Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • Impactos das tecnologias da informação nas Relações de Serviços Interorganizacionais do Superior Tribunal de Justiça

    Coordenador: Christiana Soares de Freitas
    Currículo
    Área:Administração Pública

    Período de 26/12/2011 a 25/12/2013

    Todas as organizações públicas, atualmente, buscam formas de inovar, seja para melhorar os processos internos, seja para tornar mais eficiente o atendimento ao cidadão. O Superior Tribunal de Justiça, desde 2008, adotou um sistema eletrônico para tramitar os processos, facilitando o trabalho dos advogados e de outros atores envolvidos com os objetivos do Tribunal. A pesquisa buscou analisar as consequências dessas transformações, desde a percepção dos advogados em relação ao novo sistema até a dos servidores de outros tribunais que mantêm relações frequentes de trabalho com o STJ. Os resultados revelaram, de forma geral, satisfação com as mudanças.

    Relações Interorganizacionais Serviços Inovação Tribunais
  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE GERAÇÃO DE EMPREGO EM UM CENÁRIO DE RESTRIÇÃO DE OFERTA E DEMANDA DE TRABALHO

    Coordenador: Márcio Veras Corrêa
    Currículo
    Área:Crescimento e Desenvolvimento Econômico

    Período de 28/12/2011 a 27/12/2013

    O mercado de trabalho possui algumas singularidades que o diferenciam de outros mercados. Uma destas características pode ser verificada nas relações existentes entre os investimentos feitos pelas firmas, em aberturas de novos e melhores postos de trabalho, e os investimentos realizados pelos trabalhadores, em conhecimentos gerais e específico de elevado valor nas relações laborais. Os indivíduos investem em educação antes de saber com quem e onde irão trabalhar e as firmas investem em expansão e melhoria de suas unidades produtivas antes de saber a quem eles irão contratar, gerando um problema de baixos investimentos vindos dos dois lados do mercado. Em outras palavras, dado este problema anterior tanto as firmas como os trabalhadores tendem a investir muito pouco em expansão de atividade produtiva e em qualificação da mão-de-obra. O objetivo deste Projeto consiste em estudar este fenômeno anterior buscando encontrar soluções tanto no mercado de trabalho como no mercado educacional. Verifica-se que a política educacional faz seu papel, restaurando a eficiência do investimento em acumulação de conhecimentos. Porém, políticas outras são necessárias para se obter um cenário de baixas taxas de desemprego.

    DEMANDA DE TRABALHO OFERTA DE TRABALHO BUSCA DE EMPREGO
  • Sistemas de medição programáveis para excitação e condicionamento de sinais de sensores

    Coordenador: Sebastian Yuri Cavalcanti Catunda
    Currículo
    Área:Microeletrônica

    Período de 19/12/2011 a 18/12/2013

    Este projeto de pesquisa teve como finalidade propiciar auxílio ao desenvolvimento de pesquisas na linha de pesquisa de sistemas de medição programáveis. Foram considerados circuitos de condicionamento e conversores analógico-digital programáveis, e o controle da excitação de sensores. Neste projeto, objetivou-se ampliar a faixa de aplicação de um mesmo sistema de medição, possibilitando o uso de diferentes sensores, assim como atenuar características não desejadas no comportamento de sensores que necessitam de excitação. Os benefícios que podem ser alcançados com a reconfigurabilidade desses sistemas são claros: maior usabilidade de um mesmo sistema com consequente redução de custos; padronização de uma mesma solução implicando num aumento de confiabilidade e simplificação de instalação, reparação e substituição. O projeto de pesquisa foi dividido em subprojetos no tema principal: Projeto de um conversor analógico-digital com faixa de tensão de entrada programável; Análise e projeto de um sistema de medição de velocidade de fluidos com excitação controlada de sensores termorresistivos; Projeto e desenvolvimento de um sistema de medição programável baseado em microcontrolador

    velocidade de fluidos circuitos programáveis medição Conversores analógico-digital condicionamento de sinais analógicos sensores termorresistivos
  • Trajetórias urbanas: mobilidade espacial, ciclo de vida familiar e Vulnerabilidade social na RM de Campinas

    Coordenador: Jose Marcos Pinto da Cunha
    Currículo
    Área:Distribuição Espacial Urbana

