ALI - Agentes Locais de Inovação

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, através do programa "Agentes Locais de Inovação - ALI", procura de forma pró-ativa, promover a inovação no setor empresarial.

Agentes selecionados e capacitados pelo SEBRAE atuam na aproximação das empresas com os provedores de solução. Com perfil multidisciplinar, estes agentes trabalham, com foco na inovação, como extensionistas.

Atividades de extensão costuma estar relacionadas à rotina acadêmica das universidades, as quais o CNPq apoia de longa data. Quando se pensa em inovação, no caráter mais abrangente, torna-se benéfico explorar a extensão com o objetivo de capacitar os egressos das universidades em atividades vinculadas ao incentivo à inovação nas empresas. Isto, além da aderência do programa ao seu papel no sistema nacional de C,T & I, motivou a participação do CNPq. Esta participação se dá na operacionalização do programa, pela concessão de bolsas de Extensão no País (EXP).

A parceria se iniciou em dezembro de 2010, quando CNPq e SEBRAE celebram acordo de cooperação para execução do programa ALI, compreedendo (considerando aditivações) o montante de R$ 202.770,00.

Para o período 2015-2020, serão investidos mais de R$ 320 milhões.

Até o final de 2014, mais de 5 mil bolsas, entre capacitação, campo e orientadores, foram implementadas. Mais de 90 mil empresas foram acompanhadas.