Diretoria Executiva

Composta pelo Presidente e os quatro diretores da Instituição, é responsável pelo planejamento, o acompanhamento e a avaliação das ações e programas implementados pelo CNPq, em conformidade com a política nacional de ciência, tecnologia e inovação. Conheça os atuais membros da Diretoria Executiva:

Foto do Presidência - PRE/CNPq

Hernan Chaimovich Guralnik

Presidência - PRE/CNPq

  • Bioquímico, Universidad de Chile (1962), Doutor em Ciências Biológicas (Bioquímica), Universidade de São Paulo (USP) (1979). Professor Titular do Instituto de Química da USP (1984). Chefe do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da USP (1985-1989, 1993-1995), Pró-Reitor de Pesquisa da USP (1997-2001), Diretor do IQUSP (2002- 2006), Presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) (1993-1995), Vice-Presidente da Academia Brasileira de Ciências (2007-2015), Vice-Presidente do International Council for Science (2005-2008),Presidente da InterAmerican Network of Academies of Science (IANAS)(2004 -2010). Membro do Conselho Editorial de Ciência e Cultura (SBPC), Estudos Avançados (IEA-USP) e do Electronic Journal of Biotechnology. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Físico-Química Orgânica, estudando Sistemas Biomiméticos, em particular estrutura de micelas e vesículas, catalise micelar e enzimática. Formou 15 Mestres e 21 Doutores. Vem atuando na política científica nacional e internacional com publicações, participações em Conselhos e ocupando posições Executivas.Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimanto Científico e Tenológico (2015 -) (Texto informado pelo autor).
Foto do Diretoria de Cooperação Institucional - DCOI/PRE

Glenda Mezarobba

Diretoria de Cooperação Institucional - DCOI/PRE

  • Mestre e doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Pós-doutora pela Universidade de Campinas. Na academia, trabalha, sobretudo, com a temática dos Direitos Humanos. Na condição de especialista em Justiça de Transição, ou seja, em como os Estados lidam com legados de violações em massa de direitos humanos, escreveu os quatro verbetes referentes ao Brasil para a primeira enciclopédia sobre o tema, publicada pela Cambridge University Press, em 2012. Depois de assessorar o representante da sociedade civil na elaboração do anteprojeto de lei que deu origem à Comissão Nacional da Verdade, atuou como consultora sênior para a mesma CNV. Na comissão, conduziu parte do diálogo com as Forças Armadas, desenvolveu pesquisa nos arquivos da ONU e é a responsável, no Relatório Final, pelo capítulo que trata de violência sexual, violência de gênero e violência contra crianças e adolescentes. Desde 2010 também atua na área de fomento à ciência, tecnologia e inovação, com experiência em cooperação nacional e internacional.
    (Texto informado pelo autor)

Foto do Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação - DGTI/PRE

Vago

Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação - DGTI/PRE

Foto do Diretoria de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais - DEHS/PRE

Vago

Diretoria de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais - DEHS/PRE

Foto do Diretoria de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde - DABS/PRE

Marcelo Marcos Morales

Diretoria de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde - DABS/PRE

  • Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). É atual Secretário Geral e Ex-Presidente da Federação Latino Americana de Sociedades de Biofísica (LAFeBS), Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf) e seu atual Secretário Geral, Ex-Coordenador do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), Ex-Presidente da Comissão de Ética com Animais da UFRJ, Membro do Conselho da União Internacional de Biofísica (IUPAB), Coordenador do Programa de Pós-Graduação Latino Americano de Biofísica (POSLATAM - ligado a IUPAB), Secretário da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FESBE), Secretário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro tem sua linha de pesquisa centrada na área de Biofísica, com ênfase em Biofísica Celular e Biologia Molecular. Atua principalmente nos seguintes temas: a) Expressão Gênica de transportadores iônicos no epitélio renal e pulmonar; Terapias Celulares (células tronco) em doenças renais e pulmonares; c) Terapia Gênica utilizando vetores virais e nanopartículas. Seus resultados de pesquisa pré-clinica já estão em fase de testes em seres humanos, tal como como ocorre com a terapia utilizando células tronco derivadas de medula óssea para o tratamento da silicose pulmonar (pesquisa clínica fase I). (Texto informado pelo autor)