Projetos de Pesquisa

 

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Tania Margarida Lima Costa

Outra

Divulgação Científica
  • 7ª feira brasileira de colégios de aplicação e escolas técnicas – 7ª febrat
  • A Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas – FEBRAT é uma realização do Centro Pedagógico – Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais e do Museu Itinerante Ponto UFMG, sob a coordenação da Professora Dra. Tânia Margarida Lima Costa, com intuito de integralizar e socializar o conhecimento gerado pelas instituições de ensino Públicas e Privadas de todo o país e aproximar professores e alunos da Educação Básica de debates científicos. Em sua 7º edição, a FEBRAT busca estimular alunos e professores a desenvolver pesquisas em diversas áreas e com temáticas que variam de um ano para outro, em consonância com os temas propostos pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), fortalecendo a inovação, a criatividade e a democratização das pesquisas. A programação da Feira abrange diversas atividades como exposições de trabalhos científicos, exposição do Museu Itinerante, oficinas, palestras, cafés científicos, atividades culturais, com o intuito de divulgar e debater temas de interesse da ciência, além de estímulo a cultura e a diversidade. A FEBRAT promove a divulgação dos trabalhos de alunos da Educação Básica e profissional, regularmente matriculados, respectivamente, nos Colégios de Aplicação vinculados às instituições Públicas ou Privadas de Ensino Superior, nas Escolas Técnicas Públicas e Privadas e nas escolas das redes de ensino municipal, estadual e particular de todo o país. O tema adotado na VII FEBRAT será o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2019. A Feira ocorrerá em outubro de 2019 e contará com a exposição de 200 trabalhos científicos, além da exposição de trabalhos de alunos de Feiras Parceiras. Ao final do evento os participantes ainda contam com outras atividades de capacitação como cursos a distância (Educação Científica) e palestras virtuais para formação de professores em polo de Educação a distância, e ainda o estreitamento das relações com novos pesquisadores de diferentes áreas. A previsão de atendimento é de aproximadamente 7.500 pessoas. A realização da FEBRAT como um espaço de ensino-aprendizagem proporciona a divulgação cientifica, a disseminação, troca de conhecimentos e uma formação crítica e social. O elevado potencial das Feiras de Ciências como forma de estimular a criatividade, a pesquisa e a observação para temas ligados ao cotidiano relacionando-os aos diversos campos da Ciência e tecnologia é uma estratégia educacional. As feiras proporcionam aos participantes, tantos expositores quanto visitantes, oportunidades de discutir temas científicos e tecnológicos com múltiplas abordagens e profundidades, além de ser um momento de socialização e de desenvolver trabalhos em equipes. A partir disso, a aprendizagem torna-se significativa. Os envolvidos, ao participarem de todo o processo de construção do conhecimento tornam-se capazes de explicar fenômenos e de enfrentar situações desafiadoras (MEZZARI, FROTA & MARTINS, 2011). Participarão do evento alunos e professores selecionados para exporem os trabalhos na Feira, inscritos para os cursos a distância oferecidos, para as oficinas, para visitas às atividades da SNCT 2019 em Belo Horizonte, assim como alunos e professores de escolas públicas e particulares de diversos municípios do Estado de Minas Gerais, a população em geral que serão convidadas a visitarem o evento. Pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, artistas e músicos regionais e locais, além de representantes de secretarias, fundações, universidades, escolas, museus e centros de CT&I, dentre outras instituições que atuam na divulgação e popularização da ciência, tecnologia e inovação. A proposta abrangerá comunidades diversas em geral e, em específico, comunidades escolares. Também serão atendidos adultos, idosos e alunos do EJA. Cadeirantes terão acesso a todas as atividades ofertadas na exposição, inclusive aquela interna ao caminhão do Museu, pois o espaço está adaptado com rampas e elevadores. Será priorizado a participação do público feminino através de palestras e oficinas voltadas a esse público específico e através da seleção de um percentual dos trabalhos desse público para exposição no evento. Será criado um Curso a distância sobre Mulheres na Ciência, com duração de 3 meses, voltado para meninas, com abrangência nacional. Dentre as cursistas, serão selecionadas uma representante de cada Estado para expor o trabalho na FEBRAT. Essa representante receberá uma ajuda de custo (hospedagem e passagens) para viabilizar sua participação no evento. Os trabalhos premiados têm a oportunidade de receber bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) para darem prosseguimento as suas pesquisas. Nas edições anteriores da FEBRAT foram concebidas 33 bolsas ICJ favorecendo experiências de produção e socialização da ciência, aprofundamento de metodologias e técnicas de pesquisa complementando seu currículo. As bolsas tornam-se um incentivo para fidelizar os alunos na pesquisa, na continuidade da participação da Feira e no desenvolvimento de novos projetos e linhas de pesquisa, formando novos pesquisadores. Refletindo sobre os impactos, acreditamos que o financiamento por instituições de fomento torna-se imprescindível para que cada vez mais alunos de diversas regiões do Brasil tenham condições de desenvolver e apresentar seus projetos em eventos como a FEBRAT. Entre o período de inscrição e o de confirmação de presença muitos dos inscritos relatam dificuldades para conseguir investimentos para seu deslocamento e permanência durante o evento, o que resulta na desistência. Espera-se que, através do conhecimento de novas abordagens do conteúdo científico, estimulem os professores a refletirem sobre a prática pedagógica e sobre o processo de ensino-aprendizagem, assim como a importância que eventos científicos têm para despertar o interesse dos alunos pelas teorias em sala de aula e pela carreira científica.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
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Tania Mari Bellé Bresolin

