Oportunidades externas

 

Com início na próxima quarta-feira, 24 de abril, curso será realizado até dia 6 de junho, sempre às quartas-feiras, das 10 às 12 horas

 

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para o curso Uma introdução à topologia de singularidades complexas. O objetivo é fornecer aos alunos de pós-graduação e jovens pesquisadores conhecimentos sobre a chamada Fibração de Milnor, uma ferramenta que tem sido utilizada em vários ramos de pesquisa matemática, principalmente por aqueles que trabalham com a geometria e a topologia das singularidades. 

 

Gratuito e aberto a todos os interessados, o curso será ministrado pela professora Taciana Oliveira Souza, da Universidade Federal de Uberlândia. As atividades acontecerão às quartas-feiras, das 10 às 12 horas, no período de 24 de abril a 5 de maio, na sala 3-104, no bloco 4 do ICMC. 

 

As inscrições podem ser efetuadas até a próxima terça-feira, 23 de abril, ou enquanto houver vagas, no sistema Apolo da USP, por meio deste link: icmc.usp.br/e/91daf. Para conferir todos os tópicos a serem abordados no curso, acesse o programa disponível no site do ICMC: icmc.usp.br/e/13645

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

 

Mais informações

Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC: (16) 3373.9146 

E-mail: ccex@icmc.usp.br


Abertas as inscrições para o VIII ESOCITE
Estão abertas, entre 03/04 e 01/05/2019, as inscrições para o envio de resumos de propostas para comunicações orais em GTs, de mesas-redondas, pôsteres e aglomerados, para participação em minicursos, oficinas no VIII Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade ¿ ESOCITE.
 
Para se inscrever:
 
1. Efetuar o preenchimento do formulário de inscrição para a sua modalidade: http://www.esocite8.cefetmg.br/ ¿ menu Inscrições
2. Após o aceite do trabalho (resumo, pôster, inscrição em minicurso ou oficina, mesa-redonda), realizar o pagamento da inscrição no link: https://www.simposio2019.membros.esocite.org/. Para os valores: http://www.esocite8.cefetmg.br/inscricoes-2/
3. Para se inscrever, é necessário estar associado à ESOCITE.
E quem não é associado? Deve se associar antes de realizar a inscrição no VIII ESOCITE. Ver informações no link: http://www.esocite.org.br/como-associar-se/
 
 
Coordenadores e co-coordenadores de GTs , minicursos e oficinas também devem realizar o procedimento de filiação e inscrição.
 


O Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) oferece três vagas a Professores (as) Pesquisadores (as) com experiência nas áreas de processamento de sinais (02 vagas) e eletrofisiologia/comportamento (01 vaga) para trabalhar em Macaíba (RN), 40 horas semanais, contratação CLT. Os interessados podem enviar currículos e demais documentos solicitados até 17 de maio de 2019. Os editais correspondentes com detalhes sobre os requisitos e a forma de se candidatar às vagas estão disponíveis em: http://www.institutosantosdumont.org.br/oportunidades-carreira/
Sobre o IIN-ELS
Fundado em 2006, o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), localizado em Macaíba (RN), desenvolve pesquisas inovadoras em duas linhas temáticas principais: Interface Cérebro-Máquina e Neuromodulação. O IIN-ELS é pioneiro em oferecer, desde 2013, o primeiro Mestrado em Neuroengenharia do Brasil, certificado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que vem despertando cada vez mais atenção de profissionais de áreas diversas do conhecimento e de todas as regiões do Brasil.
Desta forma, o IIN-ELS investe na educação e formação científica em área do conhecimento estratégica para o Brasil, desenvolvendo pesquisas inovadoras no Nordeste brasileiro e, assim, descentralizando o fazer científico no país.
O Instituto concebe e executa pesquisas pioneiras mundiais, com foco na melhoria da qualidade de vida de pessoas com distúrbios neurológicos, tais como lesão medular, doença de Parkinson, microcefalia, Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre outros. A ideia central do trabalho desenvolvido no IIN-ELS é a pesquisa translacional, ou seja, aquela que vai da bancada até a aplicação prática.
Mais informações:
http://www.institutosantosdumont.org.br/instituto-neurociencias/
Assessoria de Comunicação do Instituto Santos Dumont
comunicacao@isd.org.br | (84) 99416-1880

A Pró-reitora de Recursos Humanos da UEL abre hoje (16) as inscrições para servidores interessados em participar do curso Ambiência e humanização: a importância no atendimento aos usuários, que será realizado entre os dias 23 e 25 de abril<<clique para acessar>> 

O Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores temporários está com inscrições abertas. São ofertadas 125 vagas para 92 áreas de atuação dos nove Centros de Estudos da Universidade. <<clique para acessar>> 

 

A secção de Genética de Microorganismos do Instituto de Medicina Tropical procura por pós-doutorando que seja altamente motivado e

cientificamente produtivo para trabalhar no Projeto CADDE¿  Brazil- UK Centre for Arbovirus Discovery, Diagnosis, Genomics & Epidemiology FAPESP (processo 2018/14389-0), com pesquisa sobre sequenciamento e analise filogenética de arbovírus em áreas do Estado de São Paulo, Brasil.

