Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Simone Cabral Marinho dos Santos

Ciências Humanas

Educação
  • ix feira de ciências do oeste potiguar
  • A IX Feira de Ciência do Oeste Potiguar busca contribuir para o desenvolvimento de uma cultura científica no espaço escolar por meio da realização de feira de ciência, mediado pelo conhecimento científico e pela aprendizagem significativa de conteúdos. Esse projeto, ao mesmo tempo que busca despertar a curiosidade científica de alunos de ensino médio e fundamental do semiárido nordestino, especificamente, de escolas situadas no oeste potiguar, tem favorecido a mediação do saber científico na escola, ressignificando competências e habilidades profissionais dos professores. A proposta atual para realização da IX Feira de Ciência no Oeste Potiguar no município de Apodi-RN, se apresenta como uma experiência de grande relevância para criação de um elo entre as escolas e a universidade, uma vez que a Universidade ao propor um projeto como esse adentra a escola, tornando-se próxima de todos os envolvidos no contexto escolar.
  • Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
Foto de perfil

Simone Cabral Marinho dos Santos

Tecnologias

Tecnologias Médicas e da Saúde
  • x feira de ciências do oeste potiguar
  • A X Feira de Ciência do Oeste Potiguar busca contribuir para o desenvolvimento de uma cultura científica no espaço escolar por meio da realização de feira de ciência, mediado pelo conhecimento científico e pela aprendizagem significativa de conteúdos. Esse projeto, ao mesmo tempo que busca despertar a curiosidade científica de alunos de ensino médio e fundamental do semiárido nordestino, especificamente, de escolas situadas no oeste potiguar, tem favorecido a mediação do saber científico na escola, ressignificando competências e habilidades profissionais dos professores. A proposta atual para realização da X Feira de Ciência no Oeste Potiguar no município de Apodi-RN, se apresenta como uma experiência de grande relevância para criação de um elo entre as escolas e a universidade, uma vez que a Universidade ao propor um projeto como esse adentra a escola, tornando-se próxima de todos os envolvidos no contexto escolar.
  • Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 07/01/2020-31/01/2021
Foto de perfil

Simone Costa Nunes

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • gestão da diversidade e inclusão de pessoas com deficiência: análise do papel de recursos humanos
  • Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar como as áreas de Recursos Humanos (RH) percebem a gestão da diversidade e inclusão de pessoas com deficiência e em que medida vêm cumprindo seu papel como responsáveis pela implementação de políticas e práticas para sua efetividade. Embora o acesso ao trabalho seja um direito civil individual, na maioria das vezes, as pessoas com deficiência encontram obstáculos para ingressar no mercado laboral. Especialmente a partir dos anos 1990, um conjunto de leis e decretos-lei específicos vêm sendo sancionados no Brasil para garantir o direito e acessibilidade ao mercado de trabalho de pessoas com deficiência. Dentre as leis mais difundidas no mercado, encontram-se a Lei de Cotas nº 8.213, de 1991 que se constituiu como um marco para as práticas de inclusão, obrigando que as organizações também ofertassem oportunidades de trabalho abrangendo pessoas com deficiência, e a Lei no. 8.112, de 1990, que assegura às pessoas com deficiência o direito de se inscreverem em concurso público para provimento de cargo. Entretanto, apesar de toda sua importância, a legislação não teve ainda o poder de transformar a sociedade, já que a sensibilização e efetiva aceitação das pessoas, especialmente no universo organizacional, ainda se encontram alicerçadas em práticas discriminatórias. Tal realidade inclui profissionais das áreas de Recursos Humanos das empresas dos quais se esperariam atitudes e ações de inclusão baseadas no desenho de políticas e práticas voltadas para a melhor adaptação deste público às realidades organizacionais. Entretanto, o que se observa, é uma ainda incipiente ação das empresas nessa direção, e uma baixa incidência de estudos sobre o tema, no caso da academia. Para o desenvolvimento da pesquisa propõe-se uma abordagem qualitativa e quantitativa, com a definição de etapas que incluem: (1) levantamento bibliográfico sobre o tema diversidade e inclusão de pessoas com deficiência; (2) Sistematização e análise de dados secundários da publicação do Guia “As Melhores Empresas para Você Trabalhar” (MEPT) no qual consta item específico sobre diversidade; (3) Sistematização e análise de dados secundários do “Guia Exame de Diversidade”, cuja publicação objetiva reconhecer as melhores práticas empresariais em políticas e ações junto aos públicos diversos; (4) Aplicação do Índice de Maturidade em Gestão Inclusiva (IMGI) nas empresas selecionadas a partir da avaliação dos resultados constantes na MEPT e no Guia Exame de Diversidade; (5) Seleção das empresas para estudo de caso em profundidade; (6) Análise documental das empresas selecionadas; (7) Definição de respondentes e realização de entrevistas e grupos de foco; (8) Análise dos dados; (9) Devolutiva da pesquisa aos envolvidos. A relevância e contribuição desta pesquisa estão na ampliação do conhecimento sobre a temática da diversidade e, em especial, da inclusão de pessoas com deficiência no contexto empresarial brasileiro, contribuindo para que as possibilidades de uma adequada inclusão sejam ampliadas no mercado de trabalho. O papel das áreas de Recursos Humanos nas empresas, nesse sentido, é fundamental, de modo a sensibilizar e garantir as contratações, além de promover a inclusão no ambiente laboral.
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Simone Cristina Baggio Gnoatto

