Oportunidades externas

Pesquisadores brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil têm até o dia 15 de setembro para participar do Euraxess Science Slam Brazil, um dos maiores concursos de comunicação científica do mundo. O premio será uma viagem para a Europa com direito a visita a um dos centros avançados de pesquisa. 

O candidato deve inscrever sua ideia de apresentação ¿ em vídeo ou pelo Skype ¿ no site do concurso (scienceslambrasil.com). Serão aceitas as 100 primeiras inscrições e escolhidas cinco propostas para participar da final, no Rio de Janeiro (RJ).

Os finalistas também passarão por um workshop de comunicação científica, no Rio de Janeiro, com as despesas pagas pela Euraxess, como atividade preparatória para a apresentação final que ocorrerá no dia A final será no dia 25 de outubro, no Consulado da Itália, no Rio de Janeiro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). 

Sobre o concurso

Iniciativa da Euraxess Brazil, a edição 2017 do Euraxess Science Slam tem apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e da Delegação da União Europeia no Brasil. O objetivo do concurso é estimular a interação entre pesquisadores e sociedade, de maneira que a linguagem científica seja apresentada de forma original, criativa e mais próxima do público leigo.

Coordenação de Comunicação Social do CNPq


 

Instituto Lahmiei - Autismo realiza terceira edição do "Curso Avançado VB-MAPP e Comportamento Verbal", em setembro, em Ribeirão Preto

O curso é destinado aos profissionais da área da educação e saúde

 

O Instituto LAHMIEI ¿ Autismo (UFSCar) realizará nos dias 29, 30 de setembro e 1 de outubro, a  terceira edição do ¿Curso Avançado VB-MAPP e Comportamento Verbal¿. O curso acontecerá no Hotel Nacional Inn, localizado na Rua Duque de Caixias, 1313 ¿ no Centro de Ribeirão Preto. Nos três dias, o curso será realizado das 8h30 às 17h30.  As inscrições deverão ser feitas através do link: http://vbmapp-ribpreto.faiufscar.com

O VB-MAPP foi traduzido oficialmente para o português pela Profa. Dra. Maria Carolina Martone, docente do Instituto LAHMIEI e coordenadora da Fundação Panda e pelo Prof. Dr. Celso Goyos, coordenador do Instituto LAHMIEI e docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A tradução foi finalizada em 2017 com a autorização do próprio autor, Mark Sundberg.

De acordo com Goyos o atraso no desenvolvimento da linguagem é uma das principais características definidoras do TEA. ¿É fundamental que o desenvolvimento da linguagem falada seja enfatizada na programação de ensino. Não há razão para que a criança com o TEA não aprenda a falar, desde que não apresente prejuízos estruturais nos mecanismos anatômicos da fala e da audição. Sendo assim é fundamental que a criança também aprenda repertório de linguagem relacionado à aprendizagem de leitura e escrita, para aumentar as chances de uma maior integração escolar e social¿, explica.

Neste sentindo, entra a importância do curso VB-MAPP que é uma ferramenta importante que permite uma boa avaliação do repertório da criança, ou seja, as habilidades que ela tem e suas dificuldades em várias áreas de aprendizagem. ¿Então, uma vez que você consegue detectar precocemente os principais problemas para a criança, você consegue pensar em um plano de intervenção coerente e que de fato melhore a vida daquela criança e de sua família. Sendo assim, o VB-MAPP é uma ferramenta bem utilizada ultimamente na literatura para avaliar crianças autistas ou com atrasos similares¿, explica Martone.

De acordo com Martone, para um analista do comportamento que trabalha com crianças autistas é importante que ele tenha uma ferramenta de qualidade para a avaliação. Conhecer o VB-MAPP e saber usá-lo, ressaltando que não é o único dos instrumentos, porém o mais atual e relevante por que ele consegue planejar o seu trabalho de maneira mais efetiva. ¿Agora nós temos este material oficialmente traduzido para o português, pois para muitas pessoas ler este material em inglês é impossível. Então isso deve colaborar na formação dos profissionais da área¿, finaliza.

O curso não vai simplesmente ensinar a ¿aplicação¿ do VB-MAPP, mas também a entender e interpretar os resultados encontrados. Todos os ministrantes são professores e doutores em Análise do Comportamento e com vasto conhecimento teórico e experiência clínica. O valor é de R$ 864,00 à vista até o dia 15 de setembro. Confira outras opções de pagamento e valores, currículo dos professores e faça inscrição pelo site http://vbmapp-ribpreto.faiufscar.com


 

Aulas acontecerão de 12 setembro a 24 de outubro, às terças-feiras, das 16 às 18h35; há 30 vagas disponíveis

Interessados em aprender sobre desenvolvimento de aplicativos na plataforma Android podem se inscrever gratuitamente no curso que será oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Há 30 vagas disponíveis e as inscrições devem ser feitas até 8 de setembro ou enquanto houver vagas.

