Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR E HIPOGLICEMIA: ESTUDOS EM MODELOS EXPERIMENTAIS DE HIPOGLICEMIA INDUZIDA POR INSULINA E EM HUMANOS PORTADORES DE HIPOGLICEMIA REATIVA

    Coordenador: Roberto Barbosa Bazotte
    Currículo
    Área:Fisiologia Endócrina

    Período de 28/12/2011 a 27/12/2013

    A insulina é um hormônio que regula a quantidade de glicose no sangue. Na falta de insulina temos excesso de glicose no sangue (diabetes). Por outro lado, quando há excesso de insulina pode haver quantidade muito baixa de glicose no sangue (hipoglicemia). O problema é que o cérebro usa glicose o tempo todo para poder funcionar adequadamente. Portanto, se faltar glicose existe risco de vida ou transtornos como convulsão, coma, tremores, nervosismo, dificuldade de atenção etc. A forma mais comum de hipoglicemia ocorre em diabéticos que usam insulina para abaixar a glicose presente no sangue. Ocorre que se a glicose no sangue abaixar muito, o que é bastante freqüente, temos os transtornos descritos anteriormente. Outra modalidade de hipoglicemia é a reativa que pode ocorrer em pessoas não diabéticas. Neste caso, a produção de insulina pelo pâncreas, após a refeição ocorre de forma exagerada causando hipoglicemia. Neste projeto abordamos estas duas formas de hipoglicemia (a induzida por insulina e a reativa). Nossos resultados mostram que durante a hipoglicemia ocorre liberação de substâncias que podem inflamar as artérias, o que favorece o acúmulo de gordura dificultando a passagem do sangue e aumentando a pressão arterial (hipertensão). Desta maneira, para que o sangue circule o coração tem de trabalhar mais para bombear o sangue levando a um desgaste precoce deste órgão. Se a própria artéria do coração (coronária) ficar obstruída (o que é relativamente comum) então o próprio coração que leva o sangue para o resto do corpo fica em dificuldade em recebê-lo (vai faltar oxigênio) e pode parar de funcionar (infarto). Em resumo, nossos resultados sugerem que pessoas que apresentam hipoglicemia, independente da causa, devem procurar orientação no sentido de adotar comportamentos que minimizem a ocorrência desta manifestação.

    Hipoglicemia Metabolismo Hepático Glicemia Risco Cardivascular Técnica de CGMS
  • Desenvolvimento de uma Máquina Térmica Utilizando o Ciclo de Stirling para Produção de Energia Elétrica Utilizando Energia Solar como Fonte de Calor.

    Coordenador: Antonio José Silva Oliveira
    Currículo
    Área:Divulgação Científica

    Período de 12/11/2010 a 11/11/2013

    Este projeto: Desenvolvimento de uma Máquina Térmica Utilizando o Ciclo de Stirling para Produção Energia Elétrica que Utiliza a Energia Solar como Fonte de Calor, é um dos produtos oriundos da pesquisa desenvolvida pelo Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência (LDC Ilha da Ciência / http://www.ilhadaciencia.ufma.br) da Universidade Federal do Maranhão ? UFMA, que é um espaço interativo permanente de ciência e tecnologia, usado para formação de pessoas, pesquisa, popularização e difusão científica no Estado do Maranhão. Neste trabalho, desenvolvemos um protótipo de uma máquina térmica, que utiliza o ciclo do motor Stirling como base de seu princípio físico de funcionamento. Nela, uma fonte de calor decorrente da queima de biocombustíveis ou de energia solar, é suficiente para o seu completo funcionamento. Por ser uma máquina térmica que diferentemente dos motores de combustão interna como a de um automóvel, por exemplo, funciona apenas com a expansão e contração do ar contido em suas câmeras internas, gerando dessa forma uma poluição mínima para o meio ambiente. Sem contarmos o uso alternativo de uma matriz energética renovável (energia solar), como fonte de energia primária para o seu funcionamento. Este dispositivo é uma alternativa viável diante da crise energética vivenciada nos últimos anos. Pois, poderá ser usado para a produção de energia elétrica em comunidades isoladas, promovendo dessa forma, o desenvolvimento sustentável das atividades humanas.