Ciências da Saúde

Farmácia
  • estudos de pré-formulação de fármacos sintéticos, desenvolvimento de micro e nanossistemas de liberação e biomonitoramento
  • Os candidatos a fármacos necessitam de estudos de pré-formulação de forma a se conhecer suas características físico-químicas bem como os dados relacionados à sua estabilidade, como a(s) via(s) de degradação e qual(is) fator(es) externo(s) provoca(m) a sua degradação, visando simular as situações de estresse ao qual serão submetidos durante o processo produtivo, estocagem, bem como no meio fisiológico. Para que a qualidade dos medicamentos desenvolvidos seja garantida, torna-se necessário o estabelecimento de tecnologias e metodologias analíticas apropriadas. Visando à confiabilidade dos resultados gerados, de acordo com normas oficiais, o método deve ser validado por meio de estudos experimentais quanto aos parâmetros de seletividade/especificidade, linearidade, intervalo, precisão, sensibilidade, limite de quantificação, exatidão e robustez. Neste sentido o presente projeto propõe a realização de estudos de pré-formulação de moléculas de origem sintética, inspiradas em produtos naturais, sintetizadas em nosso grupo de pesquisa, com potencial emprego terapêutico e perfil de segurança adequados. Este projeto é uma proposta interdisciplinar, em colaboração com o grupo de Química Farmacêutica, Farmacologia e Tecnologia Farmacêutica do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da Univali, visando o estabelecimento de novos medicamentos. A proposta conta com parceria internacional (Università degli Studi di Perugia-Itália) no desenvolvimento de sistemas de liberação modificada de tais substâncias. Serão desenvolvidas e validadas metodologias analíticas, indicativas de estabilidade dos analitos, bem como serão conduzidos estudos de pré-formulação e de degradação forçada, incluindo caraterização química, física e físico-química dos candidatos a fármaco, com foco em sua estabilidade. A performance de liberação dos fármacos, a partir dos sistemas de liberação desenvolvidos será analisada por meio de metodologias analíticas validadas, as quais serão também aplicadas em estudos de estabilidade, como parte da cadeia de desenvolvimento farmacêutico. Os sistemas serão biomonitorados em modelos in vitro e in vivo, a fim de avaliar a sua segurança e eficácia frente às provas de conceito às quais serão submetidos, visando ao desenvolvimento de novos medicamentos para o tratamento de osteoporose e edema de medula óssea pela via oral e intra-tecal (candidato a fármaco 4-MC) e para o tratamento da dor neuropática, pela via oral (candidato a fármaco glitazona E1), doenças de impacto na saúde pública e para as quais não há opções terapêuticas seguras e eficazes.
  • Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tânia Maria de Araújo

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • vigilância e monitoramento de doenças infecciosas entre trabalhadores e trabalhadoras do setor saúde
  • Este estudo encontra-se estruturado em quatro subprojetos que destinam-se, em conjunto, a: (a) estimar a ocorrência de três grupos de doenças infecciosas (hepatites virais, HIV e Sífilis) entre trabalhadores da saúde no Brasil e na Bahia, utilizando dados do SINAN; (b) conduzir estudo epidemiológico para avaliação dessas doenças infecciosas entre trabalhadores da atenção básica e de média complexidade em dois municípios da Bahia, analisando os fatores associados à sua ocorrência, com destaque para as exposições ocupacionais, uma vez que a contaminação de dois dos agravos estudados é determinada ou facilitada pelas características e condições do ambiente de trabalho; (c) avaliar as medidas profiláticas existentes, nível de utilização dessas medidas, bem como conhecer as barreiras de acesso ou outros aspectos que impedem ou favorecem a adoção dessas medidas; (d) propor um sistema de monitoramento e acompanhamento dos trabalhadores da saúde com a finalidade de intensificar as medidas para combate das doenças infecciosas no trabalho em saúde, na rede de atenção à saúde. Este projeto será desenvolvido com a participação de três universidades públicas (UEFS, UFRB e UFBA) e os serviços de saúde dos municípios envolvidos (Atenção Básica, CEREST e CTA). Para cada um desses subprojetos desenhou-se procedimentos metodológicos específicos. O subprojeto 1 utilizará dados de um sistema de informação, o SINAN. No segundo subprojeto será conduzido inquérito para avaliação da situação de saúde dos trabalhadores para as doenças infecciosas de interesse neste estudo (HIV, hepatites virais e sífilis), bem como das características e condições de trabalho. Será utilizado questionário com informações sociodemográficas e ocupacionais e realizados testes rápidos para detecção/triagem das doenças de interesse. No terceiro subprojeto será realizado estudo qualitativo para análise do conhecimento dos trabalhadores sobre as medidas profiláticas existentes para proteção contra as doenças infecciosas e os fatores que determinam, dificultando ou estimulando, o uso dessas medidas. A análise dos aspectos subjetivos será privilegiada neste estudo. O subprojeto quatro tem finalidade aplicada, visando tornar os dados coletados e analisados úteis para a biossegurança e gestão das condições de trabalho nos serviços de saúde estudados. Assim, objetiva contribuir para o esboço de um sistema de informação para monitoramento e acompanhamento das situações de exposição e de ocorrência de doenças no setor saúde. Os resultados deste estudo contribuirão para o adequado dimensionamento de questões relativas às doenças infecciosas, especialmente aquelas relacionadas ao trabalho em saúde, bem como de medidas que poderão ser adotadas para o enfrentamento das doenças infecciosas entre esses trabalhadores.
  • Universidade Estadual de Feira de Santana - BA - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Tânia Maria de Moura

Ciências Biológicas

Botânica
  • estudos taxonômicos, filogenéticos e biogeográficos para os táxons de lupinus l. (leguminosae – papilionoideae) ocorrentes no leste da américa do sul
  • Leguminosae é a terceira maior família de Angiospermas em número de espécies e a segunda maior em importância econômica. É representada por mais de 770 gêneros agrupados em seis subfamílias. Papilionoideae é a maior delas, com mais de 400 gêneros. Dentre estes, Lupinus destaca-se pelo número de espécies (220-230 spp.), por sua ampla distribuição geográfica e pelo alto grau de endemismo. As espécies do gênero apresentam vasta diversidade morfológica e são de problemática delimitação. Diversos estudos sobre Lupinus têm sido publicado ao longo dos anos. No entanto, a delimitação de muitos táxons ainda é imprecisa e tratamentos taxonômicos abrangendo grandes grupos ou amplas áreas geográficas ainda são escassos. Estudos filogenéticos apontam o gênero como monofilético, de origem no velho mundo e subdividido em três linhagens principais: (1) espécies ocorrentes no Mediterrâneo e norte da África, grupo irmão dos táxons unifoliolados da América do Norte; (2) espécies no leste da América do Sul, grupo irmão dos representantes de inflorescências azuladas da América do Norte; e (3) aquelas à oeste do Novo Mundo, representadas pelos táxons distribuídos na região dos Andes e no México, derivados de diferentes linhagens ocorrentes no oeste dos Estados Unidos da América. A maioria dos estudos desenvolvidos até o momento focam nas espécies ocorrentes no oeste do Novo Mundo. Até o momento, 59 táxons, muitos com delimitações problemáticas, são registrados para o leste da América do Sul; apenas 17 espécies foram amostradas em estudos filogenéticos. Portanto, pouco se sabe sobre as relações evolutivas entre os representantes presentes nessa porção do continente. Além disso, hipóteses relacionadas às rotas de colonização das espécies nessa região são escassas. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um tratamento taxonômico para as espécies de Lupinus ocorrentes no leste da América do Sul e elucidar hipóteses filogenéticas e biogeográficas para os táxons ocorrentes nessa região
  • Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia

