Chamadas Públicas

As Chamadas Públicas para projetos de pesquisa e bolsas do CNPq estão organizadas nas abas do menu principal em "Abertas", "Encerradas" e "Resultados".

Ano - Chamadas
  1. CAPES/CNPq/DAAD Chamada CNPq nº. 04/2017 Edital CAPES nº 15/2017

    O objetivo do Programa é apoiar candidatos para realização de doutorado pleno, de doutorado sanduíche e de doutorado sanduíche com cotutela na Alemanha, contribuindo para a consolidação da cooperação científica entre Brasil e Alemanha.


    Inscrições:
    • 28/04/2017 a 08/06/2017
  2. APOIO À SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2017

    A presente chamada pública tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. As propostas devem observar as condições específicas estabelecidas na parte II - Regulamento, anexo a esta chamada pública, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo para execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias.


    Inscrições:
    • 20/04/2017 a 05/06/2017
  3. CHAMADA MCTIC/CNPQ/FINEP Nº 01/2017 - AUXÍLIO À PROMOÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS, TECNOLÓGICOS E/OU DE INOVAÇÃO - ARC

    Apoiar eventos nacionais ou mundiais que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País.


    • Alteração de Calendario :link
    • Resultado Provisório :link
    • Resultado de Enquadramento :link
    • Alteração do Calendário 2 :link
    • Resultado antes do período recursal :link
    • Alteração do Calendário 3 :link

    Inscrições:
    • 10/03/2017 a 24/04/2017
  4. CHAMADA MCTIC/MAPA/MEC/SAF-CASA CIVIL/CNPQ Nº 21/2016 - APOIO À IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DE NEA E CVT EM AGROECOLOGIA

    Apoiar projetos que integrem atividades de extensão tecnológica e/ou rural, pesquisa científica e/ou aplicada, e educação profissional e tecnológica, voltados à construção e socialização de conhecimentos e técnicas relacionados à Agroecologia e à Produção Orgânica, bem como à promoção dos Sistemas Orgânicos de Produção.


    • Definições de NEA e CVT :link
    • Resultado Definitivo da Verificação dos Critérios de Elegibilidade :link

    Inscrições:
    • 30/12/2016 a 10/03/2017
  5. APOIO À PESQUISA E À INOVAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E SOCIAIS APLICADAS

    A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.
    ATENÇÃO: Prazo prorrogado até o dia 27/01/2017 às 23:59h.


    • Guide to the Call :link
    • Resultado antes do período recursal - Linha 2 - Cidadania :link
    • Resultado antes do período recursal- Linha 1 - Educação :link

    Inscrições:
    • 12/09/2016 a 27/01/2017
  6. Chamada CNPq/MCTIC Nº 016/2016 - SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO ÂMBITO DA UNASUL

    Objeto Apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País na área de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Estratégias de Caráter Socioeducativas e Sociotécnicas em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional para os países da União das Nações Sul Americanas (UNASUL). 1.1 ¿ São objetivos desta Chamada: a) Fomentar núcleos e grupos de ensino, pesquisa, extensão com expertise na área de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) que possam apoiar a produção, humanização, socialização e popularização de conhecimento e tecnologias na área, no âmbito da UNASUL; b) Integrar a investigação científica em Segurança Alimentar e Nutricional à Política na mesma área, de modo a estimular que a produção do conhecimento considere as demandas sociais e da gestão das políticas públicas de SAN; c) Formar e fortalecer rede de instituições que promovam intercâmbio de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da UNASUL visando: a) compartilhar e articular estudos científicos e tecnológicos com práticas alimentares tradicionais e populares em SAN; b) identificar ou construir tecnologias e inovações sociais na área de SAN (produção, manipulação, conservação, abastecimento de alimentos); c) contribuir no monitoramento contínuo da situação de Segurança Alimentar e Nutricional, incluindo a produção e distribuição da agricultura familiar, o abastecimento alimentar e compras institucionais até um consumo saudável; d) Fomentar ações de ensino, pesquisa e extensão para o desenvolvimento da inclusão produtiva rural local, que incida em cadeias produtivas de povos e comunidades tradicionais e pequenos agricultores que atuam no fornecimento de alimentos para políticas públicas (PAA/PNAE); e) Promover ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no âmbito da Educação Básica, Assistência Social, Saúde e outros campos de praticas de EAN, estimulando o desenvolvimento de projetos interativos entre instituições de ensino, pesquisa e extensão com os sistemas públicos de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; f) Socializar e popularizar os conhecimentos técnico-científicos da área de nutrição e segurança alimentar contribuindo para promoção da alimentação saudável, controle e prevenção de agravos decorrentes da má alimentação; g) Estimular estudos que promovam o fortalecimento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) nos estados e municípios com fortalecimento de ações da participação e controle social, incluindo os países da UNASUL.