Ciências da Saúde

Farmácia
  • síntese de peptidomiméticos com atividade antibiofilme
  • A capacidade das bactérias em formar biofilmes provoca uma grande dificuldade na terapia antimicrobiana, pois as células bacterianas em biofilmes são extremamente resistentes ao tratamento com antibióticos como também a resposta imunológica do hospedeiro se torna deficiente. Estes fatos têm incentivado a uma contínua busca por novos fármacos antibiofilmes de forma que possam vencer as limitações existentes nos fármacos atuais. Neste contexto, os peptídeos vêm sendo estudados nas últimas décadas e têm demonstrado considerável atividade antibiofilme. Nosso grupo de pesquisa vem trabalhando na hipótese de encontrar peptídeos bioativos naturais e sintéticos e excelentes resultados foram obtidos. No entanto, em função da baixa estabilidade proteolítica dos peptídeos, estes compostos têm um interesse terapêutico moderado. Desta forma, eles servirão como fonte de inspiração para a síntese de compostos miméticos, os AApeptídeos. Essa é uma abordagem recente e inovadora. O termo AApeptídeo se inspirou de N-Acila-N-Aminoetilaminoácidos. Comparados aos peptídeos, uma unidade repetida no AApeptídeo é estruturalmente similar à dois resíduos adjacentes de um peptídeo, no qual há duas cadeias laterais, uma é a cadeia regular de um α-aminoácido enquanto a segunda provem de um resíduo de um ácido carboxílico ligado a um átomo de nitrogênio terciário. Cada AApeptídeo possui o mesmo número de grupos funcionais que o peptídeo convencional com uma cadeia carbônica de mesmo tamanho. Ainda, cada átomo de nitrogênio, secundário ou terciário, faz parte de uma ligação amida. Esta família de peptidomiméticos apresenta assim, similaridades desejadas aos peptídeos sem os seus inconvenientes. Os AApeptídeos serão sintetizados com base na estrutura dos peptídeos que já demonstraram atividade antibiofilme e terão seu atividade avaliada. Buscamos, com este projeto, uma terapia contra a formação de biofilmes patogênicos e uma nova classe química de fármacos, visto que não existe no mercado um fármaco com estas características.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Simone do Socorro Freitas do Nascimento

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • feira de ciência e engenharia de macapa- fecem
  • A Feira de Ciência e Engenharia de Macapá – FECEM é um evento coordenado pela Secretaria de Municipal da Educação de Macapá-Amapá, por meio do Núcleo de Tecnologia do Município - NTM. Tem por objetivo estimular a popularização da ciência e o aprimoramento da formação de professores, além de fortalecer a função social da escola, que é a formação de cidadãos participativos e criativos, utilizando a ciência, tecnologia e inovação, de maneira pragmática e teleológica, a fim de buscar soluções intrínsecas à realidade local. A FECEM faz parte do calendário das escolas de rede municipal de ensino, que abrange 86 escolas, sendo 56 urbanas e 30 rurais. No ano de 2020, será realizada no período de 08 a 10 de outubro, e visa selecionar 60 projetos de alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Técnico, das escolas públicas e privadas do Município de Macapá. São parceiros do FECEM: Instituto Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (IMPROIR), Conselho Municipal da Pessoa com deficiência, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA), Universidade Estadual do Amapá (UEAP), Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e Instituto Federal de Educação do Amapá (IFAP). A FECEM visa dar visibilidades as produções científicas, em especial do Ensino Fundamental, de modo a incentivar a investigação e oportunizar o desenvolvimento de ideias inovadoras, executadas e aperfeiçoadas, por alunos/pesquisadores e professores/orientadores em seu cotidiano escolar. A demonstrar que os alunos, quando estimulados podem encontrar soluções para os problemas do cotidiano, além de aproximar o ensino formal das vivencias da comunidade.
  • SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE MACAPA - AP - Brasil
  • 13/05/2020-31/05/2021
Foto de perfil

