Oportunidades externas

The São Paulo Advanced School of Science on Biophysical  Methods to Study Biomolecular Interactions, será sediada no Instituto de Fisica da USP, de 16 a 27 de Outubro de 2017. A mesma está com inscrições abertas até 18 de Junho de 2017.

A Advanced School  será um marco nas Escolas de formação em Biofísica Molecular de caráter multi e interdisciplinar, sendo um evento inédito no país. O objetivo desta Escola é dar aos alunos uma visão abrangente do estado da arte de técnicas biofísicas experimentais e teóricas no estudo de interações em sistemas biomoleculares.

A programação da Escola está dividida em aulas  teóricas com práticas experimentais ministradas por especialistas renomados em técnicas de fluorescência,  SAXS, EPR, dicroísmo circular, AFM, NMR, DLS, Crio-microscopia e bioinformática. Além das aulas teóricas, algumas palestras serão proferidas por conferencistas internacionais buscando mostrar um sinergismo entre as técnicas biofísicas na investigação dos mecanismos de ação envolvidos em interações biomoleculares em diferentes sistemas.  Os resultados devem gerar impactos científicos e tecnológicos, além da formação abrangente e consolidada de novos recursos humanos.

Detalhes da programação podem ser encontrados em: www.fap.if.usp.br/~espcabio

O programa ainda contempla espaços em que os estudantes expõem e discutem seus projetos de pesquisa:  6 sessões de Casos de Estudo de 1 hora cada e  2 sessões de painéis de 2 horas cada. Com isto, esperamos propiciar um fórum de discussões e novas colaborações durante a Escola.

Finalmente, existem visitas a laboratórios de pesquisa: i) lab de Cristalografia (IFUSP) e de NMR (IQUSP); ii) visita programada de um dia para as facilidades do CNPEM, Campinas (LNLS, LNBio, LNNano).

A Advanced School on Biophysical Methods prevê a presença de 100 estudantes, sendo que 50 serão selecionados de outros paises e25 de outros estados do Brasil. Existe possibilidade de financiamento FAPESP para até 75 estudantes (incluindo passagem aérea e hospedagem). Ressalta-se que os alunos interessados  devem se inscrever através do site (www.fap.if.usp.br/~espcabio), encaminhando um CV resumido, carta de apoio do orientador/supervisor (no caso de pos-doc) indicando os benefícios esperados com a participação na Escola para sua formação e desenvolvimento de seu trabalho.  

Fonte: Instituto de Fisica da USP


Candidatos com formação nas áreas de matemática, estatística e computação podem se inscrever até 12 de junho

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI). Oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, a iniciativa está ligada ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP.

São disponibilizadas 15 vagas na ênfase em Ciência de Dados: Agricultura, Saúde e Infraestrutura. ¿O público-alvo do MECAI são, essencialmente, profissionais da indústria, com formação nas áreas de atuação do programa (matemática, estatística e computação), que desejam aprimorar seus conhecimentos, sobretudo para o desenvolvimento de soluções inovadoras nas empresas em que trabalham¿, explica Ellen Francine, coordenadora do MECAI e professora do ICMC. 
 
As inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 12 de junho no site da Pós-Graduação do ICMC. O processo seletivo será realizado em uma única etapa e a divulgação do resultado, com o nome dos convocados para a matrícula e lista de espera, está prevista para ocorrer até 3 de julho. A turma que ingressará em 2017 será a quarta do curso. ¿Também vale destacar a estreita relação do MECAI com o CeMEAI, por meio da qual tem sido possível estabelecer contatos e promover parcerias com empresas e profissionais da indústria, de modo a fomentar o desenvolvimento de pesquisa aplicada nas áreas de atuação do MECAI ao setor produtivo¿, ressalta Ellen.
 
