Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • Construção de um robô para Combate de Robôs

    Coordenador: Carlos Cesar Aparecido Eguti
    Currículo
    Área:Engenharia Mecatrônica

    Período de 09/11/2012 a 06/10/2014

    Este projeto teve como objetivo fazer que alunos do ensino médio optassem por continuar seus estudos em nível superior em engenharia. A metodologia empregada foi um desafio de robótica móvel, a qual permitiu que uma equipe trabalhasse em conjunto para a construção de um robô. Esse desafio fui comprido e ambas as partes obtiveram resultados positivos, não apenas com os alunos diretamente envolvidos com o projeto, mas com todos os alunos das respectivas escolas que acompanharam os resultados dos colegas.

  • PADECIMENTO DE PROFESSORES COMO EFEITO DOS EXCESSOS DA JUVENTUDE CONTEMPORÂNEA

    Coordenador: Marcelo Ricardo Pereira
    Currículo
    Área:Fundamentos da Educação

    Período de 14/12/2011 a 13/08/2014

    O que leva hoje professores de adolescentes a se dizerem cada vez mais adoecidos, estressados, angustiados, mentalmente esgotados, hipermedicalizados ou sob tratamento? Até que ponto esse choque geracional entre docentes padecidos e jovens em seus excessos intensifica ou causa o absenteísmo, a síndrome de Burnout, a angústia ou o mal-estar laboral, além do aumento do uso de psicofármacos, de licenças médicas e de desvio de função? Este trabalho realizou um estudo psicanalítico sobre o tema, onde são apresentados os resultados de uma pesquisa-intervenção, através do método de orientação clínica, resultando em um exame mais profundo de estados depressivos em docentes que tendem a 'cair antes da queda' ou a inibir-se frente à angústia do enfrentamento de demandas do trabalho e da vida. Realizou-se também uma ampla pesquisa de acervo, perguntando se se padecem mais os que ensinam?, por meio da qual tivemos acesso a investigações da França, Espanha, Inglaterra, EUA, Austrália, Nova Zelândia e América Latina que colocam sob suspeita a ideia de que professores padecem mais do que a população em geral. E por último, realizou-se um Estado da Arte em Psicanálise e Educação (1987-2012), que apresenta mais de 630 títulos de obras do campo. Assim foi possível construir um espectro do que vem entremeando os territórios da educação e da saúde no que diz respeito ao mal-estar contemporâneo de professores de adolescentes.

    adoecimento saúde mental medicalização adolescência e juventude sintoma mal-estar docente
  • CIRCO DA CIÊNCIA UFSCAR

    Coordenador: Pedro Luiz Aparecido Malagutti
    Currículo
    Área:Divulgação Científica

    Período de 18/12/2012 a 17/12/2014

    O Circo da Ciência da Universidade Federal de São Carlos é um projeto que se realiza há 10 anos, tendo como objetivo principal atrair os jovens para ingressarem na carreira científica. Este projeto é também importante para alunos das licenciaturas em Ciências, que serão futuros professores, pois fornece a oportunidade de um contanto estreito entre os alunos universitários e os estudantes da escola básica. Nos encontros a Física, a Química, A Biologia e a Matemática são mostradas de maneira divertida e participativa e todas as atividades podem ser reproduzidas em sala de aula. Nos circos há muita ciência, é só abrir os olhos da razão.

    Divulgação Científica Mostra de divulgação científica oficinas de divulgação científica
  • Fourth International Conference on Food Studies

    Coordenador: Arildo José Braz de Oliveira
    Currículo
    Área:Química, Física, Fisico-Química e Bioquímica dos Alim. e das Mat-Primas Alimentares

    Período de 18/09/2014 a 17/01/2015

    A Quarta Conferência Internacional em Estudos de Alimentos (Fourth International Conference on Food Studies) realizada em Prato-Itália no período de 20-21 de Outubro de 2014 foi um evento de grande interesse para pesquisadores da área das Ciências dos alimentos e Saúde, tendo em vista que a Conferência teve como foco principal a pesquisa e a discussão sobre o emprego racional dos alimentos, em um momento de crescente consciência pública das relações entre dieta, saúde e bem-estar social. Além disso, foi um fórum interdisciplinar para a discussão de perspectivas de saúde, agrícolas, ambientais, nutricionais, sociais, econômicos e culturais sobre os alimentos. A alta diversidade de participantes, reuniu pesquisadores de Universidades renomadas de todo o país, bem como a participação de pesquisadores de outros países (como Itália, Estados Unidos, Espanha, etc.)

