Oportunidades externas

A Sociedade em Ciência - Branco Weiss Fellowship é um programa único de pós-doutorado. Ele concede a jovens pesquisadores de todo o mundo uma generosa bolsa de pesquisa pessoal, dando-lhes a liberdade de trabalhar em qualquer tópico que escolherem em qualquer lugar do mundo, por até cinco anos, preferencialmente os bolsistas que perseguem projetos não convencionais em novas áreas da ciência, engenharia e ciências sociais.

O programa Sociedade em Ciência foi iniciado e financiado pelo empresário suíço Dr. Branco Weiss, falecido em outubro de 2010. O programa pertence ao Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique (ETH) e as submissões vão até 15 de janeiro de 2017. Mais informações acesse http://www.society-in-science.org/

 


Estão abertas, até o dia 18 de dezembro, as inscrições para o segundo intercâmbio Austrália-Brasil

de PhDs, organizado pelo Department of Education com apoio da Australian Academy of Science.

O projeto visa levar para a Austrália cinco pesquisadores brasileiros para período de pesquisa de

dois meses (entre junho e agosto de 2017) em universidades australianas, em áreas consideradas

prioritárias para o país. Os pesquisadores selecionados receberão passagem aérea e acomodação na

Austrália.

Em 2017, o programa deve ocorrer em paralelo com atividade similar com PhDs dos Estados Unidos e do México, aumentando o potencial da rede de contatos internacionais dos pesquisadores.

As regras para inscrição no programa estão disponíveis no website http://brazil.embassy.gov.au/. Os

resultados estão previstos para fevereiro de 2017. A primeira edição do programa, realizada em 2016, teve mais de 400 inscritos e seis pesquisadores selecionados.

Um vídeo com informações sobre os doutorandos e os projetos realizados em 2016 pode ser visualizado em https://www.youtube.com/playlist?list=PL9DfJTxCPaXJ6crfa6JaQwJuZH7QZa0ab


A cidade do Porto recebe de braços abertos o Congresso Nacional de Medicina Interna, a reunião mais importante dos Internistas Portugueses, em Maio de 2017

No Programa do 23ºCNMI,  os organizadores inovaram, desafiando os Congressistas a uma maior participação, com a apresentação de casos clínicos interativos, encontros com peritos, sessões de hot-topics e apresentação de posters com áudio-guia.

É Porto de Confluências, porque a Medicina Interna valoriza a visão global do doente, que precisa sempre da confluência de muitos saberes.

Mais informações em http://www.scientia-e.com/BESTMAIL/aplicacao3/direciona.php?p1=6&p2=1&p3=26&p4=17932&p5=cdce583589a6b8be149171d02aab695a&p7=comunicacao@cnpq.br&p6=http://www.23cnmi.org/contactos  


Na próxima quinta-feira, dia 24, às 10h30, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) recebe a visita do diretor do Museu de Ciências de Londres, Jonathan Newby. Na ocasião, será celebrado entre as instituições o contrato que leva ao MAST a exposição 3D: Imprimindo o Futuro.

Já apresentada com sucesso na capital inglesa e no Museum of Science and Industry da cidade de Manchester, também na Inglaterra, a mostra reúne 600 peças que revelam como as impressoras 3D têm inspirado o futuro do design. Além disso, visitantes de todas as idades poderão criar seus próprios objetos e conhecer de perto o funcionamento desses novos equipamentos. A previsão é que a exposição seja inaugurada em maio

A Unesco elegeu 2017 o Ano Internacional da Matemática e a assinatura do acordo para a realização da mostra no Rio de Janeiro inaugura as atividades relacionadas ao tema no MAST. Atendendo a uma proposta do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados instituiu no Brasil o ¿Biênio da Matemática 2017-2018¿. O objetivo da proposta é divulgar a disciplina no período em que dois importantes eventos acontecem no País: a Olimpíada Internacional de Matemática, no ano que vem, e o Congresso Internacional de Matemáticos, em 2018. O MAST é parceiro de ambas as iniciativas.