Os interessados devem ter doutorado e experiência comprovada em sequenciamento de nova geração e analise filogenética. O pos doc

deverá ter disponibilidade para viagens no Brasil.

A bolsa é para o período de pelo menos um ano e poderá ser renovada, dependendo do desempenho do candidato, acordo do coordenador do projeto e aprovação da FAPESP.

A data de início é flexível e a posição permanecerá aberta até que seja selecionado candidato com o perfil necessário. Inicialmente, os

candidatos deverão aplicar no período que compreende de 22 de abril de 2019 a 08 de maio de 2019. Incentiva-se que os interessados façam perguntas e solicitem esclarecimentos sobre o pós-doutorado antes de enviarem os documentos. A posição está aberta para brasileiros e estrangeiros, mesmo aqueles que não tenham conhecimentos da língua portuguesa. Os documentos solicitados para a inscrição são:

1. Curriculum vitae,

2. Nomes de três pessoas que possam dar referências,

3. Resumo enfatizando como os seus interesses de pesquisa se inter-relacionam com a necessidade de ampliação de estudos sobre os ciclos silvestres, rurais e peri-urbanos de arboviroses,

4. Resumo sobre seus interesses, ideias e qualificações para solicitar financiamento junto às agências de fomento à pesquisa nacionais e internacionais.

Solicita-se que os contatos sejam por meio eletrônico, e-mail: sabinoec@usp.br; nuno.faria@zoo.ox.ac.uk Pesquisadores: Dra. Ester Sabino, IMT, USP Dr. Nuno Faria, Oxford, UK

 

POSTDOCTORAL POSITION - INSTITUTE OF TROPICAL MEDICINE, UNIVERSIDADE

DE SÃO PAULO

The laboratory of Genetic of Microorganisms of the Institute of

Tropical Medicine of the University of São Paulo, Brazil, looks for

a postdoctoral researcher who is highly motivated and scientifically

productive to work on Project CADDE

¿

Brazil-UK Centre for Arbovirus Discovery,

Diagnosis, Genomics & Epidemiology FAPESP (#2018/14389-0), with

research on mosquito vectors of arbovirus in areas of the State of São Paulo, Brazil.

Those interested should have a doctorate and proven experience in

performing NGS and phylogenetic analysis. They should also be

available for trips in Brazil.

The scholarship is for a period of at least one year and may be

renewed, depending on the performance of the candidate, agreement of

the project coordinator and approval of FAPESP.

The start date is flexible and the position will remain open until a

candidate with the required profile is selected. Initially,

candidates must apply from April 22nd 2019 until May 08th, 2019. It

is encouraged that interested parties ask questions and request

clarifications about the postdoctoral degree before sending the

documents. The position is open to Brazilians and foreigners, even

those who do not have knowledge of the Portuguese language. The

documents requested for registration are:

1. Curriculum vitae,

2. Names of three persons who can provide references, if necessary,

3. Summary emphasizing how their research interests are interrelated with the need to expand studies on arboviruses and wild cycles,

4. Summary of your interests, ideas and qualifications to request funding from national and international research funding agencies.

It is requested that the contacts be by electronic means, e-mail: sabinoec@usp.br; Professors: Dr. Ester Sabino, IMT, USP, Principal Investigator Dr Nuno Faria, Oxford/UK nuno.faria@zoo.ox.ac.uk

 

 


 O laboratório de Entomologia de Saúde Pública - Sistemática de Culicidae da Universidade de São Paulo, Brasil, procura por pós-doutorando que seja altamente motivado e cientificamente produtivo para trabalhar no Projeto CADDE ¿ Brazil-UK Centre for Arbovirus Discovery, Diagnosis, Genomics & Epidemiology, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Brasil (FAPESP processo 2018/14389-0), com pesquisa sobre mosquitos vetores de arbovírus em áreas do Estado de São Paulo, Brasil.
 
Os interessados devem ter doutorado e experiência comprovada na realização de coletas de mosquitos vetores em múltiplas situações de campo; conhecimentos sobre técnicas moleculares empregadas para a identificação de espécies e de agentes virais que possam estar circulando em populações de insetos vetores; disponibilidade para realizar coletas em diversas áreas do Estado de São Paulo e, sempre que for necessário, em outras regiões do Brasil; habilidades computacionais, estatísticas e conhecimentos robustos sobre a utilização de bases de dados dos sistemas brasileiros de notificação de arboviroses, dados populacionais (IBGE), entre outros sistemas, serão de grande importância. O candidato deverá conduzir os trabalhos de campo, as atividades necessárias para a identificação de espécies com potencial para propagar arbovirus silvestres, em geral e febre amarela, em particular.
 
A bolsa é para o período de pelo menos um ano e poderá ser renovada, dependendo do desempenho do candidato, acordo do coordenador do projeto e aprovação da FAPESP. Será dada preferência aos candidatos com alta probabilidade de solicitar e obter financiamentos junto às agências de fomento à pesquisa, por exemplo TDR/WHO entre outras.
 