Ciências Humanas

Educação
  • da investigação sobre processos de análise de manuais escolares à produção colaborativa de materiais didáticos em contextos específicos: cultura local e conteúdos de ensino
  • A produção de materiais didáticos escritos ou digitais é atividade de alta complexidade, pois exige a capacidade de articular elementos da Didática Geral, das Didáticas Específicas, com especial atenção à epistemologia das ciências de referência que produzem e sustentam os conhecimentos escolares. Assim, para que os professores possam analisar e produzir materiais com qualidade didática, metodológica e científica é necessário que sejam oferecidos instrumentos conceituais para a realização desse trabalho, o que não tem sido usual nos cursos de formação de professores, seja inicial ou continuada. Por outro lado, a investigação sobre a produção de materiais didáticos também é incipiente, fornecendo ainda poucos elementos científicos para sustentar proposições e apresentando-se, então, como uma lacuna que demanda esforços dos pesquisadores, e em especial, de grupos multidisciplinares de pesquisadores. Com esse escopo, foi elaborada uma proposta, que teve mérito aprovado no Edital CHSSA 2016 mas não foi implementada pela questão de recursos financeiros não disponíveis. A proposta foi readequada ao Edital Universal, mantendo-se o foco e alguns colaboradores, ajustando-se seus objetivos, reduzindo o âmbito quanto às regiões geográficas e grupos envolvidos e também quanto aos recursos solicitados. A proposta é sustentada: a) na pressuposição de que a análise e a produção de materiais é atividade privilegiada para que as ações de pesquisa e formação se articulem, de forma colaborativa e multidisciplinar; b) na intensa e diversificada experiência da proponente com a análise e produção de materiais didáticos, em projetos editoriais comerciais, projetos institucionais e especialmente em projetos de pesquisa e extensão de natureza colaborativa com redes públicas de ensino nas duas últimas décadas; c) nas atividades que vêm sendo desenvolvidas no Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas/UFPR com outros pesquisadores e grupos de pesquisa sobre a temática da análise e produção de materiais didáticos, em perspectiva multidisciplinar e de forma articulada à formação de professores da educação básica. O Brasil tem mantido, por décadas, o maior programa de distribuição gratuita de livros didáticos para a educação básica – o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O desenvolvimento desse Programa gerou avanços nos livros destinados ao ensino das disciplinas específicas para todas as etapas da escolarização. Entretanto, apesar de todo esses avanços, constatam-se limites e dificuldades, como a existência de problemas para acessar os recursos digitais disponibilizados, dificuldades com a instalação de programas ou ainda que exigem domínio da língua inglesa, bem como as dificuldades para atender de forma satisfatória, por meio de livros de distribuição nacional, as questões culturais locais e as necessidades de grupos específicos. (GARCIA, 2011). É necessário, portanto, adequar ou complementar os materiais oferecidos pelo Estado brasileiro com ações que dependem prioritariamente do trabalho de professores e coordenadores no âmbito das escolas. Assim, os objetivos da proposta estão dirigidos a atividades de investigação e de formação docente para a análise e produção de materiais didáticos, em uma vertente específica que considera a orientação presente nas normas educacionais brasileiras de que os conteúdos de ensino devem contemplar a realidade dos alunos, sua cultura e a diversidade de situações em que ocorre a escolarização básica. A proposta se estrutura em torno de três eixos que organizam a pesquisa e as ações formativas: 1. Análise de materiais didáticos impressos e digitais; 2. Produção e avaliação de materiais que contemplem a cultura, a diversidade e necessidades de grupos específicos; 3. Análise, proposição e avaliação de modelos de formação de professores na perspectiva colaborativa. O projeto , situado no campo de diálogo entre a Didática Geral e as Didáticas Específicas, será desenvolvido de forma colaborativa. As ações terão início com processos investigativos e formativos de análise e avaliação de materiais, se encaminhará para o desenvolvimento de produtos e, após análises, terá lugar um novo processo de avaliação sobre os produtos e os processos desenvolvidos. Ao lado da perspectiva que privilegia a escola pública, avaliando, propondo, e construindo materiais em diferentes áreas de conhecimento, de forma colaborativa com professores em formação inicial e continuada, a intenção da proposta é também atender demandas específicas de determinados grupos sociais que têm sido dirigidas ao conjunto de pesquisadores participantes e que, neste momento, passam a compor uma proposta articulada. Aponta-se que estão previstas três fases de desenvolvimento metodológico da proposta, relacionadas aos objetivos gerais e específicos: Fase 1: estruturação dos grupos de trabalho e desenvolvimento das ações investigativas e formativas relacionadas à avaliação de materiais; Fase 2: identificação de temas e lacunas para a produção de materiais, realização de estudos e debates sobre as melhores opções para cada situação específica e produção propriamente dita de materiais didáticos; Fase 3: utilização dos materiais em situações reais, para analisar resultados, propor ajustes e finalizar as propostas para sua disponibilização em repositórios públicos. A proposta terá na UFPR sua coordenação central. Os recursos técnicos e humanos dessa instituição e de seu Setor de Educação serão disponibilizados de forma ampla, como Biblioteca, sala digital, laboratório de informática e salas de aula, assim como os recursos dos grupos de pesquisa participantes. Pretende-se ampliar a interação com outras instituições como a Universidade Santiago de Compostela (Espanha) com o INDIRE (Itália), e ainda com o Georg Eckert Institute (Alemanha).
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tania Maria Ruffoni Ortiga