 

O MAST fica na Rua General Bruce, no bairro de São Cristóvão, Rio de Janeiro.

 


Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), divulgou o início do processo de seleção para o cargo de Diretor (D1) da Divisão de Cooperação Intersetorial e Parcerias, com escritório em Paris e vinculado ao Departamento de África da UNESCO. Os postulantes terão até o dia 21 de novembro próximo para a apresentação de seus nomes pelo e-mail staffingteam@unesco.org.

 

Entre os requisitos exigidos, espera-se que os candidatos tenham nível universitário avançado, de mestrado ou equivalente¿ mínimo de 15 anos de experiência profissional em gestão de programas e análise de políticas no campo da cooperação regional ou internacional¿ e domínio das línguas de trabalho da Unesco (inglês e francês). O salário anual do cargo é de US$ 139.446,00, que também oferece benefícios como subsídio para educação de crianças dependentes, plano de previdência e seguro médico.

 

A referida divisão tem a atribuição de coordenar a cooperação entre estados membros da UNESCO e organizações regionais africanas, reforçando parcerias em prol da implementação da Prioridade África. O cargo exige estreito contato com representantes da União Africana, da Comissão Econômica da ONU para a África e do Escritório da UNESCO para a UA e a UNECA (em Adis Abeba), entre outros. Ademais da qualificação dos candidatos, o processo de seleção levará em conta os critérios de distribuição geográfica e de equidade de gênero.

Mais informações acesse http://icsc.un.org/rootindex.asp 


Evento acontece dia 21 de novembro, às 14h. Conferência será proferida pelo Doutor Claude-Olivier Doron, da Universidade Paris Diderot
 

No dia 21 de novembro, às 14h, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) realiza a conferência "Raça e Liberalismo na França no início do século XIX", com o Doutor Claude-Olivier Doron, da Universidade Paris Diderot (Paris VII). Promovida pela Coordenação de História da Ciência (CHC), o evento acontece no Auditório do Prédio Anexo.

O objetivo é realizar uma reflexão sobre as relações entre o pensamento político liberal na França do início do século XIX e a utilização de um quadro de análise das sociedades e de sua história baseado nos conceitos de "raça" e "luta entre as raças". A conferência será proferida em inglês e terá transmissão ao vivo pelo site (www.mast.br).

Já no dia 22, o Doutor Claude-Olivier Doron irá realizar o workshop "A história do conceito de risco: entre saberes e poderes", das 13h30 às 17h, na Sala de Aula da Biblioteca Henrique Morize, também no MAST.

Para mais informações, clique aqui.

Fonte: MAST


A Embrapa Agroenergia em parceria com a Embrapa Informática Agropecuária promovem o curso de Computação científica com Python para processamento de dados de fenotipagem, com foco na capacitação de estudantes e profissionais da área de ciências agrárias interessados em técnicas avançadas de fenotipagem de plantas. O evento acontece durante os dias 22 e 23 de novembro, das 8h às 17h no prédio da Embrapa Agroenergia, em Brasília, DF.

O curso será ministrado por Thiago Santos, pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária. Serão abordadas as seguintes temáticas: Computação científica interativa; Python e SciPy como solução de computação científica; Computação científica com Jupyter e IPython; Conceitos essenciais da linguagem Python; Representação e manipulação de dados arrays com NumPy; Visualização científica: gráficos, scatter; Problemas em fenotipagem; Visualização de dados de fenotipagem; Visualização de imagens (térmicas, NIR, RGB); Processamento de imagens; Segmentação de objetos, identificação de plantas em imagens; Estatística, reconhecimento de padrões e aprendizado de máquina; Montagem de vetores de características para análise multivariada; Regressão linear;  Seleção de características; e Clustering.

São 20 vagas disponíveis e as inscrições devem ser feitas até o dia 18 de novembro pelo e-mail agroenergia.evento@embrapa.br em que devem constar o nome, ocupação, instituição e número para contato.