    Período de 27/12/2011 a 26/12/2013

    Tendo como objetivos analisar como as trajetórias espacial, laboral e do ciclo de vida podem interferir sobre o grau de vulnerabilidade das famílias, esse projeto se estrutura a partir de várias frentes de estudos envolvendo temas como as tendências e características da mobilidade espacial da população (residencial e pendular) na RM de Campinas, a segregação socioespacial, suas formas e consequências e as relações entre mobilidade espacial e o seu impacto sobre a qualidade de vidas das pessoas. Com essas linhas de trabalho, busca-se contribuir para discussões teórico-metodológicas sobre a ?questão metropolitana? e, particularmente, aprofundar alguns dos temas a partir da utilização de fontes secundárias, como os Censos Demográficos, uma pesquisa domiciliar realizada em 2007 e entrevistas em profundidade realizada na Região. Trata-se, portanto, de estabelecer um olhar mais pormenorizado sobre aspectos demográficos que podem interferir sobre a vulnerabilidade social, sobretudo, buscando resgatar seu caráter processual.

    segregação socioespacial dinâmica intra-urbana vulnerabilidade mobilidade espacial da população
  • Comitiva Com Ciência

    Coordenador: Isabela Porto Cavalcante
    Currículo
    Área:Divulgação Científica

    Período de 10/06/2010 a 09/12/2013

    O projeto pretende levar aspectos atuais da Ciência, Educação Ambiental, Saúde e Cidadania aos estudantes das escolas públicas da cidade de Campo Grande, MS, através de uma abordagem Lúdica e Interativa. As ações são realizadas por estudantes universitários de Química, Física, Ciências Biológicas, Jornalismo, Enfermagem, Pedagogia, Ciências da Computação e outros, sob a coordenação e orientação de professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que colaboram com o programa de extensão Casa da Ciência de Campo Grande, Centro de Ciência da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul voltado à difusão e popularização da ciência e tecnologia, educação ambiental e cidadania. As ações são realizadas nas escolas da rede de ensino de Campo Grande, desencadeadas pela apresentação de um acervo de brinquedos e experimentos científicos lúdicos e interativos, e complementadas com atividades de oficinas e palestras. Inicialmente foi desenvolvido o acervo científico, isto é, a pesquisa, seleção, aquisição e/ou construção dos brinquedos e experimentos científicos, a elaboração de material instrucional educativo na forma de cartilhas, panfletos, objetos de aprendizagem. Nas oficinas são desenvolvidas atividades de construção de brinquedos e experimentos com material reciclável (embalagens descartáveis - PET e Tetra Pak). Ao término do projeto, o acervo produzido é incorporado à Casa da Ciência de Campo Grande.

    popularização da ciência ensino de ciências divulgação científica recursos no ensino de ciências
  • Modelagem e Estinação de Parâmetros de Canais com Erros em Surtos

    Coordenador: Ernesto Leite Pinto
    Currículo
    Área:Sistemas de Telecomunicações

    Período de 17/11/2010 a 16/12/2013

    Diversos sistemas de comunicações digitais atualmente empregados ou em desenvolvimento estão sujeitos ao fenômeno de erros em surtos, no qual os erros de transmissão tendem a ocorrer de forma concentrada em determinados períodos de tempo, denominados surtos de erros, os quais são intercalados por períodos relativamente longos em que não ocorre nenhum erro. A ocorrência de erros em surtos se deve em grande parte a características específicas dos meios de transmissão, como, por exemplo, as variações intensas nos sinais transmitidos que podem ocorrer numa transmissão de telefone celular quando o usuário se desloca num ambiente urbano. Este tipo de erro cria dificuldades específicas para determinados serviços de transmissão, tais como a transmissão de vídeos. Para contornar estas dificuldades e desenvolver novos sistemas de transmissão mais eficientes, é importante dispor de modelos matemáticos para simular a geração de erros em surtos e avaliar o seu efeito. No presente projeto são propostas novas técnicas para o desenvolvimento destes modelos e para o seu ajustamento a amostras de erros obtidas em condições reais, de modo a viabilizar a geração em computador de novas amostras de erros com características semelhantes, para fins de avaliação de desempenho.

