Agraciados

MENÇÃO ESPECIAL DE AGRADECIMENTO

 

Foto do Fundação Conrado Wessel

Fundação Conrado Wessel

2011

  • Fundação Conrado Wessel

    A Fundação Conrado Wessel foi constituída em 1994, a pedido, em testamento, do fotógrafo, cientista e empresário Ubaldo Conrado Augusto Wessel. Seus objetivos são o de incentivar a Arte, a Ciência, a Medicina e a Cultura por meio do Prêmio FCW e patrocinar doações a entidades filantrópicas.

    O Prêmio FCW é o maior prêmio do Brasil, sendo considerado no meio acadêmico como o "Nobel Brasileiro". A premiação acontece anualmente em cerimônia realizada geralmente no mês de junho, na capital paulista. Os concorrentes ao Prêmio FCW são indicados por universidades e instituições representativas de renome. Reconhecimento público, talento inovador, liderança, abrangência social, trabalho incansável, integridade e ética são alguns critérios utilizados para a escolha dos premiados.

    A comissão julgadora é composta por represen- tantes das entidades parceiras da FCW: a Academia Brasileira de Ciências (ABC), Academia Brasileira de Letras (ABL), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), Conselho Nacional de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

    O Prêmio FCW de Arte, destinado a Ensaios Fotográficos, reverencia o fundador, industrial e profissional da fotografia, Ubaldo Conrado Augusto Wessel. Os de Ciência, Medicina e Cultura reconhecem perfis de profissionais renomados que se destacaram nos últimos cinco anos. Como associada institucional da ABC, anualmente, a FCW patrocina quatro números dos Anais da Academia Brasileira de Ciências e edita a série "Estudos Estratégicos".

    A Fundação apóia ainda o "Prêmio Almirante Álvaro Alberto" em parceria com o CNPq e o Ministério da Ciência e Tecnologia. Além de conceder anualmente, três bolsas complementares, no exterior, a doutores ganhadores das "Grandes Teses CAPES". O perfil da Fundação Conrado Wessel se complementa com as doações efetuadas, anualmente, a entidades assistenciais sem fins lucrativos: Aldeias Infantis SOS Brasil, Assistência e Promoção Social do Exército da Salvação, Associação Escolar Benjamin Constant, Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Fundação Antonio Prudente, além de 27 entidades dedicadas à criança carente. Desde 2002 a Fundação Conrado Wessel já premiou 74 profissionais.


Foto do CONSECTI

CONSECTI

2008

  • CONSECTI - Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação

    O Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação é constituído pelos titulares das pastas competentes dos Estados e Distrito Federal, ou representantes autorizados pelos respectivos titulares. Compete ao Consecti contribuir para o aperfeiçoamento da política nacional de ciência e tecnologia; buscar a consolidação do espaço político-institucional das secretarias estaduais que formulam, implementam e desenvolvem regionalmente ciência e tecnologia; consolidar a articulação técnico-política e as diretrizes governamentais e interesse da comunidade científica e tecnológica, fortalecendo e aperfeiçoando o sistema nacional mediante articulação entre os sistemas estaduais; analisar as questões e temas relativos à compatibilização das políticas de curto prazo com os objetivos de longo prazo; e funcionar como instância de intercâmbio de experiências, informações e cooperação técnica entre os integrantes.


Foto do Ariosto Holanda

Ariosto Holanda

2006

  • Ariosto Holanda

    Deputado Federal pelo PSB/CE, Ariosto Holandaé formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará, pós-graduado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialista em Instrumentação de Processos Industriais pela Petrobras. Como professor universitário já lecionou na Universidade Federal do Ceará (UFC), foi coordenador do curso de Engenharia Química da UFC e coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UNIFOR, em Fortaleza. Foi também engenheiro da Petrobras e da Companhia de Energia Elétrica do Ceará e membro da Comissão de Tecnologia Industrial Básica (CNPq/FINEP). Presidiu o Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (NUTEC) e exerceu os cargos de Secretário de Indústria e Comércio e Secretário de Ciência e Tecnologia do Ceará.

    Iniciou sua carreira parlamentar como deputado federal em 1991. No Congresso Nacional, foi titular, em 1992, da CPI Mista sobre o atraso tecnológico do país. Na Câmara dos Deputados, é membro da Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e da Comissão de Educação e Cultura. Como titular do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica, Ariosto Holanda relatou o projeto Biodiesel e Inclusão Social.

    É autor de seis obras publicadas nas áreas de Ciência e Tecnologia, responsabilidade social e educação para o trabalho. Recebeu os prêmios: Medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico, Medalha Nacional do Mérito Educativo e Destaque da Academia Cearense de Ciências.