Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • Salão de Transformações Energéticas

    Coordenador: Rosângela Borges Pereira
    Currículo
    Área:Ciências

    Período de 01/06/2010 a 31/05/2012

    O presente projeto objetivou fomentar o interesse, de professores e alunos da rede de ensino básico, para questões relacionadas à mudanças climáticas e novas matrizes energéticas. A idéia surgiu da percepção que muitas vezes toda a informação obtida sobre estes assuntos era oriunda de matérias jornalísticas. A informação assim obtida, imprecisa e com tom apocalíptico, gera confusões, contradições, ceticismos e sentimentos de banalização acerca destes grandes desafios do mundo moderno. As linhas de ação consistiram em realização de palestras, nas escolas da região, sobre os temas e a demonstração das potencialidades das novas fontes de energias limpas, através de uma experimentoteca. Com os kits da experimentoteca é possível observar as potencialidades das já conhecidas energias solar e eólica, como também das células combustíveis.

    exposição divulgação científica transfomrações de energia
  • Diversidade microbiana em estuários do RN e CE e potencialidades biotecnológicas

    Coordenador: Lucymara Fassarella Agnez Lima
    Currículo
    Área:Genética Molecular e de Microorganismos

    Período de 24/12/2009 a 23/06/2012

    A comunidade microbiana desempenha um papel de fundamental importância na manutenção e funcionamento natural dos ecossistemas. A estrutura desta comunidade é sensível à mudanças ambientais como a poluição. Portanto, mudanças na quantidade, diversidade e padrões estruturais das comunidades microbianas refletem alterações ambientais e podem ser utilizadas no monitoramento de impactos e/ou como bioindicadores para biorremediação. Porém, apenas cerca de 1% de toda a comunidade microbiana pode ser cultivada através de técnicas laboratoriais padrão. A metagenômica é uma estratégia que permite o acesso ao patrimônio genético de amostras ambientais, sem a necessidade de cultivar os microorganismos. O avanço das tecnologias de sequenciamento de genomas e das ferramentas de bioinformática tem proporcionado análises de comunidades microbianas dos mais variados ambientes, o que não poderia ser realizado utilizando-se os métodos convencionais de isolamento e cultivo de microorganismos. Tais comunidades microbianas possuem um enorme potencial genético e metabólico representando, portanto, fontes inestimáveis não apenas de novos bioprodutos biotecnologicamente promissores, como também de novas funções metabólicas e redes de interações ecológicas, cujas análises permitem a descoberta de processos até então pouco conhecidos. Pesquisas objetivando a exploração de recursos naturais do nordeste brasileiro são novidades para comunidade científica nacional e internacional. Desse modo, nesse projeto a aplicação de abordagens metagenômicas para estudo de amostras ambientais permitiu a elucidação de padrões de diversidade e estrutura das comunidades microbianas de diferentes ambientes como estuários e mar do litoral entre RN e CE, e a descoberta de novos genes e proteínas envolvidos em processos de síntese de biossurfactantes, de biodegradação de hidrocarbonetos e de resposta ao estresse salino.

    metagenoma biotecnologia microorganismos biodivesidade
  • Propriedades dinâmicas e eletrônicas de sistemas moleculares

    Coordenador: Puspitapallab Chaudhuri
    Currículo
    Área:Física da Matéria Condensada