A data de início é flexível e a posição permanecerá aberta até que seja selecionado candidato com o perfil necessário. Inicialmente, os candidatos deverão aplicar no período que compreende de 22 de abril de 2019 a 08 de maio de 2019. Incentiva-se que os interessados façam perguntas e solicitem esclarecimentos sobre o pós-doutorado antes de enviarem os documentos. A posição está aberta para brasileiros e estrangeiros, mesmo aqueles que não tenham conhecimentos da língua portuguesa. Os documentos solicitados para a inscrição são:
1. Curriculum vitae,
2. Nomes de três pessoas que possam dar referências,
3. Resumo enfatizando como os seus interesses de pesquisa se inter-relacionam com a necessidade de ampliação de estudos sobre os ciclos silvestres, rurais e peri-urbanos de arboviroses,
4. Resumo sobre seus interesses, ideias e qualificações para solicitar financiamento junto às agências de fomento à pesquisa nacionais e internacionais.
 
Solicita-se que os contatos sejam por meio eletrônico, e-mail: sabinoec@gmail.com; masallum@usp.br Pesquisadores: Dra. Ester Sabino, IMT, USP, Coordenadora do Projeto Dra. Maria Anice Sallum, FSP, USP, Pesquisador associado
 
 
POSTDOCTORAL POSITION - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
 
The laboratory of Entomology of Public Health - Culicidae Ecology and Systematics of the University of São Paulo, Brazil, looks for a postdoctoral researcher who is highly motivated and scientifically productive to work on Project CADDE ¿ Brazil-UK Centre for Arbovirus Discovery, Diagnosis, Genomics & Epidemiology, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Brasil (FAPESP Grant number 2018/14389-0), with research on mosquito vectors of arbovirus in areas of the State of São Paulo, Brazil. Those interested should have a doctorate and proven experience in performing vector mosquito collections in multiple field situations; knowledge of molecular techniques used to identify species and viral agents that may be circulating in vector insect populations; availability to make collections in several areas of the State of São Paulo and, if necessary, in other regions of Brazil; computational skills, robust statistics and knowledge on the use of databases of Brazilian arbovirus notification systems and population data (IBGE) and others, will be of great importance. The candidate should conduct both the fieldwork and activities necessary to identify species with the potential to propagate wild arboviruses in general and yellow fever in particular. The scholarship is for a period of at least one year and may be renewed, depending on the performance of the candidate, agreement of the project coordinator and approval of FAPESP. Preference will be given to candidates with a high probability of requesting and obtaining funding from research funding agencies, for example TDR / WHO, among others. The start date is flexible and the position will remain open until a candidate with the required profile is selected. Initially, candidates must apply from April 22nd 2019 until May 08th, 2019. It is encouraged that interested parties ask questions and request clarifications about the postdoctoral degree before sending the documents. The position is open to Brazilians and foreigners, even those who do not have knowledge of the Portuguese language. The documents requested for registration are:
1. Curriculum vitae,
2. Names of three persons who can provide references, if necessary,
3. Summary emphasizing how their research interests are interrelated with the need to expand studies on arboviruses and wild cycles,
4. Summary of your interests, ideas and qualifications to request funding from national and international research funding agencies.
 
It is requested that the contacts be by electronic means, e-mail: sabinoec@gmail.com; masallum@usp.br Professor: Dr. Ester Sabino, IMT, USP, Principal Investigator Dr. Maria Anice Sallum, FSP, USP, Associate Researcher

Com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), a Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE) realizarão o XIII Seminário Nacional de História da Matemática (XIII SNHM),nos dias 14 e 17 de abril de 2019.
 
O SNHM conta, ainda, com o apoio dos dirigentes e do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM), sob coordenação da Prof. Dra. Ana Carolina Costa Pereira (UECE) e a coordenação científica do Prof. Dr. Miguel Chaquiam (UEPA).
 
O evento prioriza a divulgação de estudos e pesquisas sobre História da Matemática a professores dos vários níveis educacionais, alunos de graduação e pós-graduação e todos os interessados nessa temática. Os seminários Nacionais têm uma vasta programação de cunho científico e pedagógico onde são apresentadas às novas produções do conhecimento na área. Debatem-se grandes temas, são expostos problemas em busca de soluções, divulgam-se experiências, bibliografias e materiais instrucionais, com o objetivo de promover o desenvolvimento e a difusão das experiências, estudos e reflexões na área da História da Matemática.
 
O XIII SNHM acontecerá nas dependências do campus Itaperi da UECE. Serão comemorados os 20 anos de fundação da SBHMat. Além disso, também serão comemorados os 24 anos de realização dos SNHM que, pelo número de participantes presentes nas edições anteriores do evento e o número esperado para o evento de 2019, o evento se encaixa, conforme "natureza da proposta do CNPq" na classe dos eventos regulares de médio porte com histórico superior a 20 (vinte) anos.

 

As inscrições para participação no evento estão abertas até o dia 12 de abril. Para maiores informações acesse o site

 


As inscrições se encerram em 26 de abril. Segue abaixo algumas informações adicionais.

 

O QUE É O PRÊMIO?

