Projetos de Pesquisa

 

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Vitor Hugo Borba Manzke

Outra

Divulgação Científica
  • o impacto das feiras de ciências nas comunidades escolares do ensino básico como ação de divulgação e popularização das ciências
  • A comunidade científica tem tido a preocupação de trabalhar na comunicação e divulgação da ciência, contribuindo para uma ciência mais aberta, mais humanista, e para a compreensão científica de todos os cidadãos. Neste contexto assumem relevância os espaços, equipamentos e estruturas que contribuem para o referido desiderato, em particular, as Feiras de Ciência têm tido um relevante papel no acesso informal à ciência da sociedade em geral e das escolas em particular. O Programa Núcleo de Estudos em Ciências e Matemática – PRONECIM, é um Programa de Pesquisa e Extensão pertencente ao Campus "Visconde da Graça", do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-grandense - CaVG/IFSul. Foi criado em 2007 com a finalidade de desenvolver ações de Pesquisa e extensão no âmbito do ensino básico, na área de ensino, na formação de professores, e na promoção de eventos científicos. O principal objetivo constituiu-se em congregar atividades interdisciplinares com ênfase nas Ciências da Natureza e na Matemática, a Popularização e a Divulgação das Ciências. Para o desenvolvimento das ações o Programa criou a Rede Regional para o Ensino de Ciências e estabeleceu parceria com as Coordenadorias de Educação da Região – 5ª e 18ª CREs/RS, as Secretarias de Educação dos municípios da Região Sul do Estado, a Associação dos Municípios da Zona Sul do RS, e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME/RS. A experiência vivenciada na Rede Regional permitiu buscar parcerias internacionais e foi possível criar a Rede Internacional do Ensino de Ciências e Tecnologias na Educação – RIECITE, que faz parte a Universidade de Concepción/Chile, o Politécnico de Bragança e a Universidade do Minho de Portugal, e a Universidade de León/Espanha. A partir da realização dos cursos de formação surgiu a necessidade da realização de eventos científicos que possibilitassem trocas de experiências entre alunos e professores. O PRONECIM passa então a promover o Simpósio Sul Rio-grandense de Professores de Ciências e Matemática e a Feira de Ciências e Mais Saberes - FECIMES visando ampliar a popularização e divulgação das ciências em meio ao ensino básico. O contato direto com os alunos e professores, durante todo o ano, e os relatos ouvidos neste ambiente, permitiu-nos considerar que a Feira deva estar influenciando na decisão profissional e/ou no cotidiano dos alunos que atuam como alunos/pesquisadores, assim como na vida dos professores/orientadores dos primeiros. Outra questão que se levanta é conhecer o que aconteceu com o investimento financeiro do CNPq, MCTI, SEB/MEC, entre outros órgãos fomentadores? Qual o retorno social deste investimento? São perguntas que nos animaram a pleitear a participação no âmbito desta Chamada Universal, concorrendo aos recursos que tornarão possível o desenvolvimento deste projeto de pesquisa que tenta responder uma questão ampla, mas que engloba todas as demais inquietudes. Prioritariamente nos questionamos se: As Feiras de Ciências impactam a sala de aula do ensino básico? Para isso, nosso objetivo é conhecer o impacto produzindo pela FECIMES no ensino básico, na área de abrangência da AZONASUL, e de Feiras de ciências ocorrentes no espaço das instituições parceiras em nível internacional. Organizamos o projeto visando como público alvo os alunos/pesquisadores e os professores/orientadores atuantes prioritariamente na FECIMES e, em uma ação secundária, os que atuam nas feiras realizadas nos demais países. Temos por hipótese que há impacto positivo na vida dos alunos em sua vida futura e que o mesmo acontece com os professores/orientadores, que buscam a qualificação profissional em cursos de pós-graduação. Mas para entendermos o processo e validarmos, ou não, esta hipótese estruturamos o projeto de pesquisa a partir de uma análise qualitativa que se suportará em um levantamento quantitativo. O instrumento para levantamento dos dados necessários a produção da resposta à questão investigatória ocorrerá será um questionário semi-estruturado a ser aplicado para os indivíduos pertencentes ao público alvo nos ambientes brasileiro e dos demais países participantes.
  • Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vitor Hugo Borba Manzke