Inscrições: até o dia 18/11 pelo e-mail agroenergia.evento@embrapa.br

Data: 22 e 23 de novembro

Horário: 08h às 12h e 13h às 17h

Local: Embrapa Agroenergia - PQEB - Av. W3 Norte - Asa Norte, Brasília/DF, 70770-901

A escola de políticas públicas e gestão da Coréia concede bolsas de estudos para a Primavera 2017 com os seguintes programas:

 

¿ Mestrado em Políticas Públicas

¿ Mestrado em Política de Desenvolvimento

¿ Mestrado em Gestão Pública

¿ Ph.D. em Políticas Públicas

¿ Ph.D. na Política de Desenvolvimento

 

A Escola KDI, afiliada do Instituto Coreano de Desenvolvimento (KDI), está na vanguarda da pesquisa em ciências sociais nos últimos 40 anos, fornecendo educação excepcional que combina teorias acadêmicas atuais com a pesquisa prática abrangente e inovador para apoiar a visão nacional e agendas políticas fundamentais.

 

Submissões até o dia 25 de outubro de 2016. Para mais informações Email: admissions@akdischool.ac.kr Website: http://admissions.kdischool.ac.kr/

A competição Prêmio Novos Talentos tem como objetivo estimular pesquisas que promovam a integração entre a Ciência, a Natureza e o Desenvolvimento, na perspectiva da promoção do Alimento Sustentável.

Aproximar jovens universitários das oportunidades acadêmicas, científicas, profissionais e de empreendedorismo embutidas no desafio de aumentar a produção de alimentos em escala planetária e, ao mesmo tempo, intensificar a sustentabilidade dos sistemas produtivos. Este é o objetivo principal do "Prêmio Novos Talentos para a Agricultura Sustentável". No total, a competição vai distribuir aos jovens vencedores prêmios no valor de 55 mil reais, que visam apoiar a formação de Start Ups a partir das idéias selecionadas. 

O prêmio foi criado diante do cenário global que projeta uma crise de oferta de alimentos no horizonte das próximas décadas. É neste contexto que o órgão das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) apela ao Brasil para entregar 40% da demanda suplementar de alimentos ao mercado mundial, um esforço que deve representar um total de mais 100 milhões de toneladas, em vinte anos. 

E, como produzir mais alimentos, tendo que ao mesmo tempo intensificar a sustentabilidade e reduzir o consumo de recursos escassos? "É para este desafio histórico que o "Prêmio Novos Talentos" está convocando os jovens de todas as áreas do conhecimento, voltadas para a tecnologia, que nem sempre convivem com as questões da agricultura", comenta o professor Evaldo Vilela, presidente da FAPEMIG. 

As inscrições serão realizadas até 31 de outubro de 2016, às 18h (horário de Brasília). A inscrição é de caráter individual e deverá ser efetuada por meio de formulário disponível exclusivamente no endereço www.premionovostalentos.com.


A Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT), com apoio da Unesco, lançou, este ano, o I Prêmio de Jornalismo Científico do Mercosul, cujas inscrições terminam no próximo dia 20 de outubro.

Com o tema "Ciência, Tecnologia e Inovação para a Alimentação", o Prêmio será concedido nas categorias escrita e fotografia e é direcionado a profissionais e estudantes de jornalismo e carreiras relacionadas, bem como a pesquisadores das diferentes áreas da ciência, que tenham incursão nos espaços jornalísticos em países membros e estados associados do bloco.

Para participar na categoria escrita (modalidade Júnior e Profissional), os trabalhos devem ter sido publicados entre 1º de janeiro de 2015 e 30 de setembro de 2016, na imprensa ou em portais informativos. Já para a categoria fotografia, a mesma deve ter sido realizada no mesmo período, mas pode ser inédita.

Os trabalhos podem ser enviados até o dia 20 de outubro, por meio do correio eletrônico: periodismocientificomercosur@conacyt.gov.py.

Mais detalhes sobre o prêmio estão em: http://www.conacyt.gov.py/premio-de-periodismo-cientifico.