Ciências da Saúde

Medicina
  • novas abordagens translacionais em técnicas de rerpodução assistida
  • Segundo a Organização mundial da saúde (OMS), a infertilidade é uma doença do sistema reprodutivo definida clinicamente pela incapacidade de conseguir uma gravidez clínica após 12 meses ou mais de uma relação sexual regular sem o uso de métodos contraceptivos (Zegers-Hochschild, 2009). Devido ao aumento de casais que procurarm as clínicas de reprodução assistida, tanto no Brasil, quanto no mundo. A identificação de biomarcadores da qualidade oocitária e embrionária são desafios a serem atingidos no campo de reprodução assistida. Além de várias outras razões, a diminuição no número de embriões gerados e congelados sem diminuição na taxa de sucesso da fertilização in vitro evitaria discussões éticas nas clínicas e o estresse psicológico da decisão dos pacientes. Novo no campo, é a possibilidade, ainda inexplorada da vitamina D. A vitamina D, na natureza existem em duas formas, o colecalciferol (D3) e o ergocalciferol (D2). Ambas as isoformas da vitamina D (D2 e D3) são encontradas em alimentos e suplementos diferentes, entretanto, só a D3 pode ser produzida pela pele (Kamen e Tangpricha, 2010). A Pré-vitamina D3 é formada da provitamina D3 na pele em resposta aos raios ultravioleta. A vitamina D sintetizada na pele é inativa e precise ser hidroxilada até sua complete ativação, inicialmente no fígado e depois nos rins onde é convertida em 1, 25-diidroxicolecalciferol. A forma ativa da vitamina D é a 1, 25-diidroxicolecalciferol ou 1, 25(OH)2D3 \ (Walters 1992; Studzinski, McLane et al. 1993; Bouillon, Okamura et al. 1995) e suas ações genômicas são mediadas principalmente pelo seu receptor nuclear específico, o VDR (Holick 2006). Entretanto, os mecanimos moleculares das ações da vitamina D durante o desenvolvimento, assim como os efeitos e impactos dos polimorfismos encontrados no VDR na população são ainda desconhecidos (Morrison, Qi et al. 1994). Camundongo, a produção de folículos pré-ovulatórios encontra-se prejudicada na ausência do VDR. No nos animais knock-out para o receptor VDR, nenhuma alteração importante foi vista durante o desenvolvimento e crescimento dos animais antes do desmame (Yoshizawa, Handa et al. 1997). Entretanto, após o desmame, os animais apresentaram alopecia, má formação ósse a infertilidade (Yoshizawa, Handa et al. 1997). Fêmeas homozigotas apresentam homoplasia uterina e foliculogênese incompleta, apresentando somente folículos primários e secundários após 7-8 semanas de vida. Folículos de Grafafian não foram encontrados, causando diminuição na produção de estradiol que levou, como consequência a hipoplasia uterina desses animais. Resultados de microarray mostraram a presença de genes relacionados ao metabolismo da vitamina D e as enzimas de ativação desse hormônio como a 1hidroxilase além da calbidina, proteína ligadora de cálcio proteína (Brannian, Eyster et al. 2010). Portanto, os dados da literatura sugerem que a Vitamina D tenha papel na foliculogênese. Entretanto, o exato papel, além da relação da vitamina D com a viabilidade oocitária e o resultado da gestação em seres humanos ainda tem que ser investigado. Além do oócito, estudar marcadores de qualidade de embriões e novas técnicas de cultivo dos mesmos, usando tanto suporte de células tronco quanto tecnologias menos invasivas como o INVO também serão abordados neste projeto. Neste projeto, objetivamos: 1) estudar a via de sinalização da vitamina D no ambiente do folículo e oóctio 2) desenvolver modelo animal de carência de vitamina D gestacional, 3) Investigar marcadores de qualidade oocitária através do estudo do fluido folicular e das células da granulosa 4) Estabelecer nova matriz de cultivo embrionário usando células troco humanas e 5) Analisar vários marcadores de qualidade embrionária comparando técnicas de fertilização in vitro tradicionais com a INVO 6) Abordar a função placentária de gestações concebidas pela FIV.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Tania Maria Sarmento da Silva

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • análises químicas e biológicas de produtos apícolas e meliponícolas do nordeste brasileiro
  • A apicultura e meliponicultura tem se destacado por constituir uma das áreas do setor de agronegócios capazes de gerar importantes impactos sociais e econômicos, especialmente em regiões onde vivem populações menos favorecidas economicamente como a região semiárida. Neste sentido as atividades ligadas a apicultura e meliponicultura foram escolhidas devido à grande relevância na região Nordeste do Brasil e por apresentar uma das poucas atividades agropecuárias que, sendo conduzidas de maneira racional, atende aos três requisitos da sustentabilidade: o econômico, o social e o ecológico, fornece renda, ocupa mão de obra familiar ou contratada e contribui para a preservação da flora nativa. No presente projeto serão analisados os constituintes químicos e atividades biológicas dos produtos apícolas (pólen e própolis de Apis mellifera) e meliponícolas (pólen, mel e geoprópolis de Melipona mandacaia, M. subnitida, Trigona spinipes, Frieseomelitta doederleini, Melipona mondury, Tetragonisca angustula Latreielle) coletados na região Nordeste do Brasil. A pesquisa visa ainda a transferência de tecnologia para os produtores sobre técnicas e conhecimentos contextualizados nas demandas dos sistemas em estudo.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tania Regina Tozetto Mendoza

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • caracterização de polimorfismos em regiões codificadoras de microrna no genoma do herpesvírus humano do tipo 8: comparação das variantes de hhv-8 entre grupos de indivíduos sem sarcoma de kaposi e com sarcoma de kaposi associado a aids.
  • Herpesvirus Humano do tipo 8 (HHV-8) é o agente etiológico do sarcoma de Kaposi (SK), a neoplasia mais comum vista em indivíduos vivendo com HIV/AIDS. Até o momento não está clara a relação entre as variações genéticas do HHV-8 e o desenvolvimento do sarcoma de Kaposi. Atualmente, a relação entre as variações no fenótipo e genótipo de micro-RNA (miRNA) em diferentes tipos de câncer está bem documentada. Ainda, a expressão alterada de micro-RNAs foi descrita como um modulador chave do processo patogênico de muitas doenças. Por isso, a descoberta de polimorfismos de um único nucleotídeo (SNPs) localizados em regiões codificadoras de microRNA do genoma do HHV-8 parece ser de grande interesse. A proposta do presente trabalho é estudar o perfil de SNPs em regiões codificadoras de miRNA do HHV-8 (sequencias de DNA ao redor de 3.0 kb) por sequenciamento de nova geração a partir de sangue e saliva de indivíduos infectados por HHV-8 sem e com sarcoma de Kaposi. O estudo se baseará em uma casuística de conveniência bem caracterizada quanto aos fatores relacionados a predisposição ao SK em 750 indivíduos vivendo com HIV. A análise da frequência desses polimorfismos no genoma do HHV-8 no grupo SK-AIDS pode trazer importantes esclarecimentos sobre o papel da variabilidade do HHV-8 na patogênese do tumor.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tania Regina Vieira

