Agraciados

 

MENÇÃO ESPECIAL DE AGRADECIMENTO 2016

 

Instituto Euvaldo Lodi - IEL

IEL

O Instituto Euvaldo Lodi - IEL é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 1969, no Rio de Janeiro, com o objetivo de promover a interação entre instituição de ensino, segmento industrial e demais empresas públicas e privadas.

Inserido na CNI, o IEL/DF é composto por um núcleo central, que define as políticas e diretrizes gerais, com núcleos regionais filiados às federações das indústrias nos diversos estados brasileiros; integra o Sistema Fibra - Federação das Indústrias do Distrito Federal; e tem compromisso de articular ação entre a universidade e a indústria, buscando a união necessária para a realização de objetivos comuns.

O instituto concentra sua coordenação de projetos e programas nas seguintes áreas: Interação Instituição de Ensino e Empresa (Programa de Estágio), Consultoria e Tecnologia, e Gestão Documental. Tem por missão promover o aperfeiçoamento da gestão, a capacitação empresarial e a interação entre as empresas e os centros de conhecimento, contribuindo para a competitividade da indústria do Distrito Federal.

Foto do Fundação Conrado Wessel

Fundação Conrado Wessel

2011

  • Fundação Conrado Wessel

    A Fundação Conrado Wessel foi constituída em 1994, a pedido, em testamento, do fotógrafo, cientista e empresário Ubaldo Conrado Augusto Wessel. Seus objetivos são o de incentivar a Arte, a Ciência, a Medicina e a Cultura por meio do Prêmio FCW e patrocinar doações a entidades filantrópicas.

    O Prêmio FCW é o maior prêmio do Brasil, sendo considerado no meio acadêmico como o "Nobel Brasileiro". A premiação acontece anualmente em cerimônia realizada geralmente no mês de junho, na capital paulista. Os concorrentes ao Prêmio FCW são indicados por universidades e instituições representativas de renome. Reconhecimento público, talento inovador, liderança, abrangência social, trabalho incansável, integridade e ética são alguns critérios utilizados para a escolha dos premiados.

    A comissão julgadora é composta por represen- tantes das entidades parceiras da FCW: a Academia Brasileira de Ciências (ABC), Academia Brasileira de Letras (ABL), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), Conselho Nacional de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

    O Prêmio FCW de Arte, destinado a Ensaios Fotográficos, reverencia o fundador, industrial e profissional da fotografia, Ubaldo Conrado Augusto Wessel. Os de Ciência, Medicina e Cultura reconhecem perfis de profissionais renomados que se destacaram nos últimos cinco anos. Como associada institucional da ABC, anualmente, a FCW patrocina quatro números dos Anais da Academia Brasileira de Ciências e edita a série "Estudos Estratégicos".

    A Fundação apóia ainda o "Prêmio Almirante Álvaro Alberto" em parceria com o CNPq e o Ministério da Ciência e Tecnologia. Além de conceder anualmente, três bolsas complementares, no exterior, a doutores ganhadores das "Grandes Teses CAPES". O perfil da Fundação Conrado Wessel se complementa com as doações efetuadas, anualmente, a entidades assistenciais sem fins lucrativos: Aldeias Infantis SOS Brasil, Assistência e Promoção Social do Exército da Salvação, Associação Escolar Benjamin Constant, Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Fundação Antonio Prudente, além de 27 entidades dedicadas à criança carente. Desde 2002 a Fundação Conrado Wessel já premiou 74 profissionais.


Foto do Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN/MDS)

Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN/MDS)

2009

  • Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN/MDS)

    A Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) tem a missão de formular e implementar a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, promover e coordenar programas do governo nesta área. Seu principal objetivo é garantir aos cidadãos o acesso à comida e água em quantidade, qualidade e regularidade suficientes, de maneira sustentável e respeitando as diversidades culturais. Para isso a SESAN desenvolve ações estruturantes e emergenciais de combate à fome por meio de programas e projetos de produção e distribuição de alimentos, de apoio e incentivo à agricultura familiar, de desenvolvimento regional, de educação alimentar e nutricional e outros voltados a populações específicas, como indígenas e quilombolas, contribuindo assim ao conjunto de estratégias do Fome Zero. O atual secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional é Crispim Moreira. A Secretaria está vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que tem à sua frente o ministro Patrus Ananias de Sousa.


Foto do CONSECTI

CONSECTI

2008

  • CONSECTI - Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação

    O Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação é constituído pelos titulares das pastas competentes dos Estados e Distrito Federal, ou representantes autorizados pelos respectivos titulares. Compete ao Consecti contribuir para o aperfeiçoamento da política nacional de ciência e tecnologia; buscar a consolidação do espaço político-institucional das secretarias estaduais que formulam, implementam e desenvolvem regionalmente ciência e tecnologia; consolidar a articulação técnico-política e as diretrizes governamentais e interesse da comunidade científica e tecnológica, fortalecendo e aperfeiçoando o sistema nacional mediante articulação entre os sistemas estaduais; analisar as questões e temas relativos à compatibilização das políticas de curto prazo com os objetivos de longo prazo; e funcionar como instância de intercâmbio de experiências, informações e cooperação técnica entre os integrantes.