  • Economia Criativa, Museus e Turismo

    Coordenador: Isabela Andrade de Lima Morais
    Currículo
    Área:Turismo

    Período de 14/12/2013 a 13/12/2014

    O objetivo da pesquisa é ampliar e contribuir com a análise sobre a relação entre economia criativa, museus e turismo, através do acompanhamento, com captação de imagens e vídeo (com áudio), dos projetos e das ações de economia criativa desenvolvidos nos museus recifenses. Trabalhou-se com o conceito de economia criativa da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura no Brasil que concebe a criatividade como um importante ativo econômico, ou seja a criatividade como geradora de emprego e renda sendo baseada em quatro princípios norteadores: diversidade cultural, inovação, sustentabilidade e inclusão social. Nesta pesquisa foram selecionados alguns eventos que estão acontecendo nesses museus que se encaixam dentro dos pressupostos da economia criativa. Em seguida foi realizada a captação de imagens e vídeos desses eventos para montagem de uma exposição fotográfica e um vídeo para divulgação da pesquisa. Os eventos selecionados foram: Praia do La Greca, no Museu Murillo de La Greca; Quinta do Paço, no Museu Paço do Frevo; Oficina Cartoneira, no Espaço Passárgada e o Museu Cais do Sertão; também foram realizadas entrevistas com alguns gestores, coordenadores de projetos desses museus e com pessoas que pudessem oferecer informações relevantes sobre economia criativa nos museus. Essa exposição será exposta nos museus envolvidos com a pesquisa e em ambientes da Universidade Federal de Pernambuco e servirá como subsídio para perceber a importância da economia criativa nos museus e do turismo.

  • I Feira de Ciência e Tecnologia: Inovação, Sociedade e Competitividade

    Coordenador: Rosinei Batista Ribeiro
    Currículo
    Área:Divulgação Científica

    Período de 16/10/2012 a 15/10/2014

    Os objetivos do evento podem ser visualizados no site: www.fatea.br/eic2014.

    PIBIC Feiras PIBIC-EM Desenvolvimento Regional PIBITI Inovação
  • Perspectivas Contemporâneas dos Estudos da Narrativa no Campo da Comunicação

    Coordenador: José Benjamim Picado Sousa e Silva
    Currículo
    Área:Teoria da Comunicação

    Período de 10/12/2012 a 09/12/2014

    O projeto em questão representa um esforço conjunto, com apresentação de resultados ainda preliminares mas bastante promissores (tanto em termos de índices de produtividade média dos membros de sua equipe, quanto nas perspectivas de articulacão em redes nacionais e internacionais de pesquisa continuada), de uma melhor articulação entre o estudo dos fenômenos e processos comunicacionais na cultura contemporânea (em especial aquela marcada pela forte presença e influência dos modernos meios de comunicação) e o conjunto de suas estratégias discursivas, em especial aquelas que caracterizam a produção das narrativas, em vários de seus contextos, sobretudo relacionadas com a ordem factual do histórico (mas também apontando para outros âmbitos nos quais se nota a presença dos saberes narrativos articulaods à experiência mediática). Neste sentido, as pesquisas dos líderes do projeto e dos pesquisadores associados apontam para as várias implicações teóricas e analíticas do exame sobre as narrativas, num contexto propriamente comunicacional: elas envolvem uma evidente atenção aos aspectos que as caracterizam como parte de uma produção discursiva que reflete certos interesses de distinção e de autoridade de certos agentes discursivos (o jornalismo, enquanto caso mais exemplar, na relação com a história), mas também pretende oferecer os elementos de uma análise sobre a eficácia destes mesmos discursos, no que respeita o modo como estes contratam uma relação produtiva com o universo da recepção, sendo neste preciso aspecto que se caracteriza para nós a importância e o valor preciso de uma atualização das teorias da narrativa no campo da literatura e da ficção, pois muito do que se encontra ali desenvolvido como matriz de uma reflexão sobre a arte de contar histórias afeta e muito as maneiras de pensarmos sobre a efetividade dos discursos propriamente históricos, tais como os da mediatização pela informação jornalística.

    estudos da narrativa discursos mediáticos Comunicação
  • Estudo do mecanismo de coagulação sangüínea da serpente Crotalus durissus terrificus (Ophidia: Viperidae, Crotalinae)

    Coordenador: Ida Sigueko Sano Martins
    Currículo
    Área:Fisiologia dos Grupos Recentes