Voltado a alunos de graduação e pós-graduação, o curso é aberto a todos os interessados e tem como objetivo apresentar a teoria e a prática do desenvolvimento para a plataforma Android, visando complementar a formação de estudantes de computação. Para se inscrever, basta acessar o sistema Apolo, por meio deste link: icmc.usp.br/e/3d2f9.

As aulas  acontecerão de 12 setembro a 24 de outubro, às terças-feiras, das 16 às 18h35, e serão ministradas pelo pós-doutorando Caio César Viel e pelo doutorando Olibário José Machado, sob coordenação da professora Maria da Graça Pimentel, todos do ICMC. Clique e confira a programação completa do curso: icmc.usp.br/e/ee9ae.

Estudantes têm até dia 11 de setembro para fazer a inscrição; entre as novidades está o aumento de vagas no curso de Sistemas de Informação, oferecido pela USP em São Carlos

Quem deseja estudar no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP já pode se inscrever em uma das portas de entrada para seus cursos de graduação: o vestibular 2018 da Fuvest. As inscrições ficam abertas até 11 de setembro e devem ser feitas exclusivamente pelo site da instituição, a taxa é de R$ 170.
 
O ICMC oferece, ao todo, 345 vagas, divididas em oito cursos de graduação: Ciências de Computação; Engenharia de Computação; Sistemas de Informação; Matemática Aplicada e Computação Científica; Estatística; Licenciatura em Ciências Exatas; e Matemática (Bacharelado e Licenciatura). Estudantes que ainda têm dúvidas sobre as diferenças entre esses cursos podem consultar o guia Faça parte do futuro.
 
Uma das novidades para 2018 é que o curso de Sistemas de Informação teve sua oferta aumentada de 40 para 50 vagas. Outra mudança é que todos os cursos do ICMC vão possibilitar o ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Até o ano passado, só era possível entrar em Engenharia de Computação pela Fuvest (saiba mais).
 
Das 11.147 vagas oferecidas pela USP para 2018, 2.745 são destinadas para o ingresso via SiSU. Do total, também existe a reserva de 37% para alunos provenientes de escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Essa é a primeira vez que a USP adota uma política institucional de cotas sociais e raciais, as quais irão aumentar gradualmente todos os anos até 2021, quando 50% de todas as vagas serão destinadas a essa parcela da população.
 
A Fuvest oferece, ainda, diversos tipos de bônus na nota do vestibular para candidatos que cursam ou já concluíram o ensino médio em escolas públicas (saiba mais). Vale lembrar que a USP é uma universidade gratuita e até quem não tem recursos financeiros para estudar pode ter acesso a diversas formas de auxílio para se manter durante a graduação. É possível, por exemplo, adquirir uma vaga na moradia estudantil ou auxílio moradia, apoio transporte, apoio alimentação ou apoio livros. Essas oportunidades estão detalhadas no vídeo Você sabe quanto custa estudar na USP?, criado pelo ICMC.
 

O prêmio é uma iniciativa que busca promover a reflexão e propor ações nas perspectivas econômicas, científicas, tecnológicas, ambientais, sociais e de empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável da Região Amazônica.

Instituído em 2004, recebe o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio do seu Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); do Ministério da Integração Nacional (Ml); da Ação Pró-Amazônia e das federações de indústrias da Região Amazônica; da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac); da Fundação Amazônia de Amparo à Estudos e Pesquisas (Fapespa), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Pará (SECTI/PA), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea).

Tem como objetivos específicos:

- Fomentar a interação permanente entre os setores governamentais, empresariais, acadêmicos e sociais da Região Amazônica.
- Contribuir para a execução das políticas públicas na Amazônia, por meio do estímulo o desenvolvimento de projetos de abordagem integrada em regiões que apresentem altas taxas de desmatamento, bem como no entorno de grandes obras estruturantes na Amazônia.
- Intensificar e ampliar as ações que concorrem para minimizar e erradicar a extrema pobreza na Amazônia em consonância com o Plano Brasil Sem Miséria e, assim, contribuir para a diminuição das desigualdades.
- Estimular e reconhecer o desenvolvimento de projetos educacionais, com o propósito de promover iniciativas voltadas para o atendimento de áreas e populações pouco assistidas ou desassistidas em suas necessidades de educação de vida (formação) e/ou profissional (capacitação).
- Identificar, analisar, selecionar e divulgar projetos de interesse empresarial e oportunidades de investimento para potenciais financiadores, públicos e/ou privados.
- Contribuir com indivíduos e instituições cujos projetos e ações contribuam para o empoderamento das populações amazônicas.
- Agraciar pessoas e empresas que se destacam no desenvolvimento sustentável da Região Amazônica.
- Contribuir com soluções inovadoras para os assuntos relativos à água e a cooperação envolvida, bem como para as boas práticas que geram impactos no manejo sustentável da água e para a melhoria da qualidade de vida dos participantes do projeto em aspectos como: acesso à saneamento, saúde, qualidade de vida.