Simone Eliza Facioni Guimaraes

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • perfil global do transcriptoma em conceptos suínos gerados a partir de fêmeas suplementadas ou não suplementadas com o aminoácido l-arginina
  • As perdas pré-natais podem variar entre 25 e 50%, o que representa um alto percentual de mortalidade nos suínos. Com a redução da mortalidade a partir de 1 a 2% há maior retorno econômico da atividade, pelo aumento direto no número de leitões desmamados/ fêmea/ano. Uma vez que entendemos os determinantes reguladores do desenvolvimento embrionário precoce, assim como os níveis alimentares e os critérios de seleção, podemos ser capazes de melhorar a eficiência reprodutiva em suínos. A nutrição durante a gestação influencia o desenvolvimento da fêmea, o tamanho, o peso e a uniformidade da leitegada, assim como a produtividade no período da lactação e o intervalo desmama-cio. Níveis dietéticos de alguns aminoácidos e vitaminas podem afetar drasticamente a regulação da expressão gênica e reduzir a incidência de doenças ou defeitos do embrião durante o desenvolvimento. Baseados nessas premissas, os proponentes objetivam: Caracterizar o transcriptoma em embriões e fetos de linhagem Comercial gerados a partir de fêmeas suplementadas e não suplementadas com L-arginina, assim como Anotar, comparar e quantificar a expressão diferencial de genes relacionados ao desenvolvimento do concepto em grupos provenientes de fêmeas suplementadas e não suplementadas com L-arginina. Metodologia: A partir dos 120 dias de idade, as fêmeas foram distribuídas ao acaso nos grupos experimentais e também foi iniciado o manejo de indução da puberdade mediante a exposição direta das fêmeas a um macho adulto inteiro duas vezes por dia (manhã e tarde). O experimento foi arranjado em DIC e o desenho fatorial 2x2 (duas dietas e duas idades gestacionais), com cinco replicatas por tratamento. Os tratamentos consistiram de duas dietas: com 1% de L-arginina e controle, associado com duas idades gestacionais (25 e 35 dias pos inseminação). Posterior ao abate, os conceptos foram removidos rapidamente e lavados com solução PBS. A extração do RNA total das amostras (conceptos de 25 e 35 dias coletados a partir das fêmeas tratadas e não tratadas com L-arginina) foi realizada com TRIzol, as concentrações foram estimadas por espectrofotometria. Os tecidos mantidos em freezer – 80ºC. (As atividades descritas abaixo não foram ainda realizadas e esperam o suporte deste edital para serem implementadas). Para a construção das bibliotecas de RNA e subsequente RNA-seq, pretende-se usar 3 embriões em 3 fêmea por grupo de tratamento (4). Portando, serão ao todo 36 amostras a serem procedidas para o RNAseq (3 embriões x 3 fêmeas x 4 tratamentos). O preparo das bibliotecas será realizado com o kit “TruSeq Total Stranded Sample Preparation” (Illumina) (http://support.illumina.com/content/dam/illumina- support/documents/documentation/chemistry_documentation/samplepreps_truseq/truseqstrandedmrna/truseq-stranded-mrna-sample-prep-user-supplied-list-from-15031047-e.pdf0). As bibliotecas que passarem no controle de qualidade serão enviadas para o sequenciamento do RNA em equipamento HiSeq 2500 (Illumina) no Centro de Genômica Funcional na ESALQ-USP. Com as sequências geradas, todos os processos de análise in silico serão realizados por meio de pipelines de Bioinformática disponíveis no repositório do GitHub (https://github.com/ibest/seqyclean). A contagem das reads será realizada no pacote HT-Seq (www-huber.embl.de/HTSeq/) e em seguida, a expressão diferencial das amostras será avaliada utilizando-se o programa R. Após a obtenção dos genes diferencialmente expressos, a anotação funcional será realizada utilizando-se a base de dados DAVID 6.8. Com o objetivo de destacar genes candidatos mais relevantes, a ferramenta NetworkAnalyzer no Cytoscape será utilizada. De acordo com o número de TFBS e, consequentemente, o número de conexões/linhas em cada elo (gene e TF), os genes mais conectados na rede de genes-TF serão determinados e anotados
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Simone Leal Schwertl