    Período de 16/12/2008 a 15/06/2012

    O presente projeto fez esforços para gerar conhecimentos em dois assuntos importantes e atuais de ciência e tecnologia. As pesquisas teóricas através de uso de vários métodos computacionais, para entender melhor as propriedades estruturais e espectroscópicas de aglomerados de moléculas de vários tipos que podem fornecer informações importantes sobre a presença das moléculas comuns no espaço, a interação de moléculas com luz, a capacidade de moléculas conhecidas ou não tão conhecidas na retenção de radiação e dessa forma na participação delas no aquecimento global, as propriedades de biomoléculas que podem ser utilizadas no desenvolvido de medicamentos, cosméticos. Por outro lado as pesquisas teóricas com supercondutividade de alta temperatura busca um teoria microscópica que pode explicar numa maneira consistente este fenômeno com aplicação tecnológica importantíssimo, pois supercondutividade de alta temperatura pode reduzir drasticamente os custos de energia elétrica. Conseguimos várias informações importantes que foram divulgadas na forma de artigos em revistas internacionais. Foram publicados nove artigos desse tipo e um capítulo de livro. Os resultados gerados servirão de base para produzir novos artigos. Um outro fator, talvez mais importante para realidade local, é acontribuição deste projeto na formação de recursos humanos. Conseguimos engajar vários alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado nesses estudos que são assuntos novos (novas linhas da pesquisa) no departamento da física da UFAM. Com isso conseguimos dar novas opções de pesquisa para alunos junto com uma infraestrutura funcional construído com auxílio financeiro deste edital.

    estrutura eletrônica polarização efeito solvente biomoleculas espalhamento molecular supercondores de alta temperatura
  • CURRÍCULO, CULTURA E DIFERENÇA: O CASO DA MULTIEDUCAÇÃO COM ÊNFASE NAS CIÊNCIAS

    Coordenador: Elizabeth Fernandes de Macedo
    Currículo
    Área:Currículo

    Período de 25/11/2009 a 24/06/2012

    As sociedades contemporâneas são caracterizadas pela pluralidade cultural, o que tem apresentado inúmeros desafios às escolas e aos currículos. A ideia de que há determinados conhecimentos universais que devem fazer parte dos currículos tem sido questionada na medida em que culturas outras ganham relevo. Este estudo se dedica a entender como os currículos, com ênfase nas ciências, têm lidado com a diferença. A análise recaiu sobre a multieducação, currículo ooficial da rede municipal do Rio de Janeiro, analisando os documentos produzidos na secretaria de educação durante a iimplementação da proposta. Percebeu-se que ao mesmo tempo em que as demandas dos grupos minoritários ganhou espaço nos ccurrículos, as articulações em defesa de um conhecimento universal têm se fortalecido.

    política curricular cultura currículo
  • Desenvolvimento de testes diagnósticos rápidos, portáteis e de baixo custo para detecção dengue e leishmaniose empregando biossensores

    Coordenador: Rosa Amalia Fireman Dutra
    Currículo
    Área:Clínica Médica

    Período de 26/12/2008 a 26/09/2012

    Um dos grandes desafios enfrentados pelos programas de saúde no Brasil consiste na manutenção e disponibilidade de exames laboratoriais que são necessários não somente no atendimento ambulatorial ou hospitalar, mas também para um adequado levantamento epidemiológico. Em muito casos, a ausência de exames nos sistemas públicos gera ciclos econômicos negativo, além de subnotificações de vigilância epidemiológica. Este projeto teve por objetivo o desenvolvimento de testes rápidos, semelhantes aos glicosímetros que mede a glicose em sangue de polpa digital. Foram desenvolvidos testes para diagnóstico de duas doenças: a dengue (DENV) e a leishmaniose chagasi (LC). Uma dos desafios no diagnóstico da DENV é a prevenção do choque hemorrágico (CH), neste trabalho foi desenvolvido dois protótipos para detecção da DENV, que mensuram proteínas que são específicas desta fase, sendo portanto testes de detecção precoce do CH. Sendo o cão, o principal reservatório da leishmaniose, o protótipo foi testado em amostras de soro de sangue canino. Os protótipos desenvolvidos neste projeto resultaram em 04 produtos. O próximo passo é a transferência ao setor produtivo com testes de validação (prova de conceito). Uma próxima etapa se inicia com a finalização deste projeto.

    teste rápido leishmaniose biossensor dengue diangnóstico
  • Implantação de comunidade de prática inter organizacional para o setor industrial da borracha.