São várias as categorias de premiação. Na modalidade Prêmio Professor Samuel Benchimol, a Categoria Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica busca contemplar projetos inovadores que resultam de estudos que consideram simultaneamente ou individualmente a conservação ambiental, a responsabilidade social ou a viabilidade econômica. A Categoria Personalidades dedicadas ao Desenvolvimento Sustentável da Região Amazônica tem como objetivo agraciar personalidades do meio empresarial e acadêmico, que se destacaram em prol do desenvolvimento sustentável na Região Amazônica.

Na modalidade Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, a Categoria Iniciativa de Desenvolvimento Local tem como objetivo premiar iniciativas na região, que revelem por meio de sua prática o potencial de transformação da Região Amazônica em prol do seu desenvolvimento sustentável e almeja contemplar as que trazem em seu escopo conceitos e práticas de Economia Criativa, Economia Verde e/ou Agroecologia e Produção Orgânica.

A Categoria Empresa na Amazônia tem como objetivo premiar empresas na Região Amazônica que sejam importantes no fortalecimento de cadeias produtivas dos setores que conduzam ao desenvolvimento sustentável da Amazônia, bem como ao aproveitamento comercial sustentável da biodiversidade da Região. A Categoria Micro empreendimento na Amazônia (Prêmio Florescer) homenageia dois  icroempreendedores, valorizando o caráter empreendedor do pequeno negócio de sucesso na Amazônia, desenvolvidos nos meios urbano e rural.

As premiações estão assim organizadas: para a Categoria Projetos de Desenvolvimento
Sustentável na Região Amazônica serão selecionados três projetos a serem agraciados sendo que o primeiro colocado receberá o valor de R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais); o segundo  colocado, R$ 15.000,00 (quinze mil reais); e o terceiro colocado, R$ 10.000,00 (dez mil reais).

No caso de serem selecionados apenas dois projetos, caberá ao primeiro colocado R$ 45 mil, e ao segundo colocado R$ 15 mil. Havendo somente um vencedor, este receberá o valor total de R$ 60 mil. Para a Categoria Iniciativa de Desenvolvimento Local (IDL) serão selecionadas três empresas aserem agraciadas sendo que a primeira colocada receberá o valor de R$ 35.000,00 (trinta e cincomil reais); a segunda colocada, R$ 15.000,00 (quinze mil reais); e a terceira colocada, R$ 10.000,00(dez mil reais).

No caso de serem selecionadas apenas duas empresas, caberá a primeira colocadaR$ 45 mil, e a segunda colocada R$ 15 mil. Havendo somente uma empresa vencedora, esta receberá o valor total de R$ 60 mil.

As inscrições estão abertas até o dia 31 de agosto de 2017, o julgamento acontecerá no dia19 de outubro de 2017 e a outorga será no dia 24 de novembro de 2017.

Confira o regulamento com informações completas sobre as categorias e premiações  no endereço eletrônico http://www.amazonia.ibict.br/.
 


Concursos para o quadro permanente de docentes do Departamento de Química da UFSC.

  Classe Adjunto nas áreas de Química Analítica, Química Orgânica, e Ensino de Química.

   As inscrições serão realizadas no período de 07/08/2017 a 05/09/2017.

  O Edital completo pode ser consultado na página da UFSC.

http://035ddp2017.concursos.ufsc.br/edital-do-concurso/


CTC/PUC-Rio apresenta novo currículo para graduação em Ciência da Computação, que traz mudanças para os que ingressarem em 2018

 

Inscrições para o Vestibular 2018 da PUC-Rio estão abertas com 40 vagas para o curso de Ciência da Computação e mudanças atendem a demandas dos próprios alunos, que poderão optar por um currículo mais flexível entre o técnico e o acadêmico

 

O Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) reformulou a grade curricular do curso de Ciência da Computação, depois de um ano de debates com alunos e professores. O curso ficou mais dinâmico ao oferecer uma gama de matérias eletivas e inserir novas disciplinas, permitindo com isso que os alunos tenham maior flexibilidade para optar por um viés mais técnico ou acadêmico na graduação. Paralelamente, o curso de Sistemas de Informação não abrirá novas turmas. Todas estas mudanças valem para o Vestibular PUC-Rio 2018, cujas inscrições vão até 11 de setembro, e oferece 40 vagas para Ciência da Computação.

