Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • World Congress on Sustainable Technologies IEEE

    Coordenador: Cecília Maria Villas Bôas de Almeida
    Currículo
    Área:Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção

    Período de 07/11/2013 a 06/03/2014

    O World Congress on Sustainable Technologies é um evento multidisciplinar, organizado pelo IEEE, que ocorre anualmente nos meses de novembro ou dezembro. O evento tem por objetivo integrar a acamedia e a indústria, abrangendo um amplo espectro de temas relacionados com a sustentabilidade.

  • Concentração de minerais densos de depósitos litoclásticos litorâneos

    Coordenador: José Aurélio Medeiros da Luz
    Currículo
    Área:Métodos de Concentração e Enriquecimento de Minérios

    Período de 22/12/2011 a 21/12/2013

    Certos depósitos arenosos possuem grânulos de minerais mais densos que o quartzo, os quais tem valor pelo seu uso industrial. Citam-se, por exemplo:a ilmenita, a sillimanita, o rutilo, a monazita, a zirconita, entre outros. O aproveitamento desses minerais das areias deve ser feito com emprego de técnicas de tratamento de minérios, as quais, por vezes não têm desempenho adequada, em geral por causa da finura dos grãos. Este projeto teve como objetivo melhorar as técnicas de separação industrial desses minerais valiosos, mantendo-se o custo dentro de limites aceitáveis. Utilizaram-se contrastes de propriedades (em relação ao quartzo)como densidade e molhabilidade das superfícies (técnica conhecida como flotação em espuma). Os resultados foram promissores indicando as melhores condições para a separabilidade dos minerais estudados.

    rutilo ilmenita monazita zirconita flotação Concentração densitária
  • Objetos fronteiriços, iconografia e historicidade da etnografia Ticuna

    Coordenador: Priscila Faulhaber Barbosa
    Currículo
    Área:Etnologia Indígena

    Período de 30/12/2011 a 29/12/2013

    Enquanto patrimônio cultural, o conhecimento Ticuna é transmitido nos contextos rituais, preservado nos contextos dos museus e difundido em redes comunicantes que perpassam as sociedades nacionais e as sociedades indígenas. No âmbito Ticuna/Magüta tal conhecimento é manejado por especialistas como os anciãos, os pajés, que os transmitem aos noviços nos rituais de iniciação. Os rituais não são sistemas fechados, e estão abertos a diferentes audiências, como os antropólogos e agentes indigenistas que acompanham o dia a dia da cultura indígena. Entre os antropólogos que estudaram os Ticuna podemos citar Curt Nimuendajú, que morreu entre eles em 1945 é considerado um pai fundador da antropologia comprometida com os destinos dos povos indígenas. Seus registros etnográficos foram ampliados e reavaliados por Roberto Cardoso de Oliveira, João Pacheco de Oliveira e Priscila Faulhaber. A dinâmica do contato interétnico introduz outras variáveis, como a existência do Museu Magüta, em Benjamin Constant, Amazônia. Neste Museu são realizadas variadas atividades, como reuniões de associações políticas, cursos para artesãos e treinamentos de informática. O contato implica a inserção Ticuna em atividades de âmbito nacional e internacional, no qual o tal patrimônio é manejado por antropólogos e museólogos, associados ou não diretamente a representantes Ticuna. No circuito internacional de bens simbólicos, o patrimônio é apresentado a diferentes audiências que abrangem uma ampla gama de interessados, tais como estudiosos, estudantes e o público em geral. A problemática da tradução de tais conteúdos significativos para outras linguagens é atravessada pela dimensão da perda. No entanto, a possibilidade de recriação e reapropriação do patrimônio cultural pelos próprios Ticuna implica que eles podem recriar este patrimônio de acordo com os usos atuais, em uma atualização constante dos seus significados, ainda que inseridos, irremediavelmente, no terreno do contato.

    Astronomia Indígena História da Etnografia Patrimônio Cultural Antropologia e História da Ciência
  • PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO E CARACTERIZAÇÃO ETIOLÓGICAPERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO E CARACTERIZAÇÃO ETIOLÓGICA DE QUADROS DE DENGUE-SÍMILE NO ESTADO DO CEARÁ DE QUADROS DE DENGUE-SÍMILE NO ESTADO DO CEARÁ

    Coordenador: Danielle Malta Lima
    Currículo
    Área:Virologia

    Período de 17/12/2011 a 16/12/2013

    Esta pesquisa apresenta dados significativos, pois diagnosticar as doenças mais comuns, de uma região, é uma tarefa importante e é fundamental para possibilitar estruturar programas de controle. Portanto, este projeto pesquisou a ocorrência de outros agentes etiológicos como: leptospirose, vírus Oropouche e Hantavírus nos pacientes suspeitos dengue. Este estudo avaliou 95 pacientes com quadro clínico de dengue sendo que destes 48 foram positivos para dengue e 5 foram positivos para leptospirose. Esse estudo mostrou que alguns casos de dengue e leptospirose estão sendo confundidos no Estado, e isso ocorre devido as suas semelhanças clínicas e sazonais. Dessa forma, a proposta do trabalho vem a contribuir de forma significativa para o desenvolvimento científico e de estudos em uma área de grande importância para a saúde pública.