Ciências Humanas

Educação
  • 8ª fecimes - feira de ciências e mais saberes
  • A FECIMES - Feira de Ciências e Mais Saberes é promovida pelo Programa Núcleo de Estudos em Ciências e Matemática - PRONECIM/CaVG/IFSul, e em 2019 estará cumprindo sua 8ª Edição. É um evento científico que reúne os experimentos desenvolvidos por alunos do ensino básico orientados por seu professor. O objetivo principal da FECIMES é proporcionar aos alunos do ensino básico em todos os níveis, a EJA e a Educação Inclusiva, além de professores, futuros professores e alunos da pós-graduação, compartilharem o mesmo espaço demonstrando avanços do processo ensino-aprendizagem através de experimentos que dão significância aos conteúdos estudados em sala de aula. Os experimentos apresentados na Feira devem, obrigatoriamente, ser produto oriundo da significância dada pelos alunos aos conteúdos desenvolvidos na sala de aula, onde interagem o professor e os alunos responsáveis pelo experimento. Nesta edição a novidade fica por conta da estimulação das meninas à participarem da Feira, para isso está sendo criado o prêmio Menina Pesquisadora. A FECIMES estrutura-se em 3 etapas sequenciais. A 1ª Etapa ocorre no interior das escolas - FECIMES/Escolar. Os vencedores desta 1ª etapa, participaM da 2ª Etapa que é a FECIMES/Municipal, e a 3ª Etapa é FECIMES fase Regional que reúne os trabalhos vencedores na Etapa Municipal. A etapa Regional da Feira ocorre anualmente em Pelotas/RS, e em 2019, como já ocorreu em 2018, fará parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT, no mês de outubro. O evento é aberto a todos os níveis do ensino básico e está dividido em 4 Categorias (Ciências da Natureza e Matemática; Ciências Humanas; Linguagens; e Educação Infantil) organizadas em 6 Subcategorias: Educação Infantil; Anos Iniciais; Anos Finais; Ensino Médio - Médio/Técnico; e se complementa com apresentação de experimentos desenvolvidos em outras duas Subcategorias: EJA e Educação Inclusiva. Ao reunirmos cerca de 80 trabalhos, 160 alunos e 80 professores, além do público visitante, estaremos proporcionando um espaço de popularização e divulgação das ciências. Desta forma, esperamos estar contribuindo significativamente com o processo ensino aprendizagem na escola e no ambiente da sociedade. Considerando sua área de abrangência e participação desde o ambiente da FECIMES/Escolar, temos a projeção de que estarão envolvidos diretamente na 8ª FECIMES, mais de 14.000 pessoas, das comunidades escolares de nossa Região Sul do Rio Grande do Sul.
  • Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - RS - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
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Vitor Hugo Borba Manzke

Ciências Humanas

Educação
  • o espaço ciência viva no âmbito de cinco escolas públicas do município pelotas/rs, como ambiente de qualificação do ensino de ciências
  • Vide projeto anexo
  • Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - RS - Brasil
  • 12/08/2019-30/11/2021
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Vitor Izecksohn

Ciências Humanas

História
  • repúblicas insolventes: risco e oportunidade para os estados confederados da américa e para os federalistas argentino na era da formação dos estados nacionais.
  • Minha pesquisa compara a experiência confederativa da Argentina (1852-1861) com o Sul dos Estados Unidos (1861-1864), explorando como risco e oportunidade moldaram os processos de construção e dissolução desses estados durante a segunda metade do século XIX. Examino os elementos constitutivos, as experiências, as possibilidades e os resultados dos acordos constitucionais, dos tratados comerciais e de situações de conflito militar, para entender como as expectativas e as contingências resultantes desses alinhamentos políticos impactaram a estabilidade social e o desenvolvimento econômico nessas unidades confederativas. Através de uma perspectiva comparativa e transnacional enfatizarei as oportunidades militares e econômicas de cada uma dessas confederações na busca de reconhecimento diplomático. Ao fazê-lo, procederei a uma comparação das circunstancias nas quais situações de guerra intermitente comprometeram os projetos nacionais: exaurindo capacidades, destruindo compromissos e intensificando lutas internas entre facções. Através da perspectiva da História Global, minha pesquisa procederá a uma reconsideração das condições necessárias ao estabelecimento dos governos centrais de cada confederação, enfatizando tanto suas relações com as províncias/estados a eles subordinados como refletindo sobre os efeitos não antecipados de desenhos constitucionais baseados em noções limitadas de cidadania na geração de formas incipientes de nacionalismo.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vitor Mauro Ferreira de Romariz Bragança