 

Segundo os professores Noemi Rodriguez e Ivan Mathias Filho, do Departamento de Informática do CTC/PUC-Rio, o curso de Sistemas de Informação era mais alinhado à Tecnologia da Informação (TI), com um foco mais administrativo e de gerência de projetos. Já o de Ciência da Computação tinha um currículo mais acadêmico, fortemente ligado à matemática. ¿Como os alunos têm que escolher o curso na hora do vestibular ¿ ainda muito incertos sobre suas escolhas, o que é natural ¿ havia uma migração muito grande entre Sistemas da Informação e Ciência da Computação. Com essa mudança, o aluno de Ciência da Computação poderá escolher com mais segurança, a partir do quinto período, o perfil que prefere para sua formação, que pode ter um foco em técnicas avançadas de desenvolvimento de software, na teoria que fundamenta a área de Computação, ou em uma composição de assuntos que atenda a interesses pessoais¿, reforça Noemi.

 

Com a oferta de cerca de dez disciplinas eletivas (aproximadamente 45 créditos) ao novo curso de Ciência da Computação ¿ o que representa aproximadamente 25% do total de créditos obrigatórios ¿ os alunos poderão escolher seu perfil profissional. As eletivas serão divididas em segmentos, permitindo que o aluno complemente sua formação cursando algumas disciplinas escolhidas entre áreas como Ciência de Dados, Segurança da Informação, Computabilidade e Análise Numérica. Outros segmentos de eletivas trazem maior liberdade para escolher outras disciplinas de computação, como Inteligência Artificial e Computação Gráfica, mas também com disciplinas de áreas como Empreendedorismo, Matemática, Engenharia ou Administração.

 

As discussões sobre o novo currículo tiveram início em março de 2016 e, a partir daí, foram consultadas referências de outras instituições, inclusive internacionais, como a ACM (Association for Computing Machinery - primeira sociedade científica e educacional dedicada a computação), assim como o da Sociedade Brasileira de Computação, para o desenvolvimento da nova grade curricular. ¿Pegamos todas as áreas sugeridas nestes currículos de referência, que preveem flexibilidade de acordo com o perfil da instituição. Para definirmos o núcleo de obrigatórias, fizemos um questionário entre os professores para ver quais campos cada um considerava essenciais para o curso¿, revela Noemi. A formação obrigatória, que agora será de 36 disciplinas, abrange áreas como programação, lógica, matemática discreta, bancos de dados, análise de algoritmos, linguagens formais e sistemas de computação.

 

Entre as novidades, destaca-se a criação de novas disciplinas como Introdução à Computação (em que os alunos aprenderão a programar com Lua), Ciências de Dados (uma das áreas de maior destaque atualmente) e Probabilidade Computacional (com uma visão algorítmica da probabilidade). O novo currículo inclui ainda a oferta de disciplinas de ementa variável, denominadas ¿Tópicos Avançados¿, que são resultado de pesquisas avançadas que os professores possam estar desenvolvendo naquele momento.

 

Desenvolver pesquisas no Instituto Tecgraf é uma das oportunidades que a PUC-Rio oferece aos alunos de Ciência da Computação

 

Outra vantagem do novo currículo será que, no quinto período, os estudantes cursarão uma disciplina integradora ¿Projeto e Construção de Sistemas¿, de modo a pôr em prática os conhecimentos adquiridos em disciplinas anteriores. E, no sexto, todos participarão de um estágio supervisionado em laboratórios de ponta do Departamento de Informática que será o foco central do período. O objetivo é o desenvolvimento acadêmico com acompanhamento semanal dos professores. ¿Queremos oferecer aos alunos uma oportunidade de fazer algo relevante na área de computação. Nossos laboratórios temáticos têm projetos de ponta em desenvolvimento de tecnologia e, com o acompanhamento de um professor e reuniões semanais, os alunos poderão relatar suas dificuldades, fazer a transição do acadêmico para o prático de fato e trabalhar em conjunto com outros colegas¿, ressalta Noemi.

 

Os alunos de graduação que já concluíram 60% dos créditos poderão ainda cursar matérias do mestrado, que poderão ser contabilizadas futuramente na pós-graduação, permitindo que o mestrado possa ser concluído em um espaço de tempo mais curto.

 

¿Estou inclinada a migrar para Ciência da Computação, pois posso continuar trabalhando com programação, que era o forte de Sistemas da Informação, graças às eletivas que poderei escolher com o novo currículo. Essa liberdade para definir a especialidade que quero seguir me deixa mais segura e faz toda a diferença para competir e se destacar no mercado de trabalho¿, reforça Ingrid Coda, 21 anos, aluna do sexto período de Sistemas de Informação.