Ciências Humanas

Antropologia
  • cultura quilombola do cedro em uma perspectiva intercultural no ensino básico
  • Esta investigação tem como objetivo documentar o conhecimento tradicional de manifestações culturais da comunidade quilombola do Cedro em Mineiros, Goiás e integrar esses saberes e práticas artísticas, corporais e etnobotânicas em propostas pedagógicas sob uma perspectiva intercultural. O Brasil é conhecido por sua importância ambiental e riqueza de ecossistemas, bem como pela sua diversidade sociocultural, motivando a implementação de políticas públicas que garantam direitos às populações tradicionais representativas de 25% do território nacional (FERNANDES-PINTO, 2010). A tradição de cada povo faz parte da cultura universal. Um povo é valorizado pela história segundo a sua contribuição para a cultura de outros povos florescendo em seu tempo e conforme o legado que deixa para as culturas que surgem depois dele. A necessidade de se estabelecer um diálogo entre as culturas diversas da aldeia global tem cada vez mais gerado reflexões teóricas a fim de se estudar e aprimorar essa comunicação. Atualmente, a Comunidade Quilombola do Cedro vive uma situação extremamente preocupante de aculturamento nas novas gerações com a perda do seu teor original de enraizamento como patrimônio cultural da humanidade. Ao longo dos tempos, conseguiram preservar características elementares de agrupamento e traços da cultura que reafirmam a identidade do grupo como comunidade remanescente: jogos, danças, lutas, culinária, uso de plantas medicinais, religiosidade, relação equilibrada no manejo do ecossistema. O reconhecimento desses saberes tradicionais da comunidade valoriza suas origens e legado cultural. Políticas públicas direcionadas à Ciência, Tecnologia e Inovação, assim como o mundo acadêmico-escolar, precisam cada vez mais reconhecer as variadas tipificações e maneiras de usufruto das práticas corporais e artísticas, da importância ambiental e das tradições representativas de cada povo. De acordo com Candau (2008), uma educação que busca o reconhecimento do “outro”, o diálogo entre os diferentes grupos sociais e culturais enfrenta conflitos provocados pela assimetria de poder; contudo, é capaz de favorecer a construção de um projeto comum, pelo qual as diferenças sejam dialeticamente integradas. Diante disso, como promover uma Educação para as Relações Étnico-raciais por meio de propostas pedagógicas sob uma perspectiva intercultural que vá ao encontro do que promulga a Lei 10.639/2003? A educação do futuro deve abranger a interdependência de dimensões socioambientais conduzindo à tomada de consciência da condição do ser humano, da diversidade de indivíduos, povos e culturas sobre nosso enraizamento na Terra (MORIN, 2007). A etnobotânica, nesse sentido, apresenta uma posição privilegiada como ferramenta para elucidar a interrelação homem e ambiente vegetal e esboçar caminhos que levem à sustentabilidade. Nessa perspectiva, esse projeto se justifica na medida em que busca resgatar as histórias culturais locais e a interrelação homem-planta por meio de pesquisa-ação e observação participante a fim de fortalecer a preservação das diversidades culturais e vegetal por meio de publicações e elaboração de material paradidático voltado para a Educação Básica que promova o fomento do diálogo intercultural, haja vista a constatação de Jesus e Miranda (2012) de que uma das principais dificuldades apontadas pelos professores da Educação Básica para o ensino da história e cultura afro-brasileira é a falta de material didático.
  • Instituto Federal Goiano - GO - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Tarcila Souza de Castro Silva

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • qualidade de rações para a engorda de tilápias e suas implicações no desempenho produtivo
  • A criação de peixes possui o maior custo de produção proveniente das rações, assim é evidente a necessidade de conhecer as implicações da falta de padronização e detectar os indicadores de qualidade para garantir uma ração mais bem aproveitada pelos peixes e, com isso, uma diminuição dos custos de produção e emissão de poluentes na água. O projeto proposto associa as principais análises físicas, químicas e biológicas para determinar a qualidade das rações comercializadas para tilápias na fase de engorda. A qualidade física está relacionada ao processamento, sendo considerado o efeito do processando e das interações entre os ingredientes na disponibilização dos nutrientes para os peixes. A qualidade química está relacionada a composição nutricional bruta dos nutrientes e energia, sendo resultado da formulação. A qualidade biológica é afetada diretamente pelas características químicas (formulação) e físicas (processamento), pois está relacionada ao aproveitamento dos nutrientes pelos peixes. A técnica mais comum de mensuração deste aproveitamento é denominada determinação do coeficiente de digestibilidade aparente, com isso serão obtidos valores dos nutrientes digestíveis (como proteína digestível) e disponíveis (como aminoácidos disponíveis). As implicações da qualidade será avaliada pelo acompanhamento da engorda de tilápias. Assim, será definido os indicadores de qualidade das rações que devem ser observados e considerados para melhorar a produtividade da atividade, para priorizar a comercialização de rações com alto aproveitamento de nutrientes para às tilápias e pouco descarte de resíduos ao ambiente.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - MS - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Tarcília Aparecida da Silva

Ciências da Saúde

Odontologia
  • análise dos efeitos do bisfenol in vitro e in vivo e da possível associação com tumores de cavidade oral
  • O Bisfenol A (BPA) é um monômero utilizado na produção de plástico policarbonato e resina epóxi, inclusive resinas de uso odontológico. O BPA apresenta efeitos no sistema endócrino mimetizando as ligações aos receptores de estrógeno, as quais resultam em alterações na tireóide, aumento da incidência de câncer de mama e próstata. Alguns tumores de cavidade oral expressam receptores de estrógeno, indicando que as células neoplásicas poderiam ser responsivas ao BPA. Entretanto, não existem estudos que investigaram uma possível associação entre o BPA e tumores de cavidade oral. Desta forma, os objetivos do presente trabalho serão 1) verificar os efeitos da exposição ao BPA em glândulas salivares e mucosa bucal utilizando modelo experimental em camundongos; 2) avaliar in vitro o efeito do BPA em células de tumores bucais e queratinócitos; 3) analisar os níveis salivares e teciduais de BPA em pacientes portadores de tumores de cavidade oral. Para atingir o objetivo 1, camundongos machos e fêmeas receberão BPA na água durante seis semanas. Ao término do experimento os animais serão eutanasiados e as glândulas salivares maiores, língua, fragmentos de mucosa bucal, fígado, glândulas mamárias das fêmeas e próstata dos machos serão coletados para análise microscópica, imunoistoquímica e dosagem dos níveis de BPA empregando-se cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massa. Para atingir o objetivo 2, linhagens de células de tumor de glândula salivar, de carcinoma de células escamosas (CCE) de boca e de queratinócitos serão tratadas com diferentes doses de BPA para avaliação da proliferação, migração/invasão, transição epitélio-mesênquima, indução de angiogênese e produção de marcadores inflamatórios e fatores de crescimento. Para atingir o objetivo 3, serão recrutados pacientes portadores de tumores de glândula, CCE de boca e pacientes sem alterações de mucosa bucal (controles) para coleta de saliva e fragmentos dos tumores, para dosagem da concentração de BPA.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tárcio André dos Santos Barros

