Cartão Bolsista no Exterior

 

Comunicação de Concessão

Comunicação de Concessão

Caso sua proposta seja aprovada pelo CNPq, após a publicação do resultado da concessão no Diário Oficial da União - DOU, você receberá um comunicado no endereço eletrônico registrado no seu Currículo Lattes com orientações e um link para formalizar a implementação da sua bolsa no exterior.

Confirmação de endereço de correspondência, dados bancários para pagamento no Brasil e aceite à bolsa

Confirmação de endereço de correspondência, dados bancários para pagamento no Brasil e aceite à bolsa

Ao clicar no link disponível no comunicado, serão solicitadas suas
credenciais de acesso à plataforma Carlos Chagas. Após informar seu CPF
e senha, leia atentamente as instruções do Formulário de implementação
da bolsa, informando seus Dados Bancários no Brasil, e confirmando seu
endereço no Brasil para recebimento do Cartão Bolsista antes do
embarque. Caso seu endereço não esteja correto, proceda atualização no
Currículo Lattes antes de prosseguir.

Criação do cartão no exterior

Criação do cartão no exterior

Após o aceite do Termo de Compromisso e Aceitação de Bolsa no Exterior, o CNPq enviará sua Carta de Benefícios e solicitará a criação do Cartão Bolsista no Exterior, que será usado para o recebimento das mensalidades e respectivos adicionais de localidade (quando for o caso), bem como do auxílio material didático (caso previsto na modalidade de bolsa). O cartão bolsista será enviado ao endereço no Brasil que consta no Currículo Lattes e deverá haver um responsáel no local para recebê-lo.

Pagamento no Brasil

Pagamento no Brasil

O pagamento correspondente ao auxílio deslocamento, seguro saúde e auxílio instalação será feito em conta corrente bancária no Brasil de titularidade do bolsista, em conformidade com os dados bancários informados no Formulário de Dados Complementares.

Recebimento do cartão

Recebimento do cartão

O cartão será entregue, no Brasil, no endereço de correspondência registrado no seu Currículo Lattes em até 15 (quinze) dias úteis, a contar da assinatura do Termo de Compromisso e Aceitação de Bolsa no Exterior, com informações sobre desbloqueio.
Caso haja mudança de endereço ou atraso na entrega, favor entrar em contato com o BB Américas pelo e-mail prepaid@bbamericas.com ou pelos telefones 1-866-345-1892 (ligação gratuita dentro dos EUA) ou 1-510-771-6406 (fora dos EUA).
Para realizar a ligação no Brasil: 00 XX 1 510 771 6406.

Cartão pronto para receber crédito

Cartão pronto para receber crédito

O CNPq providenciará o pagamento antecipado de 3 mensalidades de bolsa e respectivos adicionais de localidade (quando for o caso), bem como do auxílio material didático (caso previsto na modalidade de bolsa) em moeda estrangeira, no Cartão Bolsista no Exterior. As demais mensalidades serão pagas no mesmo cartão, de acordo com o cronograma constante na sua Carta de Benefícios.

Como usar o cartão no exterior

Como usar o cartão no exterior

Na liberação dos recursos pelo CNPq, referente aos primeiros benefícios no Brasil, você receberá um comunicado contendo o detalhamento do valor creditado e informações de como utilizar o seu Cartão Bolsista no Exterior.