Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • Coordenador: Celia Regina Ribeiro da Silva Carlini
    Currículo
    Área:Proteínas

    Período de 09/05/2014 a 31/12/2014

    O Projeto de pesquisa "Ureases e peptídeos derivados: implementação de novos protocolos de patch-clamp para a melhoria do conhecimento sobre os mecanismos de neurotoxicidade em sistema nervoso de mamíferos" teve como objetivo estabelecer metodologias que permitissem avaliar os efeitos neurotóxicos induzidos pela urease de Canavalia ensiformis, o feijão de porco, sobre o sistema nervoso central de ratos. A partir dos protocolos estabelecidos no laboratório de neurociências da PUCRS, demonstrou-se que a urease exerce uma atividade excitatória em regiões do cérebro envolvidas com a memória e a coordenação motora, e que pode explicar a atividade neurotóxica dessa molécula.

    patch clamp urease canal iônico neurotoxicidade correntes de sódio neurônio hipocampal
  • MIGRAÇÃO INTERNACIONAL E PRESENÇA IMIGRANTE EM NATAL-RN

    Coordenador: Soraia Maria do Socorro Carlos Vidal
    Currículo
    Área:Componentes da Dinâmica Demográfica

    Período de 19/12/2012 a 18/12/2014

    A pesquisa apresenta uma descrição e análise qualitativa da presença de imigrantes internacionais na Região Metropolitana de Natal-RMN e Rio Grande do Norte. Tendo como referência a última década, na mesma são apresentadas as cadeias e dinâmicas produtivas associadas a esses imigrantes: turismo, produção de energia eólica, serviços especializados e investimentos imobiliários. Trata-se de uma abordagem que procura refletir sobre o fenômeno migratório no destino e não na origem dos migrantes. Em um contexto marcado pela intensificação dos fluxos internacionais, observam-se na cidade ações de empreendedorismo associadas aos imigrantes, formação de ?comunidades?, também situações de conflitos e integração. Em um contexto de mudanças, marcado por redefinições político-geográficas, reestruturação produtiva, transformações econômicas, políticas, sociais e culturais, os deslocamentos internacionais de população se intensificam em várias partes do mundo. O aumento das migrações nos dois últimos séculos associa-se, essencialmente, à expansão do capitalismo no mundo moderno, da qual se sobressai a internacionalização da economia. A mobilidade do capital, independente de barreiras nacionais, e sua livre movimentação, atrai mão de obra sem preferências por raça ou nacionalidade, e a transferência de capital para as áreas emergentes também foi acompanhada de transferências populacionais. As migrações recentes, embora intensificadas dos países pobres em direção aos países ricos do hemisfério norte, também comportam o fluxo inverso.

    Dinâmica demográfica crescimento metropolitano Migração Internacional
  • Congreso Lationamericano de Herpetologia

    Coordenador: Adrian Antonio Garda
    Currículo
    Área:Conservação das Espécies Animais

    Período de 13/11/2014 a 12/03/2015

    O Congresso Lationamericano de Herpetologia ocorre bianualmente e reúne pesquisadores lationamericanos e, também, estrangeiros que trabalham na região. O encontro científico envolve trabalhos, mesas redondas e simpósios com temas que vão da taxonomia à conservação. O evento é itinerante, e as sedes futuras são discutidas ao final de cada encontro.

  • Secagem de Pasta em Leito Fluidizado Utilizando Medidas de Flutuação de Pressão

    Coordenador: Maria Regina Parise
    Currículo
    Área:Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química

    Período de 19/12/2013 a 18/03/2015

    Este projeto teve a finalidade de envolver 02 alunos de ensino técnico com 01 aluno de graduação para que elesrealizassem experimentos de laboratório na área de engenharia química, e tivessem contato direto outros alunos deengenharia e assim despertar o interesse por ciências exatas e tecnológicas.

