Projetos de Pesquisa

 

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Walter Raucci Neto

Ciências da Saúde

Odontologia
  • influência dos aditivos quitosana, zircônia e hidroxiapatita na bioatividade e resistência de união do cimento de aluminato de cálcio à cavidade retrógrada
  • O presente estudo terá por objetivo avaliar a influência dos aditivos quitosana, zircônia e hidroxiapatita na bioatividade e resistência de união do cimento de aluminato de cálcio (CAC) à cavidade retrógrada. 400 incisivos inferiores bovinos, serão selecionados e instrumentados até a lima F5 do sistema ProTaper Universal e adaptados a um dispositivo para realização da apicectomia e retropreparo (1,5 mm de diâmetro e 2 mm de profundidade). Os dentes serão divididos em cinco grupos, de acordo com os cimentos utilizados para retrobturação: MTA, CAC, CAC+quitosana (CACq), CAC+zircônia (CACz), CAC+hidroxiapatita (CACh); e dois subgrupos, de acordo com o contato com a solução tampão fosfato (STF): com STF e sem STF. As raízes retrobturadas serão mantidas em estufa (37oC) por 3 horas. Quarenta raízes retrobturadas com cada cimento serão adaptadas à um microtubo contendo gaze umedecida em água destilada (trocada a cada três dias) e mantidas em estufa (37oC) por 14 dias (grupo A). Quarenta raízes retrobturadas com cada cimento serão adaptadas à um microtubo contendo STF (trocada a cada três dias) e mantidas em estufa (37oC) por 14 dias (grupo B). As raízes serão seccionadas perpendicularmente ao longo eixo para a obtenção de disco de 2 mm da porção apical. Para a avaliação da bioatividade, 10 discos do grupo A e 10 discos do grupo B de cada cimento serão avaliados quanto ao precipitado formado sobre os cimentos por microscopia eletrônica de varredura (MEV), espectroscopia de energia dispersiva de raios X (EDS-X), e espectrometria no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) e as soluções avaliadas quanto ao pH e liberação de Ca+2 por espectrometria de absorção atômica com chama (FAAS). 10 discos do grupo A e 10 discos do grupo B de cada cimento serão submetidos ao teste de push-out em máquina de ensaio universal. A análise do tipo de falha será realizada com auxílio de lupa estereoscópica. Os dados obtidos no teste de push-out serão analisados quantitativamente de acordo com o teste estatístico mais adequado. Os dados de bioatividade serão analisados qualitativamente. Os resultados deste estudo contribuirão para identificar a relação das alterações físico-químicas das novas formulações do cimento de aluminato de cálcio com a resistência de união do cimento endodôntico à dentina radicular em cavidade retrógrada, simulando as condições fisiológicas.
  • Universidade de Ribeirão Preto - SP - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Walter Santos de Araújo

Ciências Biológicas

Ecologia
  • efeitos antrópicos sobre a estrutura de redes inseto-planta em áreas de cerrado do norte de minas gerais
  • Diferentes fatores antrópicos podem influenciar na estrutura das redes de interações ecológicas formadas por plantas e insetos associados. Apesar dos crescentes avanços nos estudos de redes inseto-planta, nenhum estudo prévio avaliou se a degradação antrópica sobre os remanescentes de Cerrado influenciam na estrutura das redes inseto-planta. Nesse sentido, o objetivo dessa proposta de pesquisa é avaliar se o nível de antropização dos habitats (habitats naturais vs. antropizados) influencia na estrutura de redes inseto-planta em áreas de Cerrado do Norte de Minas Gerais. Para isso serão amostradas interações entre plantas e insetos em 12 áreas distintas de Cerrado, sendo seis áreas conservadas e seis áreas antropizadas. Desse total, metade das áreas já foi amostrada (sendo três áreas preservadas e três áreas antropizadas), o que aumenta a viabilidade do projeto. A partir dos dados coletados, será possível construir 36 redes inseto-planta (uma herbívoro-planta, uma polinizador-planta e uma formiga-planta para cada área), e estas serão caracterizadas usando os seguintes índices de estrutura de redes: conectância, modularidade e aninhamento. Desse modo, será testado se a estrutura das redes varia em função da estrutura e do nível de antropização da vegetação. O estudo contribuirá para a difusão do conhecimento acerca de redes de interações ecológicas do Cerrado e do Norte de Minas através da apresentação de trabalhos em eventos científicos e da publicação de artigos, bem como contribuirá para a formação de recursos humanos de qualidade através de monografias e dissertações de mestrado.
  • Universidade Estadual de Montes Claros - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Wandearley da Silva Dias

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • propriedades de transporte em sistemas nanométricos
  • O desenvolvimento tecnológico de dispositivos de estado sólido e opticoeletrônicos tem direcionado muitos esforços à redução de tamanhos, fazendo com que estes, muitas vezes, se encontrem em regimes de baixa dimensionalidade e que apresentem características peculiares, ausentes em escala macroscópica. Neste projeto proponho o estudo das propriedades de transporte em sistemas nanométricos de baixa dimensionalidade. Mais especificamente, estudarei a influência da desordem, interação entre partículas, campos elétricos e não-linearidade sobre estados estacionários e também sobre a dinâmica de partículas e/ou excitações coletivas. Além da ação individual, a presença simultânea de dois ou mais ingredientes é um dos focos da pesquisa, onde comportamentos competitivos são esperados. Através de técnicas analíticas e numéricas buscarei caracterizar os sistemas de interesse, bem como identificar a existência de novas fenomenologias. Tais técnicas tem sido utilizadas em estudos anteriores, que se mostraram eficazes na previsão de uma fenomenologia [PRB 76, 155124 (2007)] comprovada experimentalmente [Science 347, 1229 (2015); Nat Comms 4, 1555 (2013)]. Desta forma, além de contribuir com abrangência de conhecimento teórico, espero que tais estudos estimulem investigações experimentais. Tendo em mente a formação profissional de recursos humanos, destaco o grande envolvimento de alunos de iniciação científica e de pós-graduação nas temáticas supracitadas, tanto na investigação como na compilação adequada dos resultados, a fim de publicá-los em periódicos indexados internacionalmente.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Wandemberg Paiva Ferreira