    Inscrições:
    • 20/09/2016 a 16/12/2016
  7. Chamada Mestrado em Engenharia de Petróleo - MPE 2016

    Formar profissionais no exterior em nível de mestrado, em instituições de excelência, voltadas para a qualidade, o empreendedorismo e a competitividade nas áreas do conhecimento consideradas de vanguarda científico-tecnológica e naquelas estratégicas definidas pelo CNPq.


    • Resultado antes do período recursal :link

    Inscrições:
    • 07/10/2016 a 07/11/2016
  8. CHAMADA MCTIC/CNPQ Nº 19/2016 - APOIO ÀS ATIVIDADES DA REDE NACIONAL DE MÉTODOS ALTERNATIVOS - RENAMA

    A Rede Nacional de Métodos Alternativos (RENAMA) foi instituída pela Portaria n° 491, de 03 de julho de 2012, do MCTIC; com o objetivo de desenvolver, validar e certificar tecnologias e métodos alternativos para os testes de segurança e de eficácia de medicamentos, cosméticos, vacinas e outras atividades que envolvam animais de experimentação. Esta Chamada objetiva apoiar a RENAMA por meio do fomento a projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, na área de Métodos Alternativos ao Uso de Animais em Experimentação, particularmente os descritos na Resolução Normativa n° 18, de 24 de setembro de 2014, do CONCEA; induzindo a formação de Consórcios Temáticos de Pesquisa entre os Laboratórios Centrais e os Laboratórios Associados integrantes da RENAMA, como disposto na Portaria MCTIC n° 491, de 03 de julho de 2012. Os Consórcios Temáticos de Pesquisa devem contribuir para o atendimento dos objetivos da RENAMA, colaborando para o aumento do número de laboratórios aptos a desenvolver e implementar Métodos Alternativos ao Uso de Animais em Experimentação no Brasil. Cada Consórcio Temático de Pesquisa deverá ser composto por um Laboratório Central (Coordenador do Consórcio) e por, pelo menos, três Laboratórios Associados, conforme a estrutura da RENAMA estabelecida na Portaria n° 491, de 03 de julho de 2012, do MCTIC. ATENÇÃO: O período de inscrição desta chamada foi prorrogado até o dia 21 de Outubro de 2016.


    • Resultado antes do período recursal :link

    Inscrições:
    • 13/09/2016 a 21/10/2016
  9. PROGRAMA EDITORIAL

    A presente chamada pública tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. As propostas devem observar as condições específicas estabelecidas na parte II - Regulamento, anexo a esta chamada pública, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo para execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias.


    ATENÇÃO: Prazo para pedido de reconsideração: 18/11/2016 a 28/11/2016.


    • Resultado antes do período recursal :link
    • Resultado Final :link

    Inscrições:
    • 12/09/2016 a 13/10/2016
  • Mostrando 1-10 de 651 resultados.
  • Página: 
  • Primeiro 
  • Anterior 
  • Próximo 
  • Último