 

 

Informações para a imprensa:

APPROACH COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio)

Maria Estrella (maria.estrella@approach.com.br)

Tels: (21) 9-9301-4332 / (21) 3527-1303, ramal 43 (CTC/PUC-Rio)

(21) 3461-4616, ramais 147 e 164 (Approach Comunicação)

Bianca Sallaberry (bianca.gomes@approach.com.br)

www.approach.com.br

 

 


A TECNIOspring programa da ACCIO, agência de competitividade do governo da Catalunha, com foco em transferência de tecnologia, lança em julho a edição 2017 de seu programa internacional de intercâmbio de pesquisadores.

O programa é voltado a pesquisadores de universidades, instituições públicas, parques tecnológicos, centros de pesquisa, incubadoras e empresas.

A bolsa TecnioSpring oferece ao bolsista a possibilidade de desenvolver parte de sua pesquisa na Catalunha seja por meio de acordos da instituição ou da colaboração com qualquer instituição da rede Tecnio.

Saiba mais na pagina do programa.

Coordenação de Comunicação do CNPq.

As inscrições serão recebidas até o dia 28 de julho de 2017

A Fundação Nagib Nassar para Desenvolvimento Científico e Sustentável (Funagib) oferece três bolsas para mestrandos que desenvolvem pesquisas com mandioca. O valor da bolsa é de R$ 1.800,00 mensais pagos pelo período de 18 meses e as inscrições poderão ser feitas até o dia 27 de julho.

A Funagib foi estabelecida em 2015 por iniciativa de seu fundador, o professor Nagib Nassar graças ao aproveitamento do premio Kuwait da KFAS (Kuwait Foundation for the Advancement of Science), recebido por ele em reconhecimento ao seu trabalho de melhoramento da mandioca.

A Funagib tem por objetivo incentivar trabalhos que de forma inovadora melhoram a cultura alimentar da mandioca e, com este intuito, oferece anualmente 3 (três) bolsas para alunos de mestrado e/ou doutorado.

Nesta chamada, a Fundação lança seu quarto edital, para o ano de 2017.

Condições gerais:

  1. O candidato(a) deve estar matriculado em um curso de mestrado nos Programas de Pós-graduação em Botânica ou Fitopatologia da Universidade de Brasília;
  2. O candidato deverá desenvolver um projeto de pesquisa relacionado ao melhoramento de mandioca a ser realizado durante sua permanência no Programa de Pós-graduação;
  3. O valor da bolsa é de R$ 1.800,00 mensais pagos pelo período de 18 meses;
  4. Para se candidatar à bolsa o aluno aprovado nos Programas de Pós-graduação acima listados deverá enviar os seguintes documentos: i) Carta de aceite do orientador; ii) Resumo do projeto de pesquisa a ser desenvolvido; iii) CPF e dados bancários de conta corrente no Banco do Brasil;
  5. Os documentos solicitados no item 4 deverão ser encaminhados para o seguinte e-mail: funagib@geneconserve.pro.br e fprodrigues@unb.br;
  6. As inscrições serão recebidas até o dia 28 de julho de 2017;
  7. O candidato selecionado deverá seguir as resoluções e regimentos do Programa de Pós-graduação em que estiver matriculado. O não cumprimento das obrigações no PPG implicará em suspensão da bolsa;
  8. O bolsista deverá enviar à Funagib, semestralmente, um relatório técnico mostrando o desenvolvimento dos estudos realizados;
  9. Mais detalhes podem ser obtidos no site da FUNAGIB (http://funagib.geneconserve.pro.br e http://www.geneconserve.pro.br/nassar.htm).

Estão abertas as inscrições para o encontro Open Innovation, que acontecerá em outubro de 2017, no Salon Cosmetic 360º em Paris, na França. O prazo de submissão é até dia 30/6/2017.

A sessão "Open innovation" é uma interface de grandes empresas da cadeia de cosméticos selecionam projetos, a partir de descritivo previamente enviado, e agendam reuniões durante o Salon Cosmetic 360º, que ocorre dias 18 a 19 de outubro 2017 em Paris. As empresas são CHANEL, SEPHORA, L'ORÈAL, Departamento de pesquisa em cosméticos da LOUIS VUITTON, entre outras.

A proposta do Open innovation é acelerar o projeto através de transferência de tecnologia, contribuição de competências complementares, apoio ao desenvolvimento ou marketing e serviços inovadores.

Na sessão Open Innovation da Área de Visitantes, os candidatos podem fornecer um esboço de seu projeto e indicar o tipo de colaboração desejada e o nível de maturidade do projeto.

Para mais informações: https://www.cosmetic-360.com/fr/pages/open-innovation--37.html.

