Apresentação

 

Demanda e Atendimento

Neste link, estão disponíveis estatísticas relativas às etapas de demanda de bolsas (nº de solicitações) e de auxílios (recursos solicitados), bem como do atendimento ou aprovação pelo CNPq a essa demanda, a partir do ano de 2006. Esses dados podem ser consultados por área do conhecimento, instituição, região, chamada, etc, segundo as principais linhas de atuação do CNPq: Bolsas no país, Bolsas no exterior e Auxílio à pesquisa.

 

Pagamentos

Investimentos do CNPq em C&T

O site de Investimentos em C&T permite uma consulta direta ao DataMart de Pagamentos de bolsas e auxílios do CNPq. O usuário pode realizar consultas utilizando diversas variáveis e gerar inúmeras tabelas segundo suas necessidades específicas, ano a ano (desde 2000), sendo também possível detalhar mês a mês um determinado ano.

Os dados estão organizados em conformidade com as principais linhas de atuação do Conselho, compreendendo as Bolsas no país, Bolsas no exterior e Auxílio à pesquisa, e oferece a opção de consulta aos "dados consolidados", que é a soma dessas três linhas. Embora os dados relativos aos Fundos setoriais estejam incluídos nas estatísticas por linhas de atuação, a consulta em separado também está disponível.

Séries Históricas

As Séries históricas apresentam informações abrangendo diversos períodos, em forma de tabelas e gráficos, sobre o número de bolsas pagas e os recursos investidos pelo CNPq segundo modalidades de bolsas e auxílios, áreas do conhecimento, regiões, unidades da federação, instituições, entre outras. Um maior detalhamento dessas informações para cada unidade da federação está disponível em CNPq nos Estados da Federação.

A fonte utilizada é o DataMart de Pagamentos de bolsas e auxílios do CNPq e os critérios utilizados estão nas notas metodológicas.

Mapa de Investimentos

O Mapa de Investimentos permite a consulta aos projetos e bolsas em vigência financiados pelo CNPq. A consulta pode ser detalhada por Região, UF, Instituição Grande área e Área do conhecimento, a partir das diversas modalidades de bolsas e auxílios oferecidas. Clicando em um quantitativo resultante da consulta, aparece a respectiva relação nominal dos bolsistas ou pesquisadores e mais algumas informações sobre seus projetos. Acionando o link no nome de um determinado bolsista, o usuário é remetido ao Currículo Lattes do mesmo.

 

Titulação dos ex-bolsistas do CNPq

Conjunto de estatísticas sobre titulação dos ex-bolsistas do CNPq nos programas PIBIC, Mestrado e Doutorado, contendo o número de ex-bolsistas que se titularam, a taxa de titulação, a faixa etária e a idade média, segundo algumas variáveis como grande área, área, UF e sexo.

 

Indicadores de pesquisa

Estes Indicadores de pesquisa têm como fontes de dados os censos do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil e os investimentos do CNPq em bolsas e auxílios. Além de estatísticas e indicadores gerais sobre os últimos censos da pesquisa realizados pelo CNPq, apresenta também indicadores resultantes do cruzamento dessas duas bases, como, por exemplo, os investimentos do CNPq por doutor/ano, segundo regiões e grandes áreas do conhecimento.

 

Grupos de pesquisa Censos

Estatísticas relativas ao censos bianuais do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, realizados pelo CNPq desde 1993, podem ser consultadas nas Séries históricas, na Súmula estatística e no Plano Tabular, a partir do link Grupos de pesquisa - Censos .

 

Assessoria de Estatísticas e Informação - AEI
aei@cnpq.br

Navegue pelo mapa do Portal Navegue pelo mapa do Portal

Outros Sites
 
De segunda a sexta das 8h30 às 18h30
0800 61 96 97
 
 
SHIS QI 1 Conjunto B - Blocos A, B, C e D
 
 Lago Sul - Brasília.DF - Cep: 71605-001
 
 Horário de funcionamento do CNPq
Segunda a sexta - 8h30 às 12h00 e 14h00 às 18h30