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • estudo de sistemas coloidais anisotrópicos
  • Auto-organização é um princípio fundamental que gera organização estrutural em diferentes escalas, variando de moléculas à galáxias. Este fenômeno é definido como um processo no qual partes ou componentes desordenados de um sistema pré-existente formam padrões estruturais. Exemplos de auto-organização são: padrões climáticos, sistemas solares e histogênese. Diversos sistemas biológicos se utilizam da auto-organização na moldagem de várias moléculas e estruturas. A imitação dessas estratégias e a criação de novas moléculas com a habilidade de se auto-organizarem é uma técnica bastante relevante em nanotecnologia. Em fluidos complexos (colóides, polímeros, miscelas, emulsões, vírus, etc.) as interações são fracas em comparação com aquelas observadas em moléculas, de modo que as ligações são facilmente quebradas e reformadas, quando em um solvente, permitindo assim que o sistema se re-organize em diferentes formas, resultando na formação de muitos agregados. Avanços em técnicas experimentais permitem um alto controle no design (geometria e material constituinte) de partículas coloidais, resultando na possibilidade de diferentes funcionalidades para essas partículas. Diferentemente de partículas colóidais isotrópicas, partículas anisotrópicas (forma geométrica e/ou interação) geram um conjunto drasticamente maior de estados agregados e dinâmica própria, regidos basicamente pela anisotropia específica. Neste sentido, o aprofundamento no entendimento das propriedades estruturais e dinâmicas de sistemas coloidais anisotrópicos é relevante e promissor para se alcançar o controle necessário da forma e da interação entre blocos constituintes para a formação de materiais funcionais, que é um dos objetivos em nanotecnologia. Nossa proposta objetiva o entendimento de processos de auto-organização e dinâmica coletiva de: i) partículas coloidais dipolares ou multipolares (interação anisotrópica), cuja forma geométrica é isotrópica; ii) partículas coloidais dipolares ou multipolares com geometria anisotrópica.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Wander Gustavo Botero

Outra

Ciências Ambientais
  • metais potencialmente tóxicos no ambiente: contribuição de diferentes frações da matéria orgânica de solos na complexação dinâmica.
  • Desastres ambientais recentes envolvendo metais potencialmente tóxicos têm mostrado a necessidade urgente de estudos do comportamento dinâmico dessas espécies no ambiente. A presença e bio(disponibilidade) dos metais potencialmente tóxicos, especialmente chumbo (Pb) e cádmio (Cd) no ambiente é controlado por diversos fatores, dentre eles destacam-se a interação desses metais com ligantes orgânicos naturais, como a matéria orgânica e suas frações, formando complexos estáveis. Nesse sentido, poucos grupos vem trabalhando com a interação entre metais e as frações lixiviáveis e solução de solos. Essas frações, que são obtidas por métodos mais brandos de extração, apresentam um comportamento complexo, entretanto mais “realístico” com o que ocorre no ambiente. Assim, este projeto tem como objetivo principal estudar o comportamento dinâmico de metais potencialmente tóxicos (Cd e Pb) na complexação com as diferentes frações da matéria orgânica extraídos de amostras de turfas de diferentes regiões do Brasil e comparar os resultados com modelos teóricos desenvolvidos recentemente. Para determinação dos parâmetros dinâmicos de interação metal-ligante serão utilizados técnicas eletroquímicas de cronopotenciometria de redissolução anódica (stripping chronopotentiometry, SCP), cronopotenciometria de redissolução anódica com varredura de potencial de deposição (scanned stripping chronopotentiometry, SSCP) e ausência de gradiente e equilíbrio de Nernstian de redissolução anódica (Absence of gradients and Nernstian equilibrium stripping, AGNES).
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Wanderlã Luis Scopel

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • simulação computacional atomı́stica de superfı́cies sólidas: interação com grafeno, metais e outros ma- teriais bidimensionais
  • As investigações sobre grafeno tem se expandido como nenhum outro campo devido ao seu grande potencial para aplicaçãoes inovadores. O intenso desenvolvimento de atividades de pesquisa científica nessa nova área provocaram o surgimento de uma nova geração de materiais 2D atomicamente finas. Além disso, essa nova área de pesquisa em materiais 2D tem explorado a combinação destes materiais em heteroestruturas verticais e horizontais. Neste contexto, pretende-se realizar cálculos de primeiros princı́pios para investigar as propriedades estruturais, eletrônicas, estabilidade energéticas (cálculo da energia de adsorção e formação), possiveis transferência de cargas eletrônicas e seu mapeamento, construir imagens de STM e espectros de espectróscopia de absorção de raios-X (XAS) dos sis- temas estudados, como, grafeno e materiais 2D interagindo com superfı́cies sólidas, átomos e/ou moléculas. Além disso, pretende-se estudar as propriedades eletrônicas e de transporte quântico para sistemas hı́bridos no plano (grafeno/h-BN, grafeno-fosforeno e linhas de átomos de carbono tipo zig-zag no fosforeno) com e sem a presença de nanoporos.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Wanderley de Souza