Inscrições em https://www.cosmetic-360.com/fr/pages/inscription-100.html

 


Você tem uma idéia ousada para melhorar a saúde reprodutiva, materna, neonatal e / ou infantil? O Grand Challenges Canada, financiado pelo Governo do Canadá, lançou uma nova oportunidade de financiamento aberto para candidatos em países de baixa e média renda e Canadá para pesquisas em Saúde Reprodutiva, Maternal, Recém-nascida e Infantil (RMNCH).

O objetivo é financiar idéias arrojadas para produtos, serviços e modelos de implementação que possam transformar a forma como os desafios persistentes na saúde reprodutiva, materna, neonatal e infantil são abordados nos países de baixa e média renda.

As propostas bem-sucedidas receberão até US $ 100.000 CAD por um período máximo de 12 a 18 meses.

Há interesse particular do programa em inovações para melhorar a saúde reprodutiva, materna, neonatal e infantil, em contextos humanitários, especialmente entre refugiados, bem como inovações que melhoram a saúde sexual e reprodutiva e os direitos das mulheres e meninas.

PRAZO DE APLICAÇÃO: 3 de agosto de 2017.

Saiba mais em www.grandchallenges.ca/funding-opportunities (em inglês).


O Departamento de Engenharia Industrial (DEI) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está oferecendo duas vagas para professor com carga horária de 40 horas semanais e dedicação integral. Será selecionado preferencialmente um profissional para lecionar e pesquisar na área de Finanças e Análise de Investimentos e outro para uma das demais áreas do DEI (Transporte e Logística ou Gerência de Produção).  Os interessados devem ter Doutorado em Engenharia de Produção ou áreas afins, demonstrar forte inclinação e motivação para pesquisa (voltada, principalmente, para publicações em periódicos internacionais), boa didática para lecionar nos cursos de graduação, extensão e pós-graduação e facilidade de entrosamento para se relacionar e se projetar no Departamento e fora dele.  A contratação está prevista para o início de 2018 e o valor atual de remuneração é de R$ 11.457,16 (onze mil quatrocentos e cinquenta e sete reais e dezesseis centavos). O edital com todos os detalhes do processo seletivo está disponível no site http://www.ind.puc-rio.br/processo-seletivo/.

 

Para participar da seleção, é preciso enviar um e-mail para Fernanda L. Frias, no endereço flf@puc-rio.br, com o assunto ¿PROCESSO-SELETIVO¿ até o dia 18 de junho. Os documentos exigidos e que devem constar no e-mail são:

 

  • Currículo Lattes atualizado (ou equivalente para estrangeiros);
  • Proposta de trabalho de atuação para os próximos três anos de acordo com a seguinte estrutura: proposta de pesquisa (máximo de quatro páginas), inserção no DEI (máximo de uma página) e posicionamento e perspectivas de pesquisa e publicações (máximo de uma página);
  • Cópia da carteira de identidade ou passaporte;
  • Cópia dos diplomas de graduação e pós-graduação (ou declaração da conclusão);
  • Cópia dos históricos escolares

 

Na segunda fase, em agosto, os selecionados passarão por uma etapa de apresentação oral. O conteúdo, formato e tempo de duração desta avaliação serão definidos pela comissão julgadora do DEI após a conclusão da primeira etapa e comunicação aos aprovados. Nesta parte do processo seletivo, os interessados deverão demonstrar capacidade de comunicação, didática, atualização e profundidade de conhecimento científicoprecisão no domínio do tema, além de fluência e correção de linguagem. 

 

SERVIÇO:

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL DO CTC/PUC-RIO

Inscrições: até dia 18 de junho

E-mail: flf@puc-rio.br

Informações: http://www.ind.puc-rio.br/processo-seletivo/

Telefone: 3527-1284 / 3527-1285


Fluxo direto é novidade no programa e garante flexibilidade aos candidatos

O Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs) está com inscrições abertas para doutorado e doutorado direto. A partir deste ano, o ingresso nessas modalidades será oferecido em fluxo direto, permitindo que os candidatos se inscrevam em qualquer época do ano até abril de 2018, quando um novo edital será lançado. O objetivo é que o ingresso no Programa seja mais dinâmico e flexível, além de evitar que um recém-graduado no mestrado fique parado por muito tempo. São oferecidas 25 vagas no doutorado e 20 no doutorado direto.
 
Resultado de uma parceira entre o Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) da USP e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o PIPGEs foi criado em 2013 e oferece seis linhas de pesquisa: modelos de regressão; análise de sobrevivência; teoria de resposta ao item; probabilidade e processos estocásticos, séries temporais e métodos bayesianos. Os editais completos podem ser acessados no site do ICMC neste link: icmc.usp.br/e/c0177.
 