Ciências Humanas

Antropologia
  • furb e educação básica promovendo a curiosidade científica e tecnológica entre os jovens.
  • Resumo: A Universidade Regional de Blumenau (FURB), por meio da presente chamada, estabelece uma parceria com a Secretaria do Estado de Educação (SED) de Santa Catarina para qualificar e potencializar a realização e os resultados da IV FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SANTA CATARINA, e apresenta o projeto intitulado “FURB e Educação Básica promovendo a curiosidade científica e tecnológica entre os jovens”. O Projeto tem como objetivos promover o interesse pelo conhecimento científico e tecnológico, aguçando a capacidade inventiva e investigativa dos jovens, e contribuir para a qualificação dos professores da Educação Básica no desenvolvimento de projetos e/ou atividades que apresentem a ciência de forma atrativa e motivadora, ressaltando sua importância para o desenvolvimento da sociedade. Para tanto, além do detalhamento da seleção e avaliação dos trabalhos, e organização da feira, o presente projeto apresenta um conjunto de ações que contemplam: (i) a formação de professores focada no aperfeiçoamento da capacidade de elaborar projetos e/ou atividades para mobilizar e desenvolver conhecimentos científicos e tecnológicos, por meio da aproximação das pesquisas realizadas na Universidade e do estudo de metodologias com potencial para despertar a criatividade e a capacidade investigativa dos jovens; (ii) a produção de material pedagógico e de divulgação, elaborados para apoiar a realização da feira e potencializar os resultados obtidos com a realização do evento; (iii) atividades específicas para incentivar a participação de meninas nos projetos submetidos à feira e o desenvolvimento de projetos na área da computação e engenharia. Os materiais pedagógicos destinados à formação de professores buscarão, a medida do possível, consonância com as diretrizes e eixos do projeto pedagógico do Curso Ciência é 10 e, sendo assim, poderão ser hospedados na plataforma do curso ampliando as possibilidades de divulgação do material. A realização da Feira acontecerá nas dependências da Universidade e na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, conforme calendário nacional, e as atividades desenvolvidas serão registradas no endereço eletrônico: http://snct.mctic.gov.br/. Para valorizar a produção dos estudantes e estimulá-los a seguirem carreiras relacionadas a área científica e tecnológica, além das atividades do projeto, a cerimônia de premiação dos estudantes contará com a presença e participação de pesquisadores da instituição. A equipe do projeto é formada por professores da área da computação, engenharia, matemática e ciências naturais, com experiência na realização de projetos articulados a Educação Básica voltados a conexão de saberes científicos e tecnológicos. Estão sendo requisitadas cinco bolsas de iniciação científica júnior para premiação dos jovens mais talentosos. Os demais recursos proporcionados pela chamada pública serão usados para organização da feira, transporte dos estudantes até a universidade, diárias para auxiliar na participação em eventos para divulgar os resultados do projeto, e para confecção do material de divulgação. O projeto terá 24 meses de duração, conforme detalhamento das atividades no documento anexo. ATENÇÃO: O projeto terá duração de 24 meses conforme consta no item 11.2 da Chamada CNPq/MCTIC Nº 11/2019 - Feiras de Ciências e Mostras Científicas. Porém ao colocar no formulário da plataforma duração do projeto de 24 meses , não foi possível fazer o envio da proposta, pois aparece na tela a seguinte mensagem :"a duração do projeto está com o período fora da vigência". Sendo assim - apenas no formulário da plataforma - colocaremos a duração do projeto de 12 meses, para tentar conseguir fazer o envio da proposta pelo formulário. Contato foi realizado com CNPq, dados no protocolo Nr: 751771.
  • Fundação Universidade Regional de Blumenau - SC - Brasil
  • 07/01/2020-28/02/2022
Foto de perfil