Reconhecimento estadual, regional e nacional aos profissionais que desenvolveram boas práticas em educação empreendedora no Brasil.

O Prêmio SEBRAE de Educação Empreendedora é uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas ¿ SEBRAE -, que vai identificar, estimular, reconhecer e divulgar as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil.

As instituições de ensino, públicas ou privadas que se inscreverem devem ser formais e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), e os produtos ou soluções adotadas devem contribuir para que seus alunos adquiram ou aprimorem atitudes, comportamentos e características que os levem a lidar melhor com situações do contexto dos negócios ou da vida, a refletirem sobre si mesmos, suas experiências e saberes, ou para empreenderem e conduzirem negócios.

As iniciativas devem ser apresentadas na forma de caso (relato), descrevendo as atividades realizadas e os resultados alcançados, que possa servir de exemplo e estímulo para outras instituições de ensino promoverem uma educação voltada ao empreendedorismo em seus alunos.

Os casos inscritos serão avaliados por técnicos voluntários e serão levados em consideração os itens de verificação relacionados abaixo:

  • Busca de oportunidades e iniciativa inovadora;
  • Persistência em colocar em prática a ideia;
  • Comprometimento da equipe;
  • Exigência de qualidade e eficiência;
  • Quais cuidados ou precauções foram tomados pela equipe;
  • Quais foram as metas estabelecidas;
  • Quais informações foram buscadas para iniciar os trabalhos;
  • Se realizou um planejamento e fez monitoramento sistemáticos;
  • Se utilizou de parcerias para desenvolver essa ação;
  • Se a instituição serve de exemplo ou inspiração à outras instituições de ensino.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas pelo site do Prêmio: educacaoempreendedora.sebrae.com.br

O regulamento do prêmio está disponível no link abaixo:

http://educacaoempreendedora.sebrae.com.br/files/2018/Regulamento%20PSEE.pdf


O Laboratório de Modelagem em Engenharia de Petróleo (LaMEP) da Universidade Federal da Paraíba está com uma chamada aberta para candidatos a uma bolsa de pós-doutorado. Os detalhes poderão ser obtidos através do link lamep.ci.ufpb.br.



Semana técnico-científica será realizada de 1 a 3 de outubro em São Paulo.

Está aberta a submissão de trabalhos para dez eventos da ABM WEEK 2019. O 74° Congresso Anual da ABM, 50° Seminário de Aciaria, Fundição e Metalurgia de Não-Ferrosos, 49° Seminário de Redução, 20° Simpósio de Mineração; 7° Simpósio de Aglomeração; 38° Seminário de Logística; 40° Seminário de Balanços Energéticos; 34° Encontro de Produtores de Gases Industriais; 23° Seminário de Automação e TI e 19° Enemet ¿ Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas encerrarão a submissão de trabalhos no dia 3 de junho.

Interessados em participar de um desses eventos devem enviar os trabalhos na íntegra pelo www.abmbrasil.com.br/eventos , onde as informações sobre as regras para envio estão disponíveis.
 
Evento internacional

Único evento técnico-científico da América Latina que reúne as áreas de metalurgia, materiais e mineração, a ABM WEEK 2019 sediará o 11th International Rolling Conference ¿ IRC 2019, que será realizado conjuntamente com o 56º Seminário de Laminação e Conformação. Os dois eventos receberam trabalhos de autores de 23 países.

O IRC é uma conferência internacional promovida pela International Society of Steel Institutes ¿ ISSI.  A primeira edição do evento foi realizada em 1985, no Japão, e as mais recentes ocorreram na Áustria (2016), Itália (2013) e China (2010).

A conferência é considerada o principal evento internacional da área de laminação. Organizado pela ABM, o IRC 2019 reunirá produtores de aço e pesquisadores, proporcionando um fórum de melhores práticas e tecnologia de ponta em equipamentos, processos, produtos e aplicações.

No total, a 5ª edição da semana técnico cientifica será composta por 13 eventos. Com a missão de promover o intercâmbio tecnológico, o desenvolvimento industrial e melhorar a competitividade das empresas do setor, a ABM WEEK será realizada 1 a 3 de outubro, em São Paulo, no Pro Magno Centro de Eventos.

Serviço:
ABM WEEK 2019

Realização: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração ¿ ABM
Data : de 1 a 3 de outubro de 2019
Local: Pro Magno Centro de Eventos - Av. Profa. Ida Kolb, 513 - Jardim das Laranjeiras, São Paulo - SP, 02518-000
Informações e inscrições: www.abmbrasil.com.br/eventos
 
Assessoria de Imprensa da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração ¿ ABM:

Paula Gomes ¿ -Tel (11) 5534-4333 | ramal 137
Hildeberto Alves Jr. ¿  Tel (11) 5534-4333 | ramal 178

www.abmbrasil.com.br.


Voltado a profissionais com formação em matemática, estatística ou computação, programa está com inscrições abertas até 30 de abril 

Aplicar o conhecimento gerado na Universidade para criar soluções inovadoras em empresas e indústrias. Esse é um dos objetivos do Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI), que está com inscrições abertas para ingresso no segundo semestre de 2019.