 

 O CTI Renato Archer, convida a todos para assistir a segunda palestra GESITI:  " ¿O Desafio do Quarto Quadrante ¿Gestão de Sigilos e a Lógica da Decisão Baseada na Ignorância¿                                                                                                                                                
      Palestrate: Cláudio Rêgo ¿ Pesquisador do CNPq.
 
       Inscrições, resumo da palestra e outras informações: https://goo.gl/c4h5sJ

ICMC abre concurso para professor na área de sistemas de computação

Estão abertas, até o dia 6 de julho, as inscrições do concurso para provimento de um cargo de Professor Doutor no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O docente atuará junto ao departamento de Sistemas de Computação do Instituto.
 
O candidato aprovado será nomeado em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa, com salário inicial de R$ 10.670,76, além de auxílio alimentação, refeição e assistência médica.
 
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente via internet até as 17 horas do dia 6 de julho (horário oficial de Brasília/DF) por meio deste link: https://uspdigital.usp.br/gr/admissao. Para obter mais detalhes sobre prazos, provas e documentações, acesse o edital completo.
  
Mais informações
Edital ATAc/ICMC/USP nº 037/2017: icmc.usp.br/e/8e6f0
Assistência Acadêmica do ICMC: (16) 3373-8163
E-mail: sacadem@icmc.usp.br 

São oferecidas duas vagas para candidatos com Doutorado e inscrições se encerram dia 18 de junho

 

O Departamento de Engenharia Industrial (DEI) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está oferecendo duas vagas para professor com carga horária de 40 horas semanais e dedicação integral. Será selecionado preferencialmente um profissional para lecionar e pesquisar na área de Finanças e Análise de Investimentos e outro para uma das demais áreas do DEI (Transporte e Logística ou Gerência de Produção).  Os interessados devem ter Doutorado em Engenharia de Produção ou áreas afins, demonstrar forte inclinação e motivação para pesquisa (voltada, principalmente, para publicações em periódicos internacionais), boa didática para lecionar nos cursos de graduação, extensão e pós-graduação e facilidade de entrosamento para se relacionar e se projetar no Departamento e fora dele.  A contratação está prevista para o início de 2018 e o valor atual de remuneração é de R$ 11.457,16 (onze mil quatrocentos e cinquenta e sete reais e dezesseis centavos). O edital com todos os detalhes do processo seletivo está disponível no site http://www.ind.puc-rio.br/processo-seletivo/


As inscrições para a Rodada INTERFARMA do BioStartup lab estão prorrogadas até dia 14 de maio, até as 16h.
 
O BioStartup Lab é um programa de pré-aceleração que busca identificar ideias, pesquisas e projetos que podem estar desde a fase inicial de desenvolvimento até a fase inicial de comercialização e que impactem nas áreas de SAÚDE HUMANA e DIGITAL HEALTH. Apoiamos a transformação dessas ideias em negócios promissores, em prol da inovação em saúde no país.
 
Tire suas ideias do papel e suas pesquisas da bancada! Participando da Rodada INTERFARMA você terá oportunidade de validar seu projeto, fazer networking, dar visibilidade ao trabalho científico desenvolvido nas universidades e centros de pesquisa e ter acesso às maiores indústrias farmacêuticas do mundo!
 
Para mais informações, clique aqui.
 
Fonte: BioStartup Lab 

O CTI Renato Archer, convida a todos para assistir a segunda palestra GESITI:  "Tendências na Evolução das Redes do Futuro e a reinvenção da Trópico" - 
                                                                                                                                                 
Palestrate: Dr. Paulo Cabestré - Presidente /CEO da TRÓPICO.

Inscrições, resumo da palestra e outras informações: https://goo.gl/Khu6v7

A Embaixada dos Estados Unidos informa que terá lugar, em 
Washington, no próximo dia 23 de março, o Fórum Beyond Borders Innovation, vloltado para pessoas e entidades que fomentam inovação.