Coordenação de Comunicação Social do CNPq


Grupo-alvo: Jovens que nasceram entre 1991 e 1998

Prazo para apresentação: 15 de outubro de 2016, até às 00:00 horas (GMT + 1)

A Competição "50th Anniversary Time Capsule" da UNIDO é aberto a jovens criativos de todo o mundo (nascidos entre 1991 e 1998), que estão interessados em abordar a questão da sustentabilidade para um futuro mais inclusivo.

A competição é organizada pela UNIDO, a agência especializada das Nações Unidas que promove o desenvolvimento industrial para a redução da pobreza, a globalização inclusiva e sustentabilidade ambiental, juntamente com a AIESEC, a plataforma global para os jovens a explorar e desenvolver seu potencial de liderança.

Os competidores devem apresentar uma mensagem de vídeo sobre as suas esperanças, sonhos e preocupações com o desenvolvimento industrial sustentável e inclusivo.

Saiba mais: http://www.unido.org/time-capsule.html

Comunicação Social do CNPq


A Fundação Bill & Melinda Gates abre duas oportunidades de apoio a projetos de pesquisa em saúde.

São eles:

O Grand Challenges Explorations, cuja submissão de propostas vai até 9 de novembro de 2016. Serão apoiados projetos nas seguintes linhas:

E o Grand Challenges for Development: uma parceria entre a United States Agency for International Development (USAID), a Swedish International Development Cooperation Agency (SIDA), o Ministério das Relações Exteriores dos Países Baixos e o Governo da África do Sul na iniciativa de ¿Garantindo água para a alimentação¿, para promover a segurança alimentar e da água, a igualdade de gênero e a redução da pobreza.


Inscrições até 10  de Outubro de 2016. Mais detalhes em: http://securingwaterforfood.org/apply.

Vida Saudável

Além disso, a Canadian Institutes of Health Research (CIHR), em parceria com o Departamento de Biotecnologia (DBT) do Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo da Índia lançou a ¿Iniciativa Trajetórias de Vida Saudável¿ (HeLTI), oportunidade de apoio para pesquisas que gerem evidências que subsidiarão os países participantes na formulação de políticas públicas para a melhoria da saúde e redução dos riscos de doenças não transmissíveis (DNT).

O prazo de inscrição é 18 de outubro de 2016. Para uma descrição detalhada deste desafio, veja em http://www.dbtindia.nic.in/dbt-cihr-canada_26082016/.

 

Coordenação de Comunicação Social 


A Sociedade Geográfica da Rússia (SGR) recebe, até o dia 30 de setembro de 2016, inscrições para o Prêmio Bienal Internacional voltado a pessoas físicas e jurídicas estrangeiras que tenham projetos dedicados à Rússia nas áreas de geografia, ecologia, etnografia, história ou cultura.

Mais informações: http://www.rgo.ru/en/award

Coordenação de Comunicação do CNPq


A Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) abre inscrições para participação no Seminário "Estabelecimento de uma Rede de Intercâmbio de Conhecimento nas Áreas de Medicina Regenerativa, Terapia Genética e Celular, e sua Aplicação Clínica", a ser realizado em Cartagena, Colômbia, entre os dias 21 e 24 de novembro de 2016.

A AECID cobrirá os custos de hospedagem e manutenção de 20 participantes selecionados, que arcarão apenas com os custos da passagem. As inscrições vão até dia 15 de outubro.

Veja, aqui, mais informações.

Coordenação de Comunicação Social do CNPq

A Embaixada do Brasil em Acra recebeu carta do "World Time Limited" com convite para participação brasileira na primeira Convenção dos Países Meridianos de Greenwhich, que será realizada entre 12 e 14 de outubro do presente ano, em Gana.

Em 1883 o Presidente Chester Arthur dos Estados Unidos convocou conferência mundial para determinar o Meridiano e criar uma hora mundial unificada. Em 1884, o Meridiano de Greenwhich foi reconhecido por 25 países e 40 especialistas. Mais de 70 anos depois, Gana é considerado o país independente com terra habitável mais próxima ao centro do mundo, razão da realização da convenção nesse país.

Segundo os organizadores, a convenção será composta de palestras e exposições, entre outros eventos, e terá também a participação de cientistas, educadores e operadores de viagem e turismo.