Simone Maria Andrade Pereira de Sá

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • empreendedorismo afinado: as estratégias das cooperativas musicais brasileiras
  • O presente estudo pretende analisar os impactos econômicos e sociais do cooperativismo a partir de um estudo de caso envolvendo cooperativas brasileiras voltadas para a música. Ao final, pretende-se, a partir da observação desses dados, levantar informações relevantes sobre o funcionamento dessas articulações coletivas formais e informais sob a perspectiva dos estudos relacionados ao conceito de empreendedorismo (Schumpeter, 1982; Timmons, 1985; Dornelas, 2007; Weber, 1930; McClelland, 1961 e Lant; Mezias, 1990) e o seu impacto na geração de trabalho e renda de seus cooperados, bem como nas comunidades em que estão inseridas, a partir dos conceitos de cenas (Straw, 1991, 1997, 2006) e de cidades musicais (Herschmann e Fernandes, 2016).
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 08/09/2018-30/09/2021
Foto de perfil

Simone Maria Andrade Pereira de Sá

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • laboratório de análise e desenvolvimento de linguagens em mídias sonoras, visuais e audiovisuais
  • Este projeto tem por objetivo estabelecer as bases teóricas e materiais, em termos de itens de capital (aquisição de equipamentos e mobiliário) e de custeio (reforma de espaços para atividades de ensino e pesquisa) e passagens para intercâmbios interinstitucionais), para o funcionamento de um Laboratório de Análise e Desenvolvimento de Linguagens em Mídias Sonoras, Visuais e Audiovisuais, conjugando assim os esforços de diversos dos grupos de pesquisa associados ao Departamento de Estudos Culturais e Mídia e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (GEC/UFF) na consolidação de sua já manifesta inserção qualificada à pesquisa na área de Comunicação, como se poderá demonstrar pelo perfil das ações de sua equipe proponente, tanto em termos de produtividade qualificada quanto nas taxas de aprovação de projetos de pesquisa, ensino, formação e cooperação acadêmica, em plano nacional e internacional. Do ponto de vista de seus conteúdos, a proposta se define por uma simultânea integração e articulação de diferentes projetos de pesquisa que têm em comum a atenção analítica a materiais da cultura midiática contemporânea, nas suas manifestações sonora, visual e audiovisual, abordados a partir de diferentes perspectivas (sociológicas, culturalistas, narratológicas e estéticas, dentre outras). Em se constituindo a base material dessas atividades, com o apoio financeiro da agência, julgamos poder fornecer o apoio material e logístico de uma série de atividades de ensino, pesquisa e divulgação científica, em áreas estratégicas para o curso de Estudos de Mídia e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF, nas áreas de interesse desse projeto.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Simone Mitri Nogueira