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • desenvolvimento de técnicas para controle e redução de oscilações de torque em máquinas elétricas de relutância variável operando nos quatro quadrantes de torque/velocidade em veículos elétricos.
  • A máquina elétrica de relutância variável (MRV) possui características de funcionamento que permitem: a operação em uma ampla faixa de velocidade, o baixo custo de fabricação, à baixa relação peso/potência quando comparada com outras máquinas elétricas e a ausência de imãs permanentes. Os principais empecilhos para a utilização industrial da MRV são as oscilações de torque, os ruídos sonoros e a necessidade de controles robustos em uma ampla faixa de velocidades. Os métodos desenvolvidos para redução das oscilações de torque para a MRV operando como motor possuem desempenho limitados em relação ao faixa de velocidade de operação. Alguns métodos funcionam bem em baixas velocidade e outros funcionam em altas velocidade. Neste projeto esses métodos serão estudados e testados em diversas situações de operação da MRV em veículos elétricos. Serão propostos novos métodos e adaptações dos métodos redução de oscilações para a MRV operando nos quatros quadrantes de velocidade/torque. Deste modo, espera-se contribuir para o desenvolvimento de tecnologias que possibilitem uso da MRV em veículos elétricos.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tárcio Teodoro Braga

Ciências Biológicas

Imunologia
  • perfil metabólico dos macrófagos envolvidos no processo regenerativo da cauda de zebrafish
  • Em contraste com os mamíferos, os vertebrados inferiores, incluindo o zebrafish (Danio rerio), têm o potencial de regenerar tecidos danificados ou perdidos, como a barbatana caudal, o que os torna modelos ideais para estudos de regeneração de tecidos e órgãos. Visto que diversas doenças têm como base o processo de transição entre a fibrose e a regeneração tecidual, faz-se necessário alcançar um melhor entendimento desses processos. As células do sistema imune, em especial neutrófilos e macrófagos, apresentam papéis essenciais durante o processo regenerativo, participando na remoção de restos celulares, liberando fatores pró e anti-inflamatórios, componentes da matriz extracelular e alterando o padrão oxidativo durante a proliferação celular e a angiogênese. Porém, os mecanismos moleculares através dos quais os macrófagos e neutrófilos orquestram a formação e regeneração do tecido amputado ainda não estão claros. Este estudo visa avaliar a dinâmica de infiltração de células do sistema imune na borda da lesão na cauda do zebrafish além de investigar os subtipos de macrófagos por citometria de fluxo e microscopia confocal. Adicionalmente, iremos identificar os níveis gênicos e protéicos das vias metabólicas e oxidativas ativadas nos neutrófilos e macrófagos infiltrantes em diferentes tempos do processo regenerativo. O entendimento do processo regenerativo em zebrafish irá contribuir para a elucidação de diversas doenças humanas, dado a similaridade genética de aproximadamente 70% entre as espécies.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tarcisio Abreu Saurim

Engenharias

Engenharia de Produção
  • desenvolvimento de métodos inovadores para a gestão de operações em sistemas sócio-técnicos complexos
  • A complexidade dos sistemas sócio-técnicos contemporâneos exige formas particulares de gestão das operações, que por vezes são contrárias a abordagens mecanicistas e normativas. Entretanto, há falta de métodos, validados empiricamente e articulados entre si, para operacionalizar a perspectiva da complexidade nas diversas dimensões da gestão dos sistemas sócio-técnicos. Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de quatro métodos inovadores e inter-relacionados para a gestão de operações em sistemas sócio-técnicos complexos (SSC), enfatizando: (i) gestão de procedimentos operacionais padronizados (POPs), considerando os mesmos como um, dentre outros recursos para a ação; (ii) capacitação de operadores em habilidades de resiliência, enfatizando como essas podem auxiliar a preencher as lacunas nos POPs; (iii) classificação, avaliação e projeto de folgas (slack) em SSC, as quais são essenciais para lidar com a variabilidade inesperada; (iv) avaliação do impacto dos sistemas de produção enxuta em SSC, enfatizando o impacto na complexidade e na capacidade adaptativa das organizações. A pesquisa será conduzida segundo as premissas da design science research (DSR), abordagem comprometida com o desenvolvimento e avaliação de artefatos (métodos, no caso deste projeto) que contribuam ao mesmo tempo para resolver problemas relevantes sob o ponto de vista prático e teórico. Os estudos empíricos, para testar e avaliar os métodos, serão conduzidos principalmente em hospitais, mas também na manufatura, construção civil e cabines de aeronaves comerciais a jato.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 01/06/2017-31/07/2020
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Tarcisio Ferreira Maciel