    HMM erros em surtos modelos markovianos modelagem de canal estimacao de parâmetros
  • Expressão de MicroRNAs no músculo estriado esquelético de pacu (Piaractus mesopotamicus) durante o crescimento

    Coordenador: Maeli Dal Pai
    Currículo
    Área:Piscicultura

    Período de 15/12/2011 a 14/12/2013

    Com esse Projeto foi possível caracterizar alguns MicroRNAs expressos na musculatura estriada do Pacu. Isso abriu várias oportunidades para estudo dentro dessa temática. Estamos avaliando outros genes alvo desses MicroRNAs envolvidos não só com o crescimento mas também com a manutenção do fenótipo muscular. Assim, poderemos analisar e entender de forma mais completa as várias vias de sinalização envolvidas com a manutenção e crescimento muscular. Isso é de fundamental importância tendo em vista que nesse processo ocorre um balanço entre as vias de sinalização catabólicas e anabólicas e vários fatores extrínsecos e intrínsecos podem modular essas vias.

    MicroRNAs Crescimento Muscular Músculo Esquelético Peixe Fatores Miogênicos
  • Competição entre magnetismo e supercondutividade sob condições extremas

    Coordenador: Narcizo Marques de Souza Neto
    Currículo
    Área:Física da Matéria Condensada

    Período de 14/12/2011 a 13/12/2013

    Foram desenvolvidas instrumentações para aplicar uma alta pressão em materiais magnéticos e supercondutores enquanto eram sondadas as suas propriedades físicas. Esse tipo de instrumentação possibilita estudar e melhorar as propriedades dos materiais. Essas instrumentações após comissionamento final poderão ser disponibilidades para pesquisadores de outras instituições.

    resistividade magnetização altas pressões supercondutividade magnetismo
  • Estudo das Propriedades Elástica do Tecido Pulmonar

    Coordenador: Ascânio Dias Araújo
    Currículo
    Área:Propriedades de Transportes de Matéria Condensada (Não Eletrônica)

    Período de 26/12/2011 a 25/12/2013

    O projeto teve como investigação principal o estudo das propriedades de uma fibra elástica quando esta fibra etá sujeito a acão de enzimas que visam manter a sua elasticidade. Durante o processo de atividae enzimática a fibra apresentou características heterogênenas o que podem ocasionar rupturas.

    elasticidade difusão atividade enzimática tecido pulmonar
  • ESTUDO DO MECANISMO DE REPLICAÇÃO DE TYMOVÍRUS, COM ENFOQUE NO PROCESSO DE MODIFICAÇÃO DE CLOROPLASTOS

    Coordenador: Tatsuya Nagata
    Currículo
    Área:Fitopatologia

    Período de 14/12/2011 a 13/12/2013

    Os vírus que pertencem ao gênero Tymovirus geralmente produzem uma grande quantidade de partículas virais nas células hospedeiras vegetais. Em células infectadas com tymovírus, os cloroplastos apresentam-se deformados com a formação de compartimentos. Os tymovírus usam estes compartimentos para a replicação do seu genoma, resultando na produção de uma grande quantidade de partículas virais. Entretanto, poucos estudos são realizados com este tema. O projeto estudou Tomato blistering mosaic virus (ToBMV), um vírus recentemente descoberto como uma nova espécie do vírus que ataca planta de tomate no Brasil. O vírus talvez utiliza proteínas da planta que permanece na membrana do cloroplasto seja o local de replicação viral permitindo uma elevada eficiência do seu processo de replicação, fugindo do ataque do sistema de imunidade celular contra infecção viral. No projeto, determinou-se a sequencia genômica do vírus que consiste de 6277 nucleotídeos de RNA. Baseada em sequencia genômica, três genes virais foram preparados para estudar as funções gênicas em relação a replicação viral no local de cloroplasto, porem não foi conclusivo. Finalmente as proteínas de cloroplasto produzidas pela infecção do vírus (ToBMV) que não existe nas plantas sadías foram identificados no projeto. Este estudo de mecanismo de replicação viral tem seu objetivo final no futuro para controlar o vírus.

    cloroplasto Tymovírus Interação vírus-hospedeiro
  • Mostrando 1 - 10 de 46165 resultado(s).
  • Página: 
  • Primeiro 
  • Anterior 
  • Próximo 
  • Último