O programa oferece 20 vagas e a ênfase em ciência de dados pode ser voltada a aplicações em agricultura, saúde, finanças e infraestrutura. ¿O MECAI tem um perfil diferente de um mestrado acadêmico, porque é voltado para profissionais da indústria com formação em estatística, matemática ou computação. A intenção é utilizar a ciência de dados para gerar inovação nas empresas¿, afirma o coordenador do mestrado, Antônio Castelo, professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

De acordo com Ellen Francine, professora do ICMC e ex-coordenadora do MECAI, um dos principais diferenciais dos mestrados profissionais é possibilitar que quem já está inserido no mercado de trabalho possa voltar para o contexto da universidade e da pesquisa. Dessa forma, surgem oportunidades para o desenvolvimento de projetos destinados a resolver problemas existentes dentro das empresas. ¿Por isso, um dos requisitos para inscrição no mestrado é escrever um projeto para ser aplicado na indústria, que deve ser compatível com a atividade profissional do candidato¿, complementa Castelo.

Oferecido pelo ICMC, o MECAI é vinculado ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP. ¿O objetivo é que o aluno melhore a qualidade do setor produtivo da empresa em que atua, seja gerando produtos, patentes ou novos processos, por exemplo¿, explica Castelo.

Lançado em 2014, o MECAI formou o primeiro aluno em setembro de 2017. Analista de risco no Itaú-Unibanco, Daniel Rodrigues desenvolveu uma metodologia estatística voltada para cálculos de risco no setor financeiro. No início do programa, a ênfase era oferecida apenas para a área de finanças. Com a expansão da iniciativa, o MECAI passou a incluir na ênfase aplicações nos campos da saúde, agricultura e infraestrutura. Atualmente, o programa já contabiliza 19 mestres formados.

As inscrições para o MECAI podem ser realizadas até dia 30 de abril por meio deste link:icmc.usp.br/e/5b617. A divulgação do resultado final está programada para o dia 30 de maio, na página do programa. Para obter mais informações sobre processo seletivo e critérios de avaliação, acesse o edital:icmc.usp.br/e/ed846.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC 
 

Mais informações
Edital: icmc.usp.br/e/ed846
Sistema de inscrição para pós-graduação do ICMC: icmc.usp.br/e/5b617
Conheça os outros programas de pós-graduação do ICMC: icmc.usp.br/e/66a4d
Serviço de pós-graduação do ICMC: (16) 3373.9638
E-mail: posgrad@icmc.usp.br


 

Com jornada semanal de 20 horas, estagiário receberá bolsa no valor de R$ 682,49, além de auxílio transporte diário

Os alunos matriculados em cursos de graduação de administração de empresas e administração pública podem se candidatar a uma vaga de estágio no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O estagiário vai atuar junto ao Serviço de Pós-Graduação do Instituto e realizará atividades que vão complementar sua formação.

Para se inscrever, o candidato deve ter completado o 3º semestre do curso. As inscrições podem ser realizadas até dia 5 de abril por meio do envio do currículo e histórico escolar do candidato para este e-mail: sacadem@icmc.usp.br. A remuneração é de R$ 682,49, além de auxílio transporte diário. Já a jornada semanal de atividades é de 20 horas.

O processo seletivo será composto por duas fases. Primeiro, ocorrerá a análise do histórico escolar do candidato (etapa eliminatória), por meio da avaliação do rendimento acadêmico. A seguir, vem a entrevista e a avaliação da trajetória profissional (etapa eliminatória e classificatória). As entrevistas serão agendadas a partir do dia 10 de abril, por e-mail ou telefone.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Mais informações
E-mail: sacadem@icmc.usp.br
Assistência Técnica Acadêmica do ICMC: (16) 3373.8877


Inovação em vacinas é tema de oportunidade de financiamento lançada pela Gavi - Aliança para Vacinas e Imunização. Trata-se de uma ação iniciada em 2016 com o objetivo de financiar projetos focados em usar tecnologia para aumentar cobertura vacinal em países de baixa renda, a INFUSE - Innovation for Uptake, Scale and Equity in Immunisation: https://www.gavi.org/investing/infuse/about/.

Anualmente, a Gavi lança desafios temáticos e aceita propostas do mundo inteiro de pesquisadores, startups, organizações da sociedade civil e mais.
Este ano, o desafio foca em iniciativas que tenham como objetivo: auxiliar (1) na identificação e monitoramento com precisão de populações itinerantes sub-imunizadas; (2) no planejamento, de forma inclusiva, de serviços que sejam responsivos e que visem populações sub-atendidas em ambientes urbanos; e, (3) no monitoramento continuo do progresso de programas urbanos, garantindo serviços de imunização direcionados e de alta qualidade.

Aplicações serão aceitas até dia 21 de março por meio do site da plataforma OpenIDEO, onde podem ser obtidas mais informações: https://challenges.openideo.com/challenge/infuse-urban-immunization-challenge/innovations/.