Ciências Humanas

Filosofia
  • simplicidade e infinitude na metafísica medieval
  • O objetivo que se busca alcançar com o projeto é um exame pormenorizado do papel desempenhado pelas noções de simplicidade e/ou infinitude em abordagens medievais de problemas tradicionais da metafísica. Seu largo escopo alicerça-se na pretensão de que ele se desdobre em uma série de pesquisas mais específicas articuladas dos três modos a seguir. Em primeiro lugar, institucional, através de orientações tanto em graduação quanto em pós-graduação. Em segundo lugar, histórico, em virtude não apenas do enfoque na idade média, mas também dos laços de influência estabelecidos entre os quadros teóricos a serem estudados. Finalmente, de modo temático, a partir do par conceitual norteador e de sua inserção no seguinte conjunto de tópicos: criação, provas da (in)existência de Deus, distinção entre ser e essência, individuação, predestinação e liberdade.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vitor Meyer Junior

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • improvisação na gestão acadêmica: práticas e desempenho organizacional
  • As universidades são reconhecidas como organizações complexas que cumprem relevante papel educacional e social. Sua gestão tem sido caracterizada como amadora e professorial. Este estudo tem o objetivo de examinar como a improvisação ocorre na gestão acadêmica das universidades, onde as funções primordiais do ensino e pesquisa são praticadas. Objetiva-se, com este estudo, contribuir para a melhoria da gestão acadêmica e do desempenho organizacional.
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vítor Renan da Silva

Engenharias

Engenharia Química
  • síntese de ésteres a partir de processos intensificados empregando catalisadores superácidos assistidos por processos de separação por membranas a base de sericina.
  • A sericina é uma proteína hidrofílica constituinte do casulo do bicho-da-seda que, durante o processo de degomagem da seda, é descartada como resíduo industrial. Entretanto, possui em sua composição grande parcela de aminoácidos polares que podem ser utilizados no desenvolvimento de biomateriais e de produtos de alto valor agregado. O emprego destes biomateriais possibilita a melhoria de diversas tecnologias industriais, como: maior eficiência e seletividade, redução de custos, minimização do consumo de recursos naturais e geração de resíduos. Dentro deste contexto, a indústria química e os processos de síntese de compostos orgânicos, tais como os ésteres, demanda de melhorias contínuas em seus processos de produção, atendendo as demandas técnicas, sociais e ambientais. Neste contexto, o objetivo deste projeto é avaliar um processo combinado de reator químico assistido por processos de separação por membranas que empregam membranas confeccionadas a partir da proteína residuária da indústria da seda, sericina. Este projeto prevê: a) o uso da sericina para a confecção de membranas densas que possam ser empregados em processos de separação por membranas que serão acoplados ao reator químico adotado para síntese dos ésteres por rota catalítica heterogênea, com o intuito de promover a remoção contínua de água (subproduto da reação); b) Síntese de catalisadores heterogêneos superácidos, que contenham sítios ácidos de Lewis e Brönsted, que apresentem atividade catalítica comparável aos catalisadores homogêneos; c) Estudo cinético da reação de esterificação de Fischer catalisada por catalisador ácido; d) Processo de reação intensificado com o reator associado ao processo de separação por membrana (pervaporação), adotando a membrana densa confeccionada a partir da sericina; e) Separação do produto desejado (éster) dos reagentes residuais por meio de separação por membranas (nanofiltração – osmose inversa). Como resultados previstos, buscam-se a capacitação de discentes de graduação e pós-graduação, produção de trabalhos científicos e apresentar novas perspectivas para a sociedade, tanto na importância do reaproveitamento da sericina na industrial da seda, quanto no desenvolvimento de novas tecnologias aplicáveis a processos industriais de interesse social.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vivaldo Moura Neto