    Período de 12/01/2012 a 12/12/2014

    De forma muito geral, sabemos que nós temos problemas graves de saúde pública. As doenças cerebrovasculares e cardiovasculares são as que causam maior índice de mortalidade em vários países. As causas são principalmente o estilo de vida que levamos ( sedentarismo, estresse, alimentação). Os resultados dessa pesquisa mostram que as serpentes tem um sistema cardiovascular bastante interessante. Possuem uma taxa mais elevada de inibidores de coagulação, porém sem causar sangramento mostrando que o sistema é bem regulado. Apresenta um sistema de ativação de trombócitos mais simples, porém eficiente, do que as plaquetas humanas. São capazes de exercer sua função de estancar o sangramento sem causar problemas de tromboembolismo.Assim, atualmente a nossa medicina, tem oferecido anticoagulantes e inibidores de plaquetas para maioria de pessoas adultas com riscos cardiovasculares. Diria que estaria simulando um sistema semelhante ao das serpentes.Por outro lado, não sabemos porque essas serpentes apresentam esses anticoagulantes em nível tão elevado. Como esses inibidores estão presentes no sangue de serpentes peçonhentas e não peçonhentas, e também em outros répteis como lagartos, tartarugas, tudo indica que não tem relação com a peçonha. É interessante porque os répteis são a Classe que possui essa característica. Peixes, aves e anfíbios de modo geral não possuem inibidores de coagulação em nível alto.

    mecanismo coagulação serpente Crotalus fisiologia trombócitos fatores de coagulação
  • CONTRIBUIÇÕES CURRICULARES EM REDE PARA O PROEJA: ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE PROPOSTAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO TEMAS VIVENCIAIS

    Coordenador: Agustina Rosa Echeverría
    Currículo
    Área:Currículo

    Período de 10/12/2012 a 09/12/2014

    Este projeto foi desenvolvido em parceria com professores e alunos da Universidade Federal de Goiás e do Instituto Federal de Goiás. Os trabalhos foram realizados com futuros professores de Química focados em produzir propostas pedagógicas voltadas para turmas de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio na modalidade EJA. A Educação de Jovens e Adultos (EJA)tem assumindo importante papel na educação brasileira, uma vez que contribui para a ampliação do número de cidadãos escolarizados no país. No entanto, não somente disso decorre a importância da EJA, mas também do cumprimento legal de oferecer novos espaços para o desenvolvimento intelectual e profissional das pessoas que, por vários motivos, muitas vezes relacionados ao trabalho e à condição social, não puderam permanecer na escola.Assim, este projeto buscou construir propostas alternativas visando fortalecer o ensino de Ciências na EJA. Os trabalhos procuraram ressaltar os conhecimentos vivenciais dos próprios alunos para elaborar materiais que discutam as relações entre a Educação, o Trabalho e o Meio Ambiente. Acredita-se que a produção de material didático com a cooperação dos próprios alunos e a mediação do professor pode contribuir produzir mais significados nos processos de ensino-aprendizagem dos alunos a partir seus conhecimentos prévios.

    PROEJA Formação de professores Currículo Temas vivenciais
  • Encontro da Região Sul em Matemática Pura

    Coordenador: Cleverson Roberto da Luz
    Currículo
    Área:Equações Diferenciais Parciais

    Período de 23/01/2014 a 22/01/2015

    Nome do Evento: Encontro da Região Sul em Matemática Pura - Local: Centro de Cultura e Eventos - UFSC - Coordenador Geral: Cleverson Roberto da Luz (UFSC). O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e Instituto de Ciência e Tecnologia em Matemática (INCTMat) em parceira com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), através das pró-reitorias de Pós Graduação e Assuntos Estudantis, do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas e do Departamento de Matemática. O Encontro da Região Sul em Matemática Pura foi dividido em quatro sessões técnicas: Álgebra, Dinâmica Não-comutativa, Equações Diferenciais Parciais e Geometria Diferencial. Pesquisadores atuantes nessas áreas da matemática forão convidados a apresentarem resultados recentes de seus trabalhos de pesquisa. Estas atividades forão apresentadas no formato de comunicações científicas ou relatos de experiências. O público do Encontro da Região Sul em Matemática Pura foi constituído de: Estudantes de graduação em Matemática (bacharelado e licenciatura) das Universidades Federais e Estaduais, Faculdades públicas, Universidades e faculdades privadas da Região Sul e adjacências; Estudantes de pós-graduação em Matemática das Universidades promotoras do evento e do país; Professores e Pesquisadores de Matemática de ensino superior; Professores de Matemática do ensino médio; Estudantes e profissionais de áreas afins. A página do evento, com mais informações é: www.mtm.ufsc.br/coloquiosul

    Dinâmica não-comutativa Equações Diferenciais Parciais Geometria Diferencial Álgebra
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