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • estudo ultraestrutural e funcional da biogenese, localização e secreção de róptrias em toxoplasma gondii
  • Toxoplasma gondii patógeno causador da toxoplasmose. Além disso, este parasito é o organismo modelo do filo Apicomplexa, sendo o mais manipulável geneticamente e observável por diferentes técnicas de microscopia.É, portanto,o melhor parasito para revelar os detalhes moleculares da biogênese de organelas especificas deste grupo. As róptrias são essenciais para os apicomplexas. Foi demonstrado que sua localização apical é essencial tanto para invasão como para estabelecimento da vida intracelular e envolve a proteína acetilada TgARO (Armadillo-Repeat Only) e também requer a participação de um motor de actina-miosina. Em paralelo a estrutura fina das róptrias revelou a presença de partículas intramembranosas, (IMPs) periodicamente arranjadas em fileiras paralelas principalmente na região do bulbo das roptrias. Esses podem ser sítios de interação com o citoesqueleto, tendo um papel na maturação e localização na região apical. Dados preliminares indicam que algumas moléculas que interagem com a TgARO_TgACß and TgAIP, são os primeiros marcadores conhecidos de um compartimento intermediário das róptrias, localizado entre o pescoço e o bulbo da róptria, que apárece como uma zona de eletro intermediária em microscopia eletrônica de transmissão. Alguns resultados sugerem que esta zona pode estar envolvida com a agregação das róptrias. A localização apical das róptrias é essencial para a secreção de seu conteúdo na extremidade apical do parasito. Reconstrução 3D do pólo apical de taquizoítas em invasão mostrou que apenas uma róptria por vez secreta seu conteúdo através do conóide e que no máximo 4 dutos podem se acomodar no espaço apical. Além disso, vesículas alinhadas ao longo de microtúbulos centrais podem ser visualizadas a partir da base do conoide até o topo do parasita, onde uma estrutura circular, semelhante a porossomo descrito para células de mamífero foi observada
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 31/01/2017-31/01/2021
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Wanderli Pedro Tadei

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • potencial químico e biológico de bacillus spp., isolados de diferentes ecossistemas da amazônia brasileira: bioprospecção para produção de moléculas de bioativas
  • A Amazônia brasileira possui a maior bacia de água doce do mundo e também a maior floresta tropical, sendo considerado o maior reservatório de biodiversidade do planeta, incluindo organismos superiores e microrganismos. Apesar de vários estudos nestas últimas décadas a respeito da microbiota local, pouco se conhece sobre sua biodiversidade microbiana, funções ecológicas e sua própria extinção. O gênero Bacillus é representado por bactérias onipresentes em diferentes ambientes como solos, plantas, águas e vivendo como simbiontes em insetos. Este gênero, nestas últimas décadas tem chamado bastante atenção, devido ao uso em diversos processos biotecnológicos, farmacêuticos, industriais, como por exemplo, no controle biológico de diversas ordens de insetos (Diptera, Coleoptera e Lepidoptera) vetores de doenças e pragas agrícolas. Outra aplicabilidade está relacionada ao controle agrícola de bactérias, fungos e nematoides patogênicos às plantas e, também, na biorremediação de ambientes contaminados. Além disso, na produção de diversas classes de antibióticos ativos contra cepas patogênicas de importância médica. Estas bactérias secretam e excretam diversas moléculas como proteínas inseticidas, enzimas hidrolíticas, peptídeos não ribossomais e outros metabolitos secundários com funções específicas contra agentes vetores de patógenos. Dada à alta aplicabilidade deste grupo de bactérias, tornam-se necessários estudos sobre o conhecimento da diversidade, relações ecológicas e filogenéticas, ainda pouco conhecidas ou não estudadas. Considerando a diversidade microbiana da Amazônia, são escassos os estudos sobre a diversidade de Bacillus spp., isolados de ambientes tropicais, principalmente relacionado aos diferentes nichos ecológicos da Amazônia como mata de terra firme, várzea e igapó. Estudos e pesquisas sobre os perfis genômicos, proteômicos e metabólicos de linhagens de Bacillus spp., demonstraram que estas bactérias possuem um grande potencial para produzir uma variedade de metabolitos bioativos de interesse biotecnológico. Com o avanço das ciências aliadas às novas ferramentas moleculares é possível identificar de forma correta os microrganismos e conhecer seu potencial químico e genético. Estudos de genômica associados com o perfil dos metabolitos das bactérias trouxeram grandes impactos para estudos de taxonomia e identificação de moléculas inéditas. Portanto, conhecer a diversidade de bactérias, do gênero Bacillus, isoladas dos ecossistemas de mata de terra firme, várzea e igapó, analisando os seguintes conteúdos moleculares: genômico, proteômico e metabolômico são os principais objetivos deste projeto, de caráter inovador, assim como tentar detectar novas moléculas com potencial biológico para o controle de vetores de doenças tropicais e moléculas com atividades antimicrobianas.
  • Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - AM - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Wanderson Michel de Farias Pantoja

