Ciências do Mar

Programa Ciências do Mar

O Programa Ciências do Mar (CT-Mar), desenvolvido pela cooperação teuto-brasileira, estimulou a indução de projetos integradores em temáticas que foram definidas durante o Scoping Seminar  realizado em maio de 2003, em Recife (PE) relacionadas a:  manejo costeiro; poluição marinha; recursos vivos; oceano profundo e  portos.

Com vistas a contribuir para a formulação de políticas nacionais para a área, o programa foi lançado simultaneamente pelo Brasil e Alemanha em 2004.  O Edital CNPq n°11/2004 teve como objetivo contratar até três projetos conjuntos que envolvessem estudos integradores de ecossistemas costeiros e oceânicos em duas ou mais áreas temáticas priorizadas pela cooperação, para que se propiciasse o aprofundamento e melhor conhecimento da área marítima brasileira. 

Os três projetos apoiados pelo Edital do CT-Mar contaram com financiamento de bolsas de Fomento Tecnológico e recursos de custeio. A  gestão do Programa é realizada por um Comitê Diretivo, composto por dois membros de cada país. São integrantes do lado brasileiro, representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e, do lado alemão, dois representantes do Bundesministerium für Bildung und Forschung (BMBF).

A duração do Programa foi de seis (6) anos (2005-2011), sendo possível após avaliação conjunta do Brasil e da Alemanha sua renovação por igual período. Os projetos que no Brasil tiveram inicio em 2005 têm vigência de três anos(2005-2008), sendo possível as renovações por igual período após os procedimentos de avaliação técnico-científica.

Sendo uma cooperação bilateral Brasil-Alemanha, o Programa Ciências do Mar visa a indução de projetos integrados em temáticas específicas definidas em conjunto, a fim de que as pesquisas apoiadas conduzam ao aprofundamento e melhor conhecimento da área marítima brasileira, com vistas a contribuir para a formulação de políticas nacionais para a área.

Durante o Scoping Seminar, realizado em maio de 2003, em Recife, PE, foram definidas as seguintes temáticas para iniciar o Programa: Gerenciamento da Zona Costeira, Portos, Poluição Marinha, Recursos Vivos e Oceano Profundo.

A gestão do Programa é realizada por um Comitê Diretivo, composto por dois membros de cada país. São integrantes do lado brasileiro, representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e, do lado alemão, dois representantes do Bundesministerium für Bildung und Forschung (BMBF).

O Programa durou seis (6) anos (2005-2011).

 

Os projetos desenvolvidos no Programa Ciências do Mar foram:

 

Projetos desenvolvidos no Programa Ciências do Mar

Título

Instituição Brasileira

Coordenador Brasileiro

O Impacto de Poluentes da Monocultura da Cana de Açúcar em Estuários e Águas Costeiras do NE-E do Brasil: Transporte, Destino e Estratégias de Gerenciamento Sustentável

UFF

Bastiaan Adriaan Knoppers

Desenvolvimento de Estratégias para o Desenvolvimento e Gerenciamento Sustentável de Portos Brasileiros

UFPR

Eduardo Marone

Estado Ambiental de Ecossistemas Marinhos: Imunocompetência de Invertebrados Aquáticos como Ferramenta para Biomonitoramento e Bioprospecção (inibidores de imunofilinas)

USP

Márcio Reis Custódio

Links de Interesse