Procedimentos para Indicação de Nomes para a Renovação de CAs do CNPq/2018

O processo de renovação de membros dos Comitês de Assessoramento (CAs), cujos mandatos terminam até junho de 2018, está aberto para o recebimento de indicações da comunidade científica nacional. Pesquisadores nível 1 e sociedades científicas, por meio da Plataforma Integrada Carlos Chagas poderão indicar os seus representantes até dia 04/08/2018.

A finalidade dessa consulta é ter uma relação de nomes que possam efetivamente contribuir para o avanço da CT&I no País e para uma melhor atuação do CNPq. Essa atuação tem enorme importância para a comunidade científica nacional, pois este comitê não apenas julga todas propostas de apoio a¿ pesquisa e de formação de recursos humanos, bolsas e projetos, como também expressa a representatividade dos membros da comunidade, dando visibilidade a¿s pesquisas realizadas no país.

 

Escolha, designação e formas de assessoramento

Quanto à escolha dos assessores dos CAs pelo CD:

  1. O número de indicações não é fator preponderante;
  2. Serão consideradas a diversidade de sub-áreas do conhecimento e a distribuição institucional e regional;
  3. O CD poderá considerar nomes não indicados após a consulta;
  4. A designação de cada assessor será feita para um período de até 3 anos, vedada a recondução, podendo haver nova designação após interstício de um mandato;
  5. Os assessores escolhidos pelo CD serão informados e deverão, se aceitarem a indicação, assinar o termo de posse após serem nomeados pelo presidente do CNPq.

 

Normas para indicação

1. Deverão ser indicados bolsistas de produtividade em pesquisa da categoria I do CNPq ou pesquisadores de qualificação equivalente, excluídos os que atualmente integram os Comitês, cuja composição atual pode ser encontrada em http://cnpq.br/web/guest/membros-dos-comites/

2. De acordo com as áreas que estão sendo renovadas, serão consultados: 

  • Pesquisadores 1 constantes do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa;
  • Pesquisadores 1 e 2 constantes do Programa de Bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora;
  • Sociedades científicas e tecnológicas de âmbito nacional;
  • Associações civis de âmbito nacional com atuação na área tecnológica e inovação; 

3. Ao fazer sua indicação, o pesquisador deverá necessariamente registrar 3 (três) nomes de especialistas, de diferentes instituições, para a(s) área(s) em renovação.

4. O pesquisador poderá indicar nomes para todas as áreas que estejam sendo renovadas no seu Comitê e não apenas para a sua área. No Anexo estão relacionadas por CA as áreas que podem indicar nomes e as áreas que podem receber indicações.

5. As sociedades e associações constantes no ANEXO, indicarão necessariamente três nomes de pesquisadores para cada área em renovação dos CAs relacionados às mesmas.

Como indicar

Para que se proceda à indicação, o(a) consultado(a) deve clicar aqui. A página de cada indicação estará acessível até que ela seja concluída. Não é permitida a retificação, complementação, nem consulta à indicação já enviada ao CNPq. Caso o pesquisador possa e queira fazer indicações para outra área, deverá reiniciar o processo.