    Coordenador: Viviane Meyer Hammel Lovison
    Currículo
    Área:Tecnologia e Inovação

    Período de 30/06/2010 a 29/06/2012

    Neste projeto implementamos a Comunidade de Prática que chamamos de Bate Papo Tecnológico. Os temas discutidos nos encontros desta comunidade foram relacionadas à tecnologia de transformação da borracha, bem como de termoplásticos. Por meio desta ferramenta de interação buscou-se ampliar o relacionamento com o setor industrial, estabelecendo um espaço de troca e compartilhamento de conhecimentos tecnológicos, através de eventos presenciais com participação de especialistas onde buscamos promover estudos e discussões sobre temas atuais, envolvendo questões teóricas e práticas da tecnologia de transformação da borracha, fomento o interesse no desenvolvimento da pesquisa e inovação junto a este setor industrial. Estes eventos foram documentados em vídeo, posteriormente editados e disponibilizados na internet através do site www.cetepo.rs.senai.br e também distribuídos em DVDs.

  • Modulação da expressão gênica do tecido uterino pelo embrião bovino: influência sobre o desenvolvimento caruncular

    Coordenador: Danila Barreiro Campos
    Currículo
    Área:Reprodução Animal

    Período de 13/11/2008 a 12/06/2012

    O projeto executado identificou pelo menos 150 genes influenciados pelo embrião bovino durante o processo de desenvolvimento da placenta. O embrião foi responsável por controlar diversas funções, tais como o desenvolvimento e morfologia do útero e a movimentação celular. O entendimento dos sinais enviados pelo embrião para o desenvolvimento da placenta é de grande importância para a área da reprodução, já que pode auxiliar a prevenir falhas da gestação, principalmente em embriões produzidos por fertilização in vitro (FIV). Nesse trabalho foi observado um padrão distinto de expressão gênica uterina no caso de gestações de embriões produzidos in vitro, indicando que os processos envolvidos na fertilização in vitro, como a manipulação e o cultivo celular, podem influenciar o embrião, fazendo com que esse não tenha plena capacidade de sinalizar ao útero e regular a expressão gênica uterina. Essa alteração na expressão dos genes pode estar associados às altas taxas de perdas gestacionais e pós-natais relacionadas a FIV.

    placenta expressão gênica interação materno-fetal bovino.
  • Isolamento, seleção e manutenção de cepas de microalgas para produção de biodiesel

    Coordenador: Armando Augusto Henriques Vieira
    Currículo
    Área:Microbiologia Aplicada

    Período de 16/12/2008 a 15/07/2012

    A imprensa nacional e internacional tem, nos ultimos anos, abordado o assunto Biocombustiveis citando as microalgas como os organismos ideais. São organismos microscópicos, tanto de água doce quanto marinhos, que fazem fotossíntese. Porém, existem mais de 50.000 espécies de microalgas e, obviamente nem todas servem a esse propósito. O nosso projeto teve como objetivo exatamente escolher, entre muitas das microalgas retiradas do meio ambiente, as mais adequadas para o fabrico do biodiesel. Nosso resultados apontaram para várias espécies que se prestam a esse fim, inclusive levando em conta as regiões onde poderiam ser feitos os cultivos dessa algas. Para o fabrico de biodiesel tais cultivos devem ser enormes, com milhôes de litros. Mesmo assim a necessidade de água para o cultivo de microalgas é bem menore do que para cultivar planas oleaginosas para obtenção de óleo, como soja, palma, milho etc. Além disso, os cultivos podem ser em áreas não utilizadas para a agricultura, o que é uma das vantagens em se utilizar as microalgas. Outra vantagem da utilização das microalgas é que elas evitam a utilização de grãos utilizados em alimentos, como a soja, o milho e outros. Nossos resultados mostram, também, que apesar de muitas algas testadas não servirem para o fabrico de biodiesel podem ser empregadas para o fabrico de rações alimentares, pois produzem ácidos graxos poliinsaturados, necessários para a saúde.