Outra

Ciências Ambientais
  • bioagroenergia: a contribuição da ciência e tecnologia para o desenvolvimento do agronegócio sustentável
  • A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) que terá como tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável” objetiva oportunizar a interação entre os municípios de Pedra Branca do Amapari, Porto Grande e Laranjal do Jari do Estado do Amapá, que tem desempenhado papéis importantes no cenário econômico regional e nacional em aspectos ambientais e agroecológicos. Nesse cenário de crescimento pretende-se mediar ações sociais para a comunidade que possibilitem a troca de informações e conhecimentos, além de mobilizar estudantes em torno das atividades de ciência e tecnologia, oportunizando a divulgação e popularização da ciência e tecnologia, e também contribuindo na formação empreendedora para o desenvolvimento de materiais e produtos originais em torno da temática apresentada. Neste sentido, nossa proposta configura-se no seguinte título: BIOAGROENERGIA: A CONTRIBUIÇÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO AGRONEGÓCIO SUSTENTÁVEL,. Dessa forma, a SNCT/IFAP, visa potencializar o uso e a aplicação da informação/conteúdo de forma integrada e voltada para a resolução dos problemas, estimulando os envolvidos a aplicar e produzir conhecimentos, em vez de apenas assimilá-lo do ponto de vista tecnológico. Parte-se da premissa que as soluções mais adequadas para os problemas e desafios da sociedade implica-se a partir das experiências técnicas-cientificas que estimulem habilidades e competências do ponto de vista intelectual e criativo. Portanto, a realização Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá campi Laranjal do Jari, Porto Grande e Centro de Referência em Ead Pedra Branca do Amapari é um caminho que, além de alcançar uma maior integração entre os municípios relacionados, incentivará a investigação e a valorização dos saberes de cada um dos atores envolvidos, de acordo com seu contexto vivenciado e suas particularidades. Afinal, mesmo estando na mesma região, as compreensões bioeconômicas são as mais diversas e peculiares.
  • Instituto Federal do Amapá - AP - Brasil
  • 05/10/2019-30/04/2020
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Wanderson Romão

Outra

Divulgação Científica
  • 16ª semana nacional de ciência e tecnologia e o 4ª jornada integrada de educação em ciências (jinc) - ifes vila velha
  • O tema da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2019 será “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. O tema está relacionado à diversidade natural do Brasil. Em um país continental, com a quantidade de biomas que temos, é um grande gerador de recursos e desenvolvimento. A bioeconomia também é um tema aderente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pelas Nações Unidas. Neste contexto, o Ifes campus Vila Velha irá sediar a “16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e o “4ª Jornada Integrada de Educação em Ciências (Jinc) - Ifes Vila Velha”, nos dias 23 a 25 de outubro de 2019, que fica localizado na Avenida Ministro Salgado Filho, 1000, Vila Velha-ES. O Campus Vila Velha, criado pela Lei nº 11.740, de 16 de julho de 2008, foi fundado em 29 de novembro de 2010 e autorizado por meio da Portaria MEC nº 1.366, de 6 de dezembro de 2010. Atualmente, o Campus oferta, como cursos regulares, os Cursos Técnico em Biotecnologia, Técnico em Química, Licenciatura em Química (ratificado pelo conceito cinco atribuído pelo MEC no ato de reconhecimento do curso, Portaria 300 de 14/04/2015), Licenciatura em Pedagogia, Química Industrial, Biomedicina e Mestrado Profissional em Química (Profqui), no qual ele será um dos Polos do Mestrado Profissional em Rede coordenado pela UFRJ. Além disso, o Campus ainda possui dois Cursos de Pós-Graduação lato sensu na modalidade Educação a Distância (EaD) (Especialização em Educação e Divulgação em Ciências e Ensino Interdisciplinar em Saúde e Meio Ambiente na Educação Básica). Com um corpo docente formado por quase 100% de Doutores, o Campus Vila Velha apresenta um perfil vocacionado para a pesquisa, principalmente nas áreas de educação, ciências biológicas e químicas. Como perspectivas, o campus futuramente irá ofertar um curso superior de Engenharia Química. Além disso, existem 21 grupos de pesquisa registrados no CNPq. A 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNC&T) - Ifes Vila Velha terá como objetivo de promover o desenvolvimento sócio-cultural, melhorando a relação do Ifes campus Vila Velha com a comunidade externa, incentivando o desenvolvimento de trabalhos de iniciação científica e tecnológica, de modo a estimular o debate entre os alunos, buscando sensibilizá-los para uma postura crítica em relação às produções científicas e tecnológicas e suas interfaces com as questões sociopolíticas e culturais. O evento será realizado nos dias 23 a 25 de outubro de 2019 no Ifes campus Vila Velha localizado na Avenida Ministro Salgado Filho, 1000, Bairro Soteco, Vila Velha-ES. O evento será divulgado pelo site do Ifes (http://vilavelha.ifes.edu.br); facebook (https://www.facebook.com/ifesvilavelhaoficial/?ref=br_rs); e as inscrições poderão ser feitas pelo site da even3 (https://www.even3.com.br/). O evento de SC&T contará com 23 palestrantes regionais e terá duração de três dias. Serão oferecidos 12 minicursos (Fabricação de Tintas; Química Forense; Química do Petróleo; Química dos Alimentos; Química da Cerveja; Microbiologia na Prática; Educação em Química; Perícia em Local de Crime; Química dos Polímeros; Planejamento de Fármacos por docagem molecular; Práticas pedagógicas na Educação Básica; e Emprededorismo e Inovação), e mesas-redondas (com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”) e será desenvolvido também o projeto “Arte com Grafite” onde será abordado o tema da SC&T. Além disso, o evento contará com a participação e transporte oferecido pelo campus Vila Velha para os alunos das Escolas da rede de ensino pública municipal e estadual dos municípios da grande Vitória (Vila Velha, Vitória, Serra e Cariacica, como as escolas: Antonio Bezerra de Farias, Dep. Mikeil Chequer, Dr. Tuffy Nader, Joffre Fraga, Juiz Jairo de Mattos Pereira, Cândido Marinho, Escola Parque, Vila Olímpica, Nice de Paula, Pedro Herkenhoff, Izaltina, etc.). É esperado um público interno de 600 discentes e externo de 400 alunos, totalizando 1000 estudantes.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES - Brasil
  • 23/10/2019-30/04/2020
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Wanderson Romão