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • estudo das alterações epigenéticas e proteômicas relacionadas ao benzeno em uma população vulnerável de campos elíseos, dc, rj, exposta ambientalmente
  • Estado da arte O benzeno é um contaminante global e sua presença na atmosfera vem sendo registrada, sobretudo, nas áreas industriais. Em geral, a população está exposta através da inalação de ar contaminado, mas também de solo e águas contaminados por rejeitos industriais. Isso mostra que populações que vivem no entorno de fontes potencialmente poluidoras, como indústrias e refinarias de petróleo, podem estar expostas a concentrações de benzeno capazes de produzir efeitos indesejáveis à saúde. A principal produção de benzeno no Brasil estão nos centros de produção petroquímica e refino de petróleo, responsáveis por cerca de 95% da produção nacional, atuando como poluidores potenciais. Dentre estes, destaca-se o pólo industrial de Campos Elíseos no município de Duque de Caxias/RJ, que acomoda o maior complexo industrial da América Latina: a 2° maior petroquímica do país, a REDUC, e outras indústrias. Esta região apresenta significativa desigualdade na distribuição de renda, o que agrava o problema da contaminação ambiental de origem industrial. Outro agravante na região está relacionado à ausência de fornecimento de água pela CEDAE, e, alternativamente, o uso de água proveniente de instalações que conectam encanamentos particulares às tubulações de água da REDUC/ PETROBRAS, destinada às torres de resfriamento. A exposição crônica a baixas concentrações de benzeno está associada a enfermidades, como a anemia aplástica, leucemia, linfoma não-Hodgkin, mieloma múltiplo e outras desordens hematopoiéticas. A preocupação com os efeitos da exposição ao benzeno na população em geral é crescente. Do ponto de vista da suscetibilidade genética, polimorfismos de genes envolvidos no metabolismo da substância têm sido amplamente investigados como fatores de risco. O benzeno é um carcinógeno classificado no grupo 1 da IARC e, sabe-se que, o câncer é causado por múltiplos fatores, de modo que a identificação desses fatores é objeto de pesquisas na área. As alterações genéticas representam uma etapa chave no processo de desenvolvimento do câncer, e mais, tem sido repostado que a carcinogênese induzida quimicamente está associada a alterações epigenéticas, incluindo a metilação do DNA e expressão de microRNA. Estudos têm mostrado que as modificações nos padrões de metilação de DNA em regiões específicas estão entre os fatores de risco para exposição a carcinógenos. É reconhecido que a alterações no padrão de metilação de DNA relacionadas á leucemia envolve hipo e hipermetilação do genoma, o que leva à instabilidade genômica. Estudos conduzidos para avaliar possíveis efeitos da exposição ao benzeno sobre os níveis de expressão de microRNAs em regiões específicas do genoma têm reportado alterações nos padrões, mas são ainda incipientes. Nesse sentido, alterações epigenéticas podem ser consideradas como biomarcadores preditivos de exposição a carcinógenos, capazes de influenciar o potencial genotóxico do agente carcinogênico. Por sua vez, as análises proteômicas detectam alterações no perfil de expressão de proteínas, que podem estar relacionadas à exposição ao xenobiótico. Objetivo Este projeto objetiva investigar alterações epigenéticas e proteômicas relacionadas à exposição ambiental ao benzeno em moradores de Campos Elíseos, estado do RJ, levando em consideração o perfil de susceptibilidade genética desta população ao xenobiótico. As análises genômicas são capazes de identificar os subgrupos geneticamente mais susceptíveis. Através dos ensaios em proteômica podem ser detectadas alterações no perfil de expressão das proteínas relacionadas. As análises de modificações epigenéticas atuam como marcadores dos danos que a exposição a xenobióticos carcinógenos, como o benzeno, podem causar ao epigenoma. Metodologia Em um estudo transversal, serão avaliados cerca de 450 residentes de Campos Elíseos, onde serão coletados os dados sociodemográficos (por questionário) e amostras biológicas (sangue e urina) da população. No ambulatório do CESTEH/ENSP/FIOCRUZ será feita a avaliação clínica da população, através de hemograma completo e consulta médica. As análises serão realizadas no Laboratório de Toxicologia do CESTEH, que tem a infraestrutura necessária para tal, e serão as seguintes: 1)Determinação dos biomarcadores S-PMA e t,t-MA para avaliação da exposição ao benzeno; 2)Análise proteômica, através de eletroforese uni e bidimensional em géis SDS-PAGE e por Espectrometria de Massa; 3)Determinação de polimorfismos de genes de metabolização do benzeno, CYP2E1, NQO1, MPO, GSTT1 e GSTM1, por PCR em tempo real e convencional; 4)Determinação do padrão de metilação de DNA em regiões específicas e da expressão de microRNA como marcadores de alterações epigenéticas. Resultados esperados Este estudo pretende gerar os seguintes produtos: 1)banco de dados do perfil socio-econômico da população estudada; 2)quantificação da exposição ambiental ao benzeno na população, através dos níveis dos biomarcadores de exposição; 4)distribuição genotípica e alélica dos polimorfismos genéticos metabólicos do benzeno na população estudada; 5)frequência dos alelos de risco de genes de susceptibilidade ao benzeno; 7)perfil proteômico da população estudada, através da expressão proteica; 9)quantificação dos biomarcadores epigenéticos metilação de DNA e expressão de microRNAs específicos relacionados ao benzeno. Conclusão A literatura científica atual tem mostrado a importância da busca de maior conhecimento sobre a influência do benzeno nas alterações epigenéticas e proteômicas em populações expostas ao xenobiótico, uma vez que muitas dessas alterações estão associadas a várias doenças e, principalmente, ao processo de carcinogênese. A elucidação dos mecanismos pelos quais o benzeno é capaz de alterar a expressão de determinados genes poderá contribuir para a melhoria da compreensão do potencial tóxico desta substância e de outros poluentes ambientais e auxiliará na identificação de medidas preventivas mais apropriadas ao problema.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022