Mais informações poderão ser consultadas no website goo.gl/KgtZE5


Abstract Submission System is Now Open

http://eventos.abcm.org.br/cobem2017/

COBEM is the ABCM International Congress f Mechanical Engineering. COBEM takes place every two years in a Brazilian city.
 The 24th version of the Congress will be held in Curitiba, at the Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
 After more than two decades, COBEM will take place inside a university campus. 
COBEM is a comprehensive event, which gathers students, engineers and scientists of many different fields that contribute of the 
advances in mechanical engineering and related fields. People from around world are welcome to participate in the 24th edition 
of the congress, to discuss important issues such as sustainability, new manufacturing approaches, thermal and fluid sciences, 
numerical modeling among others important subjects.

Ricardo D. Torres

Conference Chair

 


O período de inscrições vai de 05/02/2017 a 31/03/2017 para a primeira fase

O Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano Instituto Nanocell tem como objetivos valorizar, incentivar e divulgar trabalhos de INOVAÇÃO EM CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA, com foco em prevenção e educação, bem como trabalhos clínicos e outras iniciativas que proponham melhorias em gestão de saúde, ciência e educação públicas e privadas, políticas de prevenção, qualidade de atendimento e tratamento, além de revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade brasileira.

A cada edição do Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano Instituto Nanocell são indicadas áreas de ciências importantes para o desenvolvimento científico, tecnológico e educacional, com prioridade nacional, que atenda às políticas públicas do governo federal e, principalmente, aos ensejos da academia e que seja de relevância para a sociedade brasileira. As áreas escolhidas para a edição de 2017 são: Biotecnologia Agro&Industrial; Produtos Naturais: Novos fármacos e abordagens terapêuticas; Doenças Emergentes: Novas estratégias terapêuticas e alvos letais; Saúde Mental: Descobertas que facilitam a vida; Biologia Sintética ou Engenharia Genética: Da básica ao cerco ao alvo; Química fina de materiais: Rotas sustentáveis e novos (nano)materiais.

Para cada área de ciências acima, a premiação será considerada para duas categorias Professor e Estudante do Ensino Superior da Graduação ou Pós-Graduação. A cada edição do Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano Instituto Nanocell é indicada uma área de empreendedorismo empresarial , a área escolhida para a edição de 2016 é: - Prêmio Empreendedor do Ano - Empresas de Biotecnologia em geral ou voltadas para a área de saúde que se destacaram com a promoção da saúde de forma gratuita ou no desenvolvimento de produtos voltados para o avanço tecno-científico brasileiro.

A escolha dos ganhadores é feita em três etapas:

1ª Etapa (de 05/02/2017 a 31/03/2017) - Os seis cientistas (professores e/ou alunos / graduação ou pósgraduação) e empreendedores mais indicados pelos inscritos no website www.institutonanocell.org.br de cada área serão automaticamente classificados para a segunda fase.

2ª Etapa (de 01/04/2017 a 01/06/2017) - Os usuários cadastrados no portal Instituto Nanocell (todos e quaisquer usuários reais) votam nos seus favoritos, por meio da internet, (votação no site www.institutonanocell.org.br) e os cientistas/empreendedores mais votados somam pontos na média final das notas recebidas pela comissão da 1ª banca, sendo que: - O 1° indicado mais votado pelos usuários de cada área e categoria somará 1 ponto na média. - O 2° indicado mais votado pelos usuários de cada área e categoria somará 0,8 ponto na média. - O 3° indicado mais votado pelos usuários de cada área e categoria 0,5 ponto na média

3ª Etapa (de 05/06/2017 a 25/07/2017) - Votação e escolha dos quatorze ganhadores: um Professor e um Estudante do Ensino Superior (graduando ou pós-graduando) de cada área listada no Art. 3º. e uma Empresa da categoria Empreendedor, dentre os 39 finalistas da 2ª Etapa, realizada por uma comissão composta por membros de Comitês de Assessoramento, fundações, associações e sociedades científicas e educacionais brasileiras e estrangeiras de diferentes instituições públicas e privadas.