Foto do Ariosto Holanda

Ariosto Holanda

2006

  • Ariosto Holanda

    Deputado Federal pelo PSB/CE, Ariosto Holandaé formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará, pós-graduado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialista em Instrumentação de Processos Industriais pela Petrobras. Como professor universitário já lecionou na Universidade Federal do Ceará (UFC), foi coordenador do curso de Engenharia Química da UFC e coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UNIFOR, em Fortaleza. Foi também engenheiro da Petrobras e da Companhia de Energia Elétrica do Ceará e membro da Comissão de Tecnologia Industrial Básica (CNPq/FINEP). Presidiu o Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (NUTEC) e exerceu os cargos de Secretário de Indústria e Comércio e Secretário de Ciência e Tecnologia do Ceará.

    Iniciou sua carreira parlamentar como deputado federal em 1991. No Congresso Nacional, foi titular, em 1992, da CPI Mista sobre o atraso tecnológico do país. Na Câmara dos Deputados, é membro da Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e da Comissão de Educação e Cultura. Como titular do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica, Ariosto Holanda relatou o projeto Biodiesel e Inclusão Social.

    É autor de seis obras publicadas nas áreas de Ciência e Tecnologia, responsabilidade social e educação para o trabalho. Recebeu os prêmios: Medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico, Medalha Nacional do Mérito Educativo e Destaque da Academia Cearense de Ciências.


Foto do Nazareno Fonteles

Nazareno Fonteles

2006

  • Nazareno Fonteles

    Nazareno Fonteles reassumiu o mandato de Deputado Federal em 2003, tendo antes ocupado o cargo de Secretário Estadual da Saúde do Piauí. Foi o primeiro Deputado Estadual eleito pelo Partido dos Trabalhadores no Estado, tendo assumido em 1991 e atuado na Assembléia Legislativa até 1995. Defendeu o Estatuto dos Servidores Públicos do Piauí e a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários.

    Apresentou os projetos que deram origem à criação do Conselho Estadual de Saúde e da FAPEPI (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piau0. Também é autor da lei que proíbe a cobrança de taxas na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e organizou o "I Fórum Estadual de Debates" para discutir e elaborar propostas de desenvolvimento para o Estado. Em 1989 coordenou a campanha do então candidato a Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no Estado.

    Pelo Partido dos Trabalhadores, Fonteles concorreu aos cargos de Prefeito de Teresina, Governador do Piauí e disputou vaga no Senado Federal. Exerceu os cargos de diretor da Central Única dos Trabalhadores (CUT), conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) e vicepresidente do diretório estadual do PT.

    Nazareno formou-se em Medicina e Matemática pela Universidade Federal do Piauí, fez residência médica em ortopedia e traumatologia em Ribeirão Preto (SP). Possui especialização em bioengenharia (USP/SP) e mestrado em matemática (UFC/CE).


Foto do ASCON - Associação dos Servidores do CNPq

ASCON - Associação dos Servidores do CNPq

2006

  • ASCON - Associação dos Servidores do CNPq

    A Associação dos Servidores do CNPq (ASCON) foi fundada em 17 de março de 1978, e seu primeiro presidente foi o servidor Bartolomeu Palmeira Brasil. O atual presidente é Francisco Ferreira Carnaúba, cujo mandato se encerra neste mês, e será substituído pela servidora Verônica Maria Galvão.

    Os objetivos da ASCON e sua filosofia envolvem a representação dos servidores perante o CNPq e outros órgãos; a promoção e o estímulo de ações ligadas ao desenvolvimento científico e tecnológico do País; o desenvolvimento e o incentivo ao aprimoramento social, cultural, educacional e desportivo dos associados; a busca de benefícios de ordem assistencial aos associados; a promoção e divulgação de atividades que envolvam assuntos de interesse geral; o estímulo de ações de natureza cooperativa; e o intercâmbio com associações congêneres e afins.

    Atualmente, os principais projetos em andamento são o Projeto Criança e o Projeto Qualidade de Vida, que envolvem atividades de hidroginástica, futebol e diversos encontros de natureza social. As conquistas mais relevantes realizadas pela ASCON têm relação com sua histórica atuação política e social, na participação das conquistas resultantes do Plano de Carreiras em Ciência e Tecnologia, bem como na construção do Centro de Lazer, localizado no Setor de Clubes Sul, em Brasília (DF).