  • Segurança e efetividade dos imunobiológicos nas doenças reumatológicas: experiência de uma rede de Centros Universitários (CEDMAC)

    Coordenador: Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá
    Currículo
    Área:Reumatologia

    Período de 22/12/2010 a 21/10/2013

    O projeto avaliou a experiência de uma rede de Centros Universitários(CEDMAC)em relação a segurança e efetividade dos imunobiológicos nas doenças reumatológicas. Foi observado uma alta frequência de infecção reforçando a necessidade de dispensação em centros qualificados. Além disso foram identificados alguns fatores preditores de melhor resposta ao tratamento.

    imunobiológicos artrite reumatóide anti-TNF espondilite anquilosante artrite psoriásica rituximabe
  • Uso de Técnicas de Sensoriamento para Monitoração da Qualidade em Processos de Soldagem

    Coordenador: Sadek Crisostomo Absi Alfaro
    Currículo
    Área:Robotização

    Período de 15/12/2011 a 14/12/2013

    Oleodutos e gasodutos são, respectivamente, estruturas de transporte de petróleo e gás a larga escala, cujas estruturas são constituídas pela união sequencial de dutos de aço carbono de pequeno, médio e grande porte. A união destes dutos é realizada convencionalmente através de processos de soldagem a arco. Por causa das limitações do terreno e do porte dos dutos, a soldagem destas tubulações demanda movimentar a tocha de soldagem ao redor da junta. Este procedimento de soldagem é denominado soldagem orbital. A mudança constante de posição de soldagem inevitavelmente acarreta numa perda da qualidade da soldagem das tubulações quando os parâmetros de soldagem são inadequados. Tradicionalmente, a soldagem orbital tem sido realizada de modo manual, levando a baixas produtividades e a um padrão de qualidade limitado à experiência e habilidade dos soldadores. Esta prática ainda é usual em projetos pequenos, porém, em projetos de grande envergadura, eleva os custos do projeto. Com o objetivo de suprir esta deficiência na união de dutos de grande porte por soldagem neste projeto foi desenvolvido um sensor mestre (fusão de vários sensores) para monitotação e controle do processo de soldagem para garantir a qualidade total.

    Monitoração Soldagem Qualidade Multisensoriamento
  • Mostra Cientifica e Tecnológica das Escolas de Ensino Médio da Serra Gaúcha

    Coordenador: Odilon Giovannini Junior
    Currículo
    Área:Divulgação Científica

    Período de 22/12/2010 a 21/10/2013

    O projeto consiste na organização de uma mostra científica e tecnológica para alunos do ensino básico. A mostra, denominada MOSTRASEG, está na sua quinta edição. Para participar da mostra, as escolas de ensino fundamental e médio selecionam os melhores projetos elaborados por seus alunos. Cada projeto pode ter, no máximo, 3 alunos e 2 professores orientadores. A mostra ocorre, geralmente, no mês de setembro. No período que antecede a MOSTRASEG são realizadas várias atividades para divulgação e para estimular alunos e professores a desenvolverem os projetos. As atividades realizadas são: cursos de "Metodologia da pesquisa" e "Aprendizagem baseada em projetos" que capacitam os professores do ensino médio na orientação dos seus alunos na elaboração de projetos visando a participação na MOSTRASEG; Rally Científico e Tecnológico (somente para alunos do terceiro ano do ensino médio e cada escola inscreve uma equipe de 10 alunos e um professor); simpósio de atualização para os professores da educação básica; auxílio para a realização de mostras científicas nas escolas parceiras do projeto. Além disso, o grupo de professores da UCS, envolvido no projeto, atende aos alunos auxiliando na elaboração dos projetos e disponibilizando os laboratórios da universidade para a realização de medições e testes. A MOSTRASEG conta com a colaboração da Coordenadoria Regional de Educação para a divulgação e promoção da mostra nas escolas estaduais.

    aprendizagem significativa educação científica interdisciplinaridade Mostra científica e tecnológica
  • VII SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO ESTADO DE RORAIMA – SNCT-RR

    Coordenador: Ivanise Maria Rizzatti
    Currículo
    Área:Divulgação Científica

    Período de 08/10/2012 a 07/10/2013

    Na cidade de Boa Vista acontecerá, no período de 16 a 20 de outubro o maior encontro da Ciência e Tecnologia no Estado. A Universidade Estadual de Roraima (UERR) e o Parque Anauá serão os palcos desses importantes eventos de Educação e Ciência com uma programação plena de palestras, apresentação de trabalhos científicos, resultados das atividades dos alunos da Educação Básica, oficinas, encontro de poetas e cordelistas, exposições e ações integradas com outras instituições do Estado e shows musicais.- A SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA acontece no Brasil desde 2004 e Roraima participa deste grandioso evento realizando a VII SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO ESTADO DE RORAIMA (SNCT-RR), a XX Feira Estadual de Ciências de Roraima, a II Mostra Científica de Química da Amazônia Setentrional e o III Torneio de Robótica.- A SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA tem como principal finalidade mobilizar a população, em especial crianças e jovens, para temas e atividades de Ciência e Tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação mostrando a importância da Ciência e Tecnologia para a vida das pessoas e para o desenvolvimento do país.