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • maldi image ms aplicado a química forense
  • Embora seja um tema que desperte bastante interesse perante a sociedade, a aplicação da química no campo da criminalística ainda constitui uma nova linha de pesquisa no Brasil. Dessa forma, este projeto tem como objetivo desenvolver novas metodologias analíticas que facilitem a resolução de problemas encontrados dentro do contexto da Química Forense utilizando a técnica de MALDI IMAGE MS acoplado a um espectrômetro de alta resolução (FT-ICR MS). O projeto será desenvolvido em colaboração científica entre o PPGQUI da UFES e a Polícia Técnica Científica do ES (extrato de acordo de cooperação nº 1007/2012) tendo com colaboração professores da UFES e IFES e alunos vinculados ao programa de pós-graduação da UFES, graduação do IFES e colaboradores (IQ/UFG). As principais áreas exploradas nesse projeto serão a análise de drogas de abuso (matrizes de folhas e sementes de maconha; selos de designer drugs, e cabelos); documentoscopia (notas de papel moeda, notas promissórias, cruzamento de traços, etc); papiloscopia (impressões digitais). Espera-se com esse projeto estabelecer protocolos analíticos usando a técnica de MALDI IMS no contexto forense.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Wânia dos Santos Neves

Ciências Agrárias

Agronomia
  • bioeconomia na agricultura familiar como forma de promover o desenvolvimento rural e a produção agrícola sustentável, a segurança alimentar e a melhoria da qualidade de vida da população.
  • As atividades propostas neste projeto serão desenvolvidas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2019, no mês de outubro, e no período de seis meses a partir do início de vigência do projeto. Este projeto tem como objetivo principal a divulgação da ciência e de tecnologias a alunos dos ensinos fundamental, médio, técnico e superior, a produtores rurais, a grupos atendidos por instituições de apoio social, a moradores de comunidades rurais, a membros de associações, a agricultores familiares e a população de uma maneira geral. Para isso a Epamig Sudeste e a Epamig Norte, junto com demais parceiros constituintes da equipe do projeto, realizarão diversas atividades na área do conhecimento científico em pelo menos oito municípios, localizados na região Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Vale das Vertentes no Estado de Minas Gerais. Dentre as atividades previstas estão: Epamig de portas abertas; Epamig nas escolas, implantação de uma unidade demonstrativa de hortas em pequenos espaços; atendimentos a crianças e ao público geral de feiras e exposições com a participação da Epamig em tais eventos; visitas técnicas a campo, cursos, troca de saberes, palestras, práticas laboratoriais e a ciência interativa com apresentação de vídeos técnico-científicos, maquete e figuras em escolas públicas do ensino fundamental. Em tais atividades serão abordados o controle biológico de pragas e doenças; a importância do melhoramento genético para a agricultura, como forma de redução no uso de agrotóxicos; práticas agroecológicas, tendo como foco a biodiversidade e seus ecossistemas; a produção agrícola sustentável e a preservação do meio ambiente. Em algumas atividades serão distribuídos materiais informativos, como cartilhas e circulares técnicas, sobre o tema abordado. Todas essas atividades têm como objetivo despertar no público o interesse pelos diversos ramos das ciências tendo como tema base a bioeconomia. Além disso, o projeto visa divulgar para a população trabalhos científicos e tecnologias geradas nas duas regiões de abrangência. A realização das atividades propostas visa causar uma proximidade entre pesquisadores, alunos, professores, técnicos, produtores rurais e a população, estabelecendo contato, promovendo debates e fazendo questionamentos. Dessa forma é que conseguiremos fazer com fique claro a importância da ciência no cotidiano de cada um e levar ao conhecimento do público informações técnico-científicas importantes sobre a bioeconomia na agricultura como forma de garantir a sustentabilidade.
  • Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 05/10/2019-30/04/2020
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Wânia Ferraz Pereira Manfro

Ciências Biológicas

Imunologia
  • estudo do perfil de ativação, exaustão, senescência e apoptose de linfócitos t cd4+ e caracterização de monócitos em crianças e adolescentes hiv+ vacinados com a vacina conjugada contra neisseria meningitidis sorogrupo c
  • A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) promove uma ativação crônica do sistema imunológico com consequente exaustão celular, caracterizada pela perda de funções efetoras e proliferativas, bem como induz apoptose celular. Portadores do vírus HIV respondem menos a vacinações quando comparados a indivíduos saudáveis. Neisseria meningitidis é um dos principais agentes causadores de meningite bacteriana no mundo. A vacina conjugada quadrivalente contra N. meningitidis (sorogrupos A, C, Y e W135) vem sendo utilizada em países desenvolvidos com eficácia de 90% ou mais. Em pacientes HIV+, o percentual de soroconversão é menor do que o observado em indivíduos saudáveis, além de ocorrer uma rápida perda da proteção. A imunidade à infecção por N. meningitidis é amplamente estudada no contexto da produção de anticorpos bactericidas, porém, as células T desempenham um importante papel neste cenário, uma vez que a ativação de células T permite a geração de outras classes de anticorpos específicos contra a bactéria, bem como longa proteção. Investigaremos o perfil de ativação, exaustão, imunossenescência e apoptose de células T CD4+ de crianças e adolescentes HIV+ antes e após uma e duas doses da vacina conjugada anti-Men C e compará-lo com a resposta de voluntários saudáveis. Além disso, verificaremos a existência de associações com a produção de anticorpos bactericidas e a frequência de diferentes populações de monócitos. As células e o soro dos pacientes HIV+ serão coletados antes, 2-3 meses após uma dose da vacina, antes da dose reforço (12 meses após a 1ª dose) e 2-3 meses após a mesma. O fenótipo das células T e a população de monócitos serão avaliados por citometria de fluxo. A produção de anticorpos bactericidas e moléculas pró-inflamatórias será avaliada no soro destes pacientes.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Wania Wolff