A divulgação dos resultados ocorrerá até Setembro de 2017, por meio de uma coletiva de imprensa e painel com os agraciados, onde os nomes dos ganhadores serão anunciados pelo presidente do Instituto Nanocell, em local a ser divulgado e publicados no endereço: www.institutonanocell.org.br. O Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano Instituto Nanocell será entregue pelo Presidente do Instituto Nanocell, até outubro de 2017, em local a ser divulgado, com a presença dos ganhadores, e de autoridades governamentais da área da Ciência, Tecnologia e Inovação e da comunidade científica, tecnológica e empresarial.

Para saber mais acesse: http://www.institutonanocell.org.br/Arquivos/regulamento-premio-ii-nanocell-2017.pdf 

Coordenação de Comunicação Social do CNPq


O MIB, Instituto de Materiais Tecnológicos do Brasil, é uma empresa privada, prestadora de serviços na área de Engenharia de Materiais. Em seus 11 anos de existência o MIB sempre valorizou o conhecimento como a principal ferramenta para o sucesso. Atuando na prestação de serviços e projetos de P&D, o MIB sempre procurou atuar como uma interface ágil entre as necessidades do mercado e o conhecimento que provém das Universidades. Com uma estrutura laboratorial bastante diversificada e projetada especificamente para melhor atender seus clientes e parceiros, o MIB tem atuado com sucesso em diversas áreas do mercado.

Em 2015 o *MIB* lançou oficialmente a /Callidus/, uma plataforma de Engenharia de Materiais que tem na sua concepção o foco no empreendedorismo e inovação, promovendo a comunicação entre o conhecimento científico e empresas que buscam novas tecnologias para o mercado.

Dentro deste cenário, o *MIB* lança o *1º Prêmio /Callidus/ de Tecnologia* - Edição 2017.

Em sua 1ª edição, o vencedor do *Prêmio /Callidus/ de Tecnologia* receberá apoio financeiro de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) para o desenvolvimento de ideias com alto potencial de retorno comercial e socioambiental.

As inscrições devem ser feitas no site www.mib.eng.br , com recolhimento de taxa única no valor de R$20,00 a ser destinada integralmente à */Instituição Cantinho Fraterno Dona Maria Jacinta/*, com sede na Rua Sete de Setembro, 1000 - Centro, São Carlos -  SP.


Bolsas de estudo para mestrado para egressos do Ciência sem Fronteiras na Holanda - University of Twente - 
https://www.utwente.nl/en/education/scholarship-finder/the-ut-brazil-scholarship-programme/


The CIFAR Azrieli Global Scholars program is designed to advance the careers of outstanding researchers in their first
academic appointment. By providing the right connections, opportunities and training, this program aims to help earlycareer
researchers achieve success as leaders and agents of change within academia and beyond.

CIFAR Azrieli Global Scholars receive
» $100,000 CDN in research support
» Two-year appointment to a CIFAR global research
network
» Engagement within a CIFAR community with new opportunities to network and collaborate
» Specialized leadership and communications skills training Mentorship from a senior researcher in a CIFAR global research network
» Opportunities to create change within academia and beyond

PROGRAM ELIGIBILITY
CIFAR Azrieli Global Scholars applicants must:
» hold a PhD (or equivalent)
» be employed within the first five years of their first fulltime faculty position (or equivalent)
» be engaged in research that complements and contributes to the themes and goals of aCIFAR global research program
» demonstrate an outstanding level of research achievement and promise of future impact
» have a track record of, or interest in, engaging across disciplines, as well as sectors beyond academia, to enrich and extend the impact of their research.
» be fluent in spoken and written English.
* NOTE: Postdoctoral fellows are not eligible for this program.
» be fluent in spoken and written English.

WHEN
Applications open March 1, 2017, and the submission deadline is May 23, 2017. In-person interviews will take place September
16-17, 2017, in Toronto, Canada.
Additional information and requirements can be found at cifar.ca/global-academy.