A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sediará, sob os auspícios do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas (CIPSH) e da UNESCO, a Conferência Internacional Sul-Americana:

Territorialidades e Humanidades, a ser realizada em Belo Horizonte, no período de 4 a 7 de outubro de 2016, no âmbito da Programação do Ano Internacional do Entendimento Global de 2016 e como atividade preparatória da Conferência Mundial das Humanidades, que acontecerá em Liège, Bélgica, em 2017. O evento ocorrerá no âmbito das comemorações dos 90 anos da UFMG.

O objetivo central do Ano Internacional do Entendimento Global é discutir a globalização, nas suas dimensões internacional, nacional e regional, enquanto a Conferência Mundial de Humanidades visa refundar as Ciências Humanas, retomando o seu lugar na sociedade contemporânea e aprofundando a dimensão transdisciplinar da pesquisa, em face das necessidades da Humanidade no século XXI.

Tema: Territorialidades e Humanidades

Estrutura: o evento será estruturado a partir de 10 eixos temáticos que nortearão, de um lado, a organização de mesas-redondas e a constituição de grupos de trabalho compostos por especialistas em suas respectivas áreas, especialmente convidados, e, por outro, a apresentação de comunicações coordenadas e de pôsteres.

 Os eixos temáticos serão os seguintes:

1. Fronteiras e migrações;

2. Identidades e línguas;

3. Gênero e diversidade cultural;

4. Relações com a terra e o campo;

5. Controle social e habitabilidade;

6. Ecologia e meio ambiente;

7. Direito e educação;

8. Espaço urbano e violência;

9. Materialidades e representações;

10. Desenvolvimento social e inovações.

Programa da Conferência

Haverá conferências plenárias e mesas-redondas com a participação de convidados nacionais e internacionais. Propostas para a apresentações de trabalhos poderão ser submetidas na forma de comunicações coordenadas (coordenadas por professores e pesquisadores doutores) e pôsteres (apresentados por estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado).

 Comunicações Coordenadas

 Propostas para apresentação de comunicações coordenadas, que consistem em três ou quatro apresentações seguidas por discussão, deverão ser vinculadas a um dos 10 eixos temáticos do evento.Cada proposta deverá ser submetida por um coordenador, portador do título de doutor, juntamente com os resumos de cada uma das demais apresentações.

 Ao apresentar a proposta de comunicação coordenada, cada coordenador deverá inserir seus dados pessoais e um resumo geral da proposta de comunicação coordenada. A seguir, deverá inserir a identificação dos demais participantes (entre três ou quatro participantes, incluindo o coordenador) e um resumo individual para cada uma das apresentações e um mini-cv dos participantes. Cada resumo deverá ter um mínimo de 200 e um máximo de 300 palavras. Os resumos poderão ser submetidos em espanhol, inglês e português, sendo permitidas combinações linguística numa mesma sessão. É de inteira responsabilidade do coordenador a submissão completa da proposta de comunicação coordenada.

 Pôsteres

 Propostas para apresentação de pôsteres deverão ser vinculadas a um dos 10 eixos temáticos do evento e poderão ser submetidas por estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado, vinculados a instituições de ensino superior no país ou no exterior.

 Ao apresentar uma proposta de pôster, cada proponente deverá inserir seus dados pessoais e a identificação da instituição à qual se encontra vinculado. A seguir, deverá inserir um resumo com um mínimo de 200 e um máximo de 300 palavras e um PDF com o pôster a ser apresentado. Os resumos e os pôsteres poderão ser submetidos em espanhol, inglês e português. É de inteira responsabilidade do proponente a submissão completa da proposta de pôster, incluindo o PDF com o trabalho a ser apresentado. Os pôsteres deverão ser submetidos de acordo com as especificações divulgadas no site do evento.

 Premiação: haverá premiação para os melhores pôsteres de acordo com critérios estabelecidos pelo Comitê Científico.

 Prazos para submissão de trabalhos: entre 01 e 25 de setembro de 2016.