  • Mulheres do Meio Rural, Cuidado de Si e Práticas de Lazer

    Coordenador: Maria Simone Vione Schwengber
    Currículo
    Área:Educação Física

    Período de 15/01/2013 a 14/03/2015

    Mulheres Rurais, Cuidados de Si e Práticas de LazerIniciamos nossa investigação a partir de um inquérito na direção de mapear as experiências de lazer de um grupo de mulheres rurais. A pesquisa de campo dá-se na região do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Escolhemos realizar o estudo em Joia (RS). A escolha das mulheres rurais como sujeitos da pesquisa constitui-se como um exercício político de dar visibilidade à vida e às experiências de lazer. Optamos por compreender as experiências das mulheres rurais como uma possibilidade de participação nessa disputa política pelo lugar do discurso, aqui feminino e rural. Procedemos à seleção das entrevistadas a partir de uma percentagem de inquéritos em função da variação populacional de cada assentamento. Como elemento fundante das análises aqui erigidas, utilizamos a tipologia de pesquisa de caráter qualitativo. Visamos compreender o modo de funcionamento, os princípios de organização e as formas de produção social dos sentidos das falas e discursos. Dentre as categorias de lazer elencadas pelas mulheres, foi notório que muitas das pesquisadas realizam várias atividades, que no decorrer da pesquisa foram nomeadas por elas como lazer: assistir televisão, ir à igreja, ouvir rádio, festas comunitárias, troca de visitas com os vizinhos, jogar futebol, ler livros, acessar a internet, confecção de artesanatos, entre outras.Essas categorias nos permitiram analisá-las e concluir que essas mulheres dinamizam o espaço rural e buscam alternativas para seu lazer. Dessa forma, observamos que, por meio das experiências de lazer, muitas conseguem uma participação que as encaminha para a vida comunitária mais ampla, com sentimento de pertencimento no grupo, estabelecendo redes de sociabilidade e contribuindo para certo protagonismo público. Por fim, notamos que as experiências orientadas para uma lógica tecnológica e do lar, que movimentam e animam as emoções de modo a dialogar com uma tendência de lazer contemporâneo.

    Lazer Mulheres Cuidado de Si Assentamentos Rurais
  • Produção e Caracterização de Filmes Finos de homojunção de CdTe Eletrodepositados para Utilização em Sistemas Fotovoltaicos

    Coordenador: Ana Fabíola Leite Almeida
    Currículo
    Área:Aproveitamento da Energia

    Período de 22/12/2011 a 21/12/2014

    Embora o mercado fotovoltaico seja dominado pelos módulos a base de silício, a tecnologia de filmes finos evoluiu e ganhou muito espaço nos últimos anos. A pequena quantidade de matéria prima utilizada, o potencial para produção em larga escala e o baixo custo de produção são características usadas como argumentos para justificar o emprego dessa tecnologia. Neste cenário, destacam-se as células solares de filmes finos de telureto de cádmio (CdTe), as quais são bastante promissoras e já são comercializadas. O telureto de cádmio tem a característica de apresentar tanto a condutividade do tipo p quanto do tipo n, dependendo apenas dos parâmetros de crescimento. A deposição de CdTe em filmes finos pode ser feita pelo emprego da técnica de eletrodeposição, a qual apresenta baixo custo e controle de parâmetros como espessura, microestrutura e composição. Quando comparada a outras técnicas de deposição de CdTe, a eletrodeposição é a única técnica que utiliza materiais eficientes para uma grande área de deposição,é segura e não oferece riscos. O entendimento e a disseminação dos vários tipos de tecnologias fotovoltaicas, baseadas em filmes finos, disponíveis para geração de energia elétrica são de extrema importância, tanto para o meio acadêmico quanto para os meios social e industrial.

    eletrodeposição telureto de cádmio filmes finos células solares homojunção.
  • Feira Municipal de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

    Coordenador: João Roberto Moro
    Currículo
    Área:Divulgação Científica

    Período de 01/02/2013 a 31/01/2015

    As Feiras de Ciências têm sido muito populares no decorrer da história. Geralmente têm produzido oportunidade para que sejam exibidos trabalhos científicos ou tecnológicos com muito êxito, os quais têm deixado orgulhosos os seus autores. Frequentemente têm também estimulado o progresso, o intercâmbio de bens e de ideias entre os estudantes e a comunidade em geral. Empresários com expectativas inerentes à inovação e à criatividade têm buscado mesmo nas mais modestas Feiras de Ciências, sugestões que possam contribuir significativamente para novos desenvolvimentos tecnológicos, para, talvez, adaptá-las às suas necessidades produtivas. A oportunidade para os autores de trabalhos em tais Feiras é significativa; diretores, professores de escolas, autoridades e membros de destaque da sociedade buscam sempre descobrir entre os participantes aquele que se destaca de uma maneira criativa e inovadora em uma Feira Científica. O objetivo geral da Feira de Ciência e Tecnologia do IFSP do Campus de Bragança Paulista - BRAGANTEC é de funcionar como um instrumento de melhoria dos ensinos dos níveis fundamental, médio e técnico, da Região Bragantina, concentrando-se na divulgação dos trabalhos realizados pelos estudantes, com orientação e supervisão de seus professores. Tem ainda como principal meta, incentivar a criatividade e a inovação dos estudantes, buscando despertar vocações científicas e/ou tecnológicas e identificar jovens talentosos que possam ser estimulados a seguir carreiras científico-tecnológicas. Nestes quatro anos de existência da feira do IFSP de Bragança Paulista, foram expostos cerca de 170 trabalhos. A BRAGANTEC é ?Feira Afiliada? da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE e da Mostra Paulista de Ciências e Engenharia - MOP desde 2012, com seus trabalhos apresentados na FEBRACE desde 2013. Vários dos nossos trabalhos receberam condecorações e também convites para exposições em outras feiras similares no Brasil e no exterior.