 

Iniciativa dedica um dia inteiro para inserir garotas e mulheres em atividades para discutir a presença feminina nas ciências

 

Ao longo dos anos, as mulheres foram protagonistas na construção do pensamento científico e importantes para o desenvolvimento e o avanço da ciência e da sociedade. Porém, hoje em dia ainda é preciso quebrar paradigmas para ampliar a pouca participação das mulheres nas áreas de exatas. Com esse pensamento, a Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins criou o Dia das Meninas, idealizado para incentivar as jovens a se interessar pelas ciências.

 

O evento, que está em sua quinta edição, acontece no dia 13 de março e conta com uma programação repleta de atrações que contemplam debates com pesquisadoras e atividades práticas de divulgação da ciência. Com o tema ¿Passado, Presente e Futuro: Pesquisadoras em Ação¿, a iniciativa objetiva sensibilizar participantes sobre a presença feminina nas ciências e suas conquistas. Uma das abordagens propostas foi convidar pesquisadoras de diversas áreas para rodas de conversa, onde elas compartilharão um pouco da sua história e conversarão com o público. Para maior imersão na temática também faz parte da programação oficinas de divulgação da ciência de temáticas diversas. Destaca-se ainda, a presença de estudantes do Colégio Estadual Olavo Bilac como participantes e convidados especiais, representando as sementes de possíveis futuros frutos.

 

A iniciativa é balizada pela agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento também tem o apoio do Observatório Nacional e da L¿Oréal Brasil.

 

A programação é aberta aos visitantes do MAST. Para participar deste dia tão especial, basta ligar para (21) 3514-5233 e realizar a sua inscrição. São 80 vagas disponíveis para o público.

 

 

V Dia das Meninas no MAST
Passado, Presente e Futuro: Pesquisadoras em Ação

 

Atividades para a edição 2019

 


1. Abertura e Mesa-redonda 'Passado, Presente e Futuro: Pesquisadoras em Ação'

Local: Auditório do prédio anexo do MAST

Na pauta de debates estarão a trajetória profissional das convidadas bem como seus campos de atuação.

 

Mesa-redonda da Manhã

 
Katia Jasbinschek dos Reis Pinheiro (Observatório Nacional)
Conceição Firmina Seixas Silva (UERJ)
Flávia Pedroza Lima (Planetário da Gávea)


Mesa-redonda da Tarde:

 

Simone Daflon dos Santos (Observatório Nacional)

Bianca Ferrazzo Naspolini (Instituto Nacional de Tecnologia) 

Pesquisadora L'Oréal Brasil


Bate-papo da noite:

 

Taysa Bassallo da Silva (MAST)

Cláudia Sá Matos (MAST)

Patrícia Spinelli (MAST)

 

Atividade - Observação do Sol

Local: Pátio externo do MAST

O Sol é a estrela mais próxima da Terra e um dos astros mais presentes em nossas vidas. Possui um papel importante em todas as culturas. Há registros chineses de observações solares que remontam desde a antiguidade. A partir do século XVI, com a invenção da luneta, Galileu projetou e ampliou a imagem do Sol, o que permitiu um registro periódico e seguro das manchas escuras que apareciam na frente do disco solar. Durante o V Dia das Meninas, as mediadoras do MAST promoverão as atividades de observação do Sol.


O público poderá ver o Sol através do aparato científico e visualizar as manchas solares, observadas pela primeira vez com uma luneta por Galileu Galilei, no século XVI. Estas manchas são regiões do Sol mais frias do que aquelas de seu entorno.


           

Oficina 'As Cores do Sol'

Local: Pavilhão da Luneta Equatorial 46 cm

O que são as estrelas e do que as estrelas são compostas? Nesta atividade iremos descobrir como a luz das estrelas pode nos revelar sua composição e natureza. Também iremos falar sobre a tese de doutorado mais importante da história da astronomia, escrita pela cientista Cecilia Payne, que estou a composição das estrelas.


Oficina 'Mistério das Caixinhas'

Local: Auditório Prédio Anexo

A proposta desta atividade é abordar as descobertas de diferentes cientistas ao longo da história, tendo como objetivo debater os estereótipos dos personagens da ciência. Para explorar essas personas serão fornecidas informações específicas sobre elas para que seja traçado um perfil. A partir das respostas, provocaremos uma discussão sobre o viés inconsciente.

 

Oficina 'Entre Histórias e Barbantes'

Local: Sala de Atividades

A atividade terá inicio com a contextualização das diferenças de gênero na ciência, por meio da narração de histórias sobre três mulheres/meninas cientistas, de áreas e perfis diferentes, mostrando as suas trajetórias pessoais e profissionais. Na sequência, parte-se para a confecção de bonecas com materiais de baixo custo e de fácil acesso. O público poderá soltar a sua imaginação e, ao final da ação, levar a sua boneca cientista para casa. Com os textos sobre essas três cientistas, pretendemos produzir um livreto com as ilustrações dessas mulheres/meninas e com as instruções do passo a passo para a montagem das bonecas. O livreto também seria distribuído aos participantes da oficina, como forma de recordação e divulgação da história dessas mulheres.