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • multi-ionização de anéis de benzeno e derivados de interesse astroquímico, biológico e ambiental por colisões de íons pesados
  • Existe um grande interesse em se investigar a multi-ionização e fragmentação induzida por partículas, em especial por íons pesados, de moléculas mais complexas, cíclicas, em especial de anéis aromáticos e derivados e de anéis policíclicos relevantes na astroquímica, biologia celular e controle ambiental. Os resultados experimentais tem repercursão na evolução molecular no meio inter e circumestelar, nos danos por hadronterapia e pela exposição no espaço à raios cósmicos e na contaminação por especies nocivas e reativas no solo e na atmosfera sujeitas a incidência de raios cósmicos. O objetivo experimental é explorar a formação de mono- e di-cations de aneis de benzeno mono, hetero, policíclicos, e ligados à radicais substituintes ativantes e desativantes. Aneis de benzeno são em geral resistentes à fragmentação por agentes ionizantes e formam espécies transientes e complexas multicarregadas metaestaestáveis na faixa de µs. Os efeitos da substituição no anel do processo de fragmentação será avaliada a partir da espectroscopia de massa por tempo de voo. O projeto propõe o desenvolvimento e a construção de um espectrômetro de massa por tempo de voo segundo a condição de focalização de segunda ordem para a detecção de moléculas mais complexas de massa até 250 u incluindo a inserção de detectores adequados. Uma resolução temporal e espacial adequada é essencial para discriminação e identificação precisa de espécies de fragmentos iônicos hidrogenados e duplamente carregados e da molécula original com energias térmicas e de seus isótopos. A utilização de um detector de dinodo discreto para aplicação de até 10kV no processo de amplificação do sinal dos íons se torna indispensável. Para a detecção dos elétrons emitidos propomos o uso de um detector de placas multiplicadores de elétrons com dimensão de área adequada para uma maior coleta dos mesmos. Medidas de coincidência entre os produtos da colisão elétron-íons e projetil-íons determinam a necessidade de taxas de coleta de coincidência de eventos de algumas dezenas de Hz. Para a realização das medidas de seções de choque de ionização e fragmentação serão utilizados equipamentos já existentes, onde as modificações propostas irão ampliar e aprimorar a qualidade dos resultados. A proposta visa renovar a pesquisa na área de colisões de íons pesados e o padrão de excelência na área de ionização e fragmentação de moléculas no laboratório de colisões atômicas e moleculares do IF-UFRJ.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Wanilson Luiz Silva

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • dinâmica de elementos terras raras e razões isotópicas (147sm/144nd, 143nd/144nd, 87sr/86sr) em sedimento, água e biota de ambiente estuarino subtropical, sudeste do brasil: físico-química e mobilidade geoquímica
  • O presente projeto de pesquisa almeja investigar a geoquímica de elementos terras raras (ETR) em sedimentos de ambiente estuarino subtropical, sua solubilidade em água intersticial e sua transferência à biota exposta. O estudo será desenvolvido no sistema estuarino de Santos-Cubatão (SE do Brasil), o qual abriga uma das áreas mais industrializadas da América Latina, e apresenta ambientes estuarinos contrastantes em termos de impactos industriais e atividades humanas urbanas. Em geral, estudo de ETR em organismos e seu uso como marcadores de fonte (geogênica e antrópica) não são muito bem fundamentados na literatura, especialmente em ambientes estuarinos tropicais e subtropicais. A área de estudo apresenta características como a presença de indústrias de fertilizantes com histórico de contaminação de ETR, e isso proporciona um ambiente adequado para este tipo de pesquisa. A fim de contribuir para uma melhor compreensão do comportamento de ETR na biosfera, especialmente estuários e manguezais associados, este projeto explora o uso destes elementos e das razões isotópicas (147Sm/144Nd, 143Nd/144Nd, 87Sr/86Sr) como traçadores de fontes natural e antrópica entre a biota (músculo e carapaça de caranguejos – Ucides cordatus, músculo de peixes) e os compartimentos sedimentar e aquoso. O estudo pretende verificar os mecanismos físicos e químicos que promovem a solubilidade e precipitação destes elementos em um ambiente estuarino, e consequentes rotas de transferência para os organismos naturalmente expostos. Em adição, esta pesquisa vai ajudar a entender a história de acumulação de ETR nos sedimentos, e discriminar entre as origens geogênica (background) e antrópica.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Wanius José Garcia da Silva