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • plataforma para estudos em comunicações dispositivo-a-dispositivo e internet das coisas em redes de 5 a geração
  • Este projeto se propõe a buscar construir uma plataforma experimental de ensino e pesquisa para o estudo de comunicações D2D utilizando equipamentos de baixo custo (placas de desenvolvimento de sistemas embarcados) a fim de colaborar para a redução do distanciamento entre a pesquisa teórica e sua aplicação prática no área de telecomunicações da UFC, abrindo espaço para inovações e novas publicações na área.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Tarcísio Pedro da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • análise experimental do efeito disposição na negociação de ações com estudantes do ensino médio de escolas públicas
  • O objetivo do estudo é analisar a influência do investimento em equipe, bem como a influência da divulgação dos resultados no efeito disposição de investidores. A metodologia será constituída, por meio de um experimento, com alunos do ensino médio da rede pública de ensino e análise estatística. Espera-se que investidores que negociam individualmente e que não precisavam divulgar seus resultados aos demais, tenham um efeito disposição menor do que investidores em duplas que divulgavam seus resultados. Com isso, o efeito disposição pode contribuir no entendimento de consumo e do entendimento financeiro dos jovens. Esta pesquisa terá como agentes sociais os estudantes do ensino médio da rede pública de ensino da cidade de Blumenau. Essa escolha, intencional, foi atrelada as necessidades de inserção socioeconômica em decorrência de o ambiente industrial ser predominante na região e o ciclo produtivo lento, fato que impacta sobremaneira na situação financeira das empresas, desta forma, o entendimento da adequada utilização dos recursos financeiros, como forma de prevenção de gastos futuros, amplia as oportunidades e comportamento financeiro das pessoas. A região conta com mais de 26.792 (vinte e seis mil, setecentos e noventa e dois), com uma amostra de 3.618 (três mil seiscentos e dezoito) estudantes no ensino médio da rede pública, que serão inseridos na educação financeira por meio de palestras, atividades de formação inicial em gestão de finanças sob a utilização da educação financeira. Os principais resultados esperados permanecem focados na conscientização do bom uso nos recursos financeiros disponíveis, que desperte a conscientização pelo planejamento financeiro efetivo no estudante. De costume que, a educação financeira seja percebida no consumo de recursos necessários pessoais e preponderante à sua inserção socioeconômica. No foco deste projeto, se encontram os agentes sociais, a situação socioeconômica (pelo consumo dos recursos financeiros) esteja adequada às necessidades de educação, trabalho e de atividades socioculturais. Em relação ao atendimento à amostra da rede de ensino público, que serão os estudantes do nível médio, atende prioritariamente, estudantes de regiões com perfil de limitação econômico-financeira, devido a dificuldade da inserção no ambiente cultural e de lazer quando destacada sua limitação de organização financeira. A aplicação dos recursos financeiros planejados contribui para elevar a estima pessoal o que possibilita a organização financeiros da família, facilitando a aplicação dos recursos na melhoria da situação econômica, como forma de planejamento da utilização dos recursos, na função comportamental que pode culminar na otimização de recursos, pela sua utilização para atender as necessidades de inserção socioeconômica pelo comportamental financeiro, considerados como fator multiplicador destas ações. A região de atuação do projeto é constituída por empresas industriais que empregam, em sua maioria, famílias inteiras. Várias foram às crises econômicas que atingiram empresas industriais, com reflexo nos demais segmentos da economia. Além dos fatores econômicos, a ocorrência de catástrofes climáticas, considerando que Blumenau fica num vale, afetam sobremaneira a região. Neste ambiente, as famílias precisam se adaptar aos possíveis acontecimentos, já que o cenário geográfico não pode ser alterado. Logo existe a necessidade de convivência com os fatores econômicos e climáticos da região, que interferem sobremaneira no comportamento das famílias, até para a manutenção do seu patrimônio, interferindo no comportamento e reações financeiras. A base utilizada para entendimento da educação financeira apresentará como foco a inserção socioeconômica dos envolvidos, com destaque para as formas de gerenciamento das aplicações financeiras, mesmo que seja limitado, mas com oportunidades de escolhas de acordo com as necessidades dos estudantes. Nesse sentido a formação do conhecimento em aplicações financeiras e de investimento, contribui para a conscientização de planejamento para os recursos que estão disponíveis, sendo confrontada com as necessidades dos estudantes, de modo que os esses percebam que os seus recursos, mesmo que limitados, podem atender as suas necessidades sem precisar migrar para a marginalização por recursos. Cabe destaque para o tratamento dado na literatura sobre os termos utilizados, que contribui para o entendimento geral, em que trata o comportamento das finanças pessoais recebe destaque e contribuição relevante apresentada aos indivíduos. Segundo, Couto (2004) no ensino médio, não deixamos de enfatizar a importância da formação profissional e da respectiva atualização constante. Estes fatos são fundamentais para o planejamento financeiro e para a formação de reservas, pois da nossa competência como profissionais atuantes num mercado de trabalho cada vez mais competitivo virão os recursos para um planejamento racional. Em relação ao tema Lucci, et al. (2006) consideram ser relativamente comum em países de economia mais desenvolvida o desenvolvimento de estudos nessa área, principalmente por destacar uma preocupação com a conscientização das pessoas sobre a necessidade de formação de poupança para a aposentadoria. Em um estudo realizado com estudantes de nível médio, Mandell e Klein (2007) concluem que as variáveis socioeconômicas, demográficas e motivação fazem parte dos questionamentos sobre finanças pessoais. Peng et al. (2007) destacam que as perguntas sobre a participação na educação financeira, experiências financeiras, renda e heranças, e as características demográficas são importantes componentes de análise das finanças pessoais.
  • Fundação Universidade Regional de Blumenau - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tarcisio Samborski

Ciências Agrárias

Agronomia
  • hortas domésticas: mais autonomia, mais sustentabilidade
  • O projeto Hortas domésticas: mais autonomia, mais sustentabilidade busca desenvolver uma tecnologia social participativa que garanta e melhore a produção de alimentos em famílias indígenas que vivem na pobreza extrema nas Terras Indígenas ( TI ) do Guarita e Inhacorá. Enquadra-se como linha principal na tentativa de acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentáve . Concebido em parceria entre o Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto , a Cooperfamiliar , EMBRAPA Clima Temperado e as lideranças indígenas das duas TI projeta um conjunto de ações que tem por base a reprodução de espécies vegetais mais adaptadas as condições de cultivo com produção e beneficiamento das sementes que não se encontram no mercado. Prevê ainda a atuação com variedades de propagação vegetativa, impulsionando a produção de propágulos com o uso de micropropagação in vitro. Esse material será doado para 500 famílias indígenas, buscando ampliar a produção de alimentos e a autonomia das comunidades que poderão reservar parte dos cultivos para conservação de material propagativo ou de sementes. Além do aumento na produção, redução da fome e melhoria na alimentação, espera-se acumular conhecimento e habilidades para reproduzir essa tecnologia para outras famílias no futuro.
  • Instituto Federal Farroupilha - RS - Brasil
  • 01/12/2018-31/05/2020
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Tarciso Silva de Andrade Filho

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • investigação de sistemas biológicos em nanoescala
  • A estrutura deste projeto de pesquisa contempla os seguintes pontos a seguir: Realizaremos cálculos teóricos para investigar as propriedades eletrônicas e estruturais de nanotubos forma- dos pelo dipeptídeo fenilalanina-triptófano (FT). A investigação das propriedades eletrônicas e estruturais deste nanotubo levando em consideração a presença e ausência de moléculas de água confinadas no interior do tubo, proporcionará informações sobre a estabilidade estrutural, possível estruturação e comportamento eletrônico deste sistema. Através destas informações, poderemos especular possíveis aplicações científicas e tecnológicas a serem dadas a este sistema nanométrico. Por fim, estudaremos o processo de funcionalização não-covalente do grafeno por resíduos e nanoestruturas de FF e ácidos graxos. A funcionalização não-covalente proporciona a este e outros sistemas grafíticos propriedades eletrônicas diferentes ao sistemas não funcionalizados sendo que este processo pode ser explorado em aplicações em sensores e dispositivos eletrônicos. Ademais, essas estruturas modificadas quimicamente poderiam ser utilizadas com o objetivo de facilitar a interação com sistemas biológicos e assim, sensores com alta seletividade poderiam se produzidos. A pesquisa que pretendemos desenvolver neste projeto será de cunho teórico. Para validação dos resultados calculados para as nanoestruturas peptídicas usaremos os resultados experimentais disponíveis. Para o caso dos sistemas envolvendo grafeno, em especial, as informações advindas com os cálculos teóricos serão validadas com observações experimentais obtidas pelos pesquisadores experimentais envolvidos no projeto. Os cálculos serão realizados usando o método da Teoria do Funcional da Densidade (DFT) e o método Tight-Binding baseado na DFT (DFTB).
  • Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - PA - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Tarin Cristino Frota Mont Alverne