¿Em poucos anos de funcionamento, o PIPGEs já organiza com sucesso, e a cada ano, o Programa de Verão em Estatística e o Workshop on probabilistic and statistical methods, que se encontra em sua sexta edição e atrai a atenção de alunos e pesquisadores da área¿, explica o professor Pablo Martín Rodríguez, que faz parte da coordenação do Programa no ICMC.
 
Pós-graduação no ICMC ¿ Além do Programa Interinstitucional de Pós-graduação em Estatística, o ICMC oferece o Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional e o Programa de Pós-Graduação em Matemática. Há, ainda, dois mestrados profissionais: o Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI), oferecido pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), e o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat), oferecido em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). 
Texto: Alexandre Wolf ¿ Assessoria de Comunicação ICMC/USP
 
Mais informações
Editais e inscrições: icmc.usp.br/e/c0177.
Secretaria de Pós-Graduação do ICMC: (16) 3373.9638
 

 

 

 

O grupo de desenvolvimento de jogos Fellowship of the Game (FoG) está com inscrições abertas para o minicurso gratuito Introdução ao Game Design. O objetivo é apresentar aos estudantes a profissão de designer de jogos e os principais conceitos e técnicas que servem de base para esse campo de atuação, finalizando com uma atividade prática envolvendo a produção de um documento de design de um jogo.

 A iniciativa acontecerá no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, na tarde da próxima quarta-feira, 7 de junho, das 14 às 18 horas. Aberto a todos os interessados, o curso será ministrado por Leonardo Pereira, mestrando no ICMC, e Rafael Pedrosa, graduando no ICMC, ambos membros do FoG com experiência na área.
 
Há 60 vagas disponíveis e as inscrições devem ser realizadas até a próxima terça-feira, 6 de junho, ou enquanto houver vagas por meio deste link: icmc.usp.br/e/07fa6. Não é necessário ter nenhum conhecimento prévio ou levar material para participar da atividade, que ocorrerá na sala 5-101, no bloco 5 do ICMC. Para conferir o conteúdo detalhado do minicurso, acesse este link: icmc.usp.br/e/eb246.
 
Mais informações
Link para inscrições: icmc.usp.br/e/07fa6

Reitores de universidades, membros da ABC, professores permanentes, entre outros podem apresentar nomes de cientistas para concorrer ao Prêmio L'Oréal-UNESCO For Women in Science 2018

Criado em 1998, o programa internacional L'Oréal-UNESCO For Women in Science identifica e apoia cientistas mulheres renomadas na ciência em todo o mundo. A cada ano, cinco laureadas premiadas são reconhecidas por suas contribuições para o avanço da ciência, em Ciências da Vida ou Física, em anos alternados.

A edição 2018 do prêmio designará cinco pesquisadoras científicas nas Ciências da Vida, trabalhando em uma das seguintes regiões: África e Estados Árabes, Ásia-Pacífico, Europa, América Latina e América do Norte.

Cada uma das cinco laureadas receberá um prêmio de 100.000 Euros.

Cientistas de todo o mundo são convidados para apresentar candidatas ao Prêmio L'Oréal-UNESCO For Women in Science.

Para nomear um candidato, é necessário seguir o procedimento de inscrição na plataforma For Women in Science acessível através de: www.forwomeninscience.com

Nomeadores qualificados à indicação de candidatos:

- Reitores de Universidades e Instituições Científicas;

- Membros da Academia Brasileira de Ciências

- Titulares de cadeiras de pesquisas;

- Professores permanentes ou assistentes;

- Laureadas de anos anteriores;

- Títular de um Ph.D.

A partir deste site, eles poderão fazer o upload de todos os documentos necessários para submeter a candidatura. Os arquivos de nomeação devem ser enviados antes de 16 de junho de 2017 à meia-noite (hora de Paris). Serão consideradas apenas as candidaturas preenchidas recebidas através da plataforma até este prazo.

Desde a criação do programa, em 1998, foram laureadas 94 cientistas, duas das quais foram, igualmente, agraciadas com o Prêmio Nobel. Seis brasileiras já receberam a distinção, sejam elas: Mayana Zatz (2001), Lúcia Mendonça Previato (2004), Belita Koiller (2005), Beatriz Barbuy (2009), Marcia Barbosa (2013) e Thaisa Storchi Bergmann (2015).

Fonte: Unesco


The São Paulo Advanced School of Science on Biophysical  Methods to Study Biomolecular Interactions, será sediada no Instituto de Fisica da USP, de 16 a 27 de Outubro de 2017. A mesma está com inscrições abertas até 18 de Junho de 2017.