Mitacs is now acceptng applicatons for compettve internatonal research opportunites,
including student travel to and from Canada. The deadline to apply is March 31, 2017 at 5 p.m.
PST.
Projects last 12¿24 weeks and are open to graduate students. Select destnatons are also open
to senior undergraduates. Funding varies by destnaton.
For students in Canada to do research in Brazil:
Globalink Research Award ¿ Brazil
o Open to senior undergraduate and graduate students
o 12- to 24-week projects at universites in Brazil
o $5,000 award
Graduate students in Canada can also apply for the Globalink Partnership Award, which
supports research projects abroad with industry partners in any country except the United
States. Applicants are encouraged to apply by June 9, 2017, for travel in Fall 2017.

A seleção é um programa anual de fomento promovido pelo ICGEB para estimular a pesquisa colaborativa em biotecnologia.

As propostas de projeto de pesquisa colaborativa devem ser encaminhados pelo pesquisador brasileiro por e-mail (documento pdf) simultaneamente para o Liaison Officer do ICGEB no Brasil (icgeb@mctic.gov.br) e como cópia para o ICGEB (crp@icgeb.org) até o dia 30 de abril de 2017.

Após análise das propostas pelo Comitê Científico do Brasil, o Liaison Officer do ICGEB no Brasil poderá apoiar até 3 propostas de projeto de pesquisa colaborativa (CRP) e 2 propostas de "early career return grants".

As propostas endossadas pelo Liaison Officer do ICGEB no Brasil ainda serão avaliadas na 23ª Sessão dos Conselhos de Governadores do ICGEB, a ser realizada nos dias 16 e 17 de maio de 2017.

Para maiores informações sobre o programa CRP, acesse os links abaixo:

http://www.icgeb.trieste.it/research-grants.html

http://www.icgeb.trieste.it/writing-an-icgeb-grant-proposal.html

http://www.icgeb.trieste.it/research-grants-impact.html

http://www.icgeb.trieste.it/faq-for-icgeb-grants.html

http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/4969/CIEGBICGEB.html

Para dúvidas ou informações, entrar em contato por meio dos endereços eletrônicos icgeb@mctic.gov.br ou crp@icgeb.org.

O ICGEB

O Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia - CIEGB (ou ICGEB, em inglês) - foi concebido em 1983 com o objetivo de promover a cooperação internacional para o desenvolvimento e a aplicação pacífica da engenharia genética e da biotecnologia, particularmente entre os países em desenvolvimento, além de promover programas de pesquisa, de treinamento e de serviços de consultoria em todos os campos da engenharia genética e da biotecnologia.

O ICGEB é estruturado em três componentes centrais, localizados em Trieste, (Itália), em Nova Deli (Índia) e na Cidade do Cabo (África do Sul). O Centro apresenta também uma rede de Centros Afiliados localizados nos países membros. O CIEGB é organizado por um Conselho de Governadores (Board of Governors), composto por representantes dos componentes centrais e por um representante de cada estado membro. Atualmente, o CIEGB possui cerca de 61 países membros, organizados em forma de rede, distribuindo informações, orientando a pesquisa e capacitando recursos humanos para atuar em biotecnologia.

Com a finalidade de contribuir para o fortalecimento da base científica dos países membros, o ICGEB promove a interação direta entre cientistas internacionalmente reconhecidos por meio dos programas:

  • Bolsas de estudo:

http://www.icgeb.trieste.it/fellowships.html

  •  Encontros e cursos:

http://www.icgeb.trieste.it/meeting-proposals.html

  • Projetos de Pesquisa colaborativa (CRP):

http://www.icgeb.trieste.it/research-grants.html

A participação do Brasil como país membro do ICGEB iniciou-se em 1994 como consequência do depósito do Instrumento de Ratificação do Estatuto e do Protocolo do ICGEB em 1990. Desde 2002, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC, por meio da Coordenação-Geral de Saúde e Biotecnologia, exerce a função de ponto focal do ICGEB no Brasil e o seu Coordenador-Geral exerce a função de Liaison Officer do ICGEB no Brasil.

