Diretoria Executiva

Composta pelo Presidente e os quatro diretores da Instituição, é responsável pelo planejamento, o acompanhamento e a avaliação das ações e programas implementados pelo CNPq, em conformidade com a política nacional de ciência, tecnologia e inovação. Conheça os atuais membros da Diretoria Executiva:

Foto do Presidência - PRE/CNPq

Mario Neto Borges

Presidência - PRE/CNPq

  • Graduado em Engenharia Elétrica pela PUC-MG (1978), Mestre em Acionamentos Elétricos pela UFMG (1985) e Doutor em Inteligência Artificial Aplicada à Educação pela Universidade de Huddersfield Inglaterra (1994). Foi Professor Adjunto da PUC-MG por dez anos onde exerceu várias atividades acadêmicas e administrativas. É aposentado como Professor Associado IV da Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ, tendo sido admitido como primeiro colocado no concurso público para o Departamento de Engenharia Elétrica em 1988. Foi chefe do Departamento, Diretor do Centro de Ensino (Cursos de Graduação) e Reitor de 1998 a 2004 sendo o responsável pela transformação da instituição em Universidade em 2002. Foi Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais FAPEMIG de 2009 a 2014 onde, também, desempenhou a função de Diretor Científico no período de 2004 até 2008. Foi Diretor Acadêmico da ABENGE por dois mandatos: de 2005-2007 e 2008-2010 e Presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa CONFAP por dois mandatos de 2009 a 2013. Foi Coordenador da Área Internacional do CONFAP por dois anos. Principais áreas de atuação: Educação com ênfase em Currículos para Cursos de Engenharia; Inteligência Artificial; e Ciência, Tecnologia e Inovação.

Foto do Diretoria de Cooperação Institucional - DCOI/PRE

Vago

Diretoria de Cooperação Institucional - DCOI/PRE

Foto do Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação - DGTI/PRE

Carlos Roberto Fortner

Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação - DGTI/PRE

  • Engenheiro Civil, formado pela Escola Politécnica da USP, atuou como consultor especializado em implantação e gestão de obras e respectiva coordenação de equipes multidisciplinares, com empreendimentos em todo o estado de São Paulo sob sua responsabilidade, além de ser piloto comercial de avião e helicóptero. Foi Subprefeito de Parelheiros, M'Boi Mirim e Cidade Ademar, da Prefeitura de São Paulo, em 2009. Assumiu, em 2010, a Diretoria do Departamento de Parques e Áreas Verdes da Prefeitura de São Paulo, em 2011 a Chefia de Gabinete da Secretaria do Verde e Meio Ambiente e, em 2012, o cargo de Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente. Em 2013 foi Gerente de Implantação de Empreendimentos pela São Paulo Turismo S.A., responsável pelas instalações provisórias em atendimento às especificações da FIFA para a Arena Itaquera. Em 2016 foi convidado para a Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e, desde outubro de 2016, atua como Diretor de Gestão e Tecnologia da Informação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Foto do Diretoria de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais - DEHS/PRE

Vago

Diretoria de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais - DEHS/PRE

Foto do Diretoria de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde - DABS/PRE

Marcelo Marcos Morales

Diretoria de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde - DABS/PRE

  • Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). É atual Secretário Geral e Ex-Presidente da Federação Latino Americana de Sociedades de Biofísica (LAFeBS), Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf) e seu atual Secretário Geral, Ex-Coordenador do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), Ex-Presidente da Comissão de Ética com Animais da UFRJ, Membro do Conselho da União Internacional de Biofísica (IUPAB), Coordenador do Programa de Pós-Graduação Latino Americano de Biofísica (POSLATAM - ligado a IUPAB), Secretário da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FESBE), Secretário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro tem sua linha de pesquisa centrada na área de Biofísica, com ênfase em Biofísica Celular e Biologia Molecular. Atua principalmente nos seguintes temas: a) Expressão Gênica de transportadores iônicos no epitélio renal e pulmonar; Terapias Celulares (células tronco) em doenças renais e pulmonares; c) Terapia Gênica utilizando vetores virais e nanopartículas. Seus resultados de pesquisa pré-clinica já estão em fase de testes em seres humanos, tal como como ocorre com a terapia utilizando células tronco derivadas de medula óssea para o tratamento da silicose pulmonar (pesquisa clínica fase I). (Texto informado pelo autor)