Semana Nacional de CT&I

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento criado em 2004 por decreto presidencial, tem como principal objetivo destacar a importância da ciência e tecnologia para a vida das pessoas e para a melhoria da qualidade do ensino no Brasil. Esse evento anual é financiado com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e ocorre simultaneamente em quase todos os estados brasileiros.

O MCTI propõe um tema diferente a cada ano, levando as instituições participantes do evento a desenvolverem atividades educacionais e lúdicas (palestras, filmes, vídeos, experimentos, jogos, brincadeiras, entre outros) mostrando os avanços científicos e tecnológicos relativos à temática predefinida. As atividades criam ambiente propício para a troca de ideias, promovendo debates e estimulando o despertar de vocações científicas.

Em 2013, motivado pela realização de grandes eventos esportivos mundiais como a Copa das Confederações, Copa do Mundo (2014), Jogos Olímpicos e Jogos Paraolímpicos (2016) o MCTI propôs o tema "Ciência, Saúde e Esporte", dando continuidade às discussões em torno desta temática que possibilitam profundas reflexões sobre os acontecimentos locais, regionais, mundiais.

Saiba mais.