  • XVII Congresso da Sociedade Interamericana de Filosofia - Ciência e Cultura

    Coordenador: João Carlos Salles Pires da Silva
    Currículo
    Área:História da Filosofia

    Período de 27/12/2012 a 26/12/2013

    O XVII Congresso Interamericano de Filosofia realizou-se em Salvador, Bahia, de 07 a 11 de outubro de 2013, com pleno sucesso, tendo resultado de cuidadosa seleção de trabalhos, bem como de convite a pesquisadores de renome, através da rede de sociedades científicas nacionais que compõem a Sociedade Interamericana de Filosofia. O evento contou assim com os principais pesquisadores da área de filosofia de nosso país e com destacados pesquisadores internacionais dos Estados Unidos, Canadá, México e América Latina, bem como da Europa. Foram apresentados cerca de 1000 trabalhos, na forma de comunicações, palestras e conferências, além de mesas redondas. Desses trabalhos, mais de 300 foram apresentados por pesquisadores estrangeiros. O evento foi muito importante e mesmo um marco para o processo de internacionalização da nossa comunidade científica da área de filosofia. A programação completa do evento, com todos os resumos e com o texto completo de muitos dos trabalhos apresentados, encontra-se na página www.sif2013.org, na qual pode ser visto um primeiro vídeo do Congresso. Como um dos resultados do Congresso, o Brasil se tornou a sede da Sociedade Interamericana de Filosofia.

    Filosofia no Brasil Internacionalização Cultura Filosofia Ciência Filosofia nas Américas
  • Líquidos iônicos para captura, purificação e estocagem de dióxido de carbono

    Coordenador: Jairton Dupont
    Currículo
    Área:Físico-Química

    Período de 15/12/2011 a 14/12/2013

    O dióxido de carbono (CO2) proveniente da queima de combustíveis fósseis é apontado como o principal gás causador do efeito estufa, e seu acúmulo na atmosfera atinge níveis alarmantes. Sendo assim, a captura e estocagem de dióxido de carbono torna-se um processo ambientalmente importante e comercialmente desejável, pois permitiria uma transição mais amena e menos onerosa para um panorama de desenvolvimento energético sustentável. Diversas técnicas de captura e estocagem de CO2 vêm sendo estudadas e algumas inclusive já se encontram disponíveis comercialmente. Por exemplo, algumas plantas petroquímicas na Noruega, Canadá e Argélia já possuem sistemas de seqüestro geológico capazes de armazenar 1 milhão de toneladas de CO2 por ano. O CO2 proveniente de resíduos industriais apresenta-se misturado a outros gases e, portanto, requer purificação anterior à estocagem. Alguns exemplos de técnicas de purificação utilizam membranas poliméricas, adsorção física em sólidos e absorção seletiva em líquidos. No processo de captura de CO2 em larga escala, soluções aquosas de alcanol-aminas são empregadas para capturar o CO2 através da formação de carbamato de amônio, para o caso da mono-etanolamina. Nesses sistemas, a contaminação da mistura gasosa por aminas voláteis e água é um problema crítico, pois aumenta o custo operacional e causa outro problema ambiental. Dentre os vários métodos estudados para a captura e estocagem de dióxido de carbono em condições seguras e viáveis economicamente, destacam-se os materiais baseados em líquidos iônicos. Neste projeto forma desenvolvidos novos líquidos iônicos com grande capacidade para o sequestro de CO2 e a potencialidade de emprego industrial deste novo processo já está em estudo em colaboracão com duas grandes empresas brasileiras.

    captura líquidos iônicos solubilidade difusão dióxido de carbono
  • Truth or Dare? Dilemmas in science communication with children

    Coordenador: Debora DAvila Reis
    Currículo
    Área:Divulgação Científica

    Período de 10/10/2013 a 09/02/2014

    A comunicação da ciência para as crianças deve abordar temas controversos e temas difíceis como negligência científica , responsabilidades ou discrepâncias ? E quanto a uma abordagem mais ampla do conhecimento e a uma reflexão de questões indiretamente associadas à ciência, como a pobreza, a discriminação, violência , política ou até mesmo a religião ? E como é que vamos encontrar as palavras certas e maneiras de conversar sobre isso com as crianças? Qual é a importância de uma visão crítica sobre a escolha dos temas e como podemos equilibrar diversão e ceticismo ? Como isso influencia a percepção das crianças sobre a ciência em geral ? No evento "Truth or dare: dilemas in science communication to/with children", que acontececeu em Lodz, na Polônia, em outubro de 2013, essas questões foram discutidas.