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • química bioinorgânica de monooxigenases líticas de polissacarídeos de insetos
  • As monooxigenases líticas de polissacarídeos (LPMOs) formam uma classe de metaloenzimas (dependentes de Cu+2) recentemente descobertas que se ligam a regiões cristalinas de polissacarídeos e realizam a sua clivagem através de mecanismo de oxidação. Quatro famílias dessas enzimas foram identificadas as quais podem oxidar diferentes polissacarídeos como celulose, quitina e amido. Essas metaloenzimas oxidativas atuam facilitando a ação de outras enzimas hidrolíticas aumentando a eficiência de degradação de diferentes polissacarídeos. Neste contexto, as LPMOs são enzimas com grande potencial para aplicações tecnológicas, especialmente como complementos em coquetéis lignocelulósicos para a degradação da biomassa e produção de etanol de segunda geração. Neste projeto de pesquisa, nós propomos estudar as LPMOs dos insetos Coptotermes gestroi, Drosophila yakuba e Bombyx mori. As metaloenzimas de insetos serão clonadas, produzidas em bactéria e purificadas através de métodos cromatográficos. As atividades enzimáticas (especificidades) serão estudadas em diferentes polissacarídeos. A termodinâmica de interação das LPMOs com íons metálicos será estudada por espectroscopia de fluorescência e calorimetria de titulação isotérmica (ITC). As estruturas secundária e terciária das LPMOs serão estudadas por espectroscopia de dicroísmo circular (CD), espalhamento dinâmico de luz (DLS) e espalhamento de raios X a baixos ângulos (SAXS). As estruturas tridimensionais das LPMOs serão determinadas por difração de raios X (XRD, cristalografia de proteínas). Os resultados oriundos deste projeto de pesquisa permitirão uma melhor compreensão do modo de ação das LPMOs de insetos e do papel de íons metálicos (química bioinorgânica) no mecanismo catalítico dessas enzimas. Essas LPMOs de insetos possuem grande potencial como suplementos em coquetéis lignocelulósicos comerciais.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Warde Antonieta da Fonseca Zang

Outra

Ciências Ambientais
  • cvt apinajé - formação de jovens e mulheres
  • Vide projeto anexo A proposta de projeto tem como pressuposto metodológico a criação CVT APINAJÉ - FORMAÇÃO DE JOVENS E MULHERES, a partir da parceria sólida entre o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás com a Universidade Federal de Goiás e várias outras instituições do Centro-Oeste e núcleos de pesquisa ligadas a Rede Centro Oeste de Agroecologia, além de colaboração de parceiros internacionais (parcerias consolidadas) nos aspectos de internacionalização do capital natural brasileiro representado pelos seus elementos dos sistemas agroecológicos e orgânicos de produção, tais como, biodiversidade, solos férteis, água, clima e vegetação, energia solar e seus serviços naturais. O CVT APINAJÉ - FORMAÇÃO DE JOVENS E MULHERES tem caráter regional e pretende integrar-se com a comunidade científica nacional e internacional, docentes, pesquisadores, extensionistas, multiplicadores, estudantes e profissionais de instituições nacionais e internacionais que pesquisam sistemas de produção aplicáveis na gestão sustentável de áreas agrícolas com temas ligados a Agroecologia e uso dos produtos da sociobiodiversidade, além de uso da água e proteção de nascentes, proteção dos biomas e ecossistemas, cultivo integrado com criação de animais, auto sustento da família, gerenciamento de insumos locais ou da propriedade, energia renovável de resíduos. A integração e a parceria que ocorrem entre núcleos e grupos desta natureza são de fundamental importância para o desenvolvimento do território rural e o progresso da ciência e da tecnologia, proporcionando intercâmbios proveitosos e de alta significância para a agricultura sustentável, geração e manutenção de parcerias de grande impacto, tecnologias alternativas e desenvolvimento regional. A expansão das áreas de produção orgânica e de base agroecológica tem aumentado paulatinamente a participação da região. Esse cenário econômico proporciona amplas oportunidades para debate sobre questões ambientais relativas ao uso sustentável dos recursos naturais, visando sua conservação conjuntamente ao desenvolvimento econômico. Os parceiros se propõem organizar um centro de referência de alta qualidade, proporcionando aos participantes uma rica troca de experiências e práticas, bem como o compartilhamento do conhecimento advindo de pesquisas e estudos voltados para o tema Agricultura e Meio Ambiente, com especial destaque para os problemas que ocorrem na região do Bioma Cerrado e no Brasil. Palavras Chaves: Agroecologia, Biodiversidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, Meio Ambiente, Impactos Ambientais, Educação Ambiental, Juventude, Gênero e comunidades tradicionais.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - GO - Brasil
  • 01/12/2017-31/10/2020
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Warley Marcos Nascimento