Está aberto o processo seletivo para projetos de pesquisa colaborativa. De acordo com o regulamento do ICGEB, as propostas de projeto de pesquisa colaborativa devem ser encaminhados pelo pesquisador brasileiro por e-mail (documento pdf) simultaneamente para o Liaison Officer do ICGEB no Brasil (luiz.canto@mctic.gov.br e icgeb@mctic.gov.br)  com "cópia carbono" (cc:) para o ICGEB (crp@icgeb.org) até o dia 30 de abril de 2019.

Após análise das propostas pelo Comitê Científico do Brasil, o Liaison Officer do ICGEB no País poderá apoiar até 3 propostas de projeto de pesquisa colaborativa (CRP) e 2 propostas de Early Career Return Grants. As propostas endossadas pelo Liaison Officer  passarão por um processo seletivo liderado pelo ICGEB de Trieste (IT).

Para mais informações sobre a chamada CRP, acesse o link abaixo:

https://www.icgeb.org/activities/grants/

Para dicas de como elaborar uma proposta para o ICGEB :

 https://www.icgeb.org/activities/grants/writing-an-icgeb-grant-proposal/

Interessados podem se inscrever até o dia 11 de janeiro.
 
Estão prorrogadas, até o dia 11 de janeiro, as inscrições para o VI Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal. Idealizado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), o prêmio visa estimular a pesquisa, buscando ampliar e disseminar o conhecimento em Economia e Mercado Florestal, focando a produção sustentável no Brasil, os seus desafios e as perspectivas socioeconômicas e ambientais. Inscreva-se agora.
 
O prêmio é um convite à sociedade brasileira para apresentar novas ideias e contribuições acerca do tema proposto. Pretende-se, ainda, mobilizar pro¿ssionais que podem e tenham interesse em contribuir para o debate, proporcionando a criação de um portfólio de estudos que contribuam para o aprimoramento institucional do SFB.
 
Poderão concorrer trabalhos individuais ou em grupo de candidatos de qualquer nacionalidade, idade ou formação acadêmica, em duas categorias: Graduando; e Profissional.
 
O concurso terá como tema único Economia e Mercados Florestais. Entre os subtemas a serem apresentados neste concurso, encontram-se:
 
Planejamento e Avaliação das Concessões Florestais:
 
- O planejamento das concessões florestais federais no âmbito das dinâmicas do mercado de produtos e serviços florestais.
 
- A importância das concessões para legalização da oferta de madeira no mercado doméstico.
 
- Aumento da disponibilidade de matéria-prima de origem sustentável no mercado florestal.
 
- Potencialidades para as empresas que detenham o direito de manejar as florestas públicas.
 
- Cenários prospectivos das concessões florestais brasileiras.
 
- Avaliação de indicadores classificatórios e bonificadores das concessões florestais: critérios e parametrização para indicadores existentes e/ou novos.
 
- Avaliação dos Impactos ambientais, econômicos e/ou sociais das concessões florestais.
 
Regulação das Concessões Florestais:
 
- Mapeamento/distribuição de riscos dos contratos de concessão florestal.
 
- Reequilíbrio econômico-financeiro das concessões.
 
- Precificação de produtos madeireiros, não madeireiros e serviços florestais nas concessões.
 
- Reajuste dos preços dos contratos de concessão florestal.
 
- Direitos emergentes da concessão como garantia para obtenção de financiamentos pelos concessionários: regras para avaliação e parametrização.
 
- Avaliação de custos, benefícios e riscos de cada modalidade de garantia contratual para concessionários e poder concedente.
 
- Otimização da licitação à luz da teoria dos leilões.
 
Mercado Florestal:
 
- Produção madeireira sustentável e impactos na economia nacional.
 
- Tendências e cenários para produção, comercialização e consumo de produtos florestais madeireiros e não madeireiros em âmbito nacional e internacional.
 
- Produção, comercialização e consumo de produtos florestais madeireiros e não madeireiros nos biomas brasileiros.
 
- Ações para redução dos custos de transações inerentes às operações de base florestal.
 
- Sustentabilidade: necessidade de tornar a competição mais justa e sustentável no mercado.
 
- Substituição de produtos de origem madeireira: como recuperar mercados.
 
- Estratégias de agregação de valor para indústria de madeira brasileira.
 
- Estratégias para modernização da indústria madeireira.
 
- Mercados regionais e inter-regionais de madeiras.
 
- Infraestrutura, logística e novas tecnologias para expansão do mercado de produtos florestais.
 
- O mercado para a energia da biomassa de origem florestal.
 
- A importância das florestas nativas e plantadas como alternativa para diversificar e ampliar a oferta energética brasileira.
 
Produto Interno Bruto (PIB Verde):
 
- A necessidade de sistematização de uma conta satélite para o setor, de mensuração do PIB Florestal.
 
- Casos mundiais de elaboração de contas-satélites para o setor florestal: barreiras para sua implementação, instrumentos e estratégias utilizadas, recursos necessários.
 
Sistema Tributário do Setor Florestal:
 
- Atuais dilemas e propostas de aprimoramento e simplificação.
 
- Análise econômica, social e ambiental de incentivos fiscais.
 
Comércio Internacional e Inserção do Setor Florestal Brasileiro:
 
- Análise e posição brasileira em cadeias globais de valor de base florestal.
 
