alternativa ambientalmente correta para a halogenação de hidrocarbonetos saturados inspirada no modo de ação das halogenages/haloperoxidases
  • Neste projeto propõe-se o desenvolvimento de sistemas catalíticos que promovam a halogenação (cloração, bromação) de hidrocarbonetos saturados (alcanos), inspirados no modo de ação das halogenases/haloperoxidases. A proposta envolve o desenvolvimento de processos que podem ser considerados ambientalmente corretos por utilizar compostos menos tóxicos e serem realizados a menor temperatura e pressão, em comparação ao utilizado industrialmente na atualidade, Para atingir esta meta, propõe-se o desenvolvimento de compostos de coordenação de manganês, ferro, cobre e zinco utilizando ligantes tetra e pentadentados. Os compostos, após sintetizados e caracterizados, serão avaliados como catalisadores em reações de halogenação de alcanos cíclicos e acíclicos (cicloexano, n-hexano, metilcicloexano, 1,2-dimetilcicloexano, 1,3-dimetilcicloexano, 2,4-dimetilpentano e norbonano). O sistema halogenante empregará acetonitrila como solvente, o catalisador, o substrato e o agente halogenante. Como agentes halogentes serão investigados: (a) os ácidos tricloroisocianúrico e o tribromoisocianúrico; (b) sais contendo hipoclorito e hipobromito; (c) sais contendo cloreto e brometo na presença de peróxido de hidrogênio. Os sistemas que apresentarem a melhor atividade terão o mecanismo de reação estudos. Para isso, serão realizados estudos utilizando técnicas espectroscópicas/espectrométricas (UV-Vis, RMN, RPE, ESI-MS) visando a identificação de intermediários de reação. Com base na identificação de tais espécies estudos teóricos serão realizados objetivando a obtenção de dados termodinâmicos que validem a proposta mecanística.
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Adolfo Jatobá Medeiros Bezerra

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • há efeito sinérgico entre probiótico e fitoterápicos para tilápias-do-nilo?
  • A presente proposta tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável da piscicultura, por meio do uso conjunto de probiótico (Lactobacillus plantarum) e fitoterápico (hidrolato de Curcuma longa) no cultivo de tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus), visando formação de recursos humanos e difusão de novas tecnologias na área da nutrição aquícola. Para obter êxito, a proposta foi dividida em quatro etapas: 1ª, Dose de hidrolato de Curcuma longa no meio de cultura do Lactobacillus plantarum, com intuito de avaliar o efeito de diferentes concentrações de hidrolato de C. longa no crescimento do probiótico a ser avaliado, e definir uma concentração a ser utilizada no veiculo de cultivo do probiótico; 2ª, Avaliação da dose de hidrolato de C. longa definida na dose anterior na criação de tilápias-do-nilo, analisando a homeostase animal através de alterações no perfil hematológico e da comunidade microbiana presente no trato digestório; 3ª, Avaliação in vivo do L. plantarum cultivado com hidrolato de C. longa na criação de Tilápias do Nilo; verificar a performance de crescimento e saúde animal da tilápia-do-nilo alimentada com o “fitobiótico” (L. plantarum crescido em meio de cultura com hidrolato de C. longa); e 4ª, Infecção experimental, avaliar a influência do “fitobiótico” na sobrevivência da tilápia-do-nilo frente uma infecção experimental com Streptococcus sp. Após os 36 meses, espera-se a obtenção de um novo aditivo alimentar, assim como o protocolo para seu uso em condições de cultivo, além da formação de recursos humanos aptos a aplicar este tecnologia na tilapicultura, assim como desenvolvê-la para outras espécies. Consequentemente aumento das publicações e difusão das informações relacionadas com o cultivo desta espécie, assim como de suas técnicas de manejo preventivo, estimulando o desenvolvimento da atividade de maneira mais ambientalmente amigável.
  • Instituto Federal Catarinense - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Adolfo Ricardo Calor

Ciências Biológicas

Zoologia
  • entomofauna da chapada diamantina, bahia, brasil: uma proposta de cooperação em taxonomia, filogenia e biogeografia
  • O “impedimento taxonômico” tem íntima conexão com os déficits Linneanos e Wallaceanos, que constituem verdadeiros obstáculos ao entendimento de padrões de diversidade e estabelecimento de estratégias eficazes de conservação. Muitos autores tem discutido as estratégias para reduzir o “impedimento taxonômico” e proposto verdadeiros desafios. Tais desafios englobam ações desde o apoio a formação de taxonomistas com sólida formação teórica ao investimento em coleções científicas, passando pela produção científica contextualizada, que incorpore novas tecnologias e amplie e integre os conjuntos de dados (considerando morfologia, moléculas, fatores históricos, clima etc) para suas inferências. Em caso de países megadiversos como o Brasil, tratar de grupos megadiversos como os insetos, em área com reconhecida taxa de endemicidade e elevada riqueza como a Chapada Diamantina, justifica a investida de tantos pesquisadores. Ademais, trata-se de área de nascente dos mais importantes rios do estado, assim como região que tem recebido forte influencia antrópica por parte da agricultura, pecuária, mineração e turismo. Outro lado do “impedimento taxonômico” pode ser visto na discrepância da concentração de especialistas e/ou centros de pesquisa nas diferentes regiões do país. O conhecimento acerca de determinados táxons tem relação direta com a presença de especialistas atuando nas áreas de ocorrência. Assim, estratégias de criação de redes de colaboração podem auxiliar na superação dos desafios, pois permitem o treinamento e a difusão de técnicas (coleta, preservação e identificação de Mecoptera, por exemplo) que favorecem a formação de jovens pesquisadores, além de incrementar as coleções envolvidas (e coleções tradicionais com depósitos de tipos) com o material biológico. Para tanto, os objetivos são: (i) descrever novas espécies; (ii) inferir filogenias e propor hipóteses biogeográficas; (iii) catalogar variados táxons de insetos; (iv) consolidar as coleções de referência e (v) contribuir para a formação de recursos humanos. Neste contexto, o presente projeto buscará consolidar as coleções de insetos do MHNBA por meio da associação de pesquisa científica com formação de recursos humanos em taxonomia (integrativa em alguns casos, como de Notalina e Phylloicus), estudos filogenéticos e biogeográficos, usando dados morfológicos e moleculares.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022