Ciências Agrárias

Agronomia
  • "horta & escola" - feira de ciência e tecnologia da embrapa hortaliças
  • O ambiente escolar é um ambiente social onde ocorre uma maior receptividade e capacidade de adoção de novos hábitos e, ainda, as crianças e jovens são excelentes mensageiras e ativistas de suas famílias e comunidades. Assim, a utilização da inovação científica e tecnológica devem ser operacionalizadas como ferramentas de aprendizagem que contribuem para a concretização de uma educação mais igualitária. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, aqui representada pela Embrapa Hortaliças, vem nos últimos anos contribuindo com a formação de crianças e jovens por meio de parcerias com as instituições de ensino, aproximando cientistas, estudantes e professores para estimular, nas crianças e jovens, o interesse pelo conhecimento científico, através de atividades que demonstram como a ciência está presente na vida de cada um e destacam a contribuição da pesquisa agropecuária para o desenvolvimento nacional. Em especial, fortalece os laços que unem os ambientes urbano e rural, conscientizando os participantes sobre a necessidade da preservação ambiental, a importância da sustentabilidade e de práticas que garantam uma melhor qualidade de vida. Com o mote de reduzir a distância entre o conhecimento produzido e sua aplicação para melhoria da qualidade de vida, por meio da disseminação e popularização de soluções para problemas cotidianos, a feira “Horta & Escola: Feira de Ciência e Tecnologia da Embrapa Hortaliças” abre espaço para que instituições escolares apresentem projetos de pesquisa relacionados a algumas das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI), mas enfatizando sempre a importância da produção sustentável e o consumo de hortaliças, através de estímulos adequados para a realização de uma alimentação adequada em um ambiente saudável, e com isso auxiliar a diminuição da taxa de obesidade, anemia, entre outros, contribuindo assim, com a diminuição da desigualdade social. Além da apresentação dos projetos pelos estudantes, a comissão organizadora da “Horta & Escola” está propondo a realização de atividades complementares com o intuito de maximizar o "produto social final" esperado nas escolas, e mais do que isso, buscar a democratização real do conhecimento através da libertação do pensamento, da visão e do raciocínio crítico na formação do saber individual.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
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Warley Marcos Nascimento

Ciências Humanas

Filosofia
  • ii horta & escola: feira de ciência e tecnologia da embrapa hortaliças
  • O processo pelo qual o conhecimento científico chega aos cidadãos é complexo e longo, principalmente em países como o Brasil, onde as dificuldades e as precariedades das escolas fazem com que estudantes e professores obtenham informações sobre os progressos da ciência nos artigos de jornais. Dessa forma, emerge a necessidade de uma maior difusão de conceitos científicos, para que todos possam ter uma postura crítica e indagativa diante do que a ciência e tecnologia apresentam à sociedade, permitindo a promoção da cultura científica entre os cidadãos, tornando-os capazes de participar ativamente de uma sociedade democrática. Afinal, o potencial de cada país para acompanhar o crescimento mundial depende fortemente de suas capacidades para inovar nos campos científicos, tecnológicos e sociais. A popularização da ciência deixa de ser um fim em si mesmo e adquire o significado de direito do cidadão e uma das condições necessárias à formação e capacitação dos indivíduos para lidarem com o mundo em que estão inseridos, bem como de se colocarem em uma situação de igualdade, tanto de conhecimento, como de oportunidades, como ainda despertar nos alunos dos ensinos fundamental, médio e técnico o interesse pela área científica e tecnológica, contribuindo para estimular o pensamento crítico e o desenvolvimento científico, social e humano do País. Nesse cenário, essa proposta assume um papel complementador, atuando como uma alternativa para cobrir a lacuna entre o saber escolar e o produzido nas instituições geradoras de ciência e tecnologia, como no caso da Embrapa, por meio da disseminação e popularização de soluções para problemas cotidianos, a II Horta & Escola abre espaço para que instituições escolares apresentem projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que podem impactar positivamente para a redução das desigualdades que existem em nosso país, a proposta se justifica por oportunizar a popularização e a divulgação de ações desenvolvidas pelas instituições de ensino e por instituições de pesquisa, como a Embrapa e parceiros, que possuem o propósito de reduzir as desigualdades, empoderar segmentos da população e despertar o interesse pela ciência.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • 07/01/2020-31/01/2021
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Washington Jose de Sousa

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • é da minha conta! revelando minha cidade em números: aplicação de metodologia de intervivência universitária na formação de jovens em ciência, tecnologia e inovação (jandaíra/rn, 2019).
  • Este projeto dá continuidade a ações desenvolvidas pela Organização de Aprendizagem e Saberes em Iniciativas Solidárias e Estudos no Terceiro Setor (Oasis) em escolas do sistema público de educação básica sob a forma de Intervivência Universitária. Tem o objetivo de contribuir para a formação de jovens em ciência, tecnologia e inovação a partir da extensão universitária centrada na cooperação com o sistema público de educação básica para promover e motivar a pesquisa e o conhecimento local de indicadores de desenvolvimento municipal em perspectiva territorial. A Oasis é grupo de ensino, pesquisa e extensão vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e, desde 2009, desenvolve o Projeto Oasis de Intervivência Universitária em vários municípios do Território do Mato Grande. Um dos 16 municípios do Território, Jandaíra, foi escolhido pela equipe proponente para a realização da mostra científica aqui programada. Trata-se de ação a ocorrer na Escola Estadual Professora Maria da Conceição Messias, a única que participa da Intervivência Oasis desde 2009. O projeto contemplará 50 estudantes dp ensino médio em 10 equipes de 5 membros. As ações ocorrerão por meio de intercâmbios entre escola e Universidade e mediante ampla participação dos estudantes e da equipe pedagógica da escola na definição de critérios e das etapas, na execução e no acompanhamento e avaliação. A apresentação dos trabalhos ocorrerá no formato de mostra científica, que consiste na instalação de banners, cartazes, maquetes, pequenos experimentos didáticos, protótipos, resultados de trabalhos investigativos, entre outros de escolha dos alunos. Os participantes deverão mobilizar outros colegas da própria escola e de outras escolas no município, de modo a alcançarmos o número de no mínimo, 40 trabalhos, todos com foco em matemática, estatística e políticas públicas no município de Jandaíra/RN. Os trabalhos deverão ser dinâmicos, podendo empregar materiais diversificados na exposição aos visitantes.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020