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • estratégias para a gestão sustentável de resíduos plásticos nos mares e oceanos: contribuições para um diálogo entre o nacional, regional e internacional
  • O objetivo geral da pesquisa é contribuir para a promoção de políticas públicas de gestão sustentável dos resíduos plásticos nos oceanos e mares. Especificamente, o projeto busca fornecer sugestões concretas relativas à problemática dos plásticos, que afeta a saúde dos mares e oceanos, como também dos seres humanos, na elaboração e adaptação de políticas públicas brasileiras, mas também no contexto da governança regional e internacional. Além da perspectiva nacional ou estatal, devem ser igualmente consideradas as articulações e interações com outras políticas públicas ligadas diretamente ou indiretamente à questão dos plásticos, como políticas sobre mudanças climáticas, comércio internacional, tributária, energia, resíduos sólidos, assim como políticas de saúde. Ademais, o projeto visa fortalecer a pesquisa sobre a temática nas universidades parceiras, identificando os desafios institucionais e jurídicos que estão relacionados a essa temática. Este projeto permitirá ainda a formação de pesquisadores especializados em questões acerca da gestão sustentável dos resíduos de plásticos capazes de trabalhar de forma interdisciplinar com a temática. Na medida em que for possível elaborar políticas públicas para a gestão sustentável dos resíduos plásticos, o projeto poderá contribuir com estratégias nacionais e internacionais para o Brasil com relação aos mares e aos oceanos.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tássio Dresch Rech

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • construindo a sustentabilidade da pecuária familiar dos campos e matas de araucária
  • O planalto catarinense faz parte do bioma Mata Atlântica, onde as formações campestres estão entremeadas com Matas de Araucária e são denominadas Encraves de Campos, utilizadas com a pecuária de corte há mais de 350 anos, desde o início da colonização. O objetivo do projeto é apoiar e desenvolver a segurança alimentar, hídrica, energética, socioeconômica dos pecuaristas familiares e a conservação da biodiversidade do Bioma Mata Atlântica, por meio da utilização do conhecimento e do uso adequado dos recursos naturais. Pretende-se integrar as experiências e articulações estabelecidas nos projetos Rede Sul Florestal, Projeto de desenvolvimento da pecuária de corte da serra catarinense, Rede Aquífero Guarani/Serra Geral e Projeto Sistemas Integrados de Produção Agropecuária com Base Ecológica: Produção de leite e madeira, unindo expertises na busca de soluções à sustentabilidade da ecofisionomia do Bioma Mata Atlântica, de Pecuaristas familiares da Coopertropas. A metodologia de pesquisa consiste na caracterização de 50 das unidades produtivas (UPs) dos cooperados e de vizinhos, também pecuaristas, apontados pelos cooperados com produtores em situação de risco, construindo e validando o uso de um roteiro de indicadores de sustentabilidade com base no Programa MESMIS para a caracterização atual dos sistemas produtivos adotados nas UPs, considerando o contexto sócio-ambiental e econômico, no escopo deste projeto. A segurança hídrica será caracterizada pelos indicadores dos diagnósticos, entre o ponto de consumo e área mais alta da fonte. O tipo de vegetação e o uso do entorno serão classificados. A dinâmica do componente arbóreo, em áreas florestais sujeitas a perturbações crônicas por gado, será avaliada fragmentos florestais representativos das propriedades da pecuária familiar nos campos das araucárias. Os fragmentos selecionados em diagnósticos expeditos do estado de conservação das áreas de cooperados e avaliações detalhadas das taxas demográficas das espécies por meio de parcelas permanentes em quatro fragmentos representativos. Para definição de estratégias de manejo do campo nativo, será realizado um experimento de consumo animal em um protocolo com metas de alturas de entrada e rebaixamento do pasto. Neste mesmo protocolo experimental será avaliado as respostas das propriedades físicas, estabilidade de agregados e as taxas de infiltração de água no solo em função das condições de manejo do pasto nos tratamentos propostos, definindo a altura de manejo que não altere a diversidade vegetal, ao mesmo tempo que otimize a produção animal e não degrada a estrutura do solo. Serão identificados nas UPs resíduos disponíveis nas propriedades rurais como biomassa para produção de energia, diagnosticando a matriz energética preferencialmente utilizada. Será proposta aos pecuaristas que apontem os principais resíduos disponíveis na propriedade, com vistas a geração de energia, como a grimpa de araucária apontada como problema. Os resultados serão apresentados em um workshop, com objetivo de identificar ações, tecnologias e políticas de enfrentamento dos gargalos identificados e priorizados, os resultados da análise dos sistemas em estudo, comparadas em termos de sustentabilidade com uma referência desejável para o desenvolvimento da pecuária do futuro consoante com a intensificação sustentável. O workshop, com participação dos pecuaristas, da equipe dos pesquisadores e especialistas convidados, deverá estabelecer um roteiro de atuação da equipe do projeto, intensificando ações de difusão e assistência técnica no enfrentamento dos gargalos identificados e na busca do envolvimento de outras instituições, públicas ou não, na busca da sustentabilidade. O desenvolvimento das atividades de difusão e ações de ATER deverão estar sempre em conformidade com as recomendações de Boas Práticas para a Sustentabilidade. Serão mantidos registros detalhados, tanto da atividade implementada quanto da condição encontrada, como forma de identificar inconformidades de recomendação, melhorias e alternativas de práticas e recursos sustentáveis. Espera-se construir um conjunto de recomendações e indicações, reunidos em cadernos de boas práticas de produção que servirão de base para técnicos e produtores rurais e contribuir para a consolidação do modelo cooperativo como alternativa de desenvolvimento sustentável nos campos das araucárias.
  • Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 05/12/2017-31/12/2020