  • O papel do Circuito Cultural Praça da Liberdade na formação de hábitos culturais e regeneração econômica urbana: um projeto piloto

    Coordenador: Ana Flavia Machado
    Currículo
    Área:Economia Urbana

    Período de 24/01/2014 a 23/01/2015

    A pesquisa ?O papel do Circuito Cultural Praça da Liberdade na formação de hábitos culturais e regeneração econômica urbana: um projeto piloto? buscou analisar os efeitos da existência e da visita a um conjunto de espaços culturais situados na Praça da Liberdade e seu entorno, no município de Belo Horizonte. Tais efeitos podem ser descritos pela motivação (ou não) das pessoas a visitá-lo mais, pela capacidade (ou não) de ampliar seus horizontes quanto ao papel da cultura em nosso dia-a-dia; de estimular à criatividade e interação; se as pessoas valorizam aquele espaço que é de todos. Além disso, se a instalação deste conjunto cultural em uma área que, antes era ocupada pela Administração Pública, teria tornado a região mais bonita, mais segura e, principalmente, ampliado a atividade econômica, por meio de expansão do faturamento dos empreendimentos de portas abertas próximos ao local. Os resultados mostram que, ainda que as pessoas valorizem o Circuito Cultural Praça da Liberdade, há ainda algumas dificuldades no que tange a incentivar a visita, como, por exemplo, o horário de funcionamento, ação educativa ainda pouco integrada aos currículos escolares e sem muito transbordamento sobre as atividades de serviços e comércio do local.

    cultura; economia; museu; hábitos; valoração;
  • Meninas Construindo Robôs

    Coordenador: Marli de Freitas Gomes Hernandez
    Currículo
    Área:Metodologia e Técnicas da Computação

    Período de 19/12/2013 a 18/03/2015

    O projeto, Meninas Construindo Robôs, possibilitou a oportunidade da universidade ir ao encontro da escola publica, em uma área de grande vulnerabilidade social, também foi possível abrir uma oportunidade única para as participantes, que até então, não conhecia sobre o tema abordado (eletrônica, lógica, robótica, programação, equipamentos de medições como osciloscópio, multímetro, etc). O projeto ao ser elaborado em encontros semanais, levando uma equipe da Universidade para dentro da escola, para aplicar, orientar e ensinar sobre essas tecnologias, possibilitou a troca de experiencias entre os dois mundos, a Universidade e escola publica brasileira. Além disso, pudemos orientar as participantes sobre a acesso as Universidades publicas brasileiras, sobre seus programas de permanência e bolsas.

  • Streptococcus equi subesp. equi: Expressão das proteínas (M e HAP) e endopeptidases (IdE e IdE2) recombinantes e desenvolvimento de uma vacina e teste sorológico imunoenzimático - ELISA

    Coordenador: Agueda Palmira Castagna de Vargas
    Currículo
    Área:Doenças Infecciosas de Animais

    Período de 07/11/2012 a 05/03/2015

    Este projeto teve como objetivo o estudo de proteínas candidatas para produção de vacinas e insumos de diagnóstico para prevenção de doença infecto-contagiosa de equinos, comumente conhecida como Garrotilho, também foram estudados os fatores de risco para ocorrência dessa enfermidade no Rio Grande do Sul e o estudo genômico dos principais alelos de SeM presente em equinos no Rio Grande do Sul.

    Adenite equina- imunologia- controle
  • Mostrando 1 - 10 de 45102 resultado(s).
  • Página: 
  • Primeiro 
  • Anterior 
  • Próximo 
  • Último