Em 2014 um Acordo de Cooperação entre o ICGEB e o CNPq foi assinado com previsão de fomento da pesquisa, desenvolvimento e inovação nas seguintes áreas de conhecimento: biotecnologia, imunologia, biomedicina, doenças infecciosas, biologia computacional, biotecnologia de plantas, biossegurança e avaliação de riscos associados a organismos geneticamente modificados. Sob o escopo do Acordo de Cooperação ICGEB-CNPq, a Chamada Pública MCTI/CNPq Nº 18/2015 foi lançada para apoiar projetos de P,D&I cujos proponentes foram pesquisadores brasileiros em colaboração com pesquisadores de um dos três componentes centrais  do ICGEB (Cidade do Cabo, Trieste e Nova Deli). Os resultados da Chamada Pública MCTI/CNPq Nº 18/2015 encontram-se disponíveis pelo link:

http://cnpq.br/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&idDivulgacao=6103&filtro=abertas&detalha=chamadaDetalhada&id=47-614-3678   

Coordenação de Comunicação Social do CNPq


O Centro Regional para Ciência Espacial e Educação Tecnológica na Ásia e no Pacífico (RCSSTEAP ¿ China) oferece 03 (três) bolsas de estudos para Mestrado na Beihang University, com início em setembro deste ano.

As áreas contempladas pelo Master Program on Space Technology Applications (MASTA) são Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS), Sensoriamento Remoto e Sistemas de Geo-Informação (RS&GIS) e Tecnologias em Microssatélites (Micro-Sat Tech).

Os interessados serão pré-selecionados pela Agência Espacial Brasileira (AEB), cabendo ao RCSSTEAP a seleção final.

O curso tem duração estimada de 1 ano e 9 meses, tendo os seguintes pré-requisitos para os candidatos:

- ter menos de 35 anos de idade no ano de admissão;

- ter alguma experiência profissional ou em pesquisa em tecnologias na área espacial;

- possuir o grau de bacharel (ou equivalente) em áreas do conhecimento afins ao programa;

- possuir histórico de atuação em pesquisa em áreas do conhecimento afins ao programa;

- ter bom domínio da língua inglesa e capacidade de participar de aulas ministradas no referido idioma.

Considerando os prazos impostos pelo RCSSTEAP, os Interessados devem observar atentamente o cronograma e os procedimentos a seguir:

I. 1ª Etapa - Pré-seleção (a cargo da AEB) | Período: 24/01/2017 a 24/02/2017

a)       Preencher o documento - Basic Information of the Candidates for MASTA 2017-1;

b)      Enviar o documento acima, juntamente como o Currículo Lattes atualizado no formato pdf, para mastabuaa@aeb.gov.br ;

c)       Destaque-se que, devido aos prazos impostos pelo RCSSTEAP, recomenda-se que os interessados providenciem com antecedência os seguintes documentos de caráter eliminatório para a 2ª Etapa:

- Diploma de Educação Superior (fotocópia autenticada ou original) ou Certificado de Data de Graduação Esperada da universidade que estuda atualmente (acompanhado de tradução oficial);

- Estudo ou Plano de Pesquisa (mínimo de 500 palavras, em inglês ou acompanhado de tradução oficial);

- Duas Cartas de Recomendação de Professores ou Especialistas Acadêmicos (em inglês ou acompanhadas de tradução oficial); -

- Resultados do TOEFL, IELTS ou HSK (Teste de Proficiência em Chinês) ou Certificados de Proficiência Inglês / Chinês -

- Fotocópia da Primeira Página do Passaporte (página de informações);

- Fotocópia do Formulário de Exame Físico e do Relatório de Exame de Sangue, conforme FOREIGNER PHYSICAL EXAMINATION FORM (acompanhados de tradução oficial).