  • EFEITO DOS MÉTODOS DE MISTURAS DE PIGMENTOS NA TONALIDADE DOS ESMALTES CERÂMICOS

    Coordenador: Márcio Raymundo Morelli
    Currículo
    Área:Cerâmicos

    Período de 12/01/2012 a 11/01/2014

    Processo: Bolsista: Marcelo Dezena Cabrelon Modalidade:Pós-doutorado Avaliação: O bolsista dedicou-se ao desenvolvimento da pesquisa com criatividade e empenho. apesar das dificuldades encontradas durante a queima em atmosferas controladas dos pós sintetizados quimicamente, ele cumpriu bem as atividades programadas

    tonalidade vidrados pigmentos cerâmicos processamento cerâmico
  • II Seminário Internacional do Observatório da População Negra

    Coordenador: Vera Cristina de Souza
    Currículo
    Área:Antropologia das Populações Afro-Brasileiras

    Período de 19/09/2013 a 18/09/2014

    O II Seminário Internacional do Observatório da População Negra da Faculdade Zumbi dos Palmares teve como objetivo discutir as relações raciais entre brancos e negros brasileiros.Esta discussão é difícil e polêmica uma vez que parcela considerável da população brasileira não reconhece a existência de discriminação racial entre nós.Contudo, dados estatísticos e resultados de pesquisas revelam que a população negra brasileira reside nas regiões periféricas dos grandes centros urbanos onde as condições materiais de vida são as mais precárias. Apresentam baixos níveis de escolaridade, lidera os índices de analfabetismo, mortalidade infantil, materna e feminina. Os jovens negros são vítimas preferenciais do sistema policial. Lideram os índices de desemprego e subemprego.Esta situação não pode ser justificada apenas pela condição social mas sim pela cor da pele, raça/etnia que apresentam.Foram discutidos soluções possíveis para este problema como as cotas raciais/ações afirmativas sem no entanto chegar-se a conclusão se tal medida é reparatória ou discriminatória.

    Cotas Raciais População Negra Ações Afirmativas
  • Caracterização de modificações estruturais em sílica particulada resultante da moagem ultrafina de quartzo natural em moinho planetário

    Coordenador: Pedro Luiz Guzzo
    Currículo
    Área:Extração e Transformação de Materiais

    Período de 12/11/2010 a 11/11/2013

    A sílica (dióxido de silício) com granulometria ultrafina (< 10 µm) é matéria-prima para diversas aplicações industriais; por exemplo: produção de argamassas, tintas e esmaltes; fármacos e cosméticos; cerâmicas convencionais e avançadas. Ela é obtida a partir de areias, quartzito ou quartzo mediante moagem em moinhos de alta energia do tipo vibratório, a jato ou planetário. Por ser não-condutora e possuir alta dureza, a energia térmica absorvida durante a moagem prolongada aumenta a energia superficial das partículas, tornando-as mais reativas e com maior capacidade de aglomeração. Até então, tem se concentrado no estudo de aditivos para coibir a aglomeração sem uma compreensão mais profunda das modificações superficiais e/ou estruturais causadas pela moagem. Alguns trabalhos buscaram caracterizar perda de cristalinidade e amorfização por difração de raios-X. Porém, antes de deformações acentuadas, acredita-se que a quebra das ligações Si-O produza defeitos paramagnéticos associados, por exemplo, à lacunas de oxigênio e/ou silício na estrutura cristalina. Tais defeitos são medidos pela espectroscopia de ressonância paramagnética eletrônica (RPE); técnica apropriada para analisar modificações de curto alcance na estrutura cristalina dos materais. Assim, o objetivo deste projeto foi investigar a indução de defeitos paramagnéticos e de modificações superficiais e estruturais na sílica ultrafina produzida a partir da moagem de quartzo natural de procedências distintas em moinho planetário de bolas. Os resultados mostraram que, para moagens realizadas com bolas de zircônia de 10 mm e rotação de 300 rpm, a concentração de defeitos paramagnéticos aumenta a partir de 60 minuntos de moagem. Constatou-se que a natureza dos defeitos depende da procedência do quartzo. Modificações estruturais foram observadas a partir de 120 minutos enquanto que a análise granulo-morfológica das partículas evidenciou tendência de aglomeração para moagens realizadas acima de 240 minutos.

    distribuição granulométrica moagem ultrafina difração de raios-X quartzo sílica espectrsocopia RPE
  • Mostrando 1 - 10 de 47217 resultado(s).
  • Página: 
  • Primeiro 
  • Anterior 
  • Próximo 
  • Último