 Forma de submissão de trabalhos: as propostas deverão a ser submetidas on-line, somente através do Sistema de Gestão EASY CHAIR, pelo link de acesso disponível em

https://easychair.org/conferences/?conf=cosah-2016 ou no sítio do evento.

 Notificação de aceite: serão enviadas aos proponentes até 30 de setembro de 2016.

Sítio do evento: http://www.ufmg.br/humanidades


Serão selecionadas 30 empresas para participar de um projeto que durará oito meses, iniciando em outubro de 2016. O objetivo do projeto é catalisar o setor de inovação dessas empresas, com o apoio de seus próprios colaboradores.

Cada empresa escolhida passará por uma análise de seu potencial tecnológico. Em seguida, será formulado um diagnóstico SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças). A partir deste diagnóstico, a empresa irá desenvolver sua estratégia de inovação e executar os passos necessários para consolidar sua equipe de inovação.

Ao término do projeto, espera-se que todas as empresas tenham elaborado uma proposta para um projeto PIPE para a FAPESP, além de ter formalizado todos os processos internos relacionados com a inovação.

As cinco empresas participantes, que apresentarem melhor desempenho neste processo, receberão um diploma por este mérito.

A participação das empresas escolhidas é gratuita. Entretanto, pelo menos dois colaboradores de nível superior da empresa precisarão passar por um treinamento semipresencial (curso GEPIT-Gerenciamento e Execução de Projetos de Inovação Tecnológica versão 3). O treinamento ocorrerá em paralelo com as atividades da competição. Como se trata de um curso USP/Agencia USP de Inovação, o treinamento dará direito a um certificado de aperfeiçoamento emitido pela USP. Mais detalhes sobre o curso podem ser obtidos em www.fdte.org.br.

A empresa candidata deve preencher o formulário que segue no link abaixo até o dia 09 de setembro. Os resultados serão divulgados no dia 16 de setembro.

Link:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSftS0h-NdSqanKCLgSvlX91-S59RCVsEJ8D-ALq96Pyef4jjQ/viewform

As inscrições finais, para os selecionados, deverão ser feitas através da FDTE até o dia 23 de setembro.

Agência USP de Inovação


Pretória, na África do Sul, será sede da segunda edição do Science Forum South Africa, nos dias 6 e 7 de dezembro de 2016. Trata-se do principal evento de ciência e tecnologia na África do Sul, aberto à academia, sociedade civil e governos.

As inscrições estão abertas em http://www.sfsa.org.za/.

A participação de cientistas brasileiros é uma oportunidade importante para estreitar laços com a comunidade científica sul-africana.

Coordenação de Comunicação Social do CNPq


A Embaixada dos Emirados Árabes Unidos convida a sociedade acadêmica (acadêmicos, especialistas, pesquisadores) e empresas privadas brasileiras a participar do "Prêmio Internacional Mohammed Bin Rachid AI Maktoum de Água".  A data final para recebimento das propostas é o dia 30 de setembro de 2016.

O Prêmio tem por objetivo buscar soluções duradouras para o problema da escassez de água em todo o mundo, usando a energia solar para a purificação e dessalinização de água, e ainda, encorajar pesquisadores, especialistas e acadêmicos para fornecer aos países necessitados as melhores soluções sustentáveis na área de abastecimento com água, utilizando tecnologias modernas.  O valor do incentivo é de um milhão de dólares americanos (U$ 1.000.000,00).

Para mais informações consulte a página oficial do Prêmio: Instituto Emirático "Suqia". 


O Prêmio México é o maior prêmio dado pela República Mexicana aos principais pesquisadores da América Central e do Sul, Caribe, Espanha e Portugal, reconhecendo o trabalho e os esforços dos mais importantes cientistas da região. Após 26 anos de sua criação e, graças às aplicações que foram recebidas de instituições de prestígio, o Prêmio estabeleceu-se como um dos mais importantes da Ciência e Tecnologia.

As inscrições vão até o dia 15 de outubro.

Mais informações acesse http://www.ccc.gob.mx/es/premio-mexico.html