A Advanced School  será um marco nas Escolas de formação em Biofísica Molecular de caráter multi e interdisciplinar, sendo um evento inédito no país. O objetivo desta Escola é dar aos alunos uma visão abrangente do estado da arte de técnicas biofísicas experimentais e teóricas no estudo de interações em sistemas biomoleculares.

A programação da Escola está dividida em aulas  teóricas com práticas experimentais ministradas por especialistas renomados em técnicas de fluorescência,  SAXS, EPR, dicroísmo circular, AFM, NMR, DLS, Crio-microscopia e bioinformática. Além das aulas teóricas, algumas palestras serão proferidas por conferencistas internacionais buscando mostrar um sinergismo entre as técnicas biofísicas na investigação dos mecanismos de ação envolvidos em interações biomoleculares em diferentes sistemas.  Os resultados devem gerar impactos científicos e tecnológicos, além da formação abrangente e consolidada de novos recursos humanos.

Detalhes da programação podem ser encontrados em: www.fap.if.usp.br/~espcabio

O programa ainda contempla espaços em que os estudantes expõem e discutem seus projetos de pesquisa:  6 sessões de Casos de Estudo de 1 hora cada e  2 sessões de painéis de 2 horas cada. Com isto, esperamos propiciar um fórum de discussões e novas colaborações durante a Escola.

Finalmente, existem visitas a laboratórios de pesquisa: i) lab de Cristalografia (IFUSP) e de NMR (IQUSP); ii) visita programada de um dia para as facilidades do CNPEM, Campinas (LNLS, LNBio, LNNano).

A Advanced School on Biophysical Methods prevê a presença de 100 estudantes, sendo que 50 serão selecionados de outros paises e25 de outros estados do Brasil. Existe possibilidade de financiamento FAPESP para até 75 estudantes (incluindo passagem aérea e hospedagem). Ressalta-se que os alunos interessados  devem se inscrever através do site (www.fap.if.usp.br/~espcabio), encaminhando um CV resumido, carta de apoio do orientador/supervisor (no caso de pos-doc) indicando os benefícios esperados com a participação na Escola para sua formação e desenvolvimento de seu trabalho.  

Fonte: Instituto de Fisica da USP


Candidatos com formação nas áreas de matemática, estatística e computação podem se inscrever até 12 de junho

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI). Oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, a iniciativa está ligada ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP.

São disponibilizadas 15 vagas na ênfase em Ciência de Dados: Agricultura, Saúde e Infraestrutura. ¿O público-alvo do MECAI são, essencialmente, profissionais da indústria, com formação nas áreas de atuação do programa (matemática, estatística e computação), que desejam aprimorar seus conhecimentos, sobretudo para o desenvolvimento de soluções inovadoras nas empresas em que trabalham¿, explica Ellen Francine, coordenadora do MECAI e professora do ICMC. 
 
As inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 12 de junho no site da Pós-Graduação do ICMC. O processo seletivo será realizado em uma única etapa e a divulgação do resultado, com o nome dos convocados para a matrícula e lista de espera, está prevista para ocorrer até 3 de julho. A turma que ingressará em 2017 será a quarta do curso. ¿Também vale destacar a estreita relação do MECAI com o CeMEAI, por meio da qual tem sido possível estabelecer contatos e promover parcerias com empresas e profissionais da indústria, de modo a fomentar o desenvolvimento de pesquisa aplicada nas áreas de atuação do MECAI ao setor produtivo¿, ressalta Ellen.
 
 

 O CTI Renato Archer, convida a todos para assistir a segunda palestra GESITI:  " ¿O Desafio do Quarto Quadrante ¿Gestão de Sigilos e a Lógica da Decisão Baseada na Ignorância¿                                                                                                                                                
      Palestrate: Cláudio Rêgo ¿ Pesquisador do CNPq.
 
       Inscrições, resumo da palestra e outras informações: https://goo.gl/c4h5sJ

ICMC abre concurso para professor na área de sistemas de computação

Estão abertas, até o dia 6 de julho, as inscrições do concurso para provimento de um cargo de Professor Doutor no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O docente atuará junto ao departamento de Sistemas de Computação do Instituto.
 
O candidato aprovado será nomeado em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa, com salário inicial de R$ 10.670,76, além de auxílio alimentação, refeição e assistência médica.
 
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente via internet até as 17 horas do dia 6 de julho (horário oficial de Brasília/DF) por meio deste link: https://uspdigital.usp.br/gr/admissao. Para obter mais detalhes sobre prazos, provas e documentações, acesse o edital completo.
  
Mais informações
Edital ATAc/ICMC/USP nº 037/2017: icmc.usp.br/e/8e6f0
Assistência Acadêmica do ICMC: (16) 3373-8163
E-mail: sacadem@icmc.usp.br