II. Divulgação do resultado da pré-seleção (a cargo da AEB) | Período: 10/03/2017 a 14/03/2017

III.  2ª Etapa - Seleção (a cargo do RCSSTEAP) | Período: 10/03/2017 a 25/03/2017

a)       Seguir as orientações que serão encaminhadas para todos os pré-selecionados;

b)      Preparação para realizar entrevista em vídeo online;

c)       Realizar entrevista em vídeo online;

d)      Enviar a documentação completa até a data limite da etapa.

IV. Divulgação do resultado final da seleção (a cargo do RCSSTEAP com apoio da AEB) | Período: 25/03/2017 a 10/05/2017.

V. Preparação para viagem (a cargo do RCSSTEAP e dos selecionados, com apoio de interlocução da AEB) | Período: 25/03/2017 a 01/08/2017.

VI. Viagem para Pequim - China e início do curso (a cargo do RCSSTEAP e dos selecionados) | Período: 01/08/2017 a 01/09/2017.

As bolsas de mestrado serão definidas pelo desempenho nas entrevistas e podem ser de dois tipos:

- Bolsas Integrais (Chinese Government Scholarship - CSC), que cobrem os seguintes itens:

- taxa de matrícula para 9 meses de estudos na Universidade de Beihang (BUAAA);

- taxa de matrícula para 1 ano de projeto de pesquisa avançado;

- acomodações durante o período de estudos na Universidade (não inclusas despesas com água, energia, etc);

- subsídio de subsistência durante a estada na Universidade de 3000 RMB (aproximadamente $ 438,96 dólares) / por mês ou de acordo com a norma da CSC;

- Seguro médico somente para acidentes e hospitalização, de acordo com o padrão da CSC.

- Bolsas Parciais (Beijing Municipal/Beihang Scholarship), que cobrem somente as taxas de matrícula.

As passagens de ida e volta não estão inclusas no programa e são de responsabilidade do interessado.

Comissão de Seleção para Programas de Capacitação no Exterior da AEB

Para saber mais acesse: http://www.aeb.gov.br/centro-de-ciencia-espacial-na-asia-e-pacifico-oferece-bolsa-para-mestrado-na-china/

Coordenação de Comunicação do CNPq 
Com Informações da UNESCO


A Unesco está com processo de seleção aberto para o cargo de diretor do Instituto de Aprendizagem ao Longo da Vida (Unesco Institute for Lifelong Learning - UIL), sediado em Hamburgo, na Alemanha. Os interessados terão até o dia 30 de dezembro de 2016 para apresentar seus nomes.

Entre as exigências os candidatos devem ser, preferencialmente, doutor em educação, humanidades, ciências ou áreas afins; mínimo de 15 anos de experiência profissional na área de educação.  O salário anual do cargo é de US$ 132.419,00, com benefícios como subsídio para educação de crianças dependentes, plano de previdência e seguro médico.

O UIL faz parte do setor de educação da Unesco e goza de autonomia institucional para implementação de seu mandato, voltado à formação continuada, à alfabetização e à educação não-formal de adultos.

Coordenação de Comunicação do CNPq
Com Informações da UNESCO

Escrever reportagens para a Revista Minas Faz Ciência, produzir conteúdo sobre ciência e tecnologia para o canal do YouTube, editar podcasts acerca da produção científica em Minas Gerais e pensar conteúdos para as mídias sociais. Essas são algumas das atribuições dos bolsistas que farão parte do Programa de Comunicação Científica e Tecnológica (PCCT) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

Os interessados em participar da seleção podem se inscrever até o dia 15 de janeiro de 2017. Há vagas para candidatos graduados em Comunicação Social com habilitação em jornalismo, publicidade e design gráfico ou áreas afins. Todos passarão por três etapas de seleção: análise do Curriculum Vitae e portfólio, dinâmica de grupo e entrevista.