- Como tornar competitivas as empresas brasileiras no mercado global de produtos florestais madeireiros e não madeireiros.
 
Quadro Atual do Setor de Florestas Plantadas no Brasil:
 
- Principais produtos e regiões produtoras, gargalos enfrentados pelo setor, organização produtiva, exportações e suas interconexões com os demais setores da economia.
 
 
Tendências de Médio e Longo Prazo para o Setor de Florestas Plantadas:
 
- Produção, consumo, distribuição geográfica, investimentos, exportação e formação de mão de obra.
 
Quadro Atual e Propostas para o Setor de Florestas Nativas:
 
- Mecanismos para ampliação da produtividade e da competitividade.
 
- Simplificação regulatória.
 
Novo Código Florestal Brasileiro:
 
- Impactos econômicos do novo Código Florestal.
 
- Oportunidades econômicas para o setor florestal (Cadastro Ambiental Rural ¿ CAR e Programas de Regularização Ambiental ¿ PRAs).
 
A divulgação do resultado está prevista para fevereiro de 2019 e a cerimônia de premiação será em março de 2019.
 
Clique aqui para conferir o edital e mais informações.
 
Serviço
 
VI Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal
 
Inscrições: até o dia 11 de janeiro, pelo link https://inscricao.enap.gov.br/
 
Outras informações: premioSFB@enap.gov.br

Oficinas gratuitas ajudarão pesquisadores na redação de patentes. Organizadas pela Axonal, serão mais de 70 edições cobrindo todas as 27 unidades federativas. 

As oficinas são uma parceria da Axonal com universidades e instituições de ciência e tecnologia e tem como objetivo capacitar os participantes a darem primeiros passos na redação de patentes, incluindo a realização de buscas, identificação e leitura de documentos relacionados, definição do escopo da invenção, decisão sobre formas de proteção, elaboração de quadros reivindicatórios e relatórios descritivos. 

Mais informações em www.axonal.com.br/capacitacao


São ofertadas 3 bolsas, as inscrições começam dia 26 de dezembro!

Em parceria com a Universidade de Illinois (Campus Urbana-Champaign) e a Fundação Lemann, a Enap selecionará servidores públicos estáveis para concorrer a indicação a bolsa de estudos de Mestrado.

Serão ofertadas até 3 (três) bolsas pela Enap para servidores públicos nos Programas de Mestrado em Direito, Finanças ou Política Econômica.
Confira o Edital para seleção de candidatos a bolsa de Mestrado na Universidade de Illinois.


Serão duas fases do processo seletivo.

Na Primeira fase, a Enap verificará se os requisitos estabelecidos foram cumpridos e se a documentação exigida está completa, pois visa a validar as inscrições no processo.

A Segunda fase será de caráter eliminatório e classificatório, visando a identificar, entre as candidaturas apresentadas, as que detêm melhores condições de cumprimento de um programa de pós-graduação stricto sensu no nível de Mestrado.

Para como realizar a submissão de candidatura confira o Edital, os endereços eletrônicos abaixo são dos cursos ofertados:

Confira a programação para o processo seletivo:
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Para mais informações entre em contato com: mestrado@enap.gov.br 

 

Coordenação-Geral de Pós-Graduação Stricto Sensu

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu

SAIS - Área 2A - 70610-900, Brasília-DF, Brasil

mestrado@enap.gov.br

www.enap.gov.br


A Universidade de Harvard, por meio do Afro-Latin American Research Institute do Hutchins Center for African e African American Research, convida doutorandos com pesquisas na área de estudos afro-latino-americanos a submeter propostas para o Seminário Mark Claster Mamolen de Teses na Área de Estudos Afro-Latinoamericanos, que acontece anualmente.

Estudantes de doutorado de qualquer universidade do mundo, que estejam em fase de redação de sua tese, estão aptos a se candidatar. (Os aplicantes que não foram selecionados anteriormente são bem-vindos a reaplicar novamente). A única condição é que suas teses sejam sobre temas na área de estudos afrolatino-americanos, definida de modo abrangente, sem que haja qualquer restrição quanto ao período abordado, dos tempos coloniais ao presente. Os interessados devem enviar uma proposta de apresentação de três páginas (espaço duplo), que consista no resumo de seu tema de tese, e uma carta de apoio de seu orientador. Todas as propostas devem ser identificadas com o nome e sobrenome do aluno, sua afiliação institucional e o campo de pesquisa ao qual a proposta pertence.

Os documentos da candidatura completos devem ser enviados por meio deste link até o dia 13 de janeiro de 2019.

Serão selecionados em torno de doze trabalhos. Os doutorandos selecionados serão avisados até o dia 25 de fevereiro e enviarão um capítulo de sua tese até 11 de março (até 50 páginas em espaço duplo; texto em inglês, espanhol ou português). Os capítulos serão distribuídos entre os participantes do seminário, que acontecerá em Harvard nos dias 10 e 11 de maio de 2019. O Afro-Latin American Research Institute cobrirá despesas de viagem, hospedagem e alimentação de todos os participantes.

Saiba mais sobre essa oportunidade no site.