  • Experimentos de Convecção Natural no Reator Nuclear de Pesquisa TRIGA IPR-R1

    Coordenador: Amir Zacarias Mesquita
    Currículo
    Área:Transferência de Calor em Reatores

    Período de 12/11/2010 a 11/11/2012

    A retirada de calor nos núcleos dos reatores, principalmente, o calor residual que permanece no núcleo depois do desligamento, tem recebido bastante destaque na imprensa nos últimos meses devido ao acidente ocorrido nos reatores da central nuclear de Fukushima no Japão. Sendo que o principal dano causado ao ambiente neste acidente, foi justamente a impossibilidade de resfriamento dos combustíveis. Nos reatores de pesquisa a retirada do calor gerado pelas fissões nucleares é realizada por circulação natural, em operações de baixas potências. Tanto nos reatores de pesquisa, quanto nos reatores de potência, a remoção do calor residual existente nos combustíveis após o desligamento, também é realizada por convecção natural. Isto é também uma das principais características dos modernos reatores refrigerados à água leve (Geração III+). Este projeto teve como principal objetivo a realização de experimentos para investigar a retirada de calor, por circulação natural, nos canais do núcleo do reator nuclear de pesquisa TRIGA IPR-R1, localizado no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), em Belo Horizonte. As forças de circulação do refrigerante nos canais do núcleo são governadas pela diferença de densidades da água no fundo e no topo do núcleo. O movimento é realizado de modo passivo, portanto quanto maior a potência, consequentemente a diferença de temperatura entre entrada e saída no canal, maior é a velocidade ascendente da água. Foram realizados vários experimentos para conhecimento do regime de convecção natural e outros experimentos de transferência de calor, além de análises teóricas. Este Projeto, entre outros fatores, mostrou a eficiência da retirada de calor por circulação natural (sistema passivo), contribuindo assim para a divulgação da segurança e confiabilidade dos reatores nucleares.

    termohidráulica neutrônica TRIGA convecção natural Reator nuclear de pesquisa
  • Soluções de subproblemas para modelagem numérica e geométrica eficiente de sistemas eletromagnéticos tridimensionais

    Coordenador: Patrick Kuo-Peng
    Currículo
    Área:Circuitos Magnéticos , Magnetismos e Eletromagnetismos

    Período de 28/07/2009 a 27/07/2012

    O projeto CNPq/FNRS, processo no 490752/2008-0, intitulado ?Soluções de subproblemas para modelagem numérica e geométrica eficiente de sistemas eletromagnéticos tridimensionais? foi realizado no período de 28/julho/2009 a 31/julho/2012. Este projeto de cooperação científica entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o ?Fonds de la Recherche Scientifique? (FNRS) visou a obtenção de sistemas de cálculo tridimensional através de métodos robustos, eficientes e de fácil manipulação tanto no aspecto de utilização, como um instrumento flexível para desenvolvimentos numéricos futuros. Para isso foram utilizadas soluções de subproblemas para realizar eficientemente análises repetitivas. Cálculos de elementos finitos repetitivos são necessários quando se estudam variações de geometria e de características físicas como, por exemplo, análise parametrizada, otimização, modelagem de movimento e acoplamento multifísico. Vale a pena, então, beneficiar-se de cálculos já efetuados anteriormente ao invés de começar uma nova solução completa para qualquer variação da geometria, do material etc. Isso é possível usando os subproblemas. Sendo assim, o projeto teve como intuito desenvolver ferramentas de cálculo geral que permitiu a modelagem de sistemas complexos para os quais as ferramentas atuais eram ineficientes. Como exemplo de aplicação das técnicas desenvolvidas nesse projeto, salienta-se que em projetos de máquinas elétricas e transformadores com potências e tensões elevadas é muitas vezes impraticável efetuar simulações tridimensionais usando o método de elementos finitos. Assim, a aplicação da técnica da perturbação associada ao método de elementos finitos se torna uma saída para resolver essa limitação. O projeto de cooperação apresentou bons resultados e no período de 28/julho/2009 a 31/julho/2012 foram gerados 12 artigos: 03 artigos em periódicos internacionais e 09 artigos em congressos internacionais.

    modelagem numérica Subproblemas sistemas eletromagnéticos
  • Mostrando 1 - 10 de 47536 resultado(s).
  • Página: 
  • Primeiro 
  • Anterior 
  • Próximo 
  • Último