Para se candidatar, os profissionais precisam ter currículo atualizado na Plataforma LATTES do CNPq, estar cadastrados no sistema EVEREST da FAPEMIG e dedicar 20 horas semanais às atividades do Programa. O profissional não pode ter outra bolsa de estudos.

Acesse a chamada completa.

Conheça o Programa

MINAS FAZ CIÊNCIA é o projeto de divulgação científica mantido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Criado em 1998, começou com uma série de vídeos produzidos em parceria com a Rede Minas. Os próximos passos foram a criação da revista Minas Faz Ciência, de periodicidade trimestral e distribuição gratuita, de um ciclo de palestras mensal e de uma página na internet.

O projeto se ampliou em 2011, com os podcasts da série Ondas da Ciência, os programas de televisão do Ciência no Ar, o blog Minas Faz Ciência e as redes sociais Twitter e Facebook.

Em 2016, adicionamos nosso perfil ao Instagram e o blog foi atualizado, passando a integrar o Portal Uai.

O projeto cresceu nestes 18 anos e se consolidou como uma importante iniciativa de divulgação da ciência no país. Tendo como alvo o público leigo, o projeto utiliza a linguagem acessível e o visual atraente para discutir os avanços, descobertas, implicações e controvérsias da área da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Ao disponibilizar informações, esperamos estimular o envolvimento das pessoas nas decisões sobre as políticas e os rumos da produção de CT&I, além de contribuir para o fortalecimento de uma cultura científica no país.

O projeto Minas Faz Ciência é realizado pela Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Fapemig e pela equipe de jornalistas bolsistas do Programa de Comunicação Científica e Tecnológica (PCCT).

Além de produzir material para diferentes plataformas e com engajamento da público, em perspectiva transmídias, a grupo propõe-se a refletir sobre o jornalismo científico e o modo de produção vigente. Também somos, assim, um grupo de estudos interessado em contribuir para o desenvolvimento e o aprimoramento da área.

Fonte: FAPEMIG


A Sociedade em Ciência - Branco Weiss Fellowship é um programa único de pós-doutorado. Ele concede a jovens pesquisadores de todo o mundo uma generosa bolsa de pesquisa pessoal, dando-lhes a liberdade de trabalhar em qualquer tópico que escolherem em qualquer lugar do mundo, por até cinco anos, preferencialmente os bolsistas que perseguem projetos não convencionais em novas áreas da ciência, engenharia e ciências sociais.

O programa Sociedade em Ciência foi iniciado e financiado pelo empresário suíço Dr. Branco Weiss, falecido em outubro de 2010. O programa pertence ao Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique (ETH) e as submissões vão até 15 de janeiro de 2017. Mais informações acesse http://www.society-in-science.org/

 


Estão abertas, até o dia 18 de dezembro, as inscrições para o segundo intercâmbio Austrália-Brasil

de PhDs, organizado pelo Department of Education com apoio da Australian Academy of Science.

O projeto visa levar para a Austrália cinco pesquisadores brasileiros para período de pesquisa de

dois meses (entre junho e agosto de 2017) em universidades australianas, em áreas consideradas

prioritárias para o país. Os pesquisadores selecionados receberão passagem aérea e acomodação na

Austrália.

Em 2017, o programa deve ocorrer em paralelo com atividade similar com PhDs dos Estados Unidos e do México, aumentando o potencial da rede de contatos internacionais dos pesquisadores.

As regras para inscrição no programa estão disponíveis no website http://brazil.embassy.gov.au/. Os

resultados estão previstos para fevereiro de 2017. A primeira edição do programa, realizada em 2016, teve mais de 400 inscritos e seis pesquisadores selecionados.

Um vídeo com informações sobre os doutorandos e os projetos realizados em 2016 pode ser visualizado em https://www.youtube.com/playlist?list=PL9DfJTxCPaXJ6crfa6JaQwJuZH7QZa0ab