Ciências Biológicas

Morfologia
  • desenvolvimento de plataforma para o diagnóstico precoce de neoplasias através de biópsia líquida e análise das mutações para melhor entendimento da biologia tumoral
  • O objetivo do projeto é o desenvolvimento de uma plataforma de diagnóstico com base na genotipagem de amostras de biópsia líquida obtidas de sangue de pacientes com câncer que poderá atender a diferentes instituições de saúde, permitindo também o estudo das mutações que acometem cada tipo de tumor. A instituição proponente e sede executora será o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPN). A coordenação caberá a Vivaldo Moura Neto, Diretor Científico do IECPN em associação com Paulo Niemeyer Filho, Diretor Médico. Participarão do Projeto as equipes do IECPN de neurocirurgia, do laboratório de Biomedicina do Cérebro, seus alunos de doutorado e o laboratório de Neuropatologia, este chefiado por Leila Chimelli. Com o projeto cooperarão as equipes e alunos de pós-graduação de Vera Pannain da Anatomia Patológica e de Alberto Schanaider do Centro de Cirurgia Experimental do Departamento de Cirurgia, ambos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Prof.de Anatomia Humana (UFRJ) e odontólogo Marcos Fabio Henrique dos Santos. Ainda, agregará competência ao projeto o Médico Maurício Magalhães, Coordenador do Núcleo de Mastologia do Américas Serviços Médicos, com sua equipe. Associam-se, também, ao projeto os Médicos Cesar de Souza Bastos, Capitão de Corveta e Marcelo Leal Gregório, Capitão de Fragata, este, com sua equipe do Instituto de Pesquisa Biomédica do Hospital Naval Marcilio Dias. As biópsias sólidas são o padrão ouro no diagnóstico de neoplasias e permitem tanto a definição histológica da doença quanto a revelação do perfil genético do tumor, porém, com possibilidades de diagnósticos equivocados. Trata-se de um procedimento invasivo, por vezes de alto custo, que pode acarretar complicações clínicas. Para superar as limitações da biópsia sólida é necessária a busca de metodologias menos invasivas. A biópsia líquida, efetivamente surgida nos últimos, é baseada na análise de células circulantes do tumor, ctDNA ou vesículas extracelulares do tumor que são liberadas no sangue e podem fornecer as mesmas informações genéticas que a biópsia de tecido. Muitos tumores, incluindo de ovário, pâncreas, pulmão e cérebro estão localizados em sítios de difícil acesso e, dessa forma, são amostras mais complexas de serem obtidas por biópsia de tecido. O objetivo do nosso trabalho é o desenvolvimento de uma plataforma de diagnóstico, inicialmente projeto piloto, com base na genotipagem de amostra de biópsia líquida obtidas de pacientes com câncer oral, câncer de mama, pâncreas, esôfago, intestino, estômago, hepatocelular, próstata e glioma previamente diagnosticados por biópsia de tecido e imagem, para análise de mutações em genes já descritos para esses tumores através da metodologia de PCR digital seguida de sequenciamento como contraprova, medida corrente ainda pelos diferentes grupos de pesquisa. Pretendemos sobretudo analisar a expressão das mutações predominantes em cada tipo de tumor, avaliando assim um índice de malignidade e melhor entender a biologia da tumorigênese. Quiçá poderemos em seguida interferir nestas mutações com o sistema CRISPR.Comitê Gestor: Vivaldo Moura Neto, Paulo Niemeyer Filho, Vera Pannain; Alberto Schanaider.
  • Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vívian Maria Burin

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • novas tecnologias aplicadas na videira: impacto na composição bioativa da uva e vinho
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vivian Martins Gomes

Engenharias

Engenharia Aeroespacial
  • trajetórias em torno de pequenos corpos do sistema solar
  • De forma a aprofundar estudos ligados a órbitas em torno de pequenos corpos, este trabalho abordará vários tópicos ligados a astrodinâmica desse problema, tais como: 1) Estudar órbitas para um veículo em órbita de diversos asteróides: simples, duplos ou triplos. Em particular do asteróide triplo 2001SN263, alvo preferencial da missão ASTER. 2) Outro aspecto importante a ser estudado é o efeito da pressão de radiação solar nessas órbitas, que é a maior força bastante ativa. 3) Estudar formas de levar o veículo espacial até esses corpos, considerando trajetórias diretas e com passagens próximas pela Lua para ganho de energia. 4) Estudar orbitas "quase-satelites" em torno de pequenas luas de um asteroide. Muitos asteroides possuem ou devem possuir pequenas luas em seu redor, que não tem massa suficiente para manter uma órbita em torno deles. 5) Estender esse estudo a outros corpos menores do sistema solar, tais como as luas de Marte.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022