    popularização da ciência ciência tecnologia
  • Influência do treinamento com eletrocicloergômetro na função sensorial de pacientes com lesão medular

    Coordenador: Abrahão Fontes Baptista
    Currículo
    Área:Fisioterapia e Terapia Ocupacional

    Período de 14/12/2011 a 13/12/2013

    Uma pessoa que não tenha controle sobre as pernas por algum motivo como uma lesão na medula pode ser treinada utilizando-se estimulação elétrica de baixa intensidade nos músculos paralisados. Com uma estimulação sincronizada, esta pessoa pode conseguir pedalar um triciclo e até se movimentar. Existem alguns benefícios deste tipo de treinamento para os músculos, articulações e ossos, porém não sabemos se isso pode fazer com que a pessoa melhore sua sensibilidade, que também está prejudicada na lesão medular. Por isso, nosso trabalho envolve investigar se o treinamento das pernas destas pessoas através de estimulação elétrica associada ao pedalar melhora sua sensibilidade.

    eletrocicloergômetro função sensorial testes sensoriais quantitativos
  • HERPETOFAUNA DA REGIÃO SUL DO CEARÁ

    Coordenador: Robson Waldemar Ávila
    Currículo
    Área:Taxonomia dos Grupos Recentes

    Período de 14/12/2011 a 13/12/2013

    O presente estudo traz informações sobre os anfíbios (sapos, rãs e pererecas) e répteis (cágados, lagartos e cobras) da região sul do estado do Ceará. Foram encontradas 25 espécies de anfíbios e 52 espécies de répteis em cinco municípios do Ceará, incluindo a Chapada do Araripe e região de Caatinga próxima. Essas espécies foram estudadas quanto a sua distribuição geográfica e sua biologia, principalmente do que se alimentam, onde vivem e quais são seus parasitas. O projeto ainda buscou informações sobre possíveis produtos naturais dessas espécies que possam vir a ser utilizados como medicamentos contra infecções por bactérias e fungos. Houve um envolvimento de alunos de ensino médio, graduação e pós-graduação nas atividades do projeto, além da apresentação dos resultados em escolas de ensino médio na comunidade local, em congressos científicos regionais e nacionais, bem como a publicação de artigos científicos.

    Cariri Ceará anfíbios répteis
  • Forum de Discussão Universitário

    Coordenador: Jose Geraldo Alberto Bertoncini Poker
    Currículo
    Área:Outras Sociologias Específicas

    Período de 20/12/2012 a 19/12/2013

    O Forum de Discussão Universitário é uma atividade acdêmica realizada anualmente, desde 2009 pelo Grupo de estudo e pesquisa em Organizações Internacionais (GE0), vinculado à Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, campus de Marília. O Forum consiste em consorciar palestras, conferências, mesas-redondas e sessões de apresentação de trabalhos científicos com a promoção de simulações de reuniões que ocorrem no âmbito da Organização dos Estados Americanos (OEA). As simulações são dirigidas aos participantes inscritos no evento, e são realizadas conforme a temática escolhida para cada edição do Forum. Nas simulações, os participantes são convidados a atuar como delegados dos países membros da OEA, debatendo e propondo soluções para problemas que afetam o continente, notadamente aqueles vinculados às problemáticas dos Direitos Humanos,ambiente e sustentabilidade. Para que consigam participar das simulações, os interessados recebem capacitação previa oferecida por alunos do curso de graduação em Relações Internacionais da FFC-Unesp, e de alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da mesma Unidade.

    narcotráfico OEA questão ambiental Direitos Humanos sustentabilidade simulação
  • Voláteis induzidos por plantas e sua importância em interações tritróficas: Estudo da emissão em soja (Glycine max (L.) Merr.), milho (Zea mays L.) e tomate (Lycopersicon esculentum Mill.)

    Coordenador: Paulo Henrique Gorgatti Zarbin
    Currículo
    Área:Entomologia Agrícola

    Período de 02/10/2012 a 01/11/2015

    O projeto desenvolvido visou entender de que maneira estaria ocorrendo as interações, ou seja, como seria o sistema de comunicação, entre determinados insetos e suas plantas hospedeiras, Nesse sentido, foram elaborados uma série de experimentos que permitiram decifrar o código de comunicação existente entre plantas, insetos e seus inimigos naturais associados. Tal sistema é chamado de interações tritróficas e apresentam potencial para utilização como método alternativo ao controle de pragas agrícolas.

    semioquímicos tomate soja produção agrícola sustentável milho controle biológico
  • Mostrando 1 - 10 de 45627 resultado(s).
  • Página: 
  • Primeiro 
  